ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, EM 7 DE MARÇO DE 2017.

Aos 7 (sete) dias do mês de março de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão , situada na Rodovia BR-232, Km 50,5, Vitória de Santo Antão/PE, a Exma. Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores: Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Secretária Substituta da Corregedoria), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 6 (seis) de fevereiro de 2017.

Presentes a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, o Diretor de Secretaria, Bel. Ricardo de Souza Vieira (embora em gozo de férias), e os demais servidores ali lotados: Divanir Barbosa Lupercínio dos Santos, Gabriella Ferreira Gomes e Câmara Araújo, Wedson Pessoa de Melo, Danielle Alves da Costa Lucas, Tarciana Lira Martins, Cynara Suselly Cavalcanti de Lima, Marina Gois Remígio, Joaquim Dias de Amorim Neto, Teresa Cristina da Costa Bezerra, Ana Carolina Folha de Carvalho Queiroz, Evelyn Cristina Nery Figueredo, Celina Bastos Dowsley, João Bosco do Carmo, Luciano Fernandes da Silva, e Mariana Alecrim de Carvalho Novaes, além da estagiária de Direito Alanna Mikaelly dos Santos Silva.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

Desde 11/3/2006

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Ricardo de Souza Vieira

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Divanir Barbosa Lupercínio dos Santos

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Gabriella Ferreira Gomes e Câmara Araújo

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Wedson Pessoa de Melo

Requisitado

Assistente de Diretor

Danielle Alves da Costa Lucas

Técnica Judiciária

Calculista

Tarciana Lira Martins

Analista Judiciária

Calculista

Cynara Suselly Cavalcanti de Lima

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Marina Gois Remígio

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Joaquim Dias de Amorim Neto

Técnico Judiciário

Assistente

Teresa Cristina da Costa Bezerra

Requisitada

Assistente

Ana Carolina Folha de Carvalho Queiroz

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Evelyn Cristina Nery Figueredo

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Celina Bastos Dowsley

Técnica Judiciária

-

João Bosco do Carmo

Técnico Judiciário

-

Luciano Fernandes da Silva

Técnico Judiciário

-

Mariana Alecrim de Carvalho Novaes

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Vitória de Santo Antão

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Ana Catarina C. B. de Araújo

1.150

299

133

81

Airam Clemente Torres de Araújo

109

28

22

10

Ana Carolina Bulhões Calheiros

25

4

5

-

Armando da Cunha Rabelo Neto

55

1

21

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

11

6

1

2

Edson Luís Bryk

365

47

61

30

Eduardo Henrique B.D. Câmara

-

1

-

-

Evellyne Ferraz Correia

-

6

-

1

Joaquim Emiliano F. de Lima

72

16

27

4

José Augusto Segundo Neto

51

101

9

26

Levi Pereira de Oliveira

347

73

104

12

Luís Guilherme Silva Robazzi

366

66

124

23

Marília Leal Montenegro Spinelli

20

4

4

2

Matheus Ribeiro Rezende

17

8

3

-

Paloma Daniele B. dos S. Costa

16

2

7

-

Patrícia Franco Trajano

125

43

26

8

Sarah Yolanda Alves de Souza

-

1

-

-

Sérgio Paulo de Andrade Lima

20

6

4

-

Tatyana de S. A. P. R. Rocha

66

22

8

2

Total

2.815

734

559

202

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão - Audiências realizadas; Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado.

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Vitória

de Santo Antão

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

2

Airam Clemente Torres de Araújo

33

Ana Carolina Bulhões Calheiros

7

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

20

Edson Luís Bryk

59

Evellyne Ferraz Correia

535

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

35

José Augusto Segundo Neto

162

Levi Pereira de Oliveira

23

Luís Guilherme Silva Robazzi

2

Marília Leal Montenegro Spinelli

2

Matheus Ribeiro Rezende

108

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

2

Patrícia Franco Trajano

15

Sarah Yolanda Alves de Souza

146

Sérgio Paulo de Andrade Lima

10

Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha

15

Prazo médio para julgar na unidade

34

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fonte: Relatório extraído do e-Gestão - Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe .

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na VT de Vitória de Santo Antão

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

-

-

-

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

7

7

Edson Luís Bryk

1

24

25

Levi Pereira de Oliveira

-

1

1

José Augusto Segundo Neto

-

1

1

Total de sentenças pendentes na Vara

1

33

34

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000521-43.2014 .5.06.0201, 0002093-34.2014.5.06.0201, 0000737-67.2015.5.06.0201, 0000685-71.2015.5.06.0201, 0001640-05.2015.5.06.0201, 0011359-79.2013.5.06.0201, 0000929-97.2015.5.06.0201.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0000251-48.2016.5.06.0201, 0001240-88.2015.5.06.0201, 0001008-42.2016.5.06.0201, 0001295-39.2015.5.06.0201, 0001827-47.2014.5.06.0201, 0000153-97.2015.5.06.0201, 0001959-07.2014.5.06.0201, 0001682-88.2014.5.06.0201, 0000710-84.2015.5.06.0201, 0000449-22.2015.5.06.0201, 0001862-07.2014.5.06.0201, 0001339-24.2016.5.06.0201, 0001715-78.2014.5.06.0201, 0001697-23.2015.5.06.0201, 0001935-42.2015.5.06.0201, 0001253-87.2015.5.06.0201, 0000530-34.2016.5.06.0201, 0000386-60.2016.5.06.0201, 0000555-81.2015.5.06.0201, 0000435-72.2014.5.06.0201, 0000669-83.2016.5.06.0201, 0002129-42.2015.5.06.0201, 0001935-76.2014.5.06.0201, 0001704-49.2014.5.06.0201.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0002019-48.2012.5.06.0201.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Levi Pereira de Oliveira: 0001615-94.2012.5.06.0201.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara, e nos Relatórios Gerenciais (Processos com Decisão em Aberto) e PJe, em 7/3/2017 às 10h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Vitória de Santo Antão

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

-

-

-

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

1

1

Edson Luís Bryk

10

9

19

Evellyne Ferraz Correia

1

-

1

José Augusto Segundo Neto

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

12

10

22

Incidente processual pendente de julgamento, com prazo vencido, sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0011593-61.2013.5.06.0201.

Incidente processual pendente de julgamento, com prazo vencido, sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0002125-39 . 2014.5.06.0201, 0000050-27.2014.5.06.0201, 0001724-40.2014.5.06.0201, 0000134-28.2014.5.06.0201, 0010624-46.2013.5.06.0201, 0000711-69.2015.5.06.0201, 0011220-30.2013.5.06.0201, 0000639-19.2014.5.06.0201, 0000005-23.2014.5.06.0201.

Fontes: Informações extraídas na Secretaria da Vara, nos Relatórios Gerenciais (Processos com Decisão em Aberto), e o PJe, em 7/3/2017 às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Vitória de Santo Antão

734

202

559

34

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Vara de Vitória de Santo Antão

57

125

90

314

99

328

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 3/3/2017. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

Vara de Vitória de Santo Antão

45

32

109

106

346

449

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 3/3/2017, e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, geralmente comparece à unidade nos dias em que preside as sessões de audiência (das segundas às quintas-feiras), e, eventualmente, nas sextas-feiras.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Vitória

4 (segundas às quintas-feiras)

11

35 a 44

17 a 20

9

Fontes: Dados extraídos do PJe em 3/3/2017, relativos aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/3/2017 a 24/3/2017, e 27/3/2017 a 31/3/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 3/3/2017)

VT de Vitória

1.959

1.543

222

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Vara de

Vitória de Santo Antão

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

98

3.083

3.181

1.459

3.655

5.114

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 2/3/2017

Físicos

PJe

VT de Vitória Santo Antão

441*

3.121

Fontes: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara); e PJe.

* Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, muitos desses processos aguardam tão somente o arquivamento.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Vitória Santo Antão

1.478

104

633

Fonte : e-Gestão. Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

VT de Vitória Santo Antão

294

61

265

Fonte : e-Gestão. Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 2/3/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

26

13/05/2013

0010252-97.2013.5.06.0201

*² Processos com Petições Avulsas 

04

26/02/2017

0001779-54.2015.5.06.0201

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

05

24/02/2017

0000172-35.2017.5.06.0201

*³ Processos com petições não apreciadas

24 

24/02/2017

0001696-38.2015.5.06.0201

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

01 

12/03/2014

0000431-35.2014.5.06.0201

* 4 Processos com audiências não designadas 

04

02/09/2014

0001535-62.2014.5.06.0201

* 5 Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

220

23/02/2017

0002062-14.2014.5.06.0201

*¹A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial).

*² Data da Juntada.

*³ Data de protocolo do documento.

* 4 A “data de protocolo†mais antiga indicada no PJe remete à petição inicial, sendo que, assim como os demais do mesmo agrupador, o processo indicado encontra-se arquivado, o que evidencia apenas pendência a que não se deu baixa.

* 5 Como o agrupador não indica data da pendência mais antiga, o processo indicado se deu por amostragem, sendo a data indicada o da última movimentação processual (audiência realizada).

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹Aguardando Cumprimento de Providência

10

05/12/2016

0011403-98.2013.5.06.0201

Aguardando apreciação pela instância superior

132

22/04/2014

0010127-32.2013.5.06.0201

Aguardando audiência

1200

14/08/2015

0000773-12.2015.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

163

16/09/2015

0000824-57.2014.5.06.0201

Aguardando término dos prazos

141

06/02/2017

0001741-76.2014.5.06.0201

Analisar Decisão

04

02/03/2017

0000113-81.2016.5.06.0201

Analisar Despacho

09

27/01/2017

0000214-55.2015.5.06.0201

Analisar sentença

14

02/03/2017

0001320-52.2015.5.06.0201

Análise da carta

05

19/01/2017

0001681-35.2016.5.06.0201

Análise das Perícias

04

11/11/2016

0000442-30.2015.5.06.0201

*²Análise do Conhecimento

96

13/02/2017

0000532-04.2016.5.06.0201

(Subpasta) Alvará - Joaquim

03

23/02/2017

0000715-72.2016.5.06.0201

(Subpasta) Certificar

11

13/02/2017

0000483-94.2015.5.06.0201

(Subpasta) Contadoria - Atualizar

18

01/02/2017

0000902-77.2015.5.06.0181

Concluso ao magistrado

04

02/02/2017

0001664-96.2016.5.06.0201

Cumprimento de providências

12

14/02/2017

0001069-68.2014.5.06.0201

Intimações automáticas com pendências - Con

01

01/03/2017

0001952-15.2014.5.06.0201

Minutar Decisão

10

26/10/2016

0002125-39.2014.5.06.0201

Minutar Despacho

08

25/01/2017

0000847-66.2015.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria

15

02/03/2017

0000002-97.2016.5.06.0201

(Subpasta) Alvará

07

12/12/2016

0001138-32.2016.5.06.0201

(Subpasta) Oficio - Celina

04

17/02/2017

0000307-81.2016.5.06.0201

Minutar sentença

34

29/06/2016

0000521-43.2014.5.06.0201

Preparar ato de comunicação

17

24/02/2017

0001695-87.2014.5.06.0201

Preparar comunicação

34

23/02/2017

0001414-63.2016.5.06.0201

Publicar DJE

04

02/03/2017

0001696-04.2016.5.06.0201

Publicar DJe - Con

03

02/03/2017

0002194-37.2015.5.06.0201

Recebimento de instância superior

01

24/02/2017

0000522-57.2016.5.06.0201

Remeter ao 2o Grau

04

03/02/2017

0001086-70.2015.5.06.0201

Trânsito em Julgado

08

23/02/2017

0000905-35.2016.5.06.0201

Valor Incompatível

03

17/02/2017

0000170-65.2017.5.06.0201

*¹ Existe subpasta “Alvará†onde não há nenhum processo.

*² Os processos cujas movimentações indicam datas mais antigas que as indicadas referem-se a aqueles com tramitação exclusiva em outros autos por conexão ou que estão aguardando término da instrução processual de outro processo.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

01

10/01/2017

0000388-64.2015.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

09/01/2017

0001110-35.2014.5.06.0201

Aguardando término dos prazos

07

08/02/2017

0011490-54.2013.5.06.0201

Analisar expediente da secretaria

01

23/02/2017

0000543-33.2016.5.06.0201

Análise de Liquidação

118

24/02/2017

0000265-66.2015.5.06.0201

(Subpasta) Elaboração de cálculo

109

14/11/2016

0001321-71.2014.5.06.0201

Iniciar Liquidação

02

23/02/2017

0002034-12.2015.5.06.0201

Minutar Despacho – Liq

03

17/02/2017

0000792-52.2014.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria

04

23/02/2017

0001060-72.2015.5.06.0201

(Subpasta) Alvará

01

07/12/2016

0000982-15.2014.5.06.0201

(Subpasta) Planilha de Liberação

02

14/02/2017

0001987-72.2014.5.06.0201

Prazos vencidos

01

24/02/2017

0011292-17.2013.5.06.0201

Preparar ato de comunicação

01

21/02/2017

0000755-88.2015.5.06.0201

Preparar ato de comunicação

14

09/02/2017

0000984-14.2016.5.06.0201

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

23

22/09/2016

0011344-13.2013.5.06.0201

Aguardando apreciação pela instância superior

07

11/07/2016

0000409-40.2015.5.06.0201

Aguardando audiência - Exec

02

11/07/2016

0001804-04.2014.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

32

24/08/2016

0000714-58.2014.5.06.0201

Aguardando final do sobrestamento

01

18/10/2016

0000686-56.2015.5.06.0201

Aguardando término dos prazos

174

17/12/2016

0001846-53.2014.5.06.0201

(Subpasta) Prazos Longos

02

12/11/2015

0011070-49.2013.5.06.0201

Analisar Despacho – Exec

19

16/01/2017

0000693-48.2015.5.06.0201

Análise da carta

11

31/01/2017

0001063-90.2016.5.06.0201

*² Análise de Execução

190

01/03/2017

0010910-24.2013.5.06.0201

(Subpasta) Alvará - Joaquim

14

22/02/2017

0010869-57.2013.5.06.0201

(Subpasta) Bacen-Jud - Ricardo

09

27/01/2017

0000842-44.2015.5.06.0201

(Subpasta) Certificar - Ricardo

18

05/12/2016

0010616-69.2013.5.06.0201

(Subpasta) Contadoria - Atualizar

50

02/02/2017

0000558-02.2016.5.06.0201

(Subpasta) Contadoria - Liquidação

08

08/02/2017

0000971-15.2016.5.06.0201

(Subpasta) Detran

09

17/02/2017

0000755-25.2014.5.06.0201

(Subpasta) Ofício – Celina

05

22/02/2017

0010717-09.2013.5.06.0201

(Subpasta) Jucepe

08

23/02/2017

0000881-75.2014.5.06.0201

Cumprimento de providências

29

14/02/2017

0000180-46.2016.5.06.0201

Iniciar Execução

01

02/03/2017

0000203-55.2017.5.06.0201

Minutar Decisão - Exec

07

09/09/2016

0011593-61.2013.5.06.0201

Minutar Despacho - Exec

07

09/02/2017

0000721-79.2016.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria

80

23/02/2017

0000010-74.2016.5.06.0201

(Subpasta) Alvará

45

13/01/2017

0000184-20.2015.5.06.0201

(Subpasta) Oficio - Celina

14

21/02/2017

0000578-27.2015.5.06.0201

(Subpasta) Planilha de Liberação

19

04/02/2017

0000404-52.2014.5.06.0201

Minutar sentença - Exec

05

19/10/2016

0000639-19.2014.5.06.0201

Preparar ato de comunicação

17

24/02/2017

0001695-87.2014.5.06.0201

Preparar comunicação

24

23/02/2017

0001414-63.2016.5.06.0201

Recebimento de instância superior

01

24/02/2017

0000522-57.2016.5.06.0201

Remeter ao 2o Grau

04

03/02/2017

0001086-70.2015.5.06.0201

Trânsito em Julgado

08

23/02/2017

0000905-35.2016.5.06.0201

Valor Incompatível

03

17/02/2017

0000170-65.2017.5.06.0201

*¹Processo aguardando quitação integral da dívida previdenciária

*²Nas subpastas “Hasta Pública†e “Hasta Pública- Designar†não há nenhum processo.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 2/3/2017:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

20

9/9/2016

0043900-59.1999.5.06.0201

Perito

1

7/2/2017

0001163-84.2012.5.06.0201

Terceiros

4

4/6/2015

0010003-78.2015.5.06.0201*

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

-

-

-

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Praças a realizar

3

27/4/2017

0001223-57.2012.5.06.0201

Praças a marcar

-

-

-

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

14

25/11/2016

0001451-66.2011.5.06.0201

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

* Referente a embargos de terceiro tramitando perante a 3.ª Vara do Trabalho do Recife, em virtude da suspeição da Juíza Titular.

*Em relação aos mandados, o processo mais antigo data de 7/2/2017 (proc. n.º 0133600-41.2002.5.06.0201);

*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 9/2/2017 (processo n.º 0000169-22.2013.5.06.0201);

*No tocante aos ofícios, o mais antigo a ser cumprido data de 8/2/2017 (proc. n.º 0049600-64.2009.5.06.0201);

*Inexistem alvarás pendentes;

*Não houve conversão de processos digitalizados (CLE).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Vitória

1.543

1.616

104,73%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julgamento

até 31/12/16

Resultado

VT de Vitória

1.035

1.035

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Vitória

1.616

570

41,65%

35,27%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72%

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando, portanto, à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Vitória

639

1.115

0

0

174,49%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31/12/2013 no 1.º grau e até 31/12/2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão não consta nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes

em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância

no mês de referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na instância

no mês de referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Vitória

60

58

61

57

103,16%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, consoante se observa nos processos n.ºs 0001086-70.2015.5.06.0201 e 0001710-56.2014.5.06.0201;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como foi verificado nos processos n.ºs 0000290-79.2015.5.06.0201 e 0011329-44.2013.5.06.0201;

- faz regular uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, conforme se constatou nos processos n.ºs 0001433-40.2014.5.06.0201, 0000295-67.2016.5.06.0201, 0000521-09.2015.5.06.0201, 0001835-24.2014.5.06.0201, 0001788-16.2015.5.06.0201, e 0010910-24.2013.5.06.0201 ;

- exaure as iniciativas do Juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0013300-06.2009.5.06.0201 e 0000066-83.2011.5.06.0201. Não emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata no processo n.º 0116500-34.2006.5.06.0201;

- não inclui na pauta, para tentativa de conciliação, processos na fase de execução;

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0000226-69.2015.5.06.0201 e 0001454-16.2014.5.06.0201.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

Da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância ao controle dos prazos, e regular cumprimento das normas procedimentais. No entanto, em inspeção realizada em janeiro de 2017, pela Excelentíssima Juíza Titular, constataram-se 32 (trinta e dois) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias, sendo que 10 (dez) deles se encontravam em poder de advogados, 02 (dois) processos se encontravam aguardando decurso de prazo para cumprimento do acordo, e 05 (cinco) estavam aguardando julgamento, havendo sido determinada a adoção de providências no sentido de localizar ditos processos, procedendo-se, caso possível, a devida atualização dos dados junto ao sistema;

- Observaram-se 86 (oitenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto;

- Em regra, o Juízo não prolata sentenças de forma líquida; e

- Relativamente aos feitos que tramitam no ambiente PJe, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou satisfatória gestão do sistema; no entanto, deve-se evitar que o processo permaneça em tarefa diversa, com reflexos sobre os relatórios de produtividade da unidade, o que inclusive impossibilita o controle do magistrado quanto aos atos a serem por ele praticados, podendo até mesmo ocasionar perda de prazo.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de um único pedido de providências, autuado sob número 0000050-77.2016.5.06.0000 (contra ato do Exmo. Juiz Substituto Edson Luiz Bryk), visando a antecipação de audiência, o qual foi julgado improcedente e devidamente arquivado.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar, os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luís Bryk, José Augusto Segundo Neto, e Levi Pereira de Oliveira, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação encontrada nos quadros 3.3 e 3.4, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito no art. 23 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, conforme redação conferida pelo Ato n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional. Considerando que os juízes Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luís Bryk, José Augusto Segundo Neto, e Levi Pereira de Oliveira, não se encontravam presentes durante os trabalhos correicionais, deve a Secretaria da Corregedoria Regional expedir ofício para que tomem a devida ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT; e, nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, art. 14, §2.º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

- Envidar esforços para, sempre que possível, proferir sentenças na forma líquida, principalmente aquelas relativas aos processos que tramitam no rito sumaríssimo;

- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, art. 99;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Observar, regular e integralmente, as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide arts. 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido, principalmente quando envolverem julgamento de incidente processual;

- Analisar periodicamente a ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

- Triagem inicial de todas as ações ajuizadas, verificando se, de fato, o advogado da parte autora juntou aos autos o instrumento de procuração, bem como se o endereço da parte adversa e o valor da causa informados na exordial correspondem àqueles cadastrados no sistema;

- Verificação, também, quando da autuação de processos de rito sumaríssimo, se o advogado da parte autora observou as regras previstas no art. 852-B, da CLT. Caso não tenha observado, o Juízo profere julgamento antecipado, com o arquivamento da ação, na forma da lei;

- Os Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de decisão de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O Juízo determina, quando necessário, em caso de embargos à execução, a prestação de informações pelo Setor de Cálculos, no prazo máximo de 05 (cinco) dias;

- Em caso de anotação de CTPS pela Secretaria da Vara, são omitidas as informações de que o registro se deu por determinação judicial, constando no campo “Assinatura do Empregador†somente a assinatura do servidor, para evitar se criar constrangimentos ao trabalhador perante outros empregadores, e/ou dificultar a obtenção de novo emprego, sendo emitida certidão relativa ao cumprimento da determinação em separado, em 03 (três) vias: a primeira a ser entregue ao(à) trabalhador(a), com cópia da sentença, ambos devidamente autenticados, quando da devolução do documento; a segunda, encaminhada à Receita Federal do Brasil, em cumprimento ao art. 61 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho; e a terceira, anexada aos autos;

- Atingimento de quase todas as Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço da Juíza Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas a Meta 3 não foi alcançada ( relativa ao a umento do índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais) sendo digno, ainda, de registro, o percentual de 174,49%, atingido no tocante à Meta 5 do CNJ (B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente) , bem acima da média alcançada por este Regional (96,50%) ;

- Redução significativa do prazo médio da execução (do início até o encerramento da execução), vez que, na correição realizada em 2016, foi encontrada uma média de 419 (quatrocentos e dezenove) dias, enquanto que, na presente correição, a média apurada foi de 265 (duzentos e sessenta e cinco dias), o que refletiu diretamente no bom resultado encontrado quanto à Meta 5 do CNJ.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de mais um (01) Oficial de Justiça, em razão do acentuado número de mandados (notificação, citação e diligência) a serem cumpridos, face à extensa área desta jurisdição, que além do Município de Vitória de Santo Antão, abrange outros cinco Municípios (Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Chã Grande e Gravatá), bem como de incluir zona rural (local de difícil acesso, não atendido pelos Correios), conforme já é de conhecimento do Tribunal (Prot. N.º 5614/2015);

- Fornecimento de novos mobiliários ergométricos: 01 (uma) cadeira para magistrado, 10 (dez) cadeiras c/ braço de espaldar alto, além de 05 (cinco) cadeiras de digitador;

- Realização de ginástica laboral, com o auxílio de profissionais de saúde (fisioterapeutas), inclusive, se for o caso, para desenvolver treinamento com os servidores da unidade;

- Reforma dos banheiros dos servidores, o qual inclusive se encontra com vazamento, e do banheiro destinado ao público em geral; e

- Construção de banheiro privativo para o magistrado.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela magistrada e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária Substituta da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

VÂNIA RODRIGUES DE SANTANA CUNHA

Secretária Substituta da Corregedoria Regional

Ata Correição 07 2017 de 7/3/2017

Ata Correição 7 2017 de 07/03/2017