ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE CATENDE, EM 21 DE FEVEREIRO DE 2017.

Aos 21 (vinte e um) dias do mês de fevereiro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Catende/PE , situada na Avenida Paulo Guerra, n.º 272, Centro, Catende/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Laura Bezerra Coelho (Assistente de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Chefe de Serviço), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, retificado pelo Edital n.º 02/2017, divulgados no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, respectivamente, em 6 (seis) e 7 (sete) de fevereiro de 2017. Referidos editais se encontravam devidamente afixados no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Tânia Regina Chenk Allata , a Diretora de Secretaria, Bela. Josemília Maria da Silva, e os demais servidores ali lotados: Ewerthon Luiz Alves de Araújo, Daisyanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Renato Alexandre Martins Mastrangeli, Givaldo Carlos da Silva, Maria Helena Monteiro, Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Maria José dos Santos, Ana Paula Miranda Marques, Taciana Brandão Torres Monteiro, Valdinoni de Abreu Cavalcanti, Geyzon Bezerra Almeida, Gleiziane de Jesus Souza, Eurico Barcelos dos Santos e José Ferreira Martins. Encontra-se de férias Carlos Ramon Lins de Lima.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada, pela Excelentíssima Juíza Titular, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Tânia Regina Chenk Allata

Desde 5/4/2013

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Josemília Maria da Silva

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Ewerthon Luiz Alves de Araújo

Analista Judiciário

Assistente do Diretor

Daisyanne Maria R. Barreto de Assis

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Renato Alexandre Martins Mastrangeli

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Givaldo Carlos da Silva

Requisitado

Calculista

Maria Helena Monteiro

Requisitada

Calculista

Cláudio Ferreira da Silva Júnior

Requisitado

Secretário de Audiência

Maria José dos Santos

Requisitada

Secretária de Audiência

Ana Paula Miranda Marques

Requisitada

Assistente

Taciana Brandão Torres Monteiro

Técnica Judiciária

Assistente

Valdinoni de Abreu Cavalcanti

Técnico Judiciário

Assistente

Geyzon Bezerra Almeida

Técnico Judiciário

Assistente

Carlos Ramon Lins de Lima

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Gleiziane de Jesus Souza

Analista Judiciária

Oficial de Justiça

Eurico Barcelos dos Santos

Técnico Judiciário

-

José Ferreira Martins

Agente de Segurança

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Catende

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Tânia Regina Chenk Allatta

1.733

294

684

203

José Augusto Segundo Neto

-

14

-

7

Patrícia Franco Trajano

-

1

-

-

Rodrigo de Mello

-

1

-

-

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

201

26

91

43

Victor Majela Nabuco de Menezes

21

10

6

2

Total

1.955

346

781

255

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Catende

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Tânia Regina Chenk Allatta

57

José Augusto Segundo Neto

108

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

14

Victor Majela Nabuco de Menezes

21

Prazo médio para julgar na unidade

54

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe) .

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na VT de Catende

No prazo

Prazo vencido

Total

Tânia Regina Chenk Allatta

19

12

31

Total de sentenças pendentes na Vara

19

12

31

Sentenças com prazo vencido sob responsabilidade da magistrada Tânia Regina Chenk Allatta: 0001021-32.2016.5.06.0301, 0001051-67.2016.5.06.0301, 0001082-87.2016.5.06.0301, 0000002-88.2016.5.06.0301, 0000391-73.2016.5.06.0301, 0000389-06.2016.5.06.0301, 0001073-28.2016.5.06.0301, 0001114-92.2016.5.06.0301, 0001162-51.2016.5.06.0301, 0001138-23.2016.5.06.0301, 0001109-70.2016.5.06.0301 e 0001195-41.2016.5.06.0301.

Fonte: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 21/2/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Catende

No prazo

Prazo vencido

Total

Tânia Regina Chenk Allatta

-

-

-

Total de incidentes pendentes na Vara

-

-

-

Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 21/2/2017 às 9h30.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Catende

19

24

23

61

32

114

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 17/2/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Catende

14

15

14

59

11

56

Fontes: Informações extraídas da Ata de Correição realizada em 2016, e do PJe em 17/2/2017 às 9h.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular comparece à Vara nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, três vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Catende

3 (segundas, quartas e quintas-feiras)

4

19

6

1

Fontes: Dados extraídos do PJe, em 17/2/2017, relativos aos períodos de 21/11/2016 a 25/11/2016, 5/12/2016 a 9/12/2016, e 23/1/2017 a 27/1/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

* Ressalta-se que a Unidade disponibiliza, para realização de audiências, por semana, 15 sumaríssimos, 45 iniciais do rito ordinário, 15 instruções e 9 razões finais, porém a demanda de processos não é suficiente para alcançar tal quantitativo.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade:

2015

2016

2017 (até 17/02/2017)

1.290

1.230

159

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe em 17/2/2017.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

VT de

Catende

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/01/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/01/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

66

5.655

5.721

166

4.241

4.407

Fontes: Consolidação da Estatística; Relatórios Gerenciais; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução); e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 14/2/2017

Físicos

PJe

VT de Catende

2.697

1.618

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Catende

166

119

1.538

Fontes : e-Gestão

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação )

Execução (do início até o encerramento da execução)

VT de Catende

98

306

1.098

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2016 a 31/12/2016.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 17/2/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Processos, com pedidos de sigilo nos documentos, não apreciados

20 

06/04/2015*

0000225-75.2015.5.06.0301

Processos, com pedidos de liminar ou de antecipação de tutela, não apreciados

01

15/02/2017

0000146-28.2017.5.06.0301

Processos com petições não apreciadas 

08

14/02/2017

0000149-17.2016.5.06.0301

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

35 

12/07/2014

0010430-03.2014.5.06.0301

* A data informada no PJe refere-se ao cadastro (petição inicial). Compulsando os autos, depreende-se que o pedido de sigilo refere-se a momento posterior: 30/1/2017 (Id e3aacc2, e Id 9ca9aed).

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

08

05/09/2016

0010874-36.2014.5.06.0301

Aguardando apreciação pela instância superior

64

27/02/2015

0010308-87.2014.5.06.0301

Aguardando audiência

132

10/08/2016

0000016-72.2016.5.06.0301

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

172

12/02/2015

0010708-04.2014.5.06.0301

Aguardando término dos prazos

72

16/01/2017

0000008-95.2016.5.06.0301

Analisar Decisão

01

15/02/2017

0001038-68.2016.5.06.0301

Analisar Despacho

04

17/02/2017

0000704-64.2016.5.06.0291

Analisar expediente da secretaria

08

17/02/2017

0000862-26.2015.5.06.0301

Análise da carta

01

17/02/2017

0000624-07.2015.5.06.0301

Análise das Perícias

02

30/01/2017

0001161-66.2016.5.06.0301

Análise do Conhecimento

75

01/06/2015

0000094-03.2015.5.06.0301

Apreciar Urgentes

01

15/02/2017

0000146-28.2017.5.06.0301

Concluso ao magistrado

01

15/02/2017

0000871-51.2016.5.06.0301

Minutar expediente da secretaria

22

19/12/2016

0000068-68.2016.5.06.0301

Minutar sentença

32

05/10/2016

0001021-32.2016.5.06.0301

Prazos vencidos

07

05/02/2017

0000273-97.2016.5.06.0301

Preparar comunicação

04

16/02/2017

0001089-79.2016.5.06.0301

Publicar DJE

10

17/02/2017

0000709-56.2016.5.06.0301

Recebimento de instância superior

06

25/01/2017

0000525-03.2016.5.06.0301

Remeter ao 2o Grau

04

27/01/2017

0000997-04.2016.5.06.0301

Triagem Inicial

02

16/02/2017

0000152-35.2017.5.06.0301

Trânsito em Julgado

04

14/02/2017

0001155-59.2016.5.06.0301

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

04

30/01/2017

0000230-97.2015.5.06.0301

Analisar Decisão

04

17/02/2017

0010180-67.2014.5.06.0301

Analisar Despacho - Liq

01

17/02/2017

0000168-57.2015.5.06.0301

Analisar expediente da secretaria

01

17/02/2017

0001318-73.2015.5.06.0301

Análise de Liquidação

85

12/11/2015

0000087-11.2015.5.06.0301

Concluso ao magistrado - Liq

01

08/02/2017

0001157-63.2015.5.06.0301

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

33

07/07/2016

0004316-53.2011.5.06.0301 *

Aguardando apreciação pela instância superior

09

28/10/2016

0000619-82.2015.5.06.0301

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

23

20/09/2016

0000543-58.2015.5.06.0301

Aguardando término dos prazos

109

25/10/2016

0010294-06.2014.5.06.0301

Analisar Decisão - Exec

01

17/02/2017

0001037-20.2015.5.06.0301

Analisar Despacho - Exec

14

17/02/2017

0003670-43.2011.5.06.0301

Analisar expediente da secretaria

01

17/02/2017

0000082-86.2015.5.06.0301

Análise da carta

01

17/02/2017

0001168-58.2016.5.06.0301

*Análise de Execução

707

10/07/2015

0010199-73.2014.5.06.0301

Concluso ao magistrado - Exec

15

09/02/2017

0207200-04.1993.5.06.0301

Cumprimento de providências

01

17/02/2017

0000290-07.2014.5.06.0301

*Minutar expediente da secretaria

27

08/04/2016

0010466-45.2014.5.06.0301

Prazos vencidos

03

05/02/2017

0000178-04.2015.5.06.0301

Preparar comunicação

09

16/11/2016

0000928-74.2013.5.06.0301

Recebimento de instância superior

01

17/02/2017

0000800-79.1998.5.06.0301

*Na subpasta “Crédito habilitado na RJ AGROPECUÃRIA PIRANGIâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 21/2/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

01

13/2/2017

0000323-94.2014.5.06.0301

Perito

-

-

-

Terceiros

12

1.º/2/2017

0000032-36.2010.5.06.0301

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

09

15/2/2017

0000155-63.2012.5.06.0301

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a realizar

10

22/2/2017

0000449-47.2014.5.06.0301

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

30

2/3/2016

0001631-73.2011.5.06.0301

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação aos mandados, o mais antigo a ser expedido data de 10/1/2017 (proc. n.º 0044300-69.1996.5.06.0301);

*Em relação aos ofícios, o mais antigo a ser cumprido data de 9/1/2016 (proc. n.º 0058900-61.1997.5.06.0301);

*Em relação aos alvarás e notificações, não há pendências;

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), foram convertidos 437 (quatrocentos e trinta e sete) autos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT; e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Catende

1.230

1.365

110,98%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Catende

237

237

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Catende

1.365

782

56,91%

57,29%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Catende

763

1.266

0

0

166,14%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho do Catende não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT do Catende

9

334

343

0

100%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000007-18.2013.5.06.0301, 0000526-27.2012.5.06.0301, 0002885-47.2012.5.06.0301, 0000997-04.2016.5.06.0301 e 0000699-12.2016.5.06.0301;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como foi verificado nos processos n.ºs 0001862-66.2012.5.06.0301 e 0000180-71.2015.5.06.0301;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0002517-72.2011.5.06.0301, 0025900-84.2008.5.06.0301 e 0000589-86.2011.5.06.0301. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos 0001799-75.2011.5.06.0301, 0001405-97.2013.5.06.0301 e 0003101-42.2011.5.06.0301;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000748-53.2016.5.06.0301, 0000295-29.2014.5.06.0301, 0000037-48.2016.5.06.0301, 0010723-70.2014.5.06.0301, e 0002975-55.2012.5.06.0301;

- não determina a anterior citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, pautando-se no poder geral de cautela, conforme se verificou nos processos n.ºs 0032200-14.1998.5.06.0301, 0000049-04.2012.5.06.0301, e 0033100-60.1999.5.06.0301; e

- inclui na pauta processos para tentativa de conciliação na fase de execução, correspondente a uma média de 50 (cinquenta) processos no ano de 2016, o que poderia, em princípio, em relação ao período considerado, ser mais significativa. Também inclui processos na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Constatou-se, no exame por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, satisfatória organização e observância ao controle dos prazos, com regular cumprimento das normas procedimentais. No entanto, a Juíza Titular, no exame detalhado de 2.140 (dois mil cento e quarenta processos), recomendou a correta numeração das folhas dos autos físicos; cumprimento de todos os itens dos despachos exarados; colocação das datas dos atos praticados; e observância à correta tramitação e distribuição dos processos nas caixas do Pje, atentando-se para as prioridades;

- De acordo com a inspeção realizada em janeiro de 2017, havia 479 (quatrocentos e setenta e nove) processos com históricos vencidos, sendo efetuadas as adequações naquele mês. Verificaram-se 2.298 (dois mil duzentos e noventa e oito) processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, sendo que 1.858 (um mil e oitocentos e cinquenta e oito) se encontraram com a execução suspensa, em virtude de recuperação judicial ou falência das empresas executadas. Contou-se 310 (trezentos e dez) processos no setor de cálculos, sendo saneados os vícios detectados pela Juíza Titular quanto à tramitação de alguns daqueles feitos. Havia necessidade, naquela ocasião, de se incluir, no BNDT, 539 (quinhentos e trinta e nove) processos na fase de execução;

- Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou uma satisfatória gestão do sistema;

- Observou-se a existência de 20 (vinte) CTPS’s, sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas se refere a processos arquivados; e

- Constatados fólios em mau estado de conservação, como, por exemplo, os processos n.ºs 0034700-53.1998.5.06.0301 e 0000143-98, sendo oportuna a regularização, com a substituição das capas danificadas.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORRECIONAIS :

Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar, a magistrada Tânia Regina Chenk Allatta, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito no art. 23 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, conforme redação conferida pelo Ato n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional;

- Perseverar nas diligências destinadas à devolução dos documentos de identificação profissional (CTPS);

- Continuar na verificação periódica do Sistema BacenJud, no sentido de se constatar a existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Proceder à análise periódica dos “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido;

- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

- O Juízo habitualmente prolata sentenças de forma líquida em ambos os ritos processuais. Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Fazer constar nos mandados de notificação para o reclamante apresentar a CTPS que ele, ao ser notificado, poderá entregar o documento ao próprio oficial de justiça. Além disso, após o documento ser anotado, ele é devolvido ao trabalhador também por oficial de justiça;

- Prioridade na tramitação dos processos físicos que dispõem de depósitos recursal ou judicial;

- Realização de pesquisas por intermédio do Sistema BacenJud, objetivando identificar contas correntes que tenham como titulares partes com créditos em juízo, podendo assim os correspondentes valores serem depositados, e os processos arquivados; e

- Atingimento de quase todas as Metas estabelecidas para o ano de 2016, o que revela o esforço da Juíza Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos servidores nos serviços da Secretaria. Impõe-se registrar que apenas a Meta 3 não foi alcançada ( relativa ao a umento do índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais ), mas o resultado de 57,29% é merecedor de elogio, porque corresponde ao terceiro maior percentual entre as Varas da 6.ª Região;

- Redução significativa do saldo remanescente, em relação ao ano de 2015, vez que correspondente a 1.314 (um mil e trinta e quatorze) processos;

- Procede à transferência do depósito recursal para judicial;

- Redução do prazo médio para julgamento (de 96 para 54 dias), e do prazo médio para realização das audiências (inicial e instrução). Em 2015, as audiências iniciais dos processos de rito sumaríssimo ocorriam em 33 dias, e os ordinários em 39 dias; porém, em 2016, passou, respectivamente, para 19 e 24 dias. Em 2015, as audiências de instrução dos processos de rito sumaríssimo ocorriam em 41 dias, e os ordinários em 94 dias; porém, em 2016, passou, respectivamente, para 23 e 61 dias; e

- Relatório detalhado da Inspeção de 2017, realizada pela Juíza Titular, colaborando, com a identificação de eventuais problemas de tramitação processual, e, portanto, com a finalidade da Corregedoria Regional quanto ao aprimoramento dos serviços desta Justiça Especializada.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

Renovam-se as pretensões formuladas por ocasião da correição ordinária de 2016, vez que, segundo a Diretora de Secretaria, não foram atendidas:

- Melhoria na velocidade e qualidade da internet, por ser fundamental ao bom funcionamento dos sistemas, dentre eles, o PJe. Ressalta que os computadores se desligam constantemente, podendo prejudicar, inclusive, a realização das audiências. Enfatiza, entretanto, que a equipe terceirizada do setor de informática atende com grande presteza e dedicação; e

- Lotação de estagiários de Direito na Vara, ressaltando que existem vários acadêmicos residentes no município e que estudam na Faculdade de Direito de Caruaru.

Apresenta-se, ainda, solicitação ao setor competente do Tribunal, no sentido de que seja providenciada placa indicativa da privacidade do estacionamento da Vara às pessoas em atendimento, bem assim da proibição de estacionamento em sua entrada, bloqueando-a, vez que se trata de procedimento comum de motoristas de ônibus e caminhões.

Informa que o quadro de entrada de energia necessita de limpeza, vez que o lodo constatado acarreta queda de tensão e desligamento dos equipamentos. Solicita, também, se possível, a renovação de pelo menos alguns computadores, pela constância dos problemas neles detectados.

Pugna, por fim, pela lotação de mais um agente de segurança ou empregado terceirizado, em face da necessidade de se vigiar o prédio diariamente e principalmente nos finais de semana, de modo a evitar a entrada de estranhos e a depreciação do patrimônio público, com instalação de grades, inclusive porque já ocorreu a invasão do prédio, fato devidamente comunicado à Presidência do Regional.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 4 - 2017 de 21/2/2017

Ata Correição 4 2017 de 21/02/2017