ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE CARUARU, EM 26 DE OUTUBRO DE 2016.
Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de outubro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Caruaru, situada na Avenida Agamenon Magalhães, nº 814/térreo, Maurício de Nassau, Caruaru (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 10/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de setembro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto Dr. Luís Guilherme Silva Robazzi, o Diretor de Secretaria, Bel. Igor José Bezerra Brasilino, e os demais servidores ali lotados: Ana Maria das Neves Rego, Renata Vasconcelos Cabral, José Luiz Santana Pontes, Edilza Lucena de Araújo, Flávio Tavares da Silva, Ana Cláudia Wanderlindem da Silva, Vera Lúcia Wanderlindem da Silva, Haroldo Torres Neto, Gustavo Vieira de Vasconcelos, Janaína Francine da Silva e José Nicodemos do Nascimento, além da estagiária de Direito Elienay Gisleyne de Freitas Silva. Deixou de comparecer, nesta ocasião, Oficiala de Justiça Juliana Marques Ferreira, em gozo de suas férias regulares.
Registra-se que, apesar de estar em licença médica para tratamento da própria saúde, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Márcia de Windsor Nogueira, atenciosamente compareceu à reunião de encerramento dos trabalhos correicionais, ocasião em que ouviu a leitura da desta ata e as palavras do Excelentíssimo Corregedor Regional a respeito do desempenho da Unidade Judiciária ora visitada.
Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUÍZA TITULAR/SUBSTITUTOS |
PERÍODO DE ATUAÇÃO |
Márcia de Windsor Nogueira (Titular) |
Licença médica de 24 a 28/10/2016 Desde 04/05/2015 (Ato TRT GP nº 213/2015) |
Liliane Mendonça de Moraes Souza (Auxiliar) * |
Desde 09/06/2008 (Portaria TRT GCR nº 099/2008) |
Luís Guilherme Silva Robazzi (Substituto) |
Dias 24 a 28/10/2016 (Portaria TRT GCR nº 185/2016) |
* Apesar de estar lotada na 1ª VT de Caruaru, a Juíza do Trabalho Substituta Liliane Mendonça de Moraes Souza atua com Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 3 (três) VTs de Caruaru, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015. Atualmente, Sua Excelência encontra-se atuando na 3ª Vara do Trabalho de Caruaru.
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Igor José Bezerra Brasilino |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Ana Maria das Neves Rego |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Renata Vasconcelos Cabral |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
José Luiz Santana Pontes |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Edilza Lucena de Araújo |
Requisitada |
Calculista |
Flávio Tavares da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Ana Cláudia Wanderlindem da Silva |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Vera Lúcia Wanderlindem da Silva |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Haroldo Torres Neto |
Analista Judiciário |
Assistente |
Gustavo Vieira de Vasconcelos |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Juliana Marques Ferreira |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Janaína Francine da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
José Nicodemos do Nascimento |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos Juízes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Caruaru |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Márcia de Windsor Nogueira |
1.301 |
265 |
318 |
227 |
Adalberto Allery Barreira Neto |
1 |
- |
1 |
- |
Airam Clemente Torres de Araujo |
586 |
65 |
140 |
67 |
Edson Luis Bryk |
- |
5 |
- |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
153 |
8 |
38 |
3 |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
89 |
36 |
32 |
7 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
1 |
- |
3 |
Liliane M. de Moraes Souza |
86 |
28 |
14 |
5 |
Matheus de Lima Sampaio |
156 |
46 |
38 |
3 |
Sarah Yolanda A. de Souza |
59 |
24 |
15 |
7 |
Total |
2.431 |
478 |
596 |
322 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Caruaru |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Márcia de Windsor Nogueira |
19 |
Evellyne Ferraz Correia |
20 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
77 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
260 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
54 |
Prazo médio para julgar na unidade |
40 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios - em dias - da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrada com sentenças pendentes na 1ª VT de Caruaru |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Márcia de Windsor Nogueira |
11 |
- |
- |
11 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
26 |
- |
27 |
53 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
- |
15 |
15 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
5 |
- |
- |
5 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
1 |
- |
- |
1 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
1 |
- |
4 |
5 |
Total de sentenças pendentes na vara |
44 |
- |
46 |
90 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres Nogueira: 0000334-25.2016.5.06.0311, 0000872-40.2015.5.06.0311, 0000873-25.2015.5.06.0311, 0000875-92.2015.5.06.0311, 0010694-24.2013.5.06.0311, 0000723-44.2015.5.06.0311, 0000724-29.2015.5.06.0311, 0000726-96.2015.5.06.0311, 0000993-68.2015.5.06.0311, 0001195-79.2014.5.06.0311, 0001390-30.2015.5.06.0311, 0000628-14.2015.5.06.0311, 0001270-84.2015.5.06.0311, 0001399-89.2015.5.06.0311, 0000742-50.2015.5.06.0311, 0001258-70.2015.5.06.0311, 0000934-80.2015.5.06.0311, 0000935-65.2015.5.06.0311, 0001493-37.2015.5.06.0311, 0000711-93.2016.5.06.0311, 0000207-24.2015.5.06.0311, 0000697-80.2014.5.06.0311, 0001103-67.2015.5.06.0311, 0000772-51.2016.5.06.0311, 0000944-27.2015.5.06.0311, 0000849-94.2015.5.06.0311, 0000921-47.2016.5.06.0311.
Processos com sentença atrasada sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz correia: 0000234-41.2014.5.06.0311, 0000400-39.2015.5.06.0311, 0000994-53.2015.5.06.0311, 0000180-41.2015.5.06.0311, 0001047-68.2014.5.06.0311, 0000210-76.2015.5.06.0311, 0000224-60.2015.5.06.0311, 0000213-31.2015.5.06.0311, 0001326-54.2014.5.06.0311, 0001139-46.2014.5.06.0311, 0001040-42.2015.5.06.0311, 0000315-53.2015.5.06.0311, 0001425-24.2014.5.06.0311, 0000083-41.2015.5.06.0311.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza: 0000510-38.2015.5.06.0311, 0000511-23.2015.5.06.0311, 0000646-35.2015.5.06.0311, 0000659-34.2015.5.06.0311.
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 26/10/2016 às 09h15min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrada com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Caruaru |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
1 |
- |
1 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 26/10/2016 às 10h30m.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade) :
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
1ª VT Caruaru |
478 |
322 |
596 |
40 |
2ª VT Caruaru |
496 |
310 |
614 |
58 |
3ª VT Caruaru |
700 |
388 |
560 |
34 |
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) . Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Caruaru |
50 |
146 |
63 |
241 |
72 |
259 |
2ª VT de Caruaru |
65 |
117 |
78 |
201 |
92 |
217 |
3ª VT de Caruaru |
39 |
49 |
52 |
109 |
60 |
128 |
Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016.
4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiências, a contar de 21/10/2016. Comparação com o prazo disponível na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
Sumaríssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT de Caruaru |
69 |
34 |
176 |
159 |
190 |
243 |
2ª VT de Caruaru |
64 |
126 |
57 |
125 |
142 |
196 |
3ª VT de Caruaru |
21 |
46 |
29 |
48 |
16 |
110 |
Fontes: Informações extraídas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, em regra, são realizadas de 3 (três) a 4 (quatro) sessões de audiência por semana. Não obstante, a Juíza Titular, Dra. Márcia de Windsor Nogueira, comparece diariamente à Vara. A Juíza Auxiliar, Dra. Liliane Mendonça de Moraes Souza atua de forma compartilhada nas três Varas de Caruaru e quase sempre está substituindo os Juízes Titulares, em suas férias e outros afastamentos, não existindo dia específico para seu comparecimento a cada uma das unidades.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
Sumaríssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Caruaru |
3 a 4 dias (segundas às quartas ou quintas-feiras) |
12 |
28 a 34 |
16 |
8 |
2ª VT Caruaru |
3 dias (terças às quintas-feiras) |
6 |
27 |
12 a 14 |
6 a 8 |
3ª VT Caruaru |
3 a 4 dias (segundas às quartas ou quintas-feiras) |
8 a 10 |
28 a 30 |
12 |
7 a 9 |
Fonte: Informações extraídas do PJe, em 21/10/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:
Varas de Caruaru |
2014 |
2015 |
2016 (até 20/10/2016) |
1ª |
1.317 |
1.448 |
1.265 |
2ª |
1.321 |
1.419 |
1.281 |
3ª |
1.332 |
1.413 |
1.277 |
Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Varas de Caruaru |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
698 |
945 |
1.643 |
1.020 |
1.588 |
2.608 |
2ª |
561 |
1.555 |
2.116 |
920 |
1.961 |
2.881 |
3ª |
316 |
1.264 |
1.580 |
535 |
1.292 |
1.827 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/10/2016 | |
Físicos |
PJe | |
1ª VT Caruaru |
566 |
2.498 |
2ª VT Caruaru |
700 |
2.477 |
3ª VT Caruaru |
489 |
2.217 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Caruaru |
1.093 |
104 |
764 |
2ª VT Caruaru |
971 |
106 |
894 |
3ª VT Caruaru |
485 |
90 |
994 |
Fontes : e-Gestão.
Período analisado: 1º/10/2015 a 30/09/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do início até o encerramento da liquidação) |
Execução (do início até o encerramento da execução) |
1ª VT Caruaru |
212 |
80 |
509 |
2ª VT Caruaru |
187 |
99 |
724 |
3ª VT Caruaru |
112 |
51 |
745 |
Fonte: e-Gestão. Período analisado: 30/09/2016.
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas de Caruaru |
BACENJUD * (De Jan/Set.16) |
Alvarás Entregues físicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria físicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria físicos |
Despachos exarados físicos |
Arquivamento físicos + PJe | |
Bloqueio |
Transf | ||||||
1ª |
434 |
186 |
155 |
96 |
381 |
633 |
1.195 |
2ª |
643 |
197 |
311 |
176 |
468 |
620 |
1.061 |
3ª |
591 |
186 |
244 |
213 |
455 |
376 |
1.115 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos informes acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.
Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao período compreendido de 1º/10/2015 até 30/09/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
01 |
25/10/2016 |
0001454-45.2012.5.06.0311 |
Perito |
00 |
- |
- | |
Terceiros |
03 |
04/05/2016 |
0083800-25.1990.5.06.0311 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
106 |
11/10/2016 |
0000783-80.2016.5.06.0311 | |
Processos conclusos para despacho |
88 |
209/09/2016 |
0000397-50.2016.5.06.0311 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
75 |
12/04/2016 |
0238100-22.2002.5.06.0311 | |
Notificações a expedir |
79 |
10/10/2016 |
0000487-58.2016..5.06.0311 | |
Ofícios a expedir |
14 |
04/08/2016 |
0000789-58.2014.5.06.0311 | |
Alvarás a expedir |
16 |
20/10/2016 |
0000095-55.2015.5.06.0311 | |
Mandados a expedir |
24 |
13/10/2016 |
0000269-64.2015.5.06.0311 | |
Praças a realizar |
00 |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
04 |
24/10/2016 |
0054100-08.2007.5.06.0311 | |
Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
00 |
- |
- | |
Praças a Marcar |
20 |
02/09/2016 |
0010670-93.2013.5.06.0311 | |
Processos no Setor de Cálculos |
214 |
01/07/2016 |
0001164-25.2015.5.06.0311 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
03 |
10/10/2016 |
0000749-42.2015.5.06.0311 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);
2) Dados coletados em 26/10/2016.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Caruaru, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não chegou a ser atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Caruaru |
1.448 |
1.255 |
86,67% |
2ª Vara de Caruaru |
1.419 |
1.159 |
81,68% |
3ª Vara de Caruaru |
1.413 |
1.275 |
90,23% |
Subtotal de Caruaru |
4.280 |
3.689 |
86,19% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.
Unidade Judiciária |
Distribuídos em 2013 |
Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara de Caruaru |
1.309 |
1.307 |
99,85% |
2ª Vara de Caruaru |
1.283 |
1.283 |
100,00% |
3ª Vara de Caruaru |
1.275 |
1.274 |
99,92% |
Subtotal de Caruaru |
3.867 |
3.864 |
99,92% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não chegou a ser atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Caruaru |
415 |
314 |
75,66% |
2ª Vara de Caruaru |
518 |
356 |
68,73% |
3ª Vara de Caruaru |
714 |
618 |
86,55% |
Subtotal de Caruaru |
1.647 |
1.288 |
78,20% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não chegou a ser atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Caruaru |
72 |
100 |
75 |
97 |
+ 34,72% |
2ª Vara de Caruaru |
71 |
116 |
90 |
97 |
+ 36,62% |
3ª Vara de Caruaru |
35 |
96 |
84 |
47 |
+ 34,29% |
Subtotal de Caruaru |
178 |
312 |
249 |
241 |
+ 35,39% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:
registra no sistema informatizado todos os atos processuais relevantes, inclusive no PJe-JT;
emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos , nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs 0001208-78.2014.5.06.0311, 0001266-81.2014.5.06.0311 e 000749-42.2015.5.06.0311 (recursos ordinários - PJe). Atendida, portanto, recomendação constante da ata de correição realizada no exercício de 2015 (página 14);
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000466-92.2010.5.06.0311, 0001175-59.2012.5.06.0311, 0001223-52.2011.5.06.0311 e 0112200-24.2005.5.06.0311);
exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nºs 0032000-88.2009.5.06.0311 e 01121-30.2009.5.06.0311);
ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 000718-56.2014.5.06.0311 e 0000852-83.2014.5.06.0311;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução . Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (12 processos – considerado o período de 1º/10/2015 a 30/09/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto no processo nº. 0000888-28.2014.5.06.0311.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara revelou que permanece o quadro de adequada organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
De fato, em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, a Secretaria da Vara manteve o bom grau de desvelo na gestão do seu acervo processual, tanto com relação aos processos físicos, como com relação aos processos virtuais (PJe). Fato digno de registro e reconhecimento.
Em concordância com o já consignado, observa-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, devendo ser mantido o foco para agilizar a conversão dos processos físicos para o meio digital , por intermédio da ferramenta CLE, propiciando-se, destarte, um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além favorecer um ambiente de trabalho mais aprazível na secretaria. A esse respeito, informou o Diretor de Secretaria que a Unidade possui, atualmente, um legado de 566 processos físicos e que já está realizando acautelada triagem destinada a verificar quais desses feitos podem vir a ser objeto de arquivamento definitivo, para só então, proceder-se a uma digitalização – por intermédio do CLE – de modo mais conveniente e seguro às atividades da Secretaria.
Observou-se a existência de 47 (quarenta e sete) Carteiras do Trabalho (CTPS) custodiadas na Secretaria da Vara, sendo que 14 (catorze) delas dizem respeito a processos arquivados. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Assistente do Diretor da Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituído pelo credor trabalhista para que venha a instigar o comparecimento do seu cliente à Secretaria para fim de retirada da CTPS; em caso de falha dessa primeira medida, o MM. Juízo determina a instigação direta do reclamante, via Correios, sem prejuízo de, em última instância, se determinar a realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.
Os Assistentes da Juíza, além de prepararem os despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela. Além das atividades acima mencionadas, os Assistentes contribuem com a Secretaria realizando atos processuais executórios relativos a consultas, servindo-se das ferramentas eletrônicas JUCEPE, INFOJUD, RENAJUD, SERPRO e CCS.
Atendendo a orientação constante da ata prévia (2015), as sentenças são prolatadas, em sua maioria, de forma líquida, em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos (PJe). Exemplificando, citam-se os processos nº 0000851-30.2016.5.06.0311, 0000601-94.2016.5.06.0311 e 0000757-82.2016.5.06.0311. Fato digno de registro e que deve ser fomentado.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 26 de outubro de 2016, aferiu-se que o Juízo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem os magistrados Airam Clemente Torres de Araujo , Evellyne Ferraz Correia e Sarah Yolanda Alves de Souza , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional; Tendo em vista que os citados magistrados não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”; e
Observar, regular e integralmente, as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT).
12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:
- Alvarás de transferência são enviados por email para a CEF, que os cumpre e envia os comprovantes também por email, dispensando a atuação dos oficiais de justiça;
- Termo de conciliação com força de alvará para liberação de depósitos judiciais, FGTS e seguro-desemprego. No seu texto, ainda há presunção do cumprimento do acordo ultrapassado o prazo de 30 dias sem manifestação das partes, ensejando o arquivamento diretamente.
- Execução imediata de acordo não cumprido, já constando no termo de conciliação que no caso inadimplemento a reclamada será considerada citada do débito;
- Notificações a peritos com a utilização de e-mail e telefone, para acompanhamento processual e informações;
- Conciliação sem necessidade de prévio agendamento pelas partes;
- Consulta aos sistemas online dos saldos atualizados dos depósitos judiciais/recursais;
- Informações por telefone acerca do andamento de processos;
- Os Assistentes de Juiz, além de prepararem os despachos, elaboram minutas de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
- As sentenças de embargos à execução e/ou impugnação dos cálculos já são publicadas com os cálculos adequados, quando elaborados inicialmente pela Contadoria.
- Utilização da consulta a pública/processos de terceiros para diligenciar a respeito do andamento das cartas precatórias que tramitam em PJe, bem como consulta aos sites dos TRTs, para cartas que tramitam em meio físico; e
- Renovação de consulta ao BACENJUD imediata, quando o bloqueado é parcial.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:
- Permanência do Juiz zoneado não apenas nos períodos de férias e afastamentos, para fins de manutenção de uma pauta de 4 (quatro) dias;
- Retorno da vigilância armada para o Fórum de Caruaru ou, pelo menos, que sejam recontratados os agentes de portaria terceirizados, tendo em vista o aumento da criminalidade na região.
- Instalação de câmeras de segurança no Fórum e de grades na porta de acesso ao Fórum e nas janelas, para garantir a segurança patrimonial da Unidade nos períodos em que não há ninguém no local;
- Implantação de sala de perícias no Fórum, no local anteriormente destinado à Distribuição;
- Substituição: nos banheiros de uso público, das válvulas HIDRA existentes para caixas acopladas (economia de água); do bebedor de água destinado ao público, que se encontra queimado; das persianas existentes na Vara, ora danificadas; e de várias lâmpadas queimadas;
- Envio de três longarinas de três lugares, para melhor acomodação do público e substituição de peça danificada; além do fornecimento de cadeado e corrente (2,5m) para guarda da escada do Fórum;
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.
Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 1ª Vara do Trabalho de Caruaru, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Diretoria-Geral, à Secretaria de Administrativa e à Coordenação de Segurança Institucional, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 1ª Vara de Caruaru, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
MÁRCIA DE WINDSOR NOGUEIRA
Juiz Titular da 1ª Vara de Caruaru
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 62 2016 de 23/10/2016