ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE BARREIROS, EM 23 DE FEVEREIRO DE 2017.

Aos 23 (vinte e três) dias do mês de fevereiro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros/PE , situada na Avenida Tancredo Neves, s/n.º, Barreiros/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Laura Bezerra Coelho (Assistente de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Chefe de Serviço), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, retificado pelo Edital n.º 02/2017, divulgados no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, respectivamente, em 6 (seis) e 7 (sete) de fevereiro de 2017. Referidos editais se encontravam devidamente afixados no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto, o Diretor de Secretaria, Bel. Thiago Alexandre de Oliveira, e os demais servidores ali lotados: Alberto Moura Reis, Juliana Alejandra Farias de Melo, Roseanne Dantas Arruda, Joelma de Souza Barros e Silva, Luci Andrade Oliveira, Maria Daisyanne da Silva Albuquerque, Washington Rafael Lourenço Pereira, José Zeferino Vasconcelos Verçosa, Raphael Arlen Cordeiro dos Santos, Leonardo Jorge Ribeiro, e Oswaldo Deodato Monteiro Neto.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Bernardo Nunes da Costa Neto

Desde 16/7/2012

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Thiago Alexandre de Oliveira

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Alberto Moura Reis

Analista Judiciário

Assistente do Diretor

Juliana Alejandra Farias de Melo

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Roseanne Dantas Arruda

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Joelma de Souza Barros e Silva

Requisitada

Calculista

Luci Andrade Oliveira

Técnica Judiciária

Calculista

Maria Daisyanne da Silva Albuquerque

Requisitada

Secretária de Audiência

Washington Rafael Lourenço Pereira

Requisitado

Secretário de Audiência

José Zeferino Vasconcelos Verçosa

Requisitado

Assistente

Raphael Arlen Cordeiro dos Santos

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Leonardo Jorge Ribeiro

Técnico Judiciário

-

Oswaldo Deodato Monteiro Neto

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Barreiros

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Bernardo Nunes da Costa Neto

1.664

461

329

321

Airam Clemente Torres de Araújo

-

-

-

5

Juliana Ranzani

169

30

41

6

Luís Guilherme Silva Robazzi

274

60

59

14

Matheus de Lima Sampaio

39

2

11

-

Rodrigo de Mello

39

4

12

-

Sarah Yolanda Alves de Souza

-

4

-

-

Total

2.185

561

452

346

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Barreiros

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Bernardo Nunes da Costa Neto

16

Juliana Ranzani

1

Luís Guilherme Silva Robazzi

1

Matheus de Lima Sampaio

4

Rodrigo de Mello

17

Sarah Yolanda Alves de Souza

119

Prazo médio para julgar na unidade

14

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Bernardo Nunes da Costa Neto

23

-

23

Total de sentenças pendentes na Vara

23

-

23

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 23/2/2017 às 10h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Bernardo Nunes da Costa Neto

18

-

18

Total de incidentes pendentes na vara

18

-

18

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 23/2/2017 às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Barreiros

561

346

452

14

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Barreiros

71

47

72

118

80

121

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 17/2/2017 :

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Barreiros

71

17

35

31

71

38

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto , presidiu 3 (três) sessões de audiência, por semana, até o mês de outubro de 2016, e 2 (duas) sessões a partir de novembro, variando tal quantitativo de acordo com a demanda. Comparece o referido magistrado à Unidade em dias de terça, quarta e quinta-feira, e em outros dias, caso necessário.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Barreiros

2 dias (terças e quartas-feiras)

1

17 a 20

10 a 14

5 a 6

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 17/2/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/11/2016 a 18/11/2016, 5/12/2016 a 9/12/2016, e 6/3/2017 a 10/3/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 17/02/2017)

2.ª VT de Barreiros

1.219

983

81

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Barreiros

32

2.413

2.445

230

2.438

2.668

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 15/2/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Barreiros

574

1.813

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Barreiros

230

19

1.042

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1º/1/ 2016 a 31/12/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

2.ª VT DE BARREIROS

115

89

1.186

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 17/2/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

48

08/07/2013

0010009-07.2013.5.06.0282*

Processos com Petições Avulsas

375 

18/02/2016

0011547-49.2013.5.06.0241

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

30 

16/02/2017

0000598-32.2016.5.06.0282

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

17

16/02/2017

0000076-68.2017.5.06.0282

Processos com petições não apreciadas

485 

08/11/2016

0000828-74.2016.5.06.0282

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

01 

09/05/2016

0000492-70.2016.5.06.0282

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

09

(não Informada)

0000883-5.2016.5.06.0282 (

* A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial). Em verificação no processo depreende-se que o pedido de sigilo refere-se a momento posterior.

Obs. Os processos podem estar com movimentação posterior à data indicada, pelo que se presume a falta de baixa nos agrupadores correspondentes.

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

01

02/12/2016

0001187-58.2015.5.06.0282

Aguardando apreciação pela instância superior

84

22/07/2014

0010528-79.2013.5.06.0282

Aguardando audiência

120

10/11/2015

0001184-43.2014.5.06.0281 *

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

138

17/11/2015

0000706-95.2015.5.06.0282

Aguardando laudo pericial

01

14/02/2017

0000867-71.2016.5.06.0282

Aguardando término dos prazos

120

30/01/2017

0000521-57.2015.5.06.0282

Analisar Decisão

04

13/02/2017

0000762-94.2016.5.06.0282

Analisar Despacho

04

16/02/2017

0000023-87.2017.5.06.0282

Analisar sentença

02

15/02/2017

0000745-58.2016.5.06.0282

Análise das Perícias

01

01/02/2017

0000852-39.2015.5.06.0282

Análise do Conhecimento

48

19/12/2016

0000058-81.2016.5.06.0282

Concluso ao magistrado

46

16/01/2017

0001213-56.2015.5.06.0282

Controle de pericia

01

16/02/2017

0000580-45.2015.5.06.0282

Minutar Decisão

34

12/12/2016

0000538-59.2016.5.06.0282

Minutar Despacho

29

27/01/2017

0000293-82.2015.5.06.0282

Minutar expediente da secretaria

02

15/02/2017

0001173-74.2015.5.06.0282

Minutar sentença

37

24/01/2017

0000809-68.2016.5.06.0282

Prazos vencidos

15

17/02/2017

0000747-28.2016.5.06.0282

Preparar comunicação

01

16/02/2017

0000924-26.2015.5.06.0282

Recebimento de instância superior

03

16/02/2017

0000444-14.2016.5.06.0282

Remeter ao 2o Grau

10

16/02/2017

0000007-07.2015.5.06.0282

Triagem Inicial

06

13/02/2017

0000065-39.2017.5.06.0282

Trânsito em Julgado

01

16/02/2017

0000539-44.2016.5.06.0282

* Em subpasta “Fora de Pautaâ€, aguardando o julgamento de ação que tramita na Justiça Federal, conforme consta da Ata da Inspeção Judicial de 2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

21/05/2015

0000190-12.2014.5.06.0282

Aguardando término dos prazos

07

04/12/2016

0000395-07.2015.5.06.0282

Análise das Perícias

03

20/01/2017

0000370-57.2016.5.06.0282

Análise de Liquidação

08

06/02/2017

0000521-23.2016.5.06.0282

Concluso ao magistrado - Liq

05

08/02/2017

0000697-36.2015.5.06.0282

Minutar Decisão - Liq

05

08/02/2017

0000361-95.2016.5.06.0282

Minutar expediente da secretaria

01

17/02/2017

0000485-15.2015.5.06.0282

Prazos vencidos

01

17/02/2017

0000269-20.2016.5.06.0282

Publicar DJE

02

17/02/2017

0000438-07.2016.5.06.0282

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

50

1.º/07/2014

0010207-44.2013.5.06.0282 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

02

29/02/2016

0000039-46.2014.5.06.0282

Aguardando audiência - Exec

01

24/10/2016

0000133-57.2015.5.06.0282

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

63

13/04/2016

0000838-89.2014.5.06.0282

Aguardando final do sobrestamento

02

15/08/2016

0000662-13.2014.5.06.0282

Aguardando término dos prazos

151

27/07/2016

0000206-05.2010.5.06.0282

Analisar Despacho - Exec

172

14/02/2017

0001288-95.2015.5.06.0282

Analisar expediente da secretaria

01

15/02/2017

0000191-94.2014.5.06.0282

Análise de Execução

350

13/07/2016

0000456-62.2015.5.06.0282

(subpasta) Consultar BacenJud

31

13/01/2017

0000539-78.2015.5.06.0282

(subpasta) Consultar INFOJUD

00

-

-

(subpasta) Consultar SERPRO

00

-

-

(subpasta) JUCEPE

04

26/09/2016

0000869-12.2014.5.06.0282

(subpasta) Renajud

07

28/09/2016

0000677-45.2015.5.06.0282

Análise do Conhecimento

01

24/01/2017

0011538-87.2013.5.06.0241 *²

Concluso ao magistrado

01

08/02/2017

0010156-33.2013.5.06.0282

Concluso ao magistrado - Exec

135

28/11/2016

0001261-15.2015.5.06.0282

Controle de Sobrestamento-Suspensão

01

05/02/2016

0000268-06.2014.5.06.0282

Minutar Decisão - Exec

01

12/02/2017

0000405-51.2015.5.06.0282

Minutar Despacho – Exec

05

10/10/2016

0010154-63.2013.5.06.0282

Minutar expediente da secretaria

06

24/11/2016

0000471-31.2015.5.06.0282 *³

Minutar sentença – Exec

09

31/01/2017

0000278-16.2015.5.06.0282

Prazos vencidos

06

17/02/2017

0001049-28.2014.5.06.0282

*¹Na subpasta “Aguardando 3ª Vara Cível (cachool)â€

*² Tratou-se de exceção de Incompetência.

*³ Todos se referem apenas a alvarás.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 23/2/2017:

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

-

-

-

Perito

-

-

-

Terceiros

1

8/2/2017

0001119-16.2012.5.06.0282

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

4

22/2/2017

0001015-58.2011.5.06.0282

Consultas convênios a realizar BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN

18

15/2/2017

0000778-87.2012.5.06.0282

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a realizar

1

15/3/2017

0000697-75.2011.5.06.0282

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

8

29/6/2016

0001656-12.2012.5.06.0282

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação aos mandados, o mais antigo data de 21/2/2017 (proc. n.º 0001077-98.2011.5.06.0282);

*No tocante aos ofícios, o mais antigo a ser cumprido data de 15/2/2017 (proc. n.º 0000577-95.2012.5.06.0282);

*Quanto aos alvarás, o mais antigo a ser cumprido data de 16/2/2017 (proc. n.º 0000943-08.2010.5.06.0282);

*No pertinente às notificações, a mais antiga a ser cumprido data de 15/2/2017 (proc. n.º 0000899-52.20111.5.06.0282)

*No que diz respeito aos processos digitalizados (CLE), foram convertidos 38 (trinta e oito) autos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Barreiros

983

1.227

124,82%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Barreiros

157

157

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Barreiros

1.227

452

39,75%

36,84%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Barreiros

515

531

0

0

103,11%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Barreiros

16

78

86

8

196%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000328-08.2016.5.06.0282, 0000722-49.2015.5.06.0282, 0000945-02.2015.5.06.0282, 0011548-34.2013.5.06.0282, e 0001267-22.2015.5.06.0282;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, haja crédito incontroverso em valor superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001173-74.2015.5.06.0282, 0001221-33.2015.5.06.0282, 0000969-30.2015.5.06.0282, 0000968-45.2015.5.06.0282, e 0000885-63.2014.5.06.0282;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Observa regularmente o que dispõe a Recomendação CRT n.º 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista e o arquivamento provisório das execuções, inclusive atentando-se aos modelos de certidões estabelecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho em tal prática, citando-se, como exemplo, os processos n.ºs 0000001-68.2013.5.06.0282, 0000061-75.2012.5.06.0282, 0000065-78.2013.5.06.0282, 0000933-61.2010.5.06.0282, e 0000995-04.2010.5.06.0282;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000421-68.2016.5.06.0282, 0000771-90.2015.5.06.0282, 0000954-95.2014.5.06.0282, 0000988-70.2014.5.06.0282, 0000869-12.2014.5.06.0282, e 0000513-80.2015.5.06.0282;

- não determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme averiguado nos processos n.ºs 0001087-40.2014.5.06.0282, 0000084-79.2016.5.06.0282, e 0000408-06.2015.5.06.0282; e

- inclui na pauta, em média, cinco processos por mês para tentativa de conciliação na fase de execução, bem assim na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância ao controle dos prazos, e regular cumprimento das normas procedimentais. No entanto, em inspeção realizada em janeiro de 2017, pelo Excelentíssimo Juiz Titular, constataram-se 318 (trezentos e dezoito) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias, bem assim o cumprimento parcial de alguns despachos, havendo determinado o seu saneamento naquela oportunidade. O Diretor de Secretaria esclareceu que grande parte destes processos dizem respeito a feitos arquivados provisoriamente, aguardando desfechos de recuperações judiciais;

- Observaram-se 24 (vinte e quatro) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto; e

- O Juiz titular tem, por costume, a prolação de sentenças líquidas em ambos os ritos processuais, vide processos n.ºs 0000737-81.2016.5.06.0282, e 0000855-57.2016.5.06.0282.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORRECIONAIS :

Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Perseverar na prolação de sentenças líquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Proceder à análise periódica dos “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido;

- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;

- No tocante aos incidentes, proceder à conclusão como “decisãoâ€, de modo a evitar que o processo seja contabilizado como sentença pendente de julgamento;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Controlar o término dos prazos, no tocante a intimação à parte adversa para falar sobre os embargos de declaração, realizando, ao final do referido prazo, a conclusão imediata ao magistrado;

- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e

- Registrar o término de tramitação dos processos digitalizados no SIAJ, de modo a não prejudicar os dados estatísticos da Vara; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

- Consulta de conta judicial, depósito recursal e FGTS, por meio dos sistemas da Caixa Econômica Federal;

- Liquidação da decisão dos embargos de declaração quando implicam modificação dos cálculos;

- Notificação no balcão da Secretaria aos advogados habitualmente presentes;

- Atualização dos cálculos pelo assistente do juiz, evitando-se idas e vindas ao Setor de Cálculos;

- Os termos de conciliação com força de alvará nos casos em que se determina a liberação de seguro-desemprego e FGTS;

- Abertura de conta judicial para o reclamante que não possui conta bancária, com disponibilização do termo de liberação, a ser apresentado na CEF, na data agendada;

- Execução de atos de Secretaria pelos calculistas, como expedição de mandados, notificações etc.;

- Digitalização de 38 (trinta e oito) autos processuais (Cadastramento de Liquidação e Execução – CLE); e

- Atingimento de quase todas as Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço do Juiz Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas a Meta 3 não foi alcançada ( relativa ao a umento do índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais).

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de mais 1 (um) oficial de justiça, a fim de atender a demanda da Vara;

- Não haver restrição de horário, para acesso aos sistemas, em relação ao login do Diretor de Secretaria;

- Climatização do átrio do Fórum, faixa de segurança para as portas (vidro), e toldo/cobertura para o estacionamento da Vara;

- Possibilitar que os vigilantes diurnos e noturnos possam dispor de armamento; e

- Melhorar a climatização da Secretaria da Vara, sendo sugerido pelo Diretor de Secretaria a transferência do ar-condicionado do antigo setor de distribuição.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 6 - 2017 de 23/2/2017

Ata Correição 6 2017 de 23/02/2017