ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2ª VARA DO TRABALHO DE GOIANA, EM 10 NOVEMBRO DE 2016.
Aos 10 (dez) dias do mês de novembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2ª Vara do Trabalho de Goiana, situada no Loteamento Carvalho Feitosa, 53 – Centro – Goiana (PE),, o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 11/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 19 de setembro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presente, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides, o Diretor de Secretaria, Bel. Gonçalo Machado da Ponte, e os demais servidores ali lotados: Eduardo Antônio Morais de Araújo, LÃvia Pontes Perazzo Barboza, Tiago Fritzen Guimarães Carvalho, Lilian Costa de Lacerda, Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo, Christiane Holanda Arantes, Ingrid Pires Gomes da Costa e Isabela AtaÃde Rosendo Bittencourt, além da estagiária de Direito acadêmica Jessikelly Monara da Silva Nascimento.
Com base nos dados extraÃdos do PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides |
Desde 12/12/2014 (Ato TRT GP nº 298/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Gonçalo Machado da Ponte |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Eduardo Antônio Morais de Araújo |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
LÃvia Pontes Perazzo Barboza |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Tiago Fritzen Guimarães Carvalho |
Analista Judiciário |
Calculista |
Lilian Costa de Lacerda |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Christiane Holanda Arantes. |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Ingrid Pires Gomes da Costa |
Requisitada |
Assistente |
Isabela AtaÃde Rosendo Bittencourt |
Analista Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Goiana |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
VÃrginio H. de Sá e Benevides |
1.513 |
427 |
323 |
139 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
231 |
48 |
30 |
18 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
201 |
2 |
41 |
17 |
Arthur Ferreira Soares |
230 |
52 |
50 |
7 |
Edson Luis Bryk |
78 |
2 |
9 |
4 |
Levi Pereira de Oliveira |
101 |
26 |
23 |
- |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
18 |
5 |
4 |
1 |
Wiviane Maria Oliveira de Souza |
17 |
3 |
2 |
5 |
Total |
2.389 |
565 |
482 |
191 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Goiana |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
VÃrginio Henrique de Sá e Benevides |
7 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
7 |
Wiviane Maria Oliveira de Souza |
27 |
Prazo médio para julgar na unidade |
14 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2ª VT de Goiana |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
VÃrginio Henriques de Sá e Benevides |
57 |
- |
- |
57 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
- |
27 |
27 |
Total de sentenças pendentes na vara |
57 |
- |
27 |
84 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000745-48.2015.5.06.0232, 0000402-52.2015.5.06.0232, 0001000-06.2015.5.06.0232, 0000716-95.2015.5.06.0232, 0000744-63.2015.5.06.0232, 0000615-58.2015.5.06.0232, 0000689-15.2015.5.06.0232, 0000698-74.2015.5.06.0232, 0000691-82.2015.5.06.0232, 0000695-22.2015.5.06.0232, 0000697-89.2015.5.06.0232, 0000699-59.2015.5.06.0232, 0000712-58.2015.05.06.0232, 0000717-80.2015.5.06.0232, 0000723-87.2015.5.06.0232, 0000676-16.2015.5.06.0232, 0000960-24.2015.5.06.0232, 0000959-39.2015.5.06.0232, 0000958-54.2015.5.06.0232, 0000964-61.2015.5.06.0232, 0000823-42.2015.5.06.0232, 0000824-27.2015.5.06.0232, 0000827-79.2015.5.06.0232, 0000729-94.2015.5.06.0232, 0000730-79.2015.5.06.0232, 0000731-64.2015.5.06.0232, 0000025-81.2015.5.06.0232.
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 10/11/2016 Ã s 09h30min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Nesta ocasião , não foram identificados incidentes processuais na unidade judiciária sob correição que estivessem aguardando julgamento.
Fontes: Dados coletados no PJe em 10/11/2016 Ã s 09h30m.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade) :
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
1ª VT Goiana |
577 |
266 |
538 |
25 |
2ª VT Goiana |
565 |
191 |
482 |
14 |
3ª VT Goiana |
563 |
273 |
498 |
9 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodos analisados: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) . Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Goiana |
39 |
60 |
107 |
309 |
130 |
329 |
2ª VT de Goiana |
35 |
61 |
48 |
106 |
56 |
111 |
3ª VT de Goiana |
49 |
86 |
59 |
118 |
66 |
107 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodos analisados: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiências, a contar de 08/11/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT de Goiana |
15 |
35 |
16 |
121 |
258 |
105 |
2ª VT de Goiana |
15 |
29 |
44 |
37 |
50 |
34 |
3ª VT de Goiana |
28 |
34 |
55 |
134 |
1 |
13 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. VÃrginio Henriques de Sá e Benevides, em regra, comparece à Unidade nos dias em que são realizadas as sessões de audiência (terças à s quintas-feiras).
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Goiana |
3 (terças às quintas-feiras) |
4 a 6 |
22 a 25 |
15 |
10 |
2ª VT Goiana |
3 dias (terças às quintas-feiras) |
4 |
30 |
12 |
8 |
3ª VT Goiana |
2 dias (terças e quartas-feiras) |
4 |
22 a 26 |
9 a 12 |
4 a 6 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe, em 07/11/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Varas de Goiana |
2014 |
2015 |
2016 (até 07/11/2016) |
1ª |
2.082 |
435 |
1.267 |
2ª |
* |
1.321 |
1.264 |
3ª |
* |
1.131 |
1.265 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes** (congestionamento) :
Varas de Goiana |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
1.412 |
2.743 |
4.155 |
826 |
2.810 |
3.636 |
2ª |
* |
* |
* |
471 |
427 |
898 |
3ª |
* |
* |
* |
391 |
440 |
831 |
* A 2ª e 3ª Varas do Trabalho de Goiana começaram a funcionar em 12 de dezembro de 2014 e 28 de janeiro de 2015, respectivamente.
**O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 09/11/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
1ª VT Goiana |
1.855 |
1.733 |
2ª VT Goiana * |
- |
1.482 |
3ª VT Goiana * |
- |
1.474 |
* 2ª e 3ª Varas funcionam exclusivamente com processos virtuais (PJe).
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Goiana |
889 |
257 |
592 |
2ª VT Goiana |
435 |
151 |
284 |
3ª VT Goiana |
431 |
48 |
343 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
1ª VT Goiana |
295 |
157 |
771 |
2ª VT Goiana |
102 |
91 |
130 |
3ª VT Goiana |
100 |
23 |
120 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 30/09/2016.
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas de Goiana |
BACEN |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamen-to fÃsicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
251 |
81 |
962 |
1.204 |
1.917 |
2.177 |
3.467 |
** 2ª |
190 |
67 |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
705 |
** 3ª |
221 |
95 |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
656 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos incluem processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
** 2ª e 3ª Varas do Trabalho de Goiana sem legado de processos fÃsicos, tendo acervo composto exclusivamente por processos eletrônicos, razão pela qual, com relação à s sobreditas Varas do Trabalho, não foram informados dados extraÃveis dos Relatórios Gerenciais.
Fontes: Sistema BACENJUD, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
PerÃodo analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao perÃodo compreendido de 1º/10/2015 até 30/09/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO |
Documentos não lidos (agrupador PJe) |
28 |
09/11/2016 |
0000386-64.2016.5.06.0232 |
Processos conclusos para despacho |
31 |
07/11/2016 |
0000949-92.2015.5.06.0232 |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN/SERPRO/CCS) |
38 |
26/09/2016 |
0000088-72.2016.5.06.0232 |
Notificações a expedir |
79 |
26/10/2016 |
0001133-48.2015.5.06.0232 |
OfÃcios a expedir |
00 |
- |
- |
Alvarás a expedir |
20 |
26/10/2016 |
0000833-86.2015.5.06.0232 |
Mandados a expedir |
24 |
03/11/2016 |
0000900-51.2015.5.06.0232 |
Praças a realizar |
00 |
- |
- |
Processos para certificar |
00 |
- |
- |
Praças a Marcar |
03 |
03/11/2016 |
0000043-39.2014.5.06.0232 |
Processos no Setor de Cálculos |
114 |
13/09/2016 |
0000010-15.2015.5.06.0232 |
Processos c/recurso a enviar ao TRT, Justiça Estadual e/ou Out.Órgãos |
00 |
- |
- |
Fonte: Informações colhidas PJe
Observações:
1) Unidade Judiciária funciona com processos exclusivamente virtuais.
2) Dados coletados em 10/11/2016 .
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Goiana, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta não chegou a ser atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos *** |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Goiana |
435 |
1.401 |
322,07% |
2ª Vara de Goiana * |
1.321 |
901 |
68,21% |
3ª Vara de Goiana ** |
1.131 |
752 |
66,49% |
Subtotal de Goiana |
2.887 |
3.054 |
105,78% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
* 2ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 12/12/2014.
** 3ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 28/01/2015.
*** Durante o ano de 2015, ocorreu distribuição diferenciada (menos processos à 1ª Vara). Ademais, não dispondo de passivo de anos anteriores, inviável a 2ª e 3ª Varas conseguir solucionar número superior de processos ao que receberam em 2015.
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta não aplicável.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara de Goiana |
2.241 |
2.219 |
99,09% |
2ª Vara de Goiana * |
META NÃO APLICÃVEL | ||
3ª Vara de Goiana ** |
META NÃO APLICÃVEL | ||
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
* 2ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 12/12/2014.
** 3ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 28/01/2015.
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não aplicável.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Goiana |
189 |
500 |
264,55% |
2ª Vara de Goiana * |
META NÃO APLICÃVEL | ||
3ª Vara de Goiana ** |
META NÃO APLICÃVEL | ||
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
* 2ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 12/12/2014.
** 3ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 28/01/2015.
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau. Meta não aplicável. Noticia-se, entretanto, que esta Meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º grau aptas a tal verificação.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não aplicável.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Goiana |
34 |
4 |
28 |
10 |
+ 150,00% |
2ª Vara de Goiana |
META NÃO APLICÃVEL | ||||
3ª Vara de Goiana |
META NÃO APLICÃVEL | ||||
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
* 2ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 12/12/2014.
** 3ª Vara do Trabalho de Goiana foi inaugurada em 28/01/2015.
*** Durante o ano de 2015, ocorreu distribuição diferenciada (menos processos à 1ª Vara). Ademais, não dispondo de passivo de anos anteriores, inviável a 2ª e 3ª Varas conseguir solucionar número superior de processos ao que receberam em 2015.
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
registra no sistema informatizado todos os atos processuais relevantes, inclusive no PJe-JT;
emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos , nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs 0000420-39.2016.5.06.0232, 0000870-16.2015.5.06.0232 e 0000482-16.2015.5.06.0232 (recursos ordinários - PJe);
faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000110-67.2015.5.06.0232, 0001061-61.2015.5.06.0232, 0001087-59.2015.5.06.0232, 0001185-44.2015.5.06.0232 e 0001231-33.2015.5.06.0232);
Exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Está ciente do que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012. Entretanto, segundo informação do Diretor de Secretaria, em vista do pouco tempo de instalação da Vara – em 12 de dezembro de 2014 – ainda não existem processos onde tenha sido necessária a emissão das certidões referidas no artigo 77 (Anexo IV – Certidão que precede à Remessa ao Arquivo Provisório de Autos de Processo em Execução) e no artigo 88, caput (Anexo V – Certidão de Crédito Trabalhista), ambos da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº. 0000118-44.2015.5.06.0232;
inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (23 processos – considerado o perÃodo de 1º/10/2015 a 30/09/2016) poderia, em princÃpio, ser mais significativa;
determina a citação dos sócios , nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 000732-49.2015.5.06.0232.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A análise realizada por amostragem nas seções/competências que integram a secretaria da vara revelou que permanece o quadro de acertada organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
Com efeito, não foi observada a existência de processos pendentes de andamento e/ou de atualização de atos processuais para além de 60 (sessenta) dias. Conjuntura positiva e digna de registro. Pequena ressalva a ser feita apenas no que diz respeito a alguns embargos de declaração, opostos já havia alguns dias, alocados na caixa denominada “análise de conhecimentoâ€, que aguardavam ser despachados/conclusos ao magistrado para o necessário julgamento (p. ex., processos nºs 0000843-96.2016.5.06.0232, 0000841-29.2016.5.06.0232, 0000790-18.2016.5.06.0232, 0000794-55.2016.5.06.0232 e 0000789-33.2016.5.06.0232). Entrementes, após relato ao Diretor de Secretaria, pendência foi resolvida incontinenti.
Observou-se a existência de 18 (dezoito) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Infere-se, pois, que a Secretaria tem empregado acertado controle e diligências a evitar a guarda desnecessária de tais documentos.
O JuÃzo tem como prática a prolação de sentenças lÃquidas , mormente no que diz respeito a processos sujeitos ao rito sumarÃssimo. Ademais, já está utilizando o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças.
As Assistentes de Juiz, além de confeccionarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade, informações em mandado de segurança e análise de antecipação de tutela.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 9 de novembro de 2016, aferiu-se que o JuÃzo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatar o magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que o referido magistrado não se achava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência dos termos da presente admoestação;
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT; e
Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Planilha com controle diário de expedientes executados pelos servidores, através da qual nos permite aferir quais os setores que necessitam de uma atenção especial;
Formação de banco de dados em arquivos eletrônicos com as informações das empresas executadas, obtid as junto aos convênios RENAJUD, INFOJUD, CCS e JUCEPE;
Elaboração de despachos sequenciados, evitando conclusões desnecessárias e demora na prestação jurisdicional;
Realização de acordos fora de pauta, evitando-se sobrecarregar a pauta regular de audiências;
Emissão de alvarás múltiplos envolvendo vários pagamentos, oriundos de diversos depósitos e instituição financeira;
Edição de ordem de serviço com a programação anual das audiências a serem realizadas pelo juÃzo, com flexibilidade de pauta, possibilitando o remanejamento de audiências quando se verifica que há criticidade;
Pastas com os indicadores dos atos praticados pelos servidores, tais como: indicadores de alvarás, indicadores de audiências, indicadores de comunicações, indicadores de conciliações, indicadores de conclusões, indicadores da contadoria, indicadores de distribuição e indicadores de execução. Estas pastas são alimentadas semanalmente com os dados contidos nas planilhas de controle diário de expedientes realizados pelos servidores e nos permite ter uma visão sistêmica de toda a logÃstica de funcionamento da vara; e
Priorização das comunicações com as instituições financeiras locais, através de e-mail institucional, para recebimento dos comprovantes de recolhimentos e transferências determinados nos alvarás pelo juÃzo.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Disponibilização de mais um estagiário, sendo que acadêmico de Ciências Contábeis, para aprender e auxiliar no Setor de Cálculos desta Vara; e
Manutenção predial envolvendo os seguintes serviços: infiltrações e pintura da Unidade, além da instalação de uma divisória para segmentar um espaço existente na Secretaria onde, atualmente, exercem suas tarefas tanto servidores quanto advogados;
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se tod os que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 2ª Vara do Trabalho de Goiana, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz Titular da 2ª Vara de Goiana, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
VIRGÃNIO HENRIQUES DE SÃ E BENEVIDES
Juiz Titular da 2ª Vara de Goiana
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 68 2016 de 10/11/2016