ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SERRA TALHADA, EM 5 DE OUTUBRO DE 2016.
Aos 5 (cinco) dia do mês de outubro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Serra Talhada, situada na Avenida Vicente Inácio de Oliveira, s/n – Bairro Bom Jesus (BR 232, KM 420) – Serra Talhada (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado e Luiz Márcio de Sá Leite, para para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 10/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de setembro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Saulo Bosco Souza de Medeiros, o Diretor de Secretaria, Bel. Damião Moura da Silva, e os demais servidores ali lotados: Edleny Tavares Bezerra, Graciele Torres Belfort, José Ailton Inácio de Oliveira, José de Souza Alves, Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti, Ana Lúcia PrÃncipe de Lima, Francisco Flávio de Souza Melo, Elayne Ranniere Siqueira e Silva, Heldon Sampaio de Figueiredo, Maria Marlene de Lucena Nunes, William Medeiros de Souza, Jucilea Paulo de Medeiros, Mineia Karine Penha Barreto, Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior e Adriano Fernandes Coelho, além do estagiário de Direito Lucas Mangueira Diniz. Deixou de comparecer aos trabalhos desta correição ordinária anual o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Substituto Auxiliar, Dr. João Carlos de Andrade e Silva, por se encontrar em gozo de suas férias regulares
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
Desde 22/09/2016 (Ato TRT GP nº 454/2016) |
João Carlos de Andrade e Silva (Auxiliar) |
Férias de 28/09 a 27/10/2016 Desde 06/05/2015 (Portaria TRT-GCR nº 082/2015) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Damião Moura da Silva |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Edleny Tavares Bezerra |
Analista Judiciário |
Assistente de Diretor |
Graciele Torres Belfort |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
José Ailton Inácio de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
José de Souza Alves |
Analista Judiciário |
Calculista |
Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti |
Requisitada |
Calculista |
Ana Lúcia PrÃncipe de Lima |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Francisco Flávio de Souza Melo |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Elayne Ranniere Siqueira e Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Heldon Sampaio de Figueiredo |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Maria Marlene de Lucena Nunes |
Técnico Judiciário |
Assistente |
William Medeiros de Souza |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Jucilea Paulo de Medeiros |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Mineia Karine Penha Barreto |
Técnico Judiciário |
- |
Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior |
Técnico Judiciário |
- |
Adriano Fernandes Coelho |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na VT de Serra Talhada |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Arthur Ferreira Soares |
5 |
5 |
- |
9 |
Camila César Correia |
1 |
2 |
- |
- |
João Carlos de Andrade e Silva |
2.018 |
508 |
532 |
213 |
Kévia Duarte Muniz |
59 |
7 |
8 |
3 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
247 |
42 |
72 |
10 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
1 |
1 |
- |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
27 |
6 |
5 |
- |
Regina Maura Maciel Lemos |
694 |
191 |
197 |
104 |
Rodrigo Anderson F. Oliveira |
1 |
- |
- |
- |
Rosa Melo Machado R. Faria |
1.427 |
423 |
436 |
195 |
Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha |
219 |
34 |
43 |
8 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
4 |
2 |
- |
- |
Total |
4.703 |
1.221 |
1.293 |
542 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/09/2015 a 31/08/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na VT de Serra Talhada |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Camila César Correa |
23 |
João Carlos de Andrade e Silva |
15 |
Kevia Duarte Muniz |
4 |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
14 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
20 |
Prazo médio para julgar na unidade |
19 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/09/2015 a 31/08/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Serra Talhada |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Regina Maura Maciel Lemos |
26 |
- |
- |
26 |
João Carlos de Andrade e Silva |
15 |
- |
- |
15 |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
8 |
- |
- |
8 |
Total de sentenças pendentes na vara |
49 |
- |
- |
49 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 04/10/2016 à s 13h40m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Serra Talhada |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Regina Maura Maciel Lemos |
8 |
- |
8 |
Total de incidentes pendentes na vara |
8 |
- |
8 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 04/10/2016 Ã s 13h48m.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) . Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
Vara de Serra Talhada |
84 |
121 |
109 |
284 |
117 |
298 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/09/2015 a 31/08/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 04/10/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
Vara de Serra Talhada |
26 |
120 |
26 |
160 |
395 |
127 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informação colhida na Secretaria, mediante entrevista com o seu diretor, são realizadas 4 (quatro) sessões de audiência por semana (terças à s sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre o Juiz Titular, Dr. Saulo Bosco Souza de Medeiros e o Juiz Substituto Auxiliar Dr. João Carlos de Andrade e Silva. Informou ainda o Diretor de Secretaria que há presença de magistrado diariamente (segunda a sexta-feira) no JuÃzo.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções* |
Razões Finais | ||
VT de Serra Talhada |
3 (terças às quintas-feiras) |
4 a 6 |
34 |
28 |
4 a 8 |
* mensalmente, são realizados dois “pautões†de audiências para instrução dos feitos, cada um com 30 processos (em regra, processos em que a ré é a mesma empresa).
Fonte: Informações extraÃdas do PJe, em 05/10/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
2014 |
2015 |
2016 (até 04/10/2016) |
2.313 |
3.145 |
1.517 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) e PJe.
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Vara de Serra Talhada |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
1.258 |
2.088 |
3.346 |
1.841 |
2.394 |
4.235 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 30/09/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Serra Talhada |
1.636 |
2.706 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Serra Talhada |
1.482 |
103 |
1.219 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/08/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (do ajuizamento até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
VT de Serra Talhada |
221 |
34 |
362 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/09/2015 a 31/08/2016
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Vara de Serra Talhada |
*BACEN (De Jan/Jul.16) |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamento fÃsicos + PJe* |
Bloqueio |
Transf. | |||||
511 |
152 |
950 |
404 |
1.962 |
3.036 |
4.198 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem processos fÃsicos e eletrônicos. As demais informações referem-se apenas a processos fÃsicos em vista da indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe.
Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).
PerÃodo analisado: 12 meses (1º/09/2015 a 31/08/2016).
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
00 |
- |
- |
Perito |
01 |
04/07/2016 |
0050300-83.2007.5.06.0371 | |
Terceiros |
01 |
04/10/2016 |
0001060-23.2010.5.06.0371 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
58 |
17/02/2016 |
0000325-77.2016.5.06.0371 | |
Processos conclusos para despacho |
76 |
05/09/2016 |
0001794-95.2015.5.06.0371 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
180 |
16/02/2016 |
0011445-88.2014.5.06.0371 | |
Notificações a expedir |
86 |
01/09/2016 |
0011158-28.2014.5.06.0371 | |
OfÃcios a expedir |
14 |
09/08/2016 |
0001810-20.2013.5.06.0371 | |
Alvarás a expedir |
02 |
03/10/2016 |
0010782-42.2014.5.06.0371 | |
Mandados a expedir |
69 |
07/07/2016 |
0010256-75.2014.5.06.0371 | |
Praças a realizar |
15 |
11/10/2016 |
0002659-89.2013.5.06.0371 | |
Processos para certificar/diligenciar |
30 |
17/05/2016 |
0001382-67.2015.5.06.0371 | |
Processos fÃsicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
00 |
- |
- | |
Praças a Marcar |
00 |
- |
- | |
Processos no Setor de Cálculos |
111 |
06/06/2016 |
0010766-88.2014.5.06.0371 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
28 |
14/09/2016 |
0000276-36.2016.5.06.0371 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas†(restrito aos processos fÃsicos);
2) Dados coletados em 05/10/2016.
3) A data constante do item “Praças a Realizar†(11/10/2016) corresponde ao dia em que se realizará a próxima praça;
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pela Vara do Trabalho de Serra Talhada, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta foi atingida .
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
Vara de Serra Talhada |
3.145 |
3.165 |
100,64 |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta foi atingida.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
Vara de Serra Talhada |
2.591 |
2.591 |
100,00% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não chegou a ser atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
Vara de Serra Talhada |
662 |
558 |
84,29% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não foi atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
Vara de Serra Talhada |
20 |
76 |
63 |
33 |
+65,00% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes do estabelecido pela Consolidação dos Provimentos da CGJT, consoante constatado nos processos nºs 0000753-93.2015.5.06.0371, 0010310-41.2014.5.06.0371, 0011576-63.2014.5.06.0371, 0000276-36.2016.5.06.0371 (recursos ordinários e 0001133-19.2015.5.06.0371 (agravo de petição);
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000271-48.2015.5.06.0371, 0000368-14.2016.5.06.0371, 000543-08.2016.5.06.0371, 0000894-15.2015.5.06.0371 e 0010289-65.2014.5.06.0371);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se ao JuÃzo a fiel observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatado o adequado procedimento, em amostra realizada: vide processos nºs 0000040-60.2011.5.06.0371, 0001616-88.2011.5.06.0371, 0001587-04.2012.5.06.0371 e 0002249-65.2012.5.06.0371;
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 0001445-92.2015.5.06.0371;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Em conformidade com relatório fornecido pelo Sistema e-Gestão, a quantidade de audiências dessa natureza realizadas no perÃodo de 1º/09/2015 a 31/08/2016 foi de 57 processos;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0000944-75.2014.5.06.0371, 0000284-81.2014.5.06.0371 e 0001371-43.2012.5.06.0371.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara demonstrou um quadro de conveniente e positiva organização e observância no controle dos prazos , tendo-se como referência o panorama encontrado por ocasião de correições anteriores. Ademais, constatado o regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Eventuais ressalvas encontradas são de fácil resolução pelo JuÃzo, em nada comprometendo o bom desempenho da equipe
Constata-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, sendo aconselhado, por oportuno, dar-se ênfase à conversão dos processos fÃsicos para o meio digital. A prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, por torná-lo mais aprazÃvel.
Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe (processos eletrônicos), a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais igualmente demonstrou satisfatória gestão do sistema e dos prazos pela Secretaria.
Observou-se a existência de 26 (vinte e seis) CTPSs sob custódia da Secretaria do JuÃzo, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Assistente do Diretor disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituÃdo pelo credor trabalhista, o qual se encarrega de a este entregar a carteira de trabalho, tendo mencionado a sobredita servidora que nunca houve problemas na adoção desse expediente por parte da Secretaria. Em caso de falha dessa primeira medida, o MM. JuÃzo determina a realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça. Procedimento compatÃvel que está a apresentar bons resultados.
O Juiz Titular foi removido à vara local há poucos dias e externou sua intenção de prolatar as sentenças sob sua incumbência lÃquidas. Sobre essa matéria, importante ressaltar que o juÃzo utiliza-se do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças.
Noticia-se que, na hipótese de sentenças serem proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo costuma determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual. Elaborada a conta e tornada lÃquida, concede vistas à s partes no prazo sucessivo de 10 dias para manifestação, nos termos do art. 879, caput, e § 2º, da CLT.
As Assistentes do Juiz, além de minutarem os despachos, auxiliam o magistrado na elaboração de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros e exceção de pré-executividade.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud em 05/10/2016, foram identificadas ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas há algum tempo, contudo que ainda aguardam decisão do JuÃzo ( total de 50 registros ). Algumas foram atendidas integralmente, como nos processos nº 0010674-13.2014.5.06.0371 (constrição ocorrida em 25/08/2015) e 0002390-50.2013.5.06.0371 (constrição ocorrida em 18/05/2015), outras, parcialmente, caso dos processos 010212-56.2014.5.06.3371 (constrição ocorrida em 26/08/2015) e 0002727-68.2015.5.06.0371(constrição ocorrida em 10/05/2016). Identificados, também, bloqueios de quantias diminutas, que certamente não vão interessar à execução: vide constrição efetivada em decorrência da requisição ordenada nos processos nºs 0000860-11.2013.5.06.0371, em 20/06/2015, e 0010175-29.2014.5.06.0371, em 07/03/2016. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o JuÃzo adote as providências necessárias a ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.
11. RECOMENDAÇÕES:
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. Relevante, também, que seja seguido o prescrito pelo caput do referido artigo; e
Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
O Diretor de Secretaria informou que as boas práticas referidas por ocasião da correição ordinária de 2015 estão sendo mantidas, motivo pelo qual solicitou que fossem renovadas na presente:
Alvará único;
Notificação de balcão;
Entrega de CTPS por intermédio de Oficial de Justiça;
Informar partes e advogados por telefone e e-mail acerca de adiamento e/ou antecipação de audiência;
Prestar informações por telefone acerca do andamento de processos;
Incentivo ao depósito em conta particular;
As Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Troca da cama de madeira (apartamento funcional), já muito antiga e com problemas, bem como o colchão. Sugere-se a substituição por uma cama tipo “BOXâ€, o mais rápido possÃvel.
Ainda em relação ao apartamento funcional, solicita o Magistrado Titular a troca dos aparelhos de ar-condicionado, já que os atuais estão sem os botões de operação, além do fogão e guarda roupa, que se encontram bastante danificados e usados;
Renovação do convênio que possibilita ao JuÃzo o acesso à Rede Serpro. Essa ferramenta eletrônica ajuda sobremaneira pesquisas realizadas nos processos em fase de execução, uma vez que permite consulta, no banco de dados do Serpro, de dados sobre pessoas fÃsicas e jurÃdicas;
Autorização do Tribunal para que dois computadores do JuÃzo (sala de audiências e gabinete do diretor) possam permanecer funcionando até à s 17h, uma vez que, não raro, audiências terminam após o horário limite de 15h30.
Determinou o ExcelentÃssimo Corregedor Regional que também fosse registrado em ata o elogio e o reconhecimento prestado pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular sobre a atuação das magistradas que o antecederam nesta Vara do Trabalho, as doutoras Ana Maria Aparecida de Freitas, Rosa Melo Machado Rodrigues Faria e Regina Maura Maciel Lemos, que conduziram a unidade judiciária com denodo e dedicação, adotando todas as providências ao aprimoramento do serviço e eficiência na prestação jurisdicional.
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a Vara do Trabalho de Serra Talhada, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz Titular de Serra Talhada, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
SAULO BOSCO SOUZA DE MEDEIROS
Juiz Titular da Vara de Serra Talhada
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 59 2016 de 05/10/2016