ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE CARPINA, EM 14 DE MARÇO DE 2017.
Aos 14 (catorze) dias do mês de março de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Carpina , situada na Rua Martinho Francisco, s/n.º, Cajá, Carpina/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Secretária Substituta da Corregedoria), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 6 (seis) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixados no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Agenor Martins Pereira, o Diretor de Secretaria, Bel. Fernando Holmes Cavalcante Cordeiro, e os demais servidores ali lotados: Otoniel José do Nascimento Filho, VinÃcius Pinto Saraiva Barreto da Rocha, José Carlos Cordeiro da Silva, Iris Lane Cassimiro de Lima Batista, José Batista de Sousa Júnior, Glória Maria Marinho Lopes, Maria Roseane Pedrosa Rosa, Sandra Cristina da Conceição, Airton Fernando Pontes Marques, Diego Gomes de Freitas Santos, Igor Cezar Pereira Galindo, Karine Cavalcanti de Melo, além do estagiário de Direito Riemberg da Silva Barros. Ausentes a ExcelentÃssima JuÃza Substituta Auxiliar, Dra. Ana Cristina Argolo de Barros, e as servidoras Juliana Milet Martins de Albuquerque Cavalcanti e Inga Jamile Cesar Tavares Pereira, por se encontrarem em gozo de férias, e o servidor Ilo Bezerra Vieira, por encontrar-se de licença-médica.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Agenor Martins Pereira (Titular) |
Desde 23/01/2015 (Ato TRT-GP nº 09/2015) |
Ana Cristina Argolo de Barros (Auxiliar) * |
Desde 14/03/2016 (Portaria TRT-GCR nº 032/2016) |
*A JuÃza do Trabalho Substituta Ana Cristina Argolo de Barros atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, de forma compartilhada, nas Varas do Trabalho de Carpina e São Lourenço da Mata, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Fernando Holmes Cavalcante Cordeiro |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Juliana Milet Martins de A. Cavalcanti |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Otoniel José do Nascimento Filho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
VinÃcius Pinto Saraiva Barreto da Rocha |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
José Carlos Cordeiro da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Iris Lane Cassimiro de Lima Batista |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
José Batista de Sousa Júnior |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Glória Maria Marinho Lopes |
Requisitada |
Assistente |
Maria Roseane Pedrosa Rosa |
Requisitada |
Assistente |
Sandra Cristina da Conceição |
Requisitada |
Assistente |
Airton Fernando Pontes Marques |
Analista Judiciário |
- |
Diego Gomes de Freitas Santos |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Igor Cezar Pereira Galindo |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Inga Jamile Cesar Tavares Pereira |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Karine Cavalcanti de Melo |
Analista Judiciária |
Calculista |
Ilo Bezerra Vieira |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Carpina |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Agenor Martins Pereira |
1.417 |
372 |
423 |
81 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
290 |
50 |
117 |
2 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
19 |
- |
9 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
3 |
- |
- |
Gustavo Henrique C. Barbosa |
300 |
10 |
172 |
18 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
54 |
15 |
22 |
|
Maria Carla Dourado de B. Jurema |
- |
7 |
- |
- |
Paloma Daniele B. dos S. Costa |
51 |
12 |
11 |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
12 |
7 |
4 |
- |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
268 |
2 |
63 |
23 |
Total |
2.411 |
478 |
821 |
124 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Carpina |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Agenor Martins Pereira |
14 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
4 |
Evellyne Ferraz Correia |
157 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
16 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
7 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
185 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
7 |
PatrÃcia Franco Trajano |
10 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
23 |
Prazo médio para julgar na unidade |
15 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fonte: Relatório extraÃdo do e-Gestão - Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Carpina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Agenor Martins Pereira |
5 |
- |
5 |
Gustavo Henrique Cisneiros |
3 |
- |
3 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
49 |
40 |
89 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
57 |
40 |
97 |
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe em 6/3/2017 à s 10h30min.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza: 0000638-33.2016.5.06.0211, 0001039-32.2016.5.06.0211, 0000743-10.2016.5.06.0211, 0001089-58.2016.5.06.0211, 0001719-51.2015.5.06.0211, 0001331-17.2016.5.06.0211, 0001040-17.2016.5.06.0211, 0001041-02.2016.5.06.0211, 0001146-76.2016.5.06.0211, 0001219-48.2016.5.06.0211, 0001220-33.2016.5.06.0211, 0001349-38.2016.5.06.0211, 0001355-45.2016.5.06.0211, 0001426-47.2016.5.06.0211, 0001538-16.2016.5.06.0211, 0001241-09.2016.5.06.0211, 0001131-10.2016.5.06.0211, 0000836-70.2016.5.06.0211, 0001174-44.2016.5.06.0211, 0000880-89.2016.5.06.0211, 0001418-70.2016.5.06.0211, 0000520-57.2016.5.06.0211, 0001420-40.2016.5.06.0211, 0001395-27.2016.5.06.0211, 0000995-13.2016.5.06.0211, 0001432-54.2016.5.06.0211, 0001402-19.2016.5.06.0211, 0000311-70.2016.5.06.0023, 0001392-72.2016.5.06.0211, 0000590-74.2016.5.06.0211, 0001185-73.2016.5.06.0211, 0000899-95.2016.5.06.0211, 0001095-65.2016.5.06.0211, 0001333-84.2016.5.06.0211, 0001098-20.2016.5.06.0211, 0001113-86.2016.5.06.0211, 0001248-98.2016.5.06.0211, 0000806-35.2016.5.06.0211, 0000936-25.2016.5.06.0211, 0000479-90.2016.5.06.0211.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Carpina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Agenor Martins Pereira |
1 |
- |
1 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
2 |
- |
2 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 6/3/2017 Ã s 11h25min.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
VT de Carpina |
478 |
124 |
821 |
15 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios (em dias) do ajuizamento da ação até a realização das audiências:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Carpina |
28 |
35 |
38 |
106 |
41 |
110 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiência, a contar de 14/3/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Carpina |
10 |
14 |
30 |
44 |
80 |
58 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, atualmente, as audiências são realizadas das segundas às quintas-feiras, quando presentes o Juiz Titular e Auxiliar; em caso de ausência de um deles, as audiências são realizadas das terças às quintas-feiras.
4.4. Quantidade média de processos incluÃdos, por semana, em pauta de audiências:
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Carpina |
3 ou 4 |
11 |
22 a 30 |
12 a 15 |
7 |
Fonte: Dados extraÃdos do PJe em 10/3/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 06/02/2017 a 10/2/2017, 13/2/2017 a 17/2/2017, 13/3/2017 a 17/3/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade:
2015 |
2016 |
2017 (até 10/3/2017) |
1.688 |
1.441 |
301 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
VT de Carpina |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
25 |
1.346 |
1.371 |
531 |
1.385 |
1.916 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 13/3/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Carpina |
611 |
1.023 |
Fontes: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Carpina |
531 |
11 |
597 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (do ajuizamento até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
VT de Carpina |
97 |
155 |
404 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/3/2017 :
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
18 |
12/08/2014 |
0010655-02.2014.5.06.0211 |
*² Processos com Petições Avulsas |
01 |
09/03/2017 |
|
*³ Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
06 |
09/03/2017 |
0000009-25.2017.5.06.0211 |
* 4 Processos com petições não apreciadas |
12 |
09/03/2017 |
|
* 5 Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
36 |
13/10/2015 |
0001529-88.2015.5.06.0211 |
* 6 Processos com audiências não designadas |
02 |
07/03/2017 |
0000278-64.2017.5.06.0211 |
* 7 Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  |
387 |
08/03/2017 |
0000131-38.2017.5.06.0211 |
*¹ * 5 A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial). *² *³ Data da Juntada. * 4 Data de protocolo do documento. * 6 A “data de protocolo†mais antiga indicada no PJe remete à petição inicial. * 7 Como o agrupador não indica data da pendência mais antiga, o processo indicado se deu por amostragem, sendo a data indicada o da última movimentação processual (audiência realizada). |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
130 |
11/03/2015 |
|
Aguardando audiência |
364 |
12/01/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
122 |
31/08/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
06 |
09/05/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
72 |
30/01/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
06/03/2017 |
|
Analisar Despacho |
03 |
06/03/2017 |
|
*¹ *²Análise do Conhecimento |
21 |
07/11/2016 |
|
Análise do Sobrestamento |
03 |
26/08/2015 |
|
Concluso ao magistrado |
21 |
18/02/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
20/02/2017 |
|
Minutar Despacho |
04 |
02/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
09/03/2017 |
|
*³Minutar expediente da secretaria |
01 |
02/03/2017 |
|
Minutar sentença |
105 |
13/10/2016 |
|
Recebimento de instância superior |
09 |
22/02/2017 |
|
Triagem Inicial |
05 |
06/03/2017 |
|
Valor IncompatÃvel |
02 |
13/02/2017 |
|
*¹ Processo referido encontra-se na subpasta “Prazo†e refere-se a ofÃcio confeccionado em na data informada. *² Existem subpastas “Alvarás a fazerâ€, “OfÃcios a Fazer†“Bacen†“Certificar†“Infojud/Renajud/Jucepeâ€, “Mandados†e “Marcar Praça†não há nenhum processo pendente. *³ Existem subpastas “Alvará†e “OfÃcio†onde não há nenhum processo pendente. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
25/07/2016 |
|
Análise de Liquidação |
04 |
09/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria |
03 |
18/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
03 |
04/03/2017 |
|
*Minutar expediente da secretaria |
01 |
26/01/2017 |
|
Publicar DJE |
01 |
09/03/2017 |
|
* Existem subpastas “Alvará†e “OfÃcio†onde não há nenhum processo pendente |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
09 |
17/01/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
04 |
07/09/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
01 |
08/03/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
07 |
18/08/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
14 |
02/06/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
81 |
24/01/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
03 |
06/03/2017 |
|
Análise da carta |
02 |
09/03/2017 |
|
*¹Análise de Execução |
229 |
27/05/2015 |
|
(Subpasta) Alvarás a Fazer |
05 |
15/12/2016 |
|
(Subpasta) Bacen para Pesquisar |
05 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
06 |
08/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria |
12 |
09/02/2017 |
|
(Subpasta) Detran/Jucepe/Infojud/Renajud |
05 |
15/02/2017 |
|
(Subpasta) Notificação |
06 |
09/03/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcios |
01 |
06/12/2016 |
|
(Subpasta) Praça Marcada |
09 |
15/02/2017 |
|
(Subpasta) Praça para Marcar |
05 |
14/02/2017 |
|
Análise do Sobrestamento |
01 |
02/09/2015 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
09 |
13/02/2017 |
|
Cumprimento de providências |
07 |
13/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
08 |
06/02/2017 |
|
*²Minutar expediente da secretaria |
04 |
08/03/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
02 |
03/02/2017 |
|
Prazos vencidos |
06 |
06/03/2017 |
|
Publicar DJE |
01 |
09/03/2017 |
|
*¹ Trata-se de processo que se encontra em “Execução Reunida - MEGATON (fÃsico 208/14)†*² Existem subpastas “Alvará†e “OfÃcio†onde não há nenhum processo pendente. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 14/3/2017:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
3 |
22/1/2015 |
0000896-82.2012.5.06.0211 |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Petições a juntar |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
4 |
10/3/2017 |
0001782-47.2013.5.06.0211 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
3 |
8/3/2017 |
0003049-54.2013.5.06.0211 | |
Processos para certificar/diligenciar |
- |
- |
- | |
Praças a realizar |
2 |
4/10/2016 |
0000630-61.2013.5.06.0211 | |
Praças a marcar |
1 |
22/2/2017 |
0002766-31.2013.5.06.0211 | |
Processos no setor de cálculos |
9 |
7/3/2017 |
0003648-90.2013.5.06.0211 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
4 |
2/3/2017 |
0000406-31.2010.5.06.0211 |
*Em relação aos ofÃcios e alvarás não existem pendências;
*Em relação aos mandados, constatou-se que o mais antigo data de 6/3/2017 (proc. n.º 0237000-94.2009.5.06.0211); e
*Em relação às notificações, observou-se uma única a ser elaborada, cujo despacho data de 13/3/2017 (proc. n.º 0052300-56.2004.5.06.0211).
Fontes: Informações colhidas na Secretaria da VT e no PJe.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Carpina |
1.441 |
1.533 |
106,38% |
Total da 6.ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julgamento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Carpina |
349 |
349 |
0 |
111% |
Total da 6.ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Carpina |
1.533 |
829 |
72,9% |
54,08% |
Total da 6.ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72% |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando, portanto, a esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Carpina |
356 |
281 |
0 |
0 |
79,38% |
Total da 6.ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
*O Diretor de Secretaria esclareceu que grande parte dos processos na fase de execução refere-se a execuções reunidas, cujo trâmite encontra-se prejudicado em razão da ausência de meios que viabilizem a sua continuidade.
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31/12/2013 no 1.º grau e até 31/12/2014, no 2.º grau.
*A Vara do Trabalho de Carpina não consta nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Carpina |
30 |
60 |
64 |
26 |
113,08% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.ºs 0000334-34.2016.5.06.0211 e 0000270-24.2016.5.06.0211;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0001063-94.2015.5.06.0211, 0000472-98.2016.5.06.0211, 0001036-77.2016.5.06.0211, 0011166-97.2014.5.06.0211, 0000649-96.2015.5.06.0211, 0000675-60.2016.5.06.0211 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, pois deixa de emitir a Certidão de Crédito Trabalhista, prevista no artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, nos moldes do art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se observa nos processos de n.ºs 0000086-68.2016.5.06.0211 e 0000948-73.2015.5.06.0211;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000430-83.2015.5.06.0211 e 0000884-63.2015.5.06.0211;
- não determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada. Instaura o incidente de desconsideração da personalidade jurÃdica, nos moldes do previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, no entanto, pautando-se no poder geral de cautela, antes de proceder à citação dos sócios, com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, determina a imediata constrição cautelar e de ofÃcio de bens, com fundamento no art. 765 da CLT, c/c art. 300 do NCPC, conforme averiguado nos processos de nºs 0011396-42.2014.5.06.0211 e 0000668-68.2016.5.06.0211; e
- inclui processos, na fase de execução, na pauta processos para tentativa de conciliação, apenas na Semana Nacional de Conciliação;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Entretanto, com relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadros do item 6, elaborado em 10/3/2017, a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, por mais de 60 (sessenta) dias, relativamente a alguns processos, além de 387 (trezentos e oitenta e sete) processos no agrupador “Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)â€, situação que deve ser evitada. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 9 de janeiro de 2017, foram constatados 311 (trezentos e onze) processos na “caixa†“Operações de audiênciaâ€, com algumas determinações pendentes de cumprimento, havendo sido encaminhados para as providências cabÃveis.
- Observou-se a existência de 13 (treze) CTPS’s , sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas se refere a processos arquivados, inferindo-se um bom controle, nesse aspecto; e
- O JuÃzo tem o hábito de prolatar sentenças de forma lÃquida, tanto nos processos que tramitam no rito sumarÃssimo como no ordinário.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar, a magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo atentar ao prescrito no art. 23 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, conforme redação conferida pelo Ato n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional. Considerando que a magistrada não se encontrava presente durante os trabalhos correicionais, deve a secretaria da Corregedoria Regional expedir ofÃcio para que tome a devida ciência;
- Perseverar, sempre que possÃvel, na prolação de sentenças lÃquidas, em especial quanto aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Verificar o JuÃzo, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Promover a imediata movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, dos feitos que se encontrem há mais de 60 (sessenta) dias sem tramitação;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Analisar periodicamente a ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;
- No tocante aos incidentes, proceder à conclusão como “decisãoâ€, de modo a evitar que o processo seja contabilizado como sentença pendente de julgamento;
- Atentar ao c ontrole do término dos prazos, no tocante a intimação à parte adversa para falar sobre os embargos de declaração e/ou embargos à execução, realizando, ao final do referido prazo, a conclusão imediata ao magistrado;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Registrar, no PJe, os lançamentos de custas, emolumentos, contribuições previdenciárias e imposto de renda, recolhidos nos processos que tramitam na unidade, consoante solicitado no OfÃcio-circular TRT-CRT n.º 006/2017;
- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
- Os servidores da Secretaria preparam a maior parte das minutas de despachos, inclusive utilizando Atos Ordinatórios , enquanto os Assistentes de Juiz elaboram despachos de maior complexidade, além de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela, imprimindo maior celeridade ao trâmite processual;
- O JuÃzo habitualmente prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos processuais. Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem como prática determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Consulta “on line†sobre andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos fÃsicos, sem pedido de informação ao JuÃzo Deprecado;
- Revisão constante das gavetas de prazo, evitando acúmulo de processos com prazos vencidos;
- Os alvarás são entregues sem a necessidade de pré-agendamento;
- Redução significativa do prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe), de 36 (trinta e seis) dias para apenas 15 (quinze) dias, em relação à correição realizada em 2016, refletindo a preocupação do JuÃzo com a duração razoável do processo; e
- Atingimento da maior parte das Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço do Juiz Titular em imprimir maior efetividade à s decisões judiciais e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas as Metas 3 e 5 não foram alcançadas ( relativas ao a umento do Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais; e a “baixar†em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano).
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 01 (um) estagiário de Direito na Vara ;
- Substituição dos condicionadores de ar existentes por modelos mais modernos, tipo “Splitâ€;
- Lotação de mais servidores, de modo a atender à Resolução n.º 63 do CSJT, atentando para as peculiaridades da Vara;
- Troca das telhas dos estacionamentos cobertos;
- Envio, de forma mais habitual, de equipe para capinação da área externa; e
- Realização de serviço de manutenção no Fórum (banheiros, portas, pintura externa, etc.), pedidos já encaminhados ao setor competente e reiterados nesta oportunidade.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos ExcelentÃssimos JuÃzes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária Substituta da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
VÂNIA RODRIGUES DE SANTANA CUNHA
Secretária Substituta da Corregedoria Regional
Ata Correição 10 2017 de 14/3/2017
Ata Correição 10 2017 de 14/03/2017