ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 6ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2016.

Aos 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) dias do mês de novembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 6ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 11/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 19 de setembro de 2016.

Primeiramente, o Excelentíssimo Corregedor Regional determinou o registro de que, no ano de 2015, em virtude de fatos relacionados às instalações físicas envolvendo as unidades judiciárias e administrativas então instaladas no antigo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Edifício da SUDENE), as Varas do Trabalho do Recife foram compelidas a se transferir para o Fórum onde funcionavam as Varas do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), compartilhando o espaço disponível. Essa mudança, ocorrida em agosto de 2015 (e mantida até fevereiro de 2016), dificultou, sensivelmente, a rotina e a disposição dos trabalhos desenvolvidos nesses juízos e, por consequência, afetou o seu regular desempenho.

Feito esse registro inicial, prossegue-se a edição da corrente ata.

Presentes, nesta ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, o Diretor de Secretaria, Bel. Gustavo Bruno de Barros Correa, e os demais servidores ali lotados: Jacy Pinto Averbuch, Maria da Conceição Oliveira da Silva, João Batista Nascimento da Rocha, José Maria dos Santos, Renata Sampaio de Alvarenga Mafra, Artur Brito de Sá, Isaac Ferreira da Rocha, Roseane Suelda Liberal Santos e Silvana Cursino Cabral, além das estagiárias de Direito, as acadêmicas Katharinne Sousa Oliveira e Gabriella Laís Borba Alves. Deixaram de comparecer, nesta oportunidade, a Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Vanessa Zacche de Sá , e os seguintes servidores: Paulo César Coutinho, Cláudia Maria Severino de Araújo e Genivalda Almeida de Oliveira, por se encontrarem, todos, em gozo de suas férias anuais.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÍZA SUBSTITUTA

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Milton Gouveia da Silva Filho (Titular)

Desde 05/10/1993

Vanessa Zacche de Sá (Auxiliar)

Em férias de 20/10 a 18/11/2016
Desde 13/05/2013

(Portaria GCR nº 61/2013)

Juliana Gabriela Hita Neves (Substituta)

De 16/11 a 19/12/2016

(Portaria GCR nº 198/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Gustavo Bruno de Barros Correa

Analista Judiciário

Diretor de Secretaria

Jacy Pinto Averbuch

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Maria da Conceição Oliveira da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Paulo César Coutinho

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

João Batista Nascimento da Rocha

Técnico Judiciário

Calculista

José Maria dos Santos

Analista Judiciário

Calculista

Claudia Maria Severino de Araújo

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Renata Sampaio de Alvarenga Mafra

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Artur Brito de Sá

Analista Judiciário

Assistente

Isaac Ferreira da Rocha

Técnico Judiciário

Assistente

Genivalda Almeida de Oliveira

Técnico Judiciário

-

Roseane Suelda Liberal Santos

Técnico Judiciário

-

Silvana Cursino Cabral

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

6ª VT do Recife

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Milton Gouveia da Silva Filho

794

168

180

180

Airam Clemente Torres de Araujo

4

39

1

8

Ana Carolina Bulhões Calheiros

22

1

2

-

Camila Augusta C. Vasconcelos

41

11

11

2

Carolina de Oliveira Pedrosa

44

-

4

-

Cassia Barata M. S. Arteiro

20

-

4

-

Débora de Souza Silva Lima

12

2

3

-

Eduardo H.B. Dornelas Câmara

24

-

35

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

2

1

-

-

Joaquim Emiliano F. de Lima

20

5

5

-

José Augusto Segundo Neto

195

55

25

24

Kevia Duarte Muniz

8

2

-

-

Levi Pereira de Oliveira

21

2

3

-

Lídia Almeida Pinheiro Teles

19

6

5

8

Liliane Mendonça de Moraes Souza

15

-

4

-

Marília Leal Montenegro Spinelli

23

5

13

-

Marta de Fátima Leal Chaves

1

-

1

-

Matheus Ribeiro Rezende

92

7

11

1

Necy Lapenda P. A. de Azevedo

14

3

5

-

Paloma Daniele B.S. Santos Costa

272

51

59

49

Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha

83

1

16

-

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

14

7

3

-

Vanessa Zacche de Sá

771

245

133

212

Vitor Majela Nabuco de Menezes

-

1

-

-

Total

2.699

612

523

497

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 6ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Milton Gouveia da Silva Filho

13

Débora de Souza Silva Lima

7

Eduardo Henrique B. Dornelas Câmara

1

José Augusto Segundo Neto

205

Lídia Almeida Pinheiro Teles

30

Marília Leal Montenegro Spinelli

8

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

5

Prazo médio para julgar na unidade

40

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na 6ª VT do Recife

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Milton Gouveia da Silva Filho

14

-

-

14

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

-

1

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

12

-

-

12

José Augusto Segundo Neto

-

-

3

3

Juliana Gabriela Souza Hita

26

-

-

26

Liliane Mendonça de Moraes Souza

-

-

7

7

Matheus Ribeiro Rezende

-

-

8

8

Vanessa Zacchê de Sá

1

-

-

1

Total de sentenças pendentes na vara

53

-

19

74

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processo com sentença atrasada sob a responsabilidade da magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros: 0001139-88.2014.5.06.0006.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0000429-34.2015.5.06.0006, 0000603-14.2013.5.06.00006, 0001371-37.2013.5.06.0006.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Liliane Mendonça de Moraes Souza: 0001584-09.2014.5.06.0006, 0001465-14.2015.5.06.0006, 0000780-70.2016.5.06.0006, 0000668-04.2016.5.06.0006, 0001703-67.2014.5.06.0006, 0000371-31.2015.5.06.0006, 0000397-29.2015.5.06.0006.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Matheus Ribeiro Rezende: 00001064-15.2015.5.06.0006, 0001762-55.2014.5.06.0006, 0000850-24.2015.5.06.0006, 0000037-94.2015.5.06.0006, 0000581-19.2014.5.06.0006, 0000819-38.2014.5.06.0006, 0000126-54.2014.5.06.0006, 0000240-56-.2015.5.06.0006.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas”, SIAJ e PJe, em 16/11/2016 às 09h05m.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 6ª VT do Recife

No prazo

Atrasados

Total

Milton Gouveia da Silva Filho

8

7

15

José Augusto Segundo Neto

7

2

9

Vanessa Zacchê de Sá

41

-

41

Total de incidentes pendentes na vara

65

9

65

Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento, em atraso, sob a responsabilidade do magistrado Milton Gouveia da Silva Filho: 00001638-72.2014.5.06.0006, 0000798-28.2015.5.06.0006, 00001758-18.2014.5.06.0006, 00001055-87.2014.5.06.0006, 0000008-44.2015.5.06.0006, 0001576-95.2015.5.06.0006, 0001337-57.2016.5.06.0006.

Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento, em atraso, sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0010318-80.2013.5.06.0006, 0000842-81.2014.5.06.0006, 0000967-24.2015.5.06.0006.

Fontes : Dados extraídos em “Relatório de decisões em aberto/proferidas” e PJe, em 16/11/2016.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1ª VT Recife

772

569

619

24

2ª VT Recife

758

533

466

4

3ª VT Recife

637

448

518

76

4ª VT Recife

776

526

479

49

5ª VT Recife

769

235

624

34

6ª VT Recife

612

497

523

40

7ª VT Recife

618

472

424

15

8ª VT Recife

804

597

525

22

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo de doze meses anteriores à data da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

1ª VT do Recife

62

163

87

336

92

359

2ª VT do Recife

77

102

117

368

118

380

3ª VT do Recife

73

198

109

430

138

471

4ª VT do Recife

80

115

105

331

121

374

5ª VT do Recife

62

197

89

435

100

452

6ª VT do Recife

181

231

195

420

209

433

7ª VT do Recife

176

315

217

400

217

413

8ª VT do Recife

173

160

178

377

186

403

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

1ª VT do Recife

29

37

126

214

210

235

2ª VT do Recife

65

84

81

133

247

386

3ª VT do Recife

52

96

168

204

352

378

4ª VT do Recife

65

75

107

88

294

379

5ª VT do Recife

38

106

291

127

309

402

6ª VT do Recife

142

181

225

182

246

410

7ª VT do Recife

42

211

314

473

**

**

8ª VT do Recife

177

132

109

205

421

452

** Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a 7ª VT realiza apenas audiências unas . São marcadas audiências de instrução nas hipóteses de haver necessidade de realização de perícias, ouvida de testemunhas de outros Estados, aguardo de resposta de ofícios, etc.

Fontes: Informações extraídas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às quintas-feiras; eventualmente, designado um "pautão" de iniciais às sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, e a Juíza Auxiliar, Dra. Vanessa Zacchê de Sá, presidem duas sessões cada um, com revezamento no caso do "pautão" de iniciais.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12 a 16

30

21

4

2ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

30 a 35

24

15

3ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10

34

23

10

4ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

34

22

10

5ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10 a 12

34 a 38

22

8

6ª VT Recife

4 (segundas às quintas-feiras)

14

40

20

8

7ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

20

25

*

12 a 16

8ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

13

34 a 38

22

10

Fonte: Informações extraídas do PJe, SIAJ e confirmadas pelo(a) Secretário(a) de Audiências.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Varas de Recife

2014

2015

2016

(até 11/11/2016)

1.567

1.692

1.577

1.639

1.620

1.591

1.602

1.643

1.583

1.612

1.641

1.567

1.586

1.629

1.583

1.562

1.621

1.601

1.543

1.642

1.600

1.560

1.614

1.589

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Recife

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.146

2.449

3.595

1.407

2.485

3.892

1.172

2.127

3.299

1.499

2.786

4.285

1.432

2.575

4.007

1.865

2.572

4.437

1.202

2.886

4.088

1.440

3.759

5.199

1.435

3.007

4.442

1.703

2.864

4.567

1.323

3.653

4.976

1.813

3.818

5.631

1.252

4.341

5.593

1.675

4.435

6.110

1.110

2.262

3.372

1.611

2.604

4.215

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 14/11/2016

Físicos

PJe

1ª VT DO RECIFE

1.119

2.817

2ª VT DO RECIFE

1.208

3.152

3ª VT DO RECIFE

1.390

3.266

4ª VT DO RECIFE

1.964

3.282

5ª VT DO RECIFE

1.346

2.920

6ª VT DO RECIFE

2.504

3.733

7ª VT DO RECIFE

2.700

3.882

8ª VT DO RECIFE

1.186

3.106

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT DO RECIFE

1.362

98

857

2ª VT DO RECIFE

1.475

128

1.064

3ª VT DO RECIFE

1.884

119

867

4ª VT DO RECIFE

1.487

219

1.245

5ª VT DO RECIFE

1.631

20

1.042

6ª VT DO RECIFE

1.812

244

1.237

7ª VT DO RECIFE

1.985

70

1.238

8ª VT DO RECIFE

1.552

38

798

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1º/10/ 2015 a 30/09/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1ª VT DO RECIFE

282

216

414

2ª VT DO RECIFE

299

147

563

3ª VT DO RECIFE

367

208

415

4ª VT DO RECIFE

299

242

617

5ª VT DO RECIFE

353

109

472

6ª VT DO RECIFE

362

403

835

7ª VT DO RECIFE

368

169

818

8ª VT DO RECIFE

339

44

539

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas do Recife

BACENJUD *

1ª e 5ª REC

(Jan a Set 2016)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento* físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

461

175

925

560

2.342

2.759

1.359

619

279

664

307

1.765

1.475

1.860

318

120

1.083

493

1.955

1.907

2.187

418

170

1.068

508

3.147

2.754

1.782

1.012

371

1.325

826

3.506

4.343

1.862

373

110

988

876

2.730

1.931

1.012

576

304

1.234

433

2.558

2.530

1.136

784

224

1.208

584

1.809

1.715

1.335

11ª

118

58

1.023

545

4.130

2.955

2.202

12ª

83

30

3.902

3.062

4.179

4.090

2.047

13ª

53

9

3.070

2.160

2.671

3.214

2.280

14ª

124

16

716

948

2.891

4.595

2.201

15ª

110

45

832

361

3.263

2.785

2.597

16ª

173

61

684

695

3.592

2.814

2732

17ª

328

125

885

830

4.032

4.221

1.144

18ª

371

125

1.063

799

2.782

3.593

1.876

19ª

169

78

636

481

2.704

1.654

1.063

20ª

507

185

1.000

515

4.196

4.086

1.331

21ª

308

82

621

798

2.853

3.093

1.418

22ª

549

219

964

601

2.060

1.384

1.013

23ª

98

32

306

418

3.209

3.389

1.194

* Apenas os dados do Sistema "BACENJUD" e de "Arquivamento" indicam dados acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT quanto às demais informações.

Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima referem-se ao período dos 12 meses anteriores àquele em que foi realizada a correição na Unidade Judiciária ( 11ª a 13ª VTs do Recife: de 1º/04/2015 até 31/03/2016; 14ª a 16ª VTs do Recife: de 1º/05/2015 até 30/04/2016; 17ª a 19ª VTs do Recife: de 1º/06/2015 até 31/05/2016; e 20ª, 21ª, 22ª e 23ª VTs do Recife: 1º/07/2015 até 30/06/2016; 2ª, 3ª e 4ª VTs do Recife: de 1º/08/2015 a 31/07/2016; 1ª e 5 VTs do Recife : de 1º/09/2015 até 31/08/2016; e 6ª, 7ª e 8ª VTs do Recife: de 1º/10/2015 até 30/09/2016.

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

26

12/12/2013

0000445-27.2011.5.06.0006

Perito

16

03/08/2016

0148300-20.2005.5.06.0006

Terceiros

06

03/08/2016

0008500-45.2003.5.06.0006

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

1.219

17/08/2016

0001717-17.2015.5.06.0006

Processos conclusos para despacho

480

22/07/2016

0000041-68.2014.5.06.0006

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

147

23/05/2016

0001411-24.2010.5.06.0006

Notificações a expedir

174

14/02/2016

0000664-98.2015.5.06.0006

Ofícios a expedir

109

02/09/2016

0000391-22.2015.5.06.0006

Alvarás a expedir

18

21/01/2016

0000572-91.2013.5.06.0006

Mandados a expedir

26

27/09/2016

0001213-11.2015.5.06.0006

Praças a realizar

00

-

-

Processos para certificar/diligenciar

35

17/08/2016

0000074-29.2012.5.06.0006

Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual

252

17/10/2016

0000754-77.2013.5.06.0006

Praças a Marcar

03

19/09/2016

0000492-25.2016.5.06.0006

Processos no Setor de Cálculos

220

04/04/2016

0000718-64.2015.5.06.0006

Processos com recurso a enviar ao TRT e/ou Outros Órgãos.

08

04/11/2016

0000687-44.2015.5.06.0006

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.

Observações :

1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);

2) Expedidos mandados de busca e apreensão nos processos mais antigos em poder de advogados. Urge, todavia, mais efetividade do Juízo com relação a medidas para a devolução dos correspondentes autos;

3) Dados coletados em 16/11/2016;

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho do Recife, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

Importante ressaltar que, durante o período compreendido entre julho/2015 e fevereiro/2016, as Varas do Trabalho do Recife suportaram circunstâncias adversas relativamente às suas instalações próprias, necessitando, inclusive, deixar o espaço físico onde instaladas para se mudar para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes, onde passaram a compartilhar o espaço com as varas locais. Esse conjunto de fatos, evidentemente, afetou o regular e ordinário desenrolar-se de suas as atividades rotineiras, e, por consequência, o desempenho à consecução das Metas - CNJ 2015.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não foi atingida, porém a Unidade Judiciária situa-se na média dos resultados obtidos pela Varas da Capital.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara do Recife

1.692

1.638

96,81%

2ª Vara do Recife

1.620

1.478

91,23%

3ª Vara do Recife

1.643

1.335

81,25%

4ª Vara do Recife

1.641

1.718

104,69%

5ª Vara do Recife

1.629

1.608

98,71%

6ª Vara do Recife

1.621

1.361

83,96%

7ª Vara do Recife

1.642

1.538

93,67%

8ª Vara do Recife

1.614

1.268

78,56%

9ª Vara do Recife

1.618

1.352

83,56%

10ª Vara do Recife

1.654

1.289

77,93%

11ª Vara do Recife

1.635

1.203

73,58%

12ª Vara do Recife

1.613

1.447

89,71%

13ª Vara do Recife

1.646

1.164

70,72%

14ª Vara do Recife

1.625

1.335

82,15%

15ª Vara do Recife

1.634

1.365

83,54%

16ª Vara do Recife

1.605

1.228

76,51%

17ª Vara do Recife

1.629

1.434

88,03%

18ª Vara do Recife

1.634

1.151

70,44%

19ª Vara do Recife

1.607

1.516

94,34%

20ª Vara do Recife

1.629

1.236

75,87%

21ª Vara do Recife

1.639

1.247

76,08%

22ª Vara do Recife

1.611

1.395

86,59%

23ª Vara do Recife

1.606

1.047

65,19%

Subtotal da Capital

37.487

31.353

83,64%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida!

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª Vara do Recife

1.397

1.300

93,06%

2ª Vara do Recife

1391

1343

96,55%

3ª Vara do Recife

1592

1478

92,83%

4ª Vara do Recife

1619

1616

99,81%

5ª Vara do Recife

1617

1528

94,50%

6ª Vara do Recife

1606

1566

97,51%

7ª Vara do Recife

1407

1387

98,58%

8ª Vara do Recife

1584

1541

97,29%

9ª Vara do Recife

1407

1401

99,57%

10ª Vara do Recife

1603

1408

87,84%

11ª Vara do Recife

1604

1425

88,84%

12ª Vara do Recife

1557

1491

95,76%

13ª Vara do Recife

1572

1455

92,56%

14ª Vara do Recife

1544

1467

95,01%

15ª Vara do Recife

1595

1466

91,91%

16ª Vara do Recife

1573

1371

87,16%

17ª Vara do Recife

1553

1426

91,82%

18ª Vara do Recife

1555

1496

96,21%

19ª Vara do Recife

1571

1373

87,40%

20ª Vara do Recife

1555

1327

85,34%

21ª Vara do Recife

1387

1221

88,03%

22ª Vara do Recife

1584

1578

99,62%

23ª Vara do Recife

1567

1344

85,77%

Subtotal da Capital

35.440

33.008

93,14%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida!

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

573

1442

251,66%

2ª Vara do Recife

566

1127

199,12%

2ª Vara do Recife

501

1333

266,07%

4ª Vara do Recife

654

1029

157,34%

5ª Vara do Recife

522

1400

268,20%

6ª Vara do Recife

417

639

153,24%

7ª Vara do Recife

428

838

195,79%

8ª Vara do Recife

389

1151

295,87%

9ª Vara do Recife

356

1034

290,45%

10ª Vara do Recife

493

1206

244,62%

11ª Vara do Recife

442

882

199,55%

12ª Vara do Recife

561

729

129,95%

13ª Vara do Recife

243

869

357,61%

14ª Vara do Recife

483

872

180,54%

15ª Vara do Recife

584

1400

239,73%

16ª Vara do Recife

329

1052

319,76%

17ª Vara do Recife

341

655

192,08%

18ª Vara do Recife

659

1252

189,98%

19ª Vara do Recife

405

1665

411,11%

20ª Vara do Recife

350

1100

314,29%

21ª Vara do Recife

422

813

192,65%

22ª Vara do Recife

463

1443

311,66%

23ª Vara do Recife

435

1501

345,06%

Subtotal da Capital

10.666

25.332

237,50%

Total da 6ª Região

31.194

48.910

156,79%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não foi atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

238

213

244

207

-13,03%

2ª Vara do Recife

226

187

197

216

-4,42%

3ª Vara do Recife

273

211

145

339

+24,18%

4ª Vara do Recife

222

191

256

157

-29,28%

5ª Vara do Recife

231

204

179

256

+10,82%

6ª Vara do Recife

233

210

147

296

+27,04%

7ª Vara do Recife

237

214

194

257

+8,44%

8ª Vara do Recife

192

178

159

211

+9,90%

9ª Vara do Recife

215

174

172

217

+0,93%

10ª Vara do Recife

245

184

136

293

+19,59%

11ª Vara do Recife

234

192

138

288

+23,07%

12ª Vara do Recife

249

174

122

301

+20,88%

13ª Vara do Recife

247

205

144

308

+24,70%

14ª Vara do Recife

232

199

153

278

+19,83%

15ª Vara do Recife

272

198

151

319

+17,28%

16ª Vara do Recife

296

183

138

341

+15,20%

17ª Vara do Recife

240

170

165

245

+2,08%

18ª Vara do Recife

212

173

124

261

+23,11%

19ª Vara do Recife

234

181

134

281

+20,08%

20ª Vara do Recife

272

223

96

399

+46,69%

21ª Vara do Recife

226

200

134

292

+29,20%

22ª Vara do Recife

204

185

165

224

+9,80%

23ª Vara do Recife

271

203

87

387

+42,80%

Subtotal da Capital

5.501

4.452

3.580

6.373

+ 15,85%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Observação:

Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes, inclusive nos feitos que tramitam em ambiente virtual (PJe);

emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, consoante constatado nos processos nºs 0000912-64.2015.5.06.0006, 0000619-31.2014.5.06.0006 e 0001653-41.2014.5.06.0006 (recursos ordinários - PJe);

faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000726-27.2013.5.06.0006, 0001021-93.2015.5.06.0006, 0001291-54.2014.5.06.0006, 0001305-28.2011.5.06.0006 e 0001626-73.2014.5.06.0006);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (observem-se os artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nº 0000617-03.2010.5.06.0006 e 0027700-09.2001.5.06.0006, p.ex.);

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nºs. 0000333-92.2010.5.06.0006 e 0001108-39.2012.5.06.0006;

inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (13 processos – considerado o período de 1º/10/2015 a 30/09/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0000946-44.2012.5.06.0006 e 0001583-29.2011.5.06.0006.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara revelou um panorama de satisfatória organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.

Eventuais ressalvas ou vagar ao cumprimento de determinação judicial mostram-se plenamente justificáveis ante as circunstâncias que as unidades judiciárias de 1ª instância do Recife enfrentaram durante segundo semestre de 2015, ocasião em que se viram forçadas a deixar suas instalações próprias para se acomodarem com outras varas no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes. Certamente que dedicação e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos.

Pesquisa empreendida no acervo (processos físicos) demonstrou a existência de alguns processos sem a devida movimentação há mais de sessenta (60) dias, ora referidos a título de colaboração, para que a sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do Juízo (falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais): 0000028-74-2011-5-06-0006, 0000121-03-2012-5-06-0006, 0000205-67-2013-5-06-0006, 0001266-60-2013-5-06-0006 e 0161100-75-2008-5-06-0006. Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais também demonstrou a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, pela Secretaria da Vara, nos processos nº 0001266-26-2014-5-06-0006, 0010242-56-2013-5-06-0006, 0000819-042015-5-06-0006, 0001069-71-2014-5-06-0006, 0000528-04-2015-5-06-0006, 0001789-04-2015-5-06-0006 e 0000562-76-2015-5-06-0006.

Verifica-se que processos físicos foram objeto de conversão para o meio digital (252 transformações), sendo orientado à Secretaria da Vara que, dentro de suas possibilidades, mantenha o foco nesse sentido, uma vez que a prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, tornando-o mais aprazível.

Observou-se a existência de 11 (onze) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Deduz-se, pois, que a Secretaria mantém bons gerenciamento e controle quanto a esse aspecto.

O Item 7 da presente ata (Quadro Atual da Secretaria) demonstra a adequada situação dos trabalhos desenvolvidos nos diversos setores. Pequenas ressalvas apenas à quantidade de feitos encontrados pendentes de despacho (480 – mais antigo de 22/07/2016 - 0000041-68.2014.5.06.0006 ); documentos pendentes de leitura e/ou petições a juntar (1.219 - mais antigo de 17/08/2016 - 0001717-17.2015.5.06.0006 ); e processos no setor de cálculos (220 - mais antigo de 04/04/2016 - 0000718-64.2015.5.06.0006 ). A essa conjuntura encoraja-se maior desvelo dos responsáveis.

Os Assistentes de Juiz, além de confeccionarem os despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade, informações em mandado de segurança e análise de antecipação de tutela.

As sentenças são prolatadas, em sua maioria, de forma líquida (principalmente, o Juiz Titular), em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos (PJe). Não obstante, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara. Dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.

Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud em 16/11/2016, foram identificadas várias ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas há tempo razoável, mas que ainda aguardam decisão do Juízo (total de 65 registros). Algumas foram atendidas integralmente, como nos processos nº 0001083-89.2013.5.06.0006 (constrição ocorrida em 05/05/2015) e 0030600-81.2009.5.06.0006 (constrição ocorrida em 10/03/2015); outras, parcialmente, caso dos processos 0012400-07.2001.5.06.0006 (constrição ocorrida em 16/12/2014) e 0010090-08.2013.5.06.0006 (constrição ocorrida em 13/11/2014). Identificados, também, bloqueios de quantias diminutas, que, possivelmente, não vão interessar à execução, caso dos processos nº 0085600-37.2007.5.06.0006, em 05/05/2015, e 0000189-79.2014.5.06.0006, em 14/11/2014. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o Juízo adote as providências necessárias a ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatarem os magistrados Milton Gouveia da Silva Filho, Ana Carolina Bulhões Calheiros, José Augusto Segundo Neto, Liliane Mendonça de Moraes Souza e Matheus Ribeiro Rezende, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada nos quadros 3.3 e 3.4, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que os magistrados Ana Carolina Bulhões Calheiros, José Augusto Segundo Neto, Liliane Mendonça de Moraes Souza e Matheus Ribeiro Rezende não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providência”, ou mesmo “não lida”, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II;

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”;

Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT); e

Perseverar a Secretaria da Vara na realização de revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos físicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), sempre buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade.

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

Requereu o Ilustríssimo Diretor de Secretaria que fossem repetidas as boas práticas referidas por ocasião da correição ordinária anterior (2015), uma vez que elas ainda existem no dia a dia desta Unidade:

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 6ª Vara do Trabalho do Recife, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz Titular da 6ª Vara do Recife, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

MILTON GOUVEIA DA SILVA FILHO

Juiz Titular da 6ª Vara do Recife

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 70 2016 de 16/11/2016