ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 8ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 3 E 4 DE NOVEMBRO DE 2016.
Aos 3 (três) e 4 (quatro) dias do mês de novembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 5ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 11/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 19 de setembro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Primeiramente, o Excelentíssimo Corregedor Regional determinou o registro de que, no ano de 2015, em virtude de fatos relacionados às instalações físicas envolvendo as unidades judiciárias e administrativas então instaladas no antigo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Edifício da SUDENE), as Varas do Trabalho do Recife foram compelidas a se transferir para o Fórum onde funcionavam as Varas do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), compartilhando o espaço disponível. Essa mudança, ocorrida em agosto de 2015 (e mantida até fevereiro de 2016), dificultou, sensivelmente, a rotina e a disposição dos trabalhos desenvolvidos nesses juízos e, por consequência, afetou o seu regular desempenho.
Feito esse registro inicial, prossegue-se a edição da corrente ata.
Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Andréa Keust Bandeira de Melo, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Marília Leal Montenegro Spinelli, o Diretor de Secretaria, Bel. Fernando de Mesquita Mota Júnior, e os demais servidores ali lotados: Hilton Carlos de Carvalho Xavier, Anna Rita Dornellas Câmara de Almeida, Sílvio Romero Cardoso da Cunha, Rinaldo da Rocha Negreiros Júnior, Risoneida Maria da Silva, Ana Luíza Koury Xavier da Silva, Georgette Firmo Soares, Maria Elizabeth Esteves de Araújo Silva, Clébio José da Silva e Luciana da Fonte Barbosa, além dos estagiários de Direito, os acadêmicos Alex Gomes de França Júnior e Kleventon Markelli Dativo Bezerra. Deixaram de comparecer, nesta oportunidade, as servidoras Maria Tavares Leal, em licença médica para tratamento da própria saúde, e Mariana Menezes da Silva Maia, por se encontrar em gozo de suas férias anuais.
Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÍZA TITULAR/JUÍZA SUBSTITUTA |
PERÍODO DE ATUAÇÃO |
Andréa Keust Bandeira de Melo (Titular) |
Desde 04/02/2013 (Ato TRT GP nº 67/2013) |
Marília Leal Montenegro Spinelli (Auxiliar) * |
Desde 1º/09/2015 (Portaria TRT-GCR nº 166/2015) |
* A Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Dra. Marília Leal Montenegro Spinelli encontra-se atuando como Juíza Auxiliar da 8ª Vara do Trabalho do Recife, desde o dia 1º de setembro de 2015 até ulterior deliberação, em razão do afastamento do Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar desta Unidade Judiciária, Dr. Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara, para atuar como Coordenador do Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos deste Tribunal.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Fernando de Mesquita Mota Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretora |
Hilton Carlos de Carvalho Xavier |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Anna Rita Dornellas C. de Almeida |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Sílvio Romero Cardoso da Cunha |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Rinaldo da Rocha Negreiros Júnior |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Risoneida Maria da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Ana Luíza Koury Xavier da Silva |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Georgette Firmo Soares |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Maria Elizabeth E. de Araújo Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Maria Tavares Leal |
TécnicoJudiciário |
Assistente |
Clébio José da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
Luciana da Fonte Barbosa |
Técnico Judiciário |
- |
Mariana Menezes da Silva Maia |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos Juízes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 8ª VT do Recife |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
1.005 |
361 |
232 |
360 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
6 |
- |
- |
Camila Augusta C. Vasconcelos |
- |
4 |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
10 |
3 |
3 |
- |
Claudia Christina S.R.L. Mendonça |
29 |
8 |
7 |
- |
Daniella Cristiane R. Ferreira |
- |
13 |
- |
- |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
1 |
- |
- |
- |
Eduardo H.B. Dornelas Câmara |
18 |
- |
27 |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
- |
1 |
- |
- |
Gilberto Oliveira Freitas |
2 |
- |
- |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
1 |
24 |
1 |
2 |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
58 |
16 |
21 |
27 |
Kevia Duarte Muniz |
1 |
- |
- |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
107 |
25 |
14 |
2 |
Levi Pereira de Oliveira |
11 |
5 |
4 |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
27 |
7 |
4 |
1 |
Marília Leal Montenegro Spinelli |
976 |
285 |
193 |
197 |
Marta de Fátima Leal Chaves |
- |
- |
1 |
- |
Matheus de Lima Sampaio |
- |
12 |
- |
1 |
Necy L.P. Albuquerque Azevedo |
10 |
2 |
4 |
- |
Paula Gouveia Xavier Costa |
2 |
- |
- |
- |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
13 |
3 |
3 |
- |
Rafael Val Nogueira |
1 |
- |
- |
- |
Roberta Vance Harrop |
- |
10 |
- |
- |
Rodrigo de Melo |
16 |
3 |
4 |
- |
Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha |
52 |
15 |
7 |
6 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
- |
1 |
- |
- |
Total |
2.340 |
804 |
525 |
597 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 8ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
10 |
Camila Augusta Cabral Vasconcelos |
83 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
10 |
Marília Leal Montenegro Spinelli |
13 |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque Azevedo |
10 |
Roberta Vance Harrop |
177 |
Prazo médio para julgar na unidade |
22 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 8ª VT do Recife |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
5 |
- |
- |
5 |
Leandro Fernandez Teixeira |
3 |
- |
- |
3 |
Marília Leal Montenegro Spinelli |
1 |
- |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na vara |
9 |
- |
- |
9 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas” e PJe, em 03/11/2016 às 07h49m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 8ª VT do Recife |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
1 |
- |
1 |
Fontes : Dados coletados no PJe e na Secretaria da VT em 03/11/2016 às 07h57m.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1ª VT Recife |
772 |
569 |
619 |
24 |
2ª VT Recife |
758 |
533 |
466 |
4 |
3ª VT Recife |
637 |
448 |
518 |
76 |
4ª VT Recife |
776 |
526 |
479 |
49 |
5ª VT Recife |
769 |
235 |
624 |
34 |
6ª VT Recife |
612 |
497 |
523 |
40 |
7ª VT Recife |
618 |
472 |
424 |
15 |
8ª VT Recife |
804 |
597 |
525 |
22 |
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo de doze meses anteriores à data da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT do Recife |
62 |
163 |
87 |
336 |
92 |
359 |
2ª VT do Recife |
77 |
102 |
117 |
368 |
118 |
380 |
3ª VT do Recife |
73 |
198 |
109 |
430 |
138 |
471 |
4ª VT do Recife |
80 |
115 |
105 |
331 |
121 |
374 |
5ª VT do Recife |
62 |
197 |
89 |
435 |
100 |
452 |
6ª VT do Recife |
181 |
231 |
195 |
420 |
209 |
433 |
7ª VT do Recife |
176 |
315 |
217 |
400 |
217 |
413 |
8ª VT do Recife |
173 |
160 |
178 |
377 |
186 |
403 |
Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
Sumaríssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT do Recife |
29 |
37 |
126 |
214 |
210 |
235 |
2ª VT do Recife |
65 |
84 |
81 |
133 |
247 |
386 |
3ª VT do Recife |
52 |
96 |
168 |
204 |
352 |
378 |
4ª VT do Recife |
65 |
75 |
107 |
88 |
294 |
379 |
5ª VT do Recife |
38 |
106 |
291 |
127 |
309 |
402 |
6ª VT do Recife |
142 |
181 |
225 |
182 |
246 |
410 |
7ª VT do Recife |
42 |
211 |
314 |
473 |
** |
** |
8ª VT do Recife |
177 |
132 |
109 |
205 |
421 |
452 |
** As audiências são unas na 7ª VT do Recife.
Fontes: Informações extraídas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras, sendo que a Juíza Titular, Dra. Andrea Keust Bandeira de Melo, e a Juíza Auxiliar, Marília Leal Montenegro Spinelli presidem de 2 (duas) a 3 (três) sessões de audiência por semana, de forma alternada.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média) :
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
Sumaríssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
12 a 16 |
30 |
21 |
4 |
2ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
12 |
30 a 35 |
24 |
15 |
3ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
10 |
34 |
23 |
10 |
4ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
12 |
34 |
22 |
10 |
5ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
10 a 12 |
34 a 38 |
22 |
8 |
6ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
14 |
40 |
20 |
8 |
7ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
20 |
25 |
* |
12 a 16 |
8ª VT Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
13 |
34 a 38 |
22 |
10 |
* As audiências são unas na 7ª VT do Recife.
Fonte: Informações extraídas do PJe e SIAJ (confirmadas pela Secretária de Audiências).
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:
Varas de Recife |
2014 |
2015 |
2016 (até 03/11/2016) |
1ª |
1.567 |
1.692 |
1.529 |
2ª |
1.639 |
1.620 |
1.535 |
3ª |
1.602 |
1.643 |
1.529 |
4ª |
1.612 |
1.641 |
1.518 |
5ª |
1.518 |
1.629 |
1.528 |
6ª |
1.522 |
1.621 |
1.546 |
7ª |
1.543 |
1.642 |
1.545 |
8ª |
1.560 |
1.614 |
1.536 |
Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Varas de Recife |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
1.146 |
2.449 |
3.595 |
1.407 |
2.485 |
3.892 |
2ª |
1.172 |
2.127 |
3.299 |
1.499 |
2.786 |
4.285 |
3ª |
1.432 |
2.575 |
4.007 |
1.865 |
2.572 |
4.437 |
4ª |
1.202 |
2.886 |
4.088 |
1.440 |
3.759 |
5.199 |
5ª |
1.435 |
3.007 |
4.442 |
1.703 |
2.864 |
4.567 |
6ª |
1.323 |
3.653 |
4.976 |
1.813 |
3.818 |
5.631 |
7ª |
1.252 |
4.341 |
5.593 |
1.675 |
4.435 |
6.110 |
8ª |
1.110 |
2.262 |
3.372 |
1.611 |
2.604 |
4.215 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 03/11/2016 | |
Físicos |
PJe | |
1ª VT DO RECIFE |
1.119 |
2.817 |
2ª VT DO RECIFE |
1.208 |
3.152 |
3ª VT DO RECIFE |
1.390 |
3.266 |
4ª VT DO RECIFE |
1.964 |
3.282 |
5ª VT DO RECIFE |
1.346 |
2.920 |
6ª VT DO RECIFE |
2.526 |
3.705 |
7ª VT DO RECIFE |
2.700 |
3.882 |
8ª VT DO RECIFE |
1.186 |
3.106 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT DO RECIFE |
1.362 |
98 |
857 |
2ª VT DO RECIFE |
1.475 |
128 |
1.064 |
3ª VT DO RECIFE |
1.884 |
119 |
867 |
4ª VT DO RECIFE |
1.487 |
219 |
1.245 |
5ª VT DO RECIFE |
1.631 |
20 |
1.042 |
6ª VT DO RECIFE |
1.812 |
244 |
1.237 |
7ª VT DO RECIFE |
1.985 |
70 |
1.238 |
8ª VT DO RECIFE |
1.552 |
38 |
798 |
Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1º/09/ 2015 a 31/08/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do início até o encerramento da liquidação) |
Execução (do início até o encerramento da execução) |
1ª VT DO RECIFE |
282 |
216 |
414 |
2ª VT DO RECIFE |
299 |
147 |
563 |
3ª VT DO RECIFE |
367 |
208 |
415 |
4ª VT DO RECIFE |
299 |
242 |
617 |
5ª VT DO RECIFE |
353 |
109 |
472 |
6ª VT DO RECIFE |
362 |
403 |
835 |
7ª VT DO RECIFE |
368 |
169 |
818 |
8ª VT DO RECIFE |
339 |
44 |
539 |
Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1º/09/2015 a 31/08/2016
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas do Recife |
BACENJUD * 1ª e 5ª REC (Jan a Set 2016) |
Alvarás Entregues físicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria físicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria físicos |
Despachos exarados físicos |
Arquivamento* físicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
461 |
175 |
925 |
560 |
2.342 |
2.759 |
1.359 |
2ª |
619 |
279 |
664 |
307 |
1.765 |
1.475 |
1.860 |
3ª |
318 |
120 |
1.083 |
493 |
1.955 |
1.907 |
2.187 |
4ª |
418 |
170 |
1.068 |
508 |
3.147 |
2.754 |
1.782 |
5ª |
1.012 |
371 |
1.325 |
826 |
3.506 |
4.343 |
1.862 |
6ª |
373 |
110 |
988 |
876 |
2.730 |
1.931 |
1.012 |
7ª |
576 |
304 |
1.234 |
433 |
2.558 |
2.530 |
1.136 |
8ª |
784 |
224 |
1.208 |
584 |
1.809 |
1.715 |
1.335 |
11ª |
118 |
58 |
1.023 |
545 |
4.130 |
2.955 |
2.202 |
12ª |
83 |
30 |
3.902 |
3.062 |
4.179 |
4.090 |
2.047 |
13ª |
53 |
9 |
3.070 |
2.160 |
2.671 |
3.214 |
2.280 |
14ª |
124 |
16 |
716 |
948 |
2.891 |
4.595 |
2.201 |
15ª |
110 |
45 |
832 |
361 |
3.263 |
2.785 |
2.597 |
16ª |
173 |
61 |
684 |
695 |
3.592 |
2.814 |
2732 |
17ª |
328 |
125 |
885 |
830 |
4.032 |
4.221 |
1.144 |
18ª |
371 |
125 |
1.063 |
799 |
2.782 |
3.593 |
1.876 |
19ª |
169 |
78 |
636 |
481 |
2.704 |
1.654 |
1.063 |
20ª |
507 |
185 |
1.000 |
515 |
4.196 |
4.086 |
1.331 |
21ª |
308 |
82 |
621 |
798 |
2.853 |
3.093 |
1.418 |
22ª |
549 |
219 |
964 |
601 |
2.060 |
1.384 |
1.013 |
23ª |
98 |
32 |
306 |
418 |
3.209 |
3.389 |
1.194 |
* Apenas os dados do Sistema "BACENJUD" e de "Arquivamento" indicam dados acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT quanto às demais informações.
Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima referem-se ao período dos 12 meses anteriores àquele em que foi realizada a correição na Unidade Judiciária ( 11ª a 13ª VTs do Recife: de 1º/04/2015 até 31/03/2016; 14ª a 16ª VTs do Recife: de 1º/05/2015 até 30/04/2016; 17ª a 19ª VTs do Recife: de 1º/06/2015 até 31/05/2016; e 20ª, 21ª, 22ª e 23ª VTs do Recife: 1º/07/2015 até 30/06/2016; 2ª, 3ª e 4ª VT’s do Recife: de 1º/08/2015 a 31/07/2016; 1ª e 5 do Recife : de 1º/09/2015 até 31/08/2016; e 6ª, 7ª e 8 ª VT'S Recife: de 1º/10/2015 até 30/09/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
17 |
24/02/2015 |
0135300-39.2008.5.06.0008 |
Perito |
04 |
27/09/2016 |
0000921-88.2013.5.06.0008 | |
Terceiros |
08 |
30/08/2013 |
0001616-13.2011.5.06.0008 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
157 |
25/10/2016 |
0000503-82.2015.5.06.0008 | |
Processos conclusos para despacho |
44 |
24/10/2016 |
0001402-17.2014.5.06.0008 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
68 |
22/06/2016 |
0000122-45.2013.5.06.0008 | |
Notificações a expedir |
111 |
05/07/2016 |
0000401-65.2012.5.06.0008 | |
Ofícios a expedir |
12 |
22/09/2016 |
0001540-47.2015.5.06.0008 | |
Alvarás a expedir |
64 |
28/07/2016 |
0000872-81.2012.5.06.0008 | |
Mandados a expedir |
30 |
26/07/2016 |
0069900-15.2007.5.06.0008 | |
Praças a realizar |
04 |
21/11/2016 |
0000956-14.2014.5.06.0008 | |
Processos para certificar/diligenciar |
20 |
02/09/2016 |
0000682-16.2015.5.06.0008 | |
Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
149 |
03/11/2016 |
0001281-57.2012.5.06.0008 | |
Praças a Marcar |
07 |
10/10/2016 |
0001765-04.2014.5.06.0008 | |
Processos no Setor de Cálculos |
06 |
24/10/2016 |
0128600-13.2009.5.06.0008 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT e/ou Outros Órgãos. |
02 |
28/10/2016 |
0000593-90.2015.5.06.0008 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações :
1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);
2) Dados coletados em 03/11/2016;
3) A data constante do item "Praças a Realizar" (21/11/2016), corresponde ao dia em que se realizará a próxima hasta pública.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho do Recife, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.
Importante ressaltar que, durante o período compreendido entre julho/2015 e fevereiro/2016, as Varas do Trabalho do Recife suportaram circunstâncias adversas relativamente às suas instalações próprias, necessitando, inclusive, deixar o espaço físico onde instaladas para se mudar para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes, onde passaram a compartilhar o espaço com as varas locais. Esse conjunto de fatos, evidentemente, afetou o regular e ordinário desenrolar-se de suas as atividades rotineiras, e, por consequência, o desempenho à consecução das Metas - CNJ 2015.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não foi atingida .
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara do Recife |
1.692 |
1.638 |
96,81% |
2ª Vara do Recife |
1.620 |
1.478 |
91,23% |
3ª Vara do Recife |
1.643 |
1.335 |
81,25% |
4ª Vara do Recife |
1.641 |
1.718 |
104,69% |
5ª Vara do Recife |
1.629 |
1.608 |
98,71% |
6ª Vara do Recife |
1.621 |
1.361 |
83,96% |
7ª Vara do Recife |
1.642 |
1.538 |
93,67% |
8ª Vara do Recife |
1.614 |
1.268 |
78,56% |
9ª Vara do Recife |
1.618 |
1.352 |
83,56% |
10ª Vara do Recife |
1.654 |
1.289 |
77,93% |
11ª Vara do Recife |
1.635 |
1.203 |
73,58% |
12ª Vara do Recife |
1.613 |
1.447 |
89,71% |
13ª Vara do Recife |
1.646 |
1.164 |
70,72% |
14ª Vara do Recife |
1.625 |
1.335 |
82,15% |
15ª Vara do Recife |
1.634 |
1.365 |
83,54% |
16ª Vara do Recife |
1.605 |
1.228 |
76,51% |
17ª Vara do Recife |
1.629 |
1.434 |
88,03% |
18ª Vara do Recife |
1.634 |
1.151 |
70,44% |
19ª Vara do Recife |
1.607 |
1.516 |
94,34% |
20ª Vara do Recife |
1.629 |
1.236 |
75,87% |
21ª Vara do Recife |
1.639 |
1.247 |
76,08% |
22ª Vara do Recife |
1.611 |
1.395 |
86,59% |
23ª Vara do Recife |
1.606 |
1.047 |
65,19% |
Subtotal da Capital |
37.487 |
31.353 |
83,64% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.
Unidade Judiciária |
Distribuídos em 2013 |
Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara do Recife |
1.397 |
1.300 |
93,06% |
2ª Vara do Recife |
1391 |
1343 |
96,55% |
3ª Vara do Recife |
1592 |
1478 |
92,83% |
4ª Vara do Recife |
1619 |
1616 |
99,81% |
5ª Vara do Recife |
1617 |
1528 |
94,50% |
6ª Vara do Recife |
1606 |
1566 |
97,51% |
7ª Vara do Recife |
1407 |
1387 |
98,58% |
8ª Vara do Recife |
1584 |
1541 |
97,29% |
9ª Vara do Recife |
1407 |
1401 |
99,57% |
10ª Vara do Recife |
1603 |
1408 |
87,84% |
11ª Vara do Recife |
1604 |
1425 |
88,84% |
12ª Vara do Recife |
1557 |
1491 |
95,76% |
13ª Vara do Recife |
1572 |
1455 |
92,56% |
14ª Vara do Recife |
1544 |
1467 |
95,01% |
15ª Vara do Recife |
1595 |
1466 |
91,91% |
16ª Vara do Recife |
1573 |
1371 |
87,16% |
17ª Vara do Recife |
1553 |
1426 |
91,82% |
18ª Vara do Recife |
1555 |
1496 |
96,21% |
19ª Vara do Recife |
1571 |
1373 |
87,40% |
20ª Vara do Recife |
1555 |
1327 |
85,34% |
21ª Vara do Recife |
1387 |
1221 |
88,03% |
22ª Vara do Recife |
1584 |
1578 |
99,62% |
23ª Vara do Recife |
1567 |
1344 |
85,77% |
Subtotal da Capital |
35.440 |
33.008 |
93,14% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara do Recife |
573 |
1442 |
251,66% |
2ª Vara do Recife |
566 |
1127 |
199,12% |
2ª Vara do Recife |
501 |
1333 |
266,07% |
4ª Vara do Recife |
654 |
1029 |
157,34% |
5ª Vara do Recife |
522 |
1400 |
268,20% |
6ª Vara do Recife |
417 |
639 |
153,24% |
7ª Vara do Recife |
428 |
838 |
195,79% |
8ª Vara do Recife |
389 |
1151 |
295,87% |
9ª Vara do Recife |
356 |
1034 |
290,45% |
10ª Vara do Recife |
493 |
1206 |
244,62% |
11ª Vara do Recife |
442 |
882 |
199,55% |
12ª Vara do Recife |
561 |
729 |
129,95% |
13ª Vara do Recife |
243 |
869 |
357,61% |
14ª Vara do Recife |
483 |
872 |
180,54% |
15ª Vara do Recife |
584 |
1400 |
239,73% |
16ª Vara do Recife |
329 |
1052 |
319,76% |
17ª Vara do Recife |
341 |
655 |
192,08% |
18ª Vara do Recife |
659 |
1252 |
189,98% |
19ª Vara do Recife |
405 |
1665 |
411,11% |
20ª Vara do Recife |
350 |
1100 |
314,29% |
21ª Vara do Recife |
422 |
813 |
192,65% |
22ª Vara do Recife |
463 |
1443 |
311,66% |
23ª Vara do Recife |
435 |
1501 |
345,06% |
Subtotal da Capital |
10.666 |
25.332 |
237,50% |
Total da 6ª Região |
31.194 |
48.910 |
156,79% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não foi atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara do Recife |
238 |
213 |
244 |
207 |
-13,03% |
2ª Vara do Recife |
226 |
187 |
197 |
216 |
-4,42% |
3ª Vara do Recife |
273 |
211 |
145 |
339 |
+24,18% |
4ª Vara do Recife |
222 |
191 |
256 |
157 |
-29,28% |
5ª Vara do Recife |
231 |
204 |
179 |
256 |
+10,82% |
6ª Vara do Recife |
233 |
210 |
147 |
296 |
+27,04% |
7ª Vara do Recife |
237 |
214 |
194 |
257 |
+8,44% |
8ª Vara do Recife |
192 |
178 |
159 |
211 |
+9,90% |
9ª Vara do Recife |
215 |
174 |
172 |
217 |
+0,93% |
10ª Vara do Recife |
245 |
184 |
136 |
293 |
+19,59% |
11ª Vara do Recife |
234 |
192 |
138 |
288 |
+23,07% |
12ª Vara do Recife |
249 |
174 |
122 |
301 |
+20,88% |
13ª Vara do Recife |
247 |
205 |
144 |
308 |
+24,70% |
14ª Vara do Recife |
232 |
199 |
153 |
278 |
+19,83% |
15ª Vara do Recife |
272 |
198 |
151 |
319 |
+17,28% |
16ª Vara do Recife |
296 |
183 |
138 |
341 |
+15,20% |
17ª Vara do Recife |
240 |
170 |
165 |
245 |
+2,08% |
18ª Vara do Recife |
212 |
173 |
124 |
261 |
+23,11% |
19ª Vara do Recife |
234 |
181 |
134 |
281 |
+20,08% |
20ª Vara do Recife |
272 |
223 |
96 |
399 |
+46,69% |
21ª Vara do Recife |
226 |
200 |
134 |
292 |
+29,20% |
22ª Vara do Recife |
204 |
185 |
165 |
224 |
+9,80% |
23ª Vara do Recife |
271 |
203 |
87 |
387 |
+42,80% |
Subtotal da Capital |
5.501 |
4.452 |
3.580 |
6.373 |
+ 15,85% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:
registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes, inclusive nos feitos que tramitam em ambiente virtual (PJe);
emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos , nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, consoante constatado nos processos nºs 0000613-18.2014.5.06.0008, 0001084-34.2014.5.06.0008, 0001267-05.2014.5.06.0008, 0000593-90.2015.5.06.0008 (recursos ordinários - PJe) e 0081300-26.2007.5.06.0008 (agravo de petição - Legado).
faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000807-18.2014.5.06.0008, 0000821-36.2013.5.06.0008, 0001244-59.2014.5.06.0008, 0001655-05.2014.5.06.0008 e 0001735-66.2014.5.06.0008);
exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução . Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (observem-se os artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nº 0021400-16.1987.5.06.0008 e 0080500-95.2007.5.06.0008, p.ex.);
ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal , nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nºs. 0000735-31.2014.5.06.0008 e 0000465-07.2014.5.06.0008;
inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (16 processos – considerado o período de 1º/10/2015 a 30/09/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;
determina a citação dos sócios , nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0001254-40.2013.5.06.0008 e 0001740-88.2014.5.06.0008.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara revelou um panorama de propícia organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
Eventuais ressalvas ou vagar ao cumprimento de determinação judicial mostram-se plenamente justificáveis ante as circunstâncias que as unidades judiciárias de 1ª instância do Recife enfrentaram durante segundo semestre de 2015, ocasião em que se viram forçadas a deixar suas instalações próprias para se acomodarem com outras varas no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes. Certamente que dedicação e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos.
Pesquisa empreendida no acervo (processos físicos) demonstrou a existência de alguns poucos processos sem a devida movimentação há mais de sessenta (60) dias, ora referidos a título de colaboração, para que a sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do Juízo (falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais): 0021200-13-2004-5-06-0008, 0000301-76-2013-5-06-0008, 0000394-10-5-06-0008, 0000515-67-2013-5-06-0008, 0000589-58-2012-5-06-0008, 0116100-27-2000-5-06-0008 e 0001626-23-2012-5-06-0008.
Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou satisfatória gestão do sistema e dos prazos pela secretaria;
Identificados processos físicos que foram objeto de conversão para o meio digital, sendo sugerido à Secretaria da Vara que, dentro das suas possibilidades, fomente tal atividade, uma vez que a prática tem demonstrado que essa disposição propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, tornando-o mais aprazível.
Observou-se a existência de 48 CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que 23 delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente do Diretor de Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado para que o seu constituinte se faça presente à Secretaria e receba a sua CTPS; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. Juízo determina que a mencionada instigação seja feita diretamente à própria parte (pela via postal), sem prejuízo de se lançar mão, em última instância, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.
Com relação às conciliações judiciais, cujo Setor se encontra bem alinhado, em conformidade com o que dispõe o Provimento TRT-CRT nº 01/2014, estimula-se que seja consignado nos textos dos acordos referência à dispensa da notificação da Procuradoria-Geral Federal, quando o valor da contribuição previdenciária apurada for igual ou inferior a R$ 20.000,00, na forma da Portaria do Ministério da Fazenda nº 582 de 11.12.2013. Essa informação deixou de constar, por exemplo, em acordos celebrados nos seguintes processos eletrônicos: 0000768-84.2015.5.06.0008, 0001060-35.2016.5.06.0008, 0001712-86.2015.5.06.0008, 0001402-46.2016.5.06.0008.
Os Assistentes de Juiz, além de confeccionarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade, informações em mandado de segurança e análise de antecipação de tutela.
As sentenças são prolatadas, em sua maioria, de forma líquida, em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos (PJe). Não obstante, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara. Dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual. Por oportuno, registra-se que o Setor de Cálculos apresenta bons desempenho e organização, além de se encontrar com seus serviços pontuais .
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 3 de novembro de 2016, aferiu-se que o Juízo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida, ressaltando-se, ainda, o atendimento a recomendação constante de ata de correição ordinária anterior (2015).
11. RECOMENDAÇÕES:
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”;
Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT); e
Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento .
12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:
Requereu o Ilustríssimo Diretor de Secretaria que fossem repetidas as boas práticas referidas por ocasião da correição ordinária anterior (2015), uma vez que elas ainda existem no dia a dia desta Unidade:
O juízo prolata sentenças de forma líquida em ambos os ritos tanto nos processos físicos como nos eletrônicos (PJ-e/JT).
Os Assistentes de Juiz, além de prepararem os despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
Arquivo eletrônico de Infojud e Jucepe, a fim de evitar repetições de pesquisas nas execuções;
Comunicação com Peritos via e-mail (maior celeridade);
Pauta concentrada (dia específico) para audiências de um mesmo réu;
“Pautão” por tipo de audiência (iniciais, rito sumaríssimo ou instruções) em um dia específico;
Consulta on-line de Cartas Precatórias, evitando a expedição de ofícios para saber sobre andamento;
Uso de Correios para rastreamento de AR;
Banco de dados de depósitos judiciais (banco, agência, conta, valor, data da correção) não recebidos, após todas as tentativas de localizar as partes, sendo desnecessário o desarquivamento dos autos, caso alguma das partes solicite levantamento de crédito;
Maior número possível de servidores despachando processos de PJE, respeitadas as limitações de cada um;
Uso de despacho sequencial de execução;
Uso da ferramenta SIEL para atualização de endereços;
Uso da ferramenta “google maps” e “facebook” para auxiliar na decisão de deferimento ou indeferimento de contradita de testemunhas na audiência; e
Interação e integração constante entre servidores (estimular e valorizar a equipe), com realização de café da manhã, almoços, lanches e comemoração de aniversários.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:
Climatização de área na Secretaria onde funcionam os Setores de Protocolo e Acordo e Pagamento (instalação de condicionador de ar nessa região);
Lotação de mais um servidor na Secretaria, para totalizar 14;
Retorno do pagamento das substituições para todas as funções;
Designação de uma servente (serviços gerais) para cada duas Varas; e não de uma para cada quatro, como ocorre atualmente; e
Melhora da acústica do corredor destinado ao público e da sala de audiência, que sofre com os ruídos externos (vide cópia de laudo pericial, ora apresentado, reportando a avaliação feita pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ergonomista Emílio de Moraes Falcão Neto e sugerindo medidas para atenuar o impacto do ruído na sala de audiências).
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.
Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 8ª Vara do Trabalho do Recife, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 8ª Vara do Recife, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
ANDRÉA KEUST BANDEIRA DE MELO
Juíza Titular da 8ª Vara do Recife
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 65 2016 de 04/11/2016