ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE BARREIROS, EM 22 DE FEVEREIRO DE 2017.

Aos 22 (vinte e dois) dias do mês de fevereiro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Barreiros/PE , situada na Avenida Tancredo Neves, s/n.º, Barreiros/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Laura Bezerra Coelho (Assistente de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Chefe de Serviço), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, retificado pelo Edital n.º 02/2017, divulgados no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, respectivamente, em 6 (seis) e 7 (sete) de fevereiro de 2017. Referidos editais se encontravam devidamente afixados no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dr.ª Luciana Paula Conforti (apesar de se encontrar em gozo de férias), o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Fernando Rodrigues Carvalho, a Diretora de Secretaria, Bela. Maria da Conceição Menezes Gomes, e os demais servidores ali lotados: Anny Michelle Tenório de Oliveira Figueiroa, Raymundo Luiz Santana Barboza Júnior, Ruth Maria de Souza, Célio Francisco da Silva, Elisabete Lucena de Araújo, Maria Célia de Oliveira França, Maria do Carmo Oliveira Santos Pinto, Cláudia Roberta P. de Mesquita Dobbin Cavalcanti, Adelma de Sena Nicodemos, Leo MC Mannis Filho, Ademar da Silva, Ana Patrícia do Nascimento Aguiar, e Samuel Dalvo Segundo.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Luciana Paula Conforti

Desde 9/9/2013

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Maria da Conceição Menezes Gomes

Analista Judiciária

Diretora de Secretaria

Ruth Maria de Souza

Técnica Judiciária

Assistente da Diretora

Raymundo Luiz Santana Barboza Júnior

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Anny Michelle Tenório de Oliveira Figueiroa

Requisitada

Assistente de Juiz

Célio Francisco da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Elisabete Lucena de Araújo

Requisitada

Calculista

Maria do Carmo Oliveira Santos Pinto

Requisitada

Secretária de Audiência

Maria Célia de Oliveira França

Requisitada

Secretária de Audiência

Cláudia Roberta P. de Mesquita Dobbin Cavalcanti

Técnica Judiciária

Assistente

Adelma de Sena Nicodemos

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Leo MC Mannis Filho

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Ademar da Silva

Técnico Judiciário

-

Ana Patrícia do Nascimento Aguiar

Técnica Judiciária

-

Samuel Dalvo Segundo

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Barreiros

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Luciana Paula Conforti

823

207

126

61

Fernando Rodrigues Carvalho

404

75

104

25

Juliana Ranzini

292

100

57

52

Levi Pereira de Oliveira

785

153

176

52

Renata Conceição N. Santos

28

15

5

-

Total

2.332

550

468

190

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Barreiros

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Luciana Paula Conforti

32

Fernando Rodrigues Carvalho

2

Juliana Ranzini

1

Levi Pereira de Oliveira

11

Renata Conceição N. Santos

12

Prazo médio para julgar na unidade

16

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão - Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistradas com sentenças pendentes na 1.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Luciana Paula Conforti

-

-

-

Fernando Rodrigues Carvalho

2

-

2

Total de sentenças pendentes na Vara

2

-

2

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 22/2/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Luciana Paula Conforti

-

-

-

Fernando Rodrigues Carvalho

4

-

4

Total de incidentes pendentes na Vara

4

-

4

Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 22/2/2017, às 9h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Barreiros

550

190

468

16

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Barreiros

45

48

71

119

92

118

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 17/2/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

1.ª VT de Barreiros

28

2

28

51

63

30

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Luciana Paula Conforti , preside 3 sessões de audiência por semana, comparecendo à Unidade nesses dias, podendo comparecer em outros, se necessário.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média) :

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Barreiros

3 dias (terças às quintas-feiras)

1 a 2

11 a 12

7 a 8

2 a 5

Fonte: Informações extraídas do PJe, em 17/2/2017, relativas aos seguintes períodos: 5/12/2016 a 9/12/2016, 30/1/2017 a 3/2/2017, e 6/3/2017 a 10/3/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

* A Unidade disponibiliza, para realização de audiências, por semana, 4 sumaríssimos, 12 iniciais do rito ordinário, 8 instruções e 2 razões finais, porém a demanda não é suficiente para atingir tal quantitativo.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 17/2/2017)

1.ª VT de Barreiros

1.224

983

88

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Barreiros

23

2.841

2.864

265

2.249

2.514

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 15/2/2017

Físicos

PJe

1.ª VT DE BARREIROS

557

1.860

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT DE BARREIROS

265

237

1.044

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1.º/1/ 2016 a 31/12/2016.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1.ª VT DE BARREIROS

115

101

1.044

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/1/ 2016 a 31/12/2016.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 14/2/2017 :

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Pedido de sigilo nos documentos não apreciados

06

27/07/2016

0000696-20.2016.5.06.0281

Habilitações nos Autos Não Lidas

14

09/02/2017

0000876-36.2016.5.06.0281

Petições não apreciadas

15

14/02/2017

0000815-15.2015.5.06.0281

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

05

12/08/2013

0010151-14.2013.5.06.0281*

Audiências não designadas

01

08/02/2017

0000069-79.2017.5.06.0281

Aguardando encaminhamento secretário audiência (atas assinadas)

150

(Inexiste)

0000262-65.2015.5.06.0281

* Com movimentação posterior à data indicada, pelo que se presume apenas não terem sido dadas as devidas baixas nos agrupadores correspondentes.

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

81

07/02/2014

0010162-43.2013.5.06.0281

Aguardando audiência

126

06/02/2017

0000693-33.2013.5.06.0261

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

156

07/02/2017

0001281-09.2015.5.06.0281

Aguardando final do sobrestamento

01

25/07/2016

0010511-46.2013.5.06.0281

Aguardando término dos prazos

116

20/11/2016

0000424-26.2016.5.06.0281

Analisar sentença

15

17/01/2017

0000455-46.2016.5.06.0281

Análise do Conhecimento

07

14/02/2017

0000623-48.2016.5.06.0281

Apreciar dependência

02

14/02/2017

0000074-04.2017.5.06.0281

Concluso ao magistrado

12

07/02/2017

0000403-50.2016.5.06.0281

Controle de pericia

02

13/02/2017

0000962-07.2016.5.06.0281

Minutar Decisão

06

13/02/2017

0000839-06.2016.5.06.0282

Minutar Despacho

01

31/01/2017

0000779-36.2016.5.06.0281

Minutar expediente da secretaria

02

10/02/2017

0000967-29.2016.5.06.0281

Minutar sentença

06

10/11/2016

0000569-82.2016.5.06.0281

Preparar comunicação

03

14/02/2017

0000966-44.2016.5.06.0281

Registrar parcelas ou despesas processuais

10

25/01/2017

0000105-58.2016.5.06.0281

Remeter ao 2o Grau

04

14/02/2017

0000899-79.2016.5.06.0281

Triagem Inicial

01

13/02/2017

0000073-19.2017.5.06.0281

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

242

21/01/2016

0000129-57.2014.5.06.0281

(Subpasta) Elaboração de Cálculos

183

20/05/2016

0000691-32.2015.5.06.0281

Aguardando apreciação pela instância superior

07

12/08/2015

0000744-47.2014.5.06.0281

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

97

22/02/2016

0010232-60.2013.5.06.0281

Aguardando término dos prazos

05

01/02/2017

0000351-54.2016.5.06.0281

Concluso ao magistrado - Liq

06

01/02/2017

0001202-30.2015.5.06.0281

Iniciar Liquidação

01

14/02/2017

0000473-67.2016.5.06.0281

Minutar Decisão - Liq

01

13/02/2017

0000178-30.2016.5.06.0281

Minutar expediente da secretaria

01

14/02/2017

0000385-29.2016.5.06.0281

Preparar comunicação

02

13/02/2017

0000810-56.2016.5.06.0281

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data mais antiga

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

576

14/01/2016

0000252-55.2014.5.06.0281 *

(Subpasta) Diligência Bacenjud

20

13/10/2016

0001232-65.2015.5.06.0281

RenaJud

01

13/02/2017

0000076-08.2016.5.06.0281

Aguardando apreciação pela instância superior

04

10/08/2016

0000908-75.2015.5.06.0281

Aguardando audiência - Exec

01

18/01/2017

0001055-38.2014.5.06.0281

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

185

22/02/2016

0010396-25.2013.5.06.0281

Aguardando final do sobrestamento

22

10/06/2016

0000300-77.2015.5.06.0281

Aguardando término dos prazos

94

20/09/2016

0000711-86.2016.5.06.0281

Analisar Despacho - Exec

03

14/02/2017

0000191-97.2014.5.06.0281

Análise de Execução

11

13/02/2017

0000373-15.2016.5.06.0281

Concluso ao magistrado - Exec

15

10/02/2017

0000797-28.2014.5.06.0281

Cumprimento de providências

12

13/02/2017

0000477-07.2016.5.06.0281

Minutar expediente da secretaria

03

07/02/2017

0000731-14.2015.5.06.0281

Preparar comunicação

07

13/02/2017

0000389-66.2016.5.06.0281

Publicar DJe - Exec

01

14/02/2017

0000636-81.2015.5.06.0281

Registrar Obrigações Pagar - Exec

02

14/02/2017

0000515-19.2016.5.06.0281

Registrar no BNDT - Exec

01

13/02/2017

0000412-46.2015.5.06.0281

Registrar parcelas ou despesas processuais

03

12/01/2017

0000355-28.2015.5.06.0281

*Na subpasta “Aguardando Remessa Numerario – Cucaú (5º Lote) - LIQ/EXECâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 22/2/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

2

7/12/2016

0017500-78.2007.5.06.0281

Perito

-

-

-

Terceiros

-

-

-

Petições a juntar aos autos

8

23/8/2016

0000961-61.2012.5.06.0281

Processos conclusos para despacho

-

-

-

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Processos para certificar/diligenciar

1

21/2/2017

0000680-71.2013.5.06.0281

Praças a realizar

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

4

29/11/2016

0001384-55.2011.5.06.281

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação aos mandados, ofícios e alvarás não existem pendências;

*Em relação às notificações, observou-se que a mais antiga a ser cumprida data de 16/2/2017 (proc. n.º 0000311-77.2013.5.06.0281);

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 98 (noventa e oito) autos, ressaltando-se que grande parte do acervo físico diz respeito a processos de empresas em recuperação judicial, com possibilidade de conciliação.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1.ª VT de Barreiros

983

1.239

126,04%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

1.ª VT de Barreiros

226

226

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

1.ª VT de Barreiros

1.239

468

40,85%

37,77%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

1.ª VT de Barreiros

705

715

0

0

101,42%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 1.ª Vara do Trabalho de Barreiros não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

1.ª VT de Barreiros

16

69

77

8

196%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000143-75.2013.5.06.00281, 0000749-98.2016.5.06.0281, 0000538-96.2015.5.06.0281, 0000610-49.2016.5.06.0281 e 0001055-04.2015.5.06.0281;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado no processo n.º 0001052-83.2014.5.06.0281;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0001115-16.2011.5.06.0281 e 0000110-85.2013.5.06.0281;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000987-54.2015.5.06.0281, 0000258-91.2016.5.06.0281, 0000368-90.2016.5.06.0281, 0000790-36.2014.5.06.0281, 0000449-73.2015.5.06.0281 e 0000080-16.2014.5.06.0281;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000790-36.2014.5.06.0281 e 000080-16.2014.5.06.0281; e

- inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, apenas na Semana Nacional de Conciliação, esclarecendo a Diretora de Secretaria que 90% dos processos de execução se referem a usinas em recuperação judicial, o que dificulta a celebração de acordos com maior frequência. No entanto, ressalta que, na presente data, será efetivada tentativa de acordo, envolvendo trabalhadores da Usina Cucaú (Companhia Geral de Melhoramentos e Zihuatanejo), que está em recuperação judicial, sendo objetivo da Vara a realização de idêntico procedimento no tocante a outras grandes devedoras.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadros do item 6, elaborado em 14/2/2017, a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, por mais de 60 (sessenta) dias, relativamente a alguns poucos processos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, não se constataram processos físicos ou eletrônicos sem tramitação há mais de 60 dias, e, de acordo com a consulta realizada na presente data, pela Diretora de Secretaria, não mais se constatam processos nessas condições;

- Observou-se a existência de 20 CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto; e

- O Juízo não prolatou sentenças de forma líquida no ano de 2016, em face da rotatividade de calculistas na unidade judiciária, esclarecendo a Diretora de Secretaria que, diante da lotação de mais um servidor especializado em cálculos, pretende-se retornar à prolação de sentenças líquidas a partir de abril do corrente ano. Registrou-se, ainda, que, após o trânsito em julgado das sentenças, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, maior celeridade processual.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORRECIONAIS :

Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Perseverar, sempre que possível, na prolação de sentenças líquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Fomentar, sempre que possível, a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Analisar periodicamente a ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

12. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

- Confecção e conferência dos alvarás anteriormente à notificação da parte, com impressão na presença do beneficiário. Na hipótese da mencionada ausência, procede-se à abertura de conta poupança;

- Acesso aos sistemas da CEF, para consulta de conta judicial, depósito recursal e FGTS;

- Elaboração das minutas de despachos de menor complexidade pelos servidores da Secretaria, desafogando os assistentes de Juiz, e, tratando-se de atos ordinatórios, de acordo com a Portaria n.º 01 de 2014, são subscritas por todos os servidores;

- Despachos sequenciados minutados pelos assistentes de Juiz;

- Intimações dos peritos por e-mails;

- O termo de conciliação e as atas de audiência têm força de alvará, incluindo os depósitos do FGTS e seguro-desemprego quando atendidos os requisitos legais;

- Liberação de crédito, por alvará, independentemente de agendamento;

- Compromisso da Secretaria no atendimento às partes, inclusive, mediante informações processuais por telefone, sendo recentemente registrado elogio, junto à Ouvidoria deste Regional, à servidora Maria do Carmo Oliveira Santos Pinto, quanto ao tratamento dispensado ao jurisdicionado;

- Após o trânsito em julgado, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação da sentença diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, maior celeridade processual;

- Expedientes de balcão, para advogados contumazes, no prazo de 48h;

- Os próprios Assistentes do Juízo atualizam os processos passíveis de BacenJud, além de emitirem os extratos da CEF, anexando-os aos autos sem necessidade de expedição de ofício à instituição financeira;

- Digitalização de autos processuais (Cadastramento de Liquidação e Execução – CLE), correspondendo ao quantitativo de 98 (noventa e oito) processos;

- Atingimento de quase todas as Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço da Juíza Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas a Meta 3 não foi alcançada ( relativa ao a umento do índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais) ; e

- Redução significativa do quantitativo do acervo físico, vez que, na correição de 2016, existiam 1.382 (um mil e trezentos e oitenta e dois) processos, e, na correição de 2017, 557 (quinhentos e cinquenta e sete), e, portanto, percentual superior a 50%.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Melhoria na velocidade e qualidade da internet fornecida, por ser fundamental ao bom funcionamento dos sistemas, dentre eles, o Pje;

- Necessidade de reparos no espaço físico destinado ao setor de cálculos, em razão de vazamentos nas paredes e no teto;

- Instalação de grade na janela do alojamento funcional da magistrada;

- Retorno da vigilância armada para o turno da noite;

- Disponibilização de 10 (dez) apoios para os pés (magistrada e servidores);

- Remoção do mofo, e pintura do prédio do Fórum; e

- Envio de um jardineiro mensalmente, para limpeza e manutenção da área externa.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 5 - 2017 de 22/2/2017

Ata Correição 5 2017 de 22/02/2017