ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE BARREIROS, EM 23 DE FEVEREIRO DE 2017.
Aos 23 (vinte e três) dias do mês de fevereiro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros/PE , situada na Avenida Tancredo Neves, s/n.º, Barreiros/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Laura Bezerra Coelho (Assistente de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Chefe de Serviço), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, retificado pelo Edital n.º 02/2017, divulgados no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, respectivamente, em 6 (seis) e 7 (sete) de fevereiro de 2017. Referidos editais se encontravam devidamente afixados no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto, o Diretor de Secretaria, Bel. Thiago Alexandre de Oliveira, e os demais servidores ali lotados: Alberto Moura Reis, Juliana Alejandra Farias de Melo, Roseanne Dantas Arruda, Joelma de Souza Barros e Silva, Luci Andrade Oliveira, Maria Daisyanne da Silva Albuquerque, Washington Rafael Lourenço Pereira, José Zeferino Vasconcelos Verçosa, Raphael Arlen Cordeiro dos Santos, Leonardo Jorge Ribeiro, e Oswaldo Deodato Monteiro Neto.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
Desde 16/7/2012 |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Thiago Alexandre de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Alberto Moura Reis |
Analista Judiciário |
Assistente do Diretor |
Juliana Alejandra Farias de Melo |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Roseanne Dantas Arruda |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Joelma de Souza Barros e Silva |
Requisitada |
Calculista |
Luci Andrade Oliveira |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Maria Daisyanne da Silva Albuquerque |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Washington Rafael Lourenço Pereira |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
José Zeferino Vasconcelos Verçosa |
Requisitado |
Assistente |
Raphael Arlen Cordeiro dos Santos |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Leonardo Jorge Ribeiro |
Técnico Judiciário |
- |
Oswaldo Deodato Monteiro Neto |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Barreiros |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
1.664 |
461 |
329 |
321 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
- |
- |
- |
5 |
Juliana Ranzani |
169 |
30 |
41 |
6 |
LuÃs Guilherme Silva Robazzi |
274 |
60 |
59 |
14 |
Matheus de Lima Sampaio |
39 |
2 |
11 |
- |
Rodrigo de Mello |
39 |
4 |
12 |
- |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
- |
4 |
- |
- |
Total |
2.185 |
561 |
452 |
346 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Barreiros |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
16 |
Juliana Ranzani |
1 |
LuÃs Guilherme Silva Robazzi |
1 |
Matheus de Lima Sampaio |
4 |
Rodrigo de Mello |
17 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
119 |
Prazo médio para julgar na unidade |
14 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Barreiros |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
23 |
- |
23 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
23 |
- |
23 |
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 23/2/2017 Ã s 10h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Barreiros |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
18 |
- |
18 |
Total de incidentes pendentes na vara |
18 |
- |
18 |
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 23/2/2017 Ã s 10h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Barreiros |
561 |
346 |
452 |
14 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Barreiros |
71 |
47 |
72 |
118 |
80 |
121 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 17/2/2017 :
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Barreiros |
71 |
17 |
35 |
31 |
71 |
38 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto , presidiu 3 (três) sessões de audiência, por semana, até o mês de outubro de 2016, e 2 (duas) sessões a partir de novembro, variando tal quantitativo de acordo com a demanda. Comparece o referido magistrado à Unidade em dias de terça, quarta e quinta-feira, e em outros dias, caso necessário.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Barreiros |
2 dias (terças e quartas-feiras) |
1 |
17 a 20 |
10 a 14 |
5 a 6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 17/2/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/11/2016 a 18/11/2016, 5/12/2016 a 9/12/2016, e 6/3/2017 a 10/3/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 17/02/2017) |
2.ª VT de Barreiros |
1.219 |
983 |
81 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Barreiros |
32 |
2.413 |
2.445 |
230 |
2.438 |
2.668 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 15/2/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Barreiros |
574 |
1.813 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Barreiros |
230 |
19 |
1.042 |
Fontes : e-Gestão. PerÃodo analisado: 1º/1/ 2016 a 31/12/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
2.ª VT DE BARREIROS |
115 |
89 |
1.186 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 17/2/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Data mais antiga |
Processo |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
48 |
08/07/2013 |
0010009-07.2013.5.06.0282* |
Processos com Petições Avulsas |
375Â |
18/02/2016 |
|
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
30Â |
16/02/2017 |
0000598-32.2016.5.06.0282 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
17 |
16/02/2017 |
0000076-68.2017.5.06.0282 |
Processos com petições não apreciadas |
485Â |
08/11/2016 |
0000828-74.2016.5.06.0282 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
01Â |
09/05/2016 |
0000492-70.2016.5.06.0282 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  |
09 |
(não Informada) |
0000883-5.2016.5.06.0282 ( |
* A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial). Em verificação no processo depreende-se que o pedido de sigilo refere-se a momento posterior.
Obs. Os processos podem estar com movimentação posterior à data indicada, pelo que se presume a falta de baixa nos agrupadores correspondentes.
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data mais antiga |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência |
01 |
02/12/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
84 |
22/07/2014 |
|
Aguardando audiência |
120 |
10/11/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
138 |
17/11/2015 |
|
Aguardando laudo pericial |
01 |
14/02/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
120 |
30/01/2017 |
|
Analisar Decisão |
04 |
13/02/2017 |
|
Analisar Despacho |
04 |
16/02/2017 |
|
Analisar sentença |
02 |
15/02/2017 |
|
Análise das PerÃcias |
01 |
01/02/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
48 |
19/12/2016 |
|
Concluso ao magistrado |
46 |
16/01/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
16/02/2017 |
|
Minutar Decisão |
34 |
12/12/2016 |
|
Minutar Despacho |
29 |
27/01/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
02 |
15/02/2017 |
|
Minutar sentença |
37 |
24/01/2017 |
|
Prazos vencidos |
15 |
17/02/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
16/02/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
03 |
16/02/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
10 |
16/02/2017 |
|
Triagem Inicial |
06 |
13/02/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
16/02/2017 |
* Em subpasta “Fora de Pautaâ€, aguardando o julgamento de ação que tramita na Justiça Federal, conforme consta da Ata da Inspeção Judicial de 2017.
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
21/05/2015 |
|
Aguardando término dos prazos |
07 |
04/12/2016 |
|
Análise das PerÃcias |
03 |
20/01/2017 |
|
Análise de Liquidação |
08 |
06/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
05 |
08/02/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
05 |
08/02/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
17/02/2017 |
|
Prazos vencidos |
01 |
17/02/2017 |
|
Publicar DJE |
02 |
17/02/2017 |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
50 |
1.º/07/2014 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
29/02/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
01 |
24/10/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
63 |
13/04/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
02 |
15/08/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
151 |
27/07/2016 |
|
Analisar Despacho - Exec |
172 |
14/02/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
15/02/2017 |
|
Análise de Execução |
350 |
13/07/2016 |
|
(subpasta) Consultar BacenJud |
31 |
13/01/2017 |
|
(subpasta) Consultar INFOJUD |
00 |
- |
- |
(subpasta) Consultar SERPRO |
00 |
- |
- |
(subpasta) JUCEPE |
04 |
26/09/2016 |
|
(subpasta) Renajud |
07 |
28/09/2016 |
|
Análise do Conhecimento |
01 |
24/01/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
01 |
08/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
135 |
28/11/2016 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
01 |
05/02/2016 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
12/02/2017 |
|
Minutar Despacho – Exec |
05 |
10/10/2016 |
|
Minutar expediente da secretaria |
06 |
24/11/2016 |
|
Minutar sentença – Exec |
09 |
31/01/2017 |
|
Prazos vencidos |
06 |
17/02/2017 |
*¹Na subpasta “Aguardando 3ª Vara CÃvel (cachool)â€
*² Tratou-se de exceção de Incompetência.
*³ Todos se referem apenas a alvarás.
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 23/2/2017:
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
- |
- |
- |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
1 |
8/2/2017 |
0001119-16.2012.5.06.0282 | |
Petições a juntar aos autos |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
4 |
22/2/2017 |
0001015-58.2011.5.06.0282 | |
Consultas convênios a realizar BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN |
18 |
15/2/2017 |
0000778-87.2012.5.06.0282 | |
Processos para certificar/diligenciar |
- |
- |
- | |
Praças a realizar |
1 |
15/3/2017 |
0000697-75.2011.5.06.0282 | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
8 |
29/6/2016 |
0001656-12.2012.5.06.0282 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação aos mandados, o mais antigo data de 21/2/2017 (proc. n.º 0001077-98.2011.5.06.0282);
*No tocante aos ofÃcios, o mais antigo a ser cumprido data de 15/2/2017 (proc. n.º 0000577-95.2012.5.06.0282);
*Quanto aos alvarás, o mais antigo a ser cumprido data de 16/2/2017 (proc. n.º 0000943-08.2010.5.06.0282);
*No pertinente às notificações, a mais antiga a ser cumprido data de 15/2/2017 (proc. n.º 0000899-52.20111.5.06.0282)
*No que diz respeito aos processos digitalizados (CLE), foram convertidos 38 (trinta e oito) autos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
983 |
1.227 |
124,82% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
157 |
157 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
1.227 |
452 |
39,75% |
36,84% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
515 |
531 |
0 |
0 |
103,11% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
16 |
78 |
86 |
8 |
196% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000328-08.2016.5.06.0282, 0000722-49.2015.5.06.0282, 0000945-02.2015.5.06.0282, 0011548-34.2013.5.06.0282, e 0001267-22.2015.5.06.0282;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, haja crédito incontroverso em valor superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001173-74.2015.5.06.0282, 0001221-33.2015.5.06.0282, 0000969-30.2015.5.06.0282, 0000968-45.2015.5.06.0282, e 0000885-63.2014.5.06.0282;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Observa regularmente o que dispõe a Recomendação CRT n.º 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista e o arquivamento provisório das execuções, inclusive atentando-se aos modelos de certidões estabelecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho em tal prática, citando-se, como exemplo, os processos n.ºs 0000001-68.2013.5.06.0282, 0000061-75.2012.5.06.0282, 0000065-78.2013.5.06.0282, 0000933-61.2010.5.06.0282, e 0000995-04.2010.5.06.0282;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000421-68.2016.5.06.0282, 0000771-90.2015.5.06.0282, 0000954-95.2014.5.06.0282, 0000988-70.2014.5.06.0282, 0000869-12.2014.5.06.0282, e 0000513-80.2015.5.06.0282;
- não determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme averiguado nos processos n.ºs 0001087-40.2014.5.06.0282, 0000084-79.2016.5.06.0282, e 0000408-06.2015.5.06.0282; e
- inclui na pauta, em média, cinco processos por mês para tentativa de conciliação na fase de execução, bem assim na Semana Nacional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância ao controle dos prazos, e regular cumprimento das normas procedimentais. No entanto, em inspeção realizada em janeiro de 2017, pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular, constataram-se 318 (trezentos e dezoito) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias, bem assim o cumprimento parcial de alguns despachos, havendo determinado o seu saneamento naquela oportunidade. O Diretor de Secretaria esclareceu que grande parte destes processos dizem respeito a feitos arquivados provisoriamente, aguardando desfechos de recuperações judiciais;
- Observaram-se 24 (vinte e quatro) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto; e
- O Juiz titular tem, por costume, a prolação de sentenças lÃquidas em ambos os ritos processuais, vide processos n.ºs 0000737-81.2016.5.06.0282, e 0000855-57.2016.5.06.0282.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORRECIONAIS :
Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Perseverar na prolação de sentenças lÃquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Proceder à análise periódica dos “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido;
- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;
- No tocante aos incidentes, proceder à conclusão como “decisãoâ€, de modo a evitar que o processo seja contabilizado como sentença pendente de julgamento;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Controlar o término dos prazos, no tocante a intimação à parte adversa para falar sobre os embargos de declaração, realizando, ao final do referido prazo, a conclusão imediata ao magistrado;
- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e
- Registrar o término de tramitação dos processos digitalizados no SIAJ, de modo a não prejudicar os dados estatÃsticos da Vara; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:
- Consulta de conta judicial, depósito recursal e FGTS, por meio dos sistemas da Caixa Econômica Federal;
- Liquidação da decisão dos embargos de declaração quando implicam modificação dos cálculos;
- Notificação no balcão da Secretaria aos advogados habitualmente presentes;
- Atualização dos cálculos pelo assistente do juiz, evitando-se idas e vindas ao Setor de Cálculos;
- Os termos de conciliação com força de alvará nos casos em que se determina a liberação de seguro-desemprego e FGTS;
- Abertura de conta judicial para o reclamante que não possui conta bancária, com disponibilização do termo de liberação, a ser apresentado na CEF, na data agendada;
- Execução de atos de Secretaria pelos calculistas, como expedição de mandados, notificações etc.;
- Digitalização de 38 (trinta e oito) autos processuais (Cadastramento de Liquidação e Execução – CLE); e
- Atingimento de quase todas as Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço do Juiz Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas a Meta 3 não foi alcançada ( relativa ao a umento do Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais).
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 1 (um) oficial de justiça, a fim de atender a demanda da Vara;
- Não haver restrição de horário, para acesso aos sistemas, em relação ao login do Diretor de Secretaria;
- Climatização do átrio do Fórum, faixa de segurança para as portas (vidro), e toldo/cobertura para o estacionamento da Vara;
- Possibilitar que os vigilantes diurnos e noturnos possam dispor de armamento; e
- Melhorar a climatização da Secretaria da Vara, sendo sugerido pelo Diretor de Secretaria a transferência do ar-condicionado do antigo setor de distribuição.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 6 - 2017 de 23/2/2017
Ata Correição 6 2017 de 23/02/2017