ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE IPOJUCA, EM 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2016.
Aos 29 (vinte e nove) e 30 (trinta) dias do mês de novembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, situada na Rua Vereador Antônio Bonifácio, 54 - Centro - Ipojuca (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 11/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 19 de setembro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, o Excelentíssimo Juiz Substituto (Auxiliar) Dr. Evandro Euler Dias, a Diretora de Secretaria, Bela. Rosilene Silva, e os demais servidores ali lotados: Juliano Henrique Pereira Barboza, Fernanda Macedo da Fonte, Nara de Moura Coelho, Christiane Barros Ferraz, Lucidalva Farias de Melo Barros, Maria Goreth Venâncio Cavalcante, Flávia Luciana Marques Valença, Rogério Barbosa da Silva, Rogena Santos do Amaral, Vinícius Cardona França e Ludmilla Couto Moneta, além das estagiárias de Direito Edilza Maria de Sousa e Emily Cristiny Santos de Paula. Deixou de comparecer, nesta ocasião, a servidora Ana Luíza Cerqueira de Melo por se encontrar em gozo de suas férias regulares.
Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR |
PERÍODO DE ATUAÇÃO |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves (Titular) |
Desde 1º/02/2016 (Ato TRT GP nº 026/2016) |
Evandro Euler Dias (Auxiliar) |
Desde 09/07/2012 (Portaria TRT GCR nº 080/2012) |
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Rosilene Silva |
Técnico Judiciário |
Diretora de Secretaria |
Juliano Henrique Pereira Barboza |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Ana Luíza Cerqueira de Melo |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Fernanda Macedo da Fonte |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Nara de Moura Coelho |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Christiane Barros Ferraz |
Requisitada |
Calculista |
Lucidalva Farias de Melo Barros |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Maria Goreth Venâncio Cavalcante |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Flávia Luciana Marques Valença |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Rogério Barbosa da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Vinícius Cardona França |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Rogena Santos do Amaral |
Analista Judiciário |
- |
3. Produtividade dos Juízes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Ipojuca |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Cristina F.C. da Cruz Gonçalves |
1.000 |
222 |
123 |
208 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
34 |
10 |
6 |
5 |
Camila Cesar Correa |
98 |
23 |
15 |
6 |
Eduardo H.B. Dornelas Câmara |
1 |
- |
- |
- |
Evandro Euler Dias |
1.239 |
238 |
155 |
80 |
Gilberto Oliveira Freitas |
66 |
13 |
9 |
1 |
Josimar Mendes da silva Oliveira |
2 |
- |
- |
2 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
132 |
25 |
22 |
- |
Katia Keitiane da Rocha Porter |
49 |
41 |
6 |
12 |
Lídia Almeida Pinheiro Teles |
17 |
5 |
- |
- |
Mariana de Carvalho Milet |
17 |
3 |
2 |
1 |
Patrícia Franco Trajano |
28 |
- |
4 |
- |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
48 |
17 |
6 |
4 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
18 |
5 |
- |
- |
Total |
2.749 |
602 |
348 |
320 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Ipojuca |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
9 |
Camila Cesar Correia |
10 |
Evandro Euler Dias |
29 |
Katia Keitiane da Rocha Porter |
15 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
10 |
Prazo médio para julgar na unidade |
38 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 1ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
35 |
- |
70 |
104 |
Evandro Euler Dias |
17 |
- |
23 |
39 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
- |
- |
7 |
7 |
Patrícia Franco Trajano |
- |
- |
4 |
4 |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
1 |
- |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na vara |
53 |
- |
104 |
155 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves: 0000342-08-2015.5.06.0191, 0000074-48.2015.5.06.0191, 0000350-82.2015.5.06.0191, 0000352-52.2015.5.06.0191, 0000514-81.2014.5.06.0191, 0000384-57.2015.5.06.0191, 0000520-88.2014.5.06.0191, 0000553-78.2014.5.06.0191, 0000443-45.2015.5.06.0191, 0001242-25.2014.5.06.0191, 0001363-87.2013.5.06.0191, 0000771-09.2014.5.06.0191, 0000721-80.2014.506.0191, 0000313-89.2014.5.06.0919, 0000617-54.2015.5.06.0191, 0000618-39.2015.5.06.0191, 0000619-24.2015.5.06.0191, 0000576-24.2014.5.06.0191, 0000581-46.2014.5.06.0191, 0000974-34.2015.5.06.0191, 0000538-75.2015.5.06.0191, 0000725-20.2014.5.06.0191, 0000741-71.2014.5.06.0191, 0000241-52.2014.5.06.0191, 0000608-29.2014.5.06.0191, 0000351-04.2014.5.06.0191, 0000563-88.2015.5.06.0191, 0000015-29.2016.5.06.0191, 0000996-63.2013.5.06.0191, 0000566-43.2015.5.06.0191, 0000424-39.2015.5.06.0191, 0001235-33.2014.5.06.0191, 0000954-43.2015.5.06.0191, 0000958-46.20165.06.0191, 0000106-22.2016.5.06.0191, 0000477-88.2013.5.06.0191, 0000672-39.2014.5.06.0191, 0000977-86.2015.5.06.0191, 0000637-45.2015.5.06.0191, 0000641-82.2015.5.06.0191, 0000980-41.2015.5.06.0191, 0000664-28.2015.5.06.0191, 0000763-32.2014.5.06.0191, 0000984-78.2015.5.06.0191, 0000159-08.2013.5.06.0191, 0000674-72.2015.5.06.0191, 0000992-55.2015.5.06.0191, 0000698-03.2015.5.06.0191, 0000993-40.2015.5.06.0191, 0000712-84.2015.5.06.0191, 0000713-69.2015.5.06.0191, 0000752-03.2014.5.06.0191, 0000753-85.2014.5.06.0191, 0000823-05.2014.5.06.0191, 0000723-16.2015.5.06.0191, 0000725-83.2015.5.06.0191, 0000727-53.2015.5.06.0191, 0000139-46.2015.5.06.0191, 0000789-30.2014.5.06.0191, 0000001-16.2014.5.06.0191, 0000730-08.2015.5.06.0191, 0000433-98.2015.5.06.0191, 0000735-30.2015.5.06.0191, 0000592-41.2015.5.06.0191, 0000894-70.2015.5.06.0191, 0000661-10.2014.5.06.0191, 0000686-28.2011.5.06.0191, 0001957-72.2011.5.06.0191, 0000137-18.2011.5.06.0191, 0000293-69.2012.5.06.0191.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Evandro Euler Dias: 0001010-47.2013.5.06.0191, 0000140-31.2015.5.06.0191, 0000375-95.2015.5.06.0191, 0000275-43.2015.5.06.0191, 0000702-74.2014.5.06.0191, 0000240-20.2014.5.06.0191, 0000552-59.2015.5.06.0191, 0000554-29.2015.5.06.0191, 0000649-93.2014.5.06.0191, 0000595-93.2015.5.06.0191, 0000091-53.2016.5.06.0191, 0000584-64.2015.5.06.0191, 0000638-98.2013.5.06.0191, 0000757-25.2014.5.06.0191, 0000737-97.2015.5.06.0191, 0000599-96.2016.5.06.0191, 0000778-64.2015.5.06.0191, 0000893-85.2015.5.06.0191, 0000738-83.2015.2.06.0191, 0001095-67.2012.5.06.0191, 0000879-09.2012.5.06.0191, 0000905-07.2012.5.06.0191, 0001003-89.2012.5.06.0191.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Juliana Gabriela Hita Neves: 0000966-57.2015.5.06.0191, 0001119-61.2013.5.06.0191, 0000530-64.2016.5.06.0191, 0000706-77.2015.5.06.0191, 0000755-55.2014.5.06.0191, 0000081-37.2015.5.06.0193, 0000337-83.2015.5.06.0191.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Patrícia Franco Trajano: 0000981-26.2015.5.06.0191, 0000982-11.2015.5.06.0191, 0001289-33.2013.5.06.0191, 0001285-30.5.06.0191.
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 29/11/2016 às 09h159min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
16 |
- |
16 |
Evandro Euler Dias |
3 |
- |
3 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
1 |
- |
1 |
Patrícia Franco Trajano |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
21 |
- |
21 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 29/11/2016, às 09h30min.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade) :
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
1ª VT Ipojuca |
602 |
320 |
348 |
38 |
2ª VT Ipojuca |
760 |
372 |
386 |
34 |
3ª VT Ipojuca |
658 |
388 |
339 |
73 |
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) . Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Ipojuca |
162 |
167 |
248 |
554 |
261 |
556 |
2ª VT de Ipojuca |
105 |
132 |
141 |
456 |
157 |
460 |
3ª VT de Ipojuca |
52 |
94 |
105 |
451 |
128 |
471 |
Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016.
4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiências, a contar de 28/11/2016. Comparação com o prazo disponível na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
Sumaríssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT de Ipojuca |
182 |
134 |
176 |
201 |
277 |
428 |
2ª VT de Ipojuca |
120 |
105 |
182 |
112 |
270 |
386 |
3ª VT de Ipojuca |
57 |
76 |
74 |
155 |
227 |
87 |
Fontes: Informações extraídas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular, Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, e o Juiz Auxiliar, Evandro Euler Dias, presidem de 2 a 3 sessões de audiência por semana, alternadamente. Em regra, comparecem à Unidade nesses dias, podendo atuar em outros, caso necessário. Assim, possibilitam a presença diária e contínua de autoridade judiciária no Fórum.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
Sumaríssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Ipojuca |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
7 a 10 |
32 a 38 |
20 a 22 |
8 a 12 |
2ª VT Ipojuca |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
6 a 8 |
24 a 28 |
15 a 17 |
12 a 14 |
3ª VT Ipojuca |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
7 a 9 |
24 a 28 |
14 a 20 |
8 a 14 |
Fonte: Informações extraídas do PJe, em /11/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:
Varas de Ipojuca |
2014 |
2015 |
2016 (até 28/11/2016) |
1ª |
1.400 |
1.490 |
1.347 |
2ª |
1.379 |
1.520 |
1.342 |
3ª |
1.373 |
1.487 |
1.320 |
Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
Varas de Ipojuca |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
1.681 |
3.704 |
5.385 |
2.079 |
4.121 |
6.200 |
2ª |
1.328 |
2.121 |
3.449 |
1.672 |
2.882 |
4.554 |
3ª |
1.183 |
1.099 |
2.282 |
1.582 |
2.139 |
3.721 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/11/2016 | |
Físicos |
PJe | |
1ª VT Ipojuca |
2.865 |
3.748 |
2ª VT Ipojuca |
1.450 |
3.493 |
3ª VT Ipojuca |
476 |
3.999 |
Fontes: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Ipojuca |
2.146 |
166 |
701 |
2ª VT Ipojuca |
1.718 |
436 |
530 |
3ª VT Ipojuca |
1.711 |
195 |
644 |
Fonte : e-Gestão.
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do início até o encerramento da liquidação) |
Execução (do início até o encerramento da execução) |
1ª VT Ipojuca |
485 |
203 |
806 |
2ª VT Ipojuca |
388 |
435 |
798 |
3ª VT Ipojuca |
385 |
105 |
514 |
Fonte: e-Gestão.
Período analisado: 1º/11/2015 a 31/10/2016
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas de Ipojuca |
BACEN |
Alvarás Entregues físicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria físicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria físicos |
Despachos exarados físicos |
Arquivamento físicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
570 |
151 |
798 |
219 |
2.015 |
1.981 |
926 |
2ª |
231 |
60 |
971 |
513 |
1.756 |
2.104 |
1.813 |
3ª |
306 |
97 |
863 |
324 |
1.144 |
729 |
570 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos contêm informes acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.
Fontes: Sistema BACENJUD, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao período compreendido de 1º/11/2015 até 31/10/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
11 |
21/06/2013 |
9754800-29.2002.5.06.0191 |
Perito |
12 |
15/08/2016 |
0002771-84.2011.5.06.0191 | |
Terceiros |
00 |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
598 |
22/08/2016 |
0000072-47.2016.5.06.0191 | |
Processos conclusos para despacho |
326 |
04/10/2016 |
0001189-78.2013.5.06.0191 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
228 |
07/04/2016 |
0000228-11.2011.5.06.0191 | |
Notificações a expedir |
395 |
01/08/2016 |
0000414-63.2013.5.06.0191 | |
Ofícios a expedir |
43 |
28/07/2016 |
0000346-45.2015.5.06.0191 | |
Alvarás a expedir |
132 |
07/08/2016 |
0000628-54.2013.5.06.0191 | |
Mandados a expedir |
50 |
27/10/2016 |
0000463-70.2014.5.06.0191 | |
Praças a realizar |
00 |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
132 |
02/06/2016 |
0000982-79.2013.5.06.0191 | |
Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
116 |
20/10/2016 |
0001535-63.2012.5.06.0191 | |
Praças a Marcar |
01 |
27/10/2016 |
0000151-60.2015.5.06.0191 | |
Processos no Setor de Cálculos |
200 |
18/03/2016 |
0000733-65.2012.5.06.0191 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT e/ou Outros Órgãos. |
26 |
13/10/2016 |
0001039-97.2013.5.06.0191 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);
2) Dados coletados em 29/11/2016.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Goiana, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos *** |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Ipojuca |
1.490 |
1.222 |
82,01% |
2ª Vara de Ipojuca |
1.520 |
1.298 |
85,39% |
3ª Vara de Ipojuca |
1.487 |
1.236 |
83,12% |
Média VTs Ipojuca |
1.499 |
1.252 |
83,51% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta não atingida.
Unidade Judiciária |
Distribuídos em 2013 |
Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara de Ipojuca |
1.173 |
941 |
88,22% |
2ª Vara de Ipojuca |
1.101 |
997 |
90,55% |
3ª Vara de Ipojuca |
1.285 |
1.253 |
97,51% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida!
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Ipojuca |
156 |
671 |
430,13% |
2ª Vara de Ipojuca |
175 |
603 |
344,57% |
3ª Vara de Ipojuca |
330 |
162 |
49,09% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Ipojuca |
6 |
5 |
3 |
8 |
+ 33,33% |
2ª Vara de Ipojuca |
5 |
3 |
3 |
5 |
Estável |
3ª Vara de Ipojuca |
2 |
4 |
2 |
4 |
+100,00% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:
registra no sistema informatizado todos os atos processuais relevantes, inclusive no PJe;
emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs. 0000738-19.2014.5.06.0191, 0000803-14.2014.5.06.0191 e 0001185-07.2014.5.06.0191 (recursos ordinários - PJe). Ressalta-se que foi atendida recomendação constante da ata de correição ordinária realizada no exercício de 2015 (página 14, letra “e”).
faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000228-11.2011.5.06.0191, 0000237-70.2011.5.06.0191, 0002148-20.2011.5.06.0191, 0002180-25.2011.5.06.0191 e 0144100-94.2005.5.06.0191);
exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução . Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (observem-se os artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processo nº 0026900-66.2005.06.0191, p.ex.);
ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal , nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nºs. 0000012-79.2013.5.06.0191 e 0000014-15.2014.5.06.0191;
inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (16 processos – considerado o período de 1º/11/2015 a 31/10/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;
determina a citação dos sócios , nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto no processo nº. 0001028-73.2010.5.06.0191.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A verificação realizada, por amostragem, nas carteiras que integram a secretaria da vara demonstrou que, em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, a Secretaria da Vara evoluiu na gestão do acervo processual , havendo melhora sensível na movimentação tanto dos processos físicos, como na dos virtuais (PJe).
De fato, o panorama existente evidencia um aprimoramento da organização dos serviços e a adequada observância do controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância . Eventuais ressalvas ou vagar à efetivação de determinação judicial mostram-se justificáveis e de plausível normalização.
Reconhecem-se as circunstâncias em relação às unidades jurisdicionais de Ipojuca (volume e complexidade dos acionamentos judiciais, defasagem das instalações físicas, limitação do quantitativo de servidores, dentre outros...) e a própria crise macroeconômica vivenciada na circunscrição judiciária, o que dificulta o regular desenvolver dos trabalhos locais. Certamente que esforço e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos .
Observou-se a existência de 93 (noventa e três) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, pela análise da amostragem de mais de cinquenta porcento delas (amostragem de cinquenta CTPSs, em termos mais precisos), foi encontrado um quantitativo de 16 (dezesseis) delas dizendo respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente do Diretor da Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado para que o seu constituinte se faça presente à Secretaria e receba a sua CTPS; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. Juízo determina que a mencionada instigação seja feita diretamente à própria parte (pela via postal) ou por meio de oficial de justiça do juízo, para o caso daquela parte reclamante que resida em área desprovida de entrega regular de correspondências pelos Correios, no mais das vezes áreas rurais.
Pesquisa empreendida no acervo (processos físicos) demonstrou a existência de alguns processos sem a devida movimentação há mais de sessenta (60) dias, ora referidos a título de colaboração, para que a sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do Juízo (falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais): 0000250-06-20105-06-0191, 0000301-17-2010-5-06-0191, 0032600-52-2007-5-06-0191, 0100400-68-2005-5-06-0191, 0002438-35-2011-5-06-0191 e 0002959-77-2011-5-06-0191. Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais também demonstrou a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, pela Secretaria da Vara, nos processos nºs. 0001297-39-2015-5-06-0191, 0001132-60-2013-5-06-0191, 0000883-41-2015-5-06-0191, 0000982-79-2013-5-06-0191, 0000668-36-2014-5-06-0191 e 0000645-90-2013-5-06-0191.
Por ocasião das pesquisas realizadas na Secretaria da Vara, verificou-se a existência de fólios em mau estado de conservação, a exemplo dos processos nºs. 0010100-80-1993-5-06-0191, 0013500-63-1997-5-06-0191, 0013500-48-2006-5-06-0191, 010440-30-2004-5-06-0191 e 0114000-30-2003-5-06-0191. Oportuno que as correspondentes capas sejam substituídas.
Verifica-se que poucos processos físicos foram objeto de conversão para o meio digital (116 transformações), sendo orientado à Secretaria da Vara que, dentro de suas possibilidades, mantenha o foco nesse sentido, uma vez que a prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, tornando-o mais aprazível.
O Juízo ainda não conseguiu instituir a prática de prolatar sentenças líquidas, mesmo para os processos sujeitos ao rito sumaríssimo, cabendo a esta Corregedoria Regional renovar seu incentivo a que sejam incrementadas ações no sentido de que, pelo menos aos processos sujeitos ao rito sumaríssimo, as decisões sejam entregues devidamente liquidadas. Ressalta-se, entretanto, que a unidade conta com apenas 01 (um) servidor desempenhando as atividades da Contadoria, que assumiu o setor recentemente, em junho do corrente ano. Não obstante, na liquidação dos julgados, salvo determinações de liquidação por artigos ou mediante perito nomeado pelo Juízo, dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de .liquidação, visando, desse modo a uma maior celeridade processual.
As Assistentes de Juiz, além de prepararem os despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade, informações em mandado de segurança e análise de antecipação de tutela.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud em 28 de novembro do corrente, foram identificadas ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas há tempo razoável, mas que ainda aguardam decisão do Juízo (total de 18 registros). Algumas foram atendidas integralmente, como nos processos nºs 0000850-90.2011.5.06.0191(constrição ocorrida em 10/01/2014) e 0055400-40.2008.5.06.0191 (constrição ocorrida em 26/11/2014); outras, parcialmente, a exemplo do aferido nos processos nºs 0000009-78.2010.5.06.0191 (constrição ocorrida em 25/06/2015) e 0050800-73.2008.5.06.0191 (constrição ocorrida em 28/11/2014). Identificados, também, bloqueios de quantias diminutas, que, possivelmente, não vão interessar à execução, caso dos processos nº 0000557-52.2013.5.06.0191, em 25/04/2016, e 0137800-87.2003.5.06.0191, em 31/05/2016. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o Juízo adote as providências necessárias a ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem os magistrados Cristina Figueira Callou da Cruz Gançalves, Evandro Euler Dias, Juliana Gabriela Hita Neves e Patrícia Franco Trajano, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional; Tendo em vista que as magistradas Juliana Gabriela Hita Neves e Patrícia Franco Trajano não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação.
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010).
Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providência”, ou mesmo “não lida”, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II.
Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”;
Observar, regular e integralmente, as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT); e
Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos físicos (legado), bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe).
12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:
1- Retorno à conversão de processos físicos para o meio eletrônico (desde agosto/2016), servindo-se da ferramenta eletrônica CLE;
2- Organização do PJe, não mantendo processos em caixas de transição.
3- Criação de modelos com variáveis para todas as dinâmicas possíveis. Os servidores informam à direção quando não encontram modelo para determinado expediente, que são feitos por demanda.
4- Quatro servidores habilitados para audiência e acordos. Dois servidores se alternam nas audiências e conciliações e um terceiro fica com as substituições.
5- Revezamento no protocolo para que a VT não perca um servidor com a função, utilizando-se também o auxílio das estagiárias de Direito da Unidade;
6- Todos os processos da VT estão sendo incluídos no F12 do Siaj e o cadastro é sempre mantido atualizado. Assim, não se perdem mais processos.
7- Utilização do Google Drive para arquivamento dos modelos e documentos que normalmente eram mantidos na unidade interna (U), permitindo o acesso remoto.
8- Organizar no mesmo espaço físico a contadoria e a assistência, agilizando o trabalho dos dois setores.
9- Treinamento dos servidores para que fiquem aptos a realizar conciliações no PJe (servidores referidos no item 4).
13. SOLICITAÇÃO DO JUÍZO:
Renovam-se os pleitos apresentados por ocasião da correição ordinária realizada em 2015, uma vez que ainda não puderam ser atendidos pela Administração:
Instalação de grades para as janelas da Vara;
Encaminhamento de estagiário da área contábil; e
Concretização da construção de Fórum que acomode as três Varas do Trabalho de Ipojuca.
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se tod os que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.
Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Diretoria-Geral, às Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 1ª Vara de Ipojuca, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
CRISTINA FIGUEIRA CALLOU DA CRUZ GONÇALVES
Juíza Titular da 1ª Vara de Ipojuca
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 76 2016 de 30/11/2016