ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE LIMOEIRO, EM 22 DE SETEMBRO DE 2016.
Aos 22 (vinte e dois) dias do mês de setembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Limoeiro, situada na Rua Severino Vasconcelos Aragão, 114, Bairro José Fernandes Salsa, Limoeiro (PE), Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, Daniel Lopes Caseca e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de agosto de 2016.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Substituto Dr. Edson LuÃs Bryk, a Diretora de Secretaria, Bela. Adriana Ferreira Martinelli, e os demais servidores ali lotados: Maria Helena Barbosa Aguiar, Eduardo Henrique Câmara de Oliveira Ferraz, Ricardo José Cavalcanti Alves, Arnalciandro Nascimento dos Santos, Emmanuel Medeiros Paulo Macedo, Vital Martins Pessoa, Renata Campos Gouveia Sobral, Fábio Tavares Santos Duarte e Eduardo Sérgio Chaves Vieira, além dos Agentes de Segurança José Luciano Mariano de Farias e Zaqueu Barbosa da Costa.
Deixou de comparecer, por ocasião desta visita correicional, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Ana Maria Soares Ribeiro de Barros, em decorrência de se encontrar convocada para funcionar no Gabinete do ExcelentÃssimo Desembargador do Trabalho José Luciano Alexo da Silva pelo perÃodo de 22 de agosto a 23 de setembro de 2016 (Ato TRT-GP nº 413/2016 de 19/08/2016).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUÃZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Ana Maria Soares Ribeiro de Barros |
Desde 30/05/2016 (Ato TRT GP nº 238/2016) |
Edson LuÃs Bryk |
Dias 21, 22 e 23/08/2016 (Portaria TRT-GCR nº 165/2016) |
Registra-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desfruta de autorização do egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT nº 007/2008 .
Por oportuno, rememoram-se os requisitos existentes na citada norma local a serem observados pelos magistrados que dispõem dessa permissão: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
Relativamente à exigência da observação aos prazos legais, registra-se que, por ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (Página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atendo à questão.
A matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – 2016. Ressalva-se que, em observância ao contido na citada regulamentação, necessário que o magistrado esteja “... à disposição das partes e advogados ou realizando audiências por, pelo menos, três dias úteis na semana, determinando, ainda, sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†Na ocasião, a Diretora de Secretaria foi cientificada acerca dessa prescrição, sendo orientada no sentido de providenciar a afixação do correspondente aviso em local apropriado.
Participa-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desta Unidade Jurisdicional, Dra. Ana Maria Soares Ribeiro de Barros, não apresenta , consoante verificação realizada nesta data (22/09/2016), nenhum processo aguardando prolação de sentença com prazo extrapolado (vide detalhes nos quadros 3.3 e 3.4).
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Adriana Ferreira Martinelli |
Técnico Judiciário |
Diretora de Secretaria |
Maria Helena Barbosa Aguiar |
Técnico Judiciário |
Assistente do Diretor |
Eduardo Henrique Câmara de O Ferraz |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Ricardo José Cavalcanti Alves |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Arnalciandro Nascimento dos Santos |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Emmanuel Medeiros Paulo Macedo |
Requisitado |
Assistente |
Vital Martins Pessoa |
Requisitado |
Assistente |
Renata Campos Gouveia Sobral |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Fábio Tavares Santos Duarte |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Eduardo Sérgio Chaves Vieira |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na VT de Limoeiro |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Ana Maria soares de Barros |
532 |
143 |
169 |
64 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
584 |
124 |
178 |
37 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
253 |
67 |
67 |
7 |
Armando da cunha Rabelo Neto |
83 |
7 |
22 |
3 |
Débora de Souza Silva Lima |
44 |
7 |
16 |
2 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
- |
1 |
- |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
491 |
4 |
110 |
24 |
Levi Pereira de Oliveira |
- |
1 |
- |
- |
Lucas de Araujo Cavalcanti |
315 |
54 |
79 |
10 |
Matheus de Lima Sampaio |
- |
1 |
- |
|
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
22 |
2 |
6 |
|
Total |
2.331 |
411 |
654 |
148 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/08/2016 a 31/07/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na VT de Limoeiro |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
8 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
7 |
Débora de Souza Silva Lima |
10 |
Levi Pereira de Oliveira |
17 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
13 |
Prazo médio para julgar na unidade |
7 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/08/2016 a 31/07/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Limoeiro |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Edson Luis Bryk |
1 |
- |
- |
1 |
Ilka Eliane Soares de Souza |
3 |
- |
58 |
61 |
Lucas de Araujo Cavalcanti |
1 |
- |
- |
1 |
PatrÃcia Franco Trajano |
40 |
- |
- |
40 |
Total de sentenças pendentes na vara |
45 |
- |
58 |
103 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas : sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane Soares de Souza: 0001216-07.2015.5.06.0251, 0000898-24.2015.5.06.0251, 0000484-26.2015.5.06.0251, 0000392-48.2015.5.06.0251, 0001189-24.2015.5.06.0251, 0000675-71.2015.5.06.0251, 0000744-06.2015.5.06.0251, 0000880-03.2015.5.06.0251, 0010471-23.2014.5.06.0251, 0010400-21.2014.5.06.0251, 0000522-38.2015.5.06.0251, 0001281-02.2015.5.06.0251, 0001284-54.2015.5.06.0251, 0001215-22.2015.5.06.0251, 0000159-51.2015.5.06.0251, 0001285-39.2015.5.06.0251, 0000677-41.2015.5.06.0251, 0001219-59.2015.5.06.0251, 0001127-81.2015.5.06.0251, 0001155-49.2015.5.06.0251, 0000576-04.2015.5.06.0251, 0001133-88.2015.5.06.0251, 0001274-10.2015.5.06.0251, 0000895-69.2015.5.06.0251, 0001154-64.2015.5.06.0251, 0000885-25.2015.5.06.0251, 0000779-63.2015.5.06.0251, 0001240-35.2015.5.06.0251, 0000745-88.2015.5.06.0251, 0001153-79.2015.5.06.0251, 0001337-35.2015.5.06.0251, 0001222-14.2015.5.06.0251, 0001223-96.2015.5.06.0251, 0001224-81.2015.5.06.0251, 0010063-32.2014.5.06.0251, 0001119-07.2015.5.06.0251, 0001138-13.2015.5.06.0251, 0001093-09.2015.5.06.0251, 0001342-57.2015.5.06.0251, 0000758-87.2015.5.06.0251, 0001319-14.2015.5.06.0251, 0000015-43.2016.5.06.0251, 0001399-75.2015.5.06.0251, 0000455-73.2015.5.06.0251, 0001246-42.2015.5.06.0251, 0000005-96.2016.5.06.0251, 0000016-28.2016.5.06.0251, 0000017-13.2016.5.06.0251, 0000901-76.2015.5.06.0251, 0001162-41.2015.5.06.0251, 0001164-11.2015.5.06.0251, 0000091-67.2016.5.06.0251, 0000007-66.2016.5.06.0251, 0001144-20.2015.5.06.0251, 0001376-32.2015.5.06.0251, 0000091-04.2015.5.06.0251, 0000092-86.2015.5.06.0251, 0000947-65.2015.5.06.0251.
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 22/09/2016 à s 08h15m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Nesta ocasião , não foram identificados incidentes processuais na unidade judiciária sob correição que estivessem aguardando julgamento.
Fontes: Dados coletados no PJe, em 22/09/2016 Ã s 08h20m, e confirmados na Secretaria da Vara.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sumar. |
Ordinário |
Sumar. |
Ordinário |
Sumár. |
Ordinário | |
Vara de Limoeiro |
52 |
47 |
82 |
104 |
76 |
100 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/08/2016 a 31/07/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 20/09/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
Vara de Limoeiro |
69 |
20 |
20 |
35 |
49 |
36 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiência por semana (segundas à s quartas-feiras). A JuÃza Titular, Dra. Ana Maria Soares Ribeiro de Barros, encontra-se convocada pelo Egrégio Tribunal de 22/08/2016 a 23/09/2016. Atualmente, quem atua na Unidade é o Juiz Substituto Dr. Edson Luis Bryk que, em regra, se faz presente das nos dias em que há sessões de audiência.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média) :
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Limoeiro |
3 (segundas às quartas-feiras) |
12 |
30 |
12 |
10 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe, em 22/09/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
2014 |
2015 |
2016 (até 20/09/2016) |
476 |
1.291 |
941 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Vara de Limoeiro |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
81 |
564 |
645 |
385 |
1.187 |
1.572 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 21/09/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Limoeiro |
266 |
1.409 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Limoeiro |
418 |
12 |
710 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
VT de Limoeiro |
90 |
343 |
599 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/07/2016.
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Vara de Limoeiro |
BACEN * (De Jan/Jul.16) |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamento fÃsicos + PJe* |
Bloqueio |
Transf. | |||||
344 |
127 |
140 |
44 |
408 |
689 |
1.578 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos contêm informes acerca dos processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
PerÃodo analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao perÃodo compreendido de 1º/08/2015 até 31/07/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
00 |
- |
- |
Perito |
00 |
- |
- | |
Terceiros |
00 |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
01 |
22/09/2016 |
0001234-28.2015.5.06.0251 | |
Processos conclusos para despacho |
100 |
15/09/2016 |
0000247-55.2016.5.06.0251 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
34 |
29/08/2016 |
0001249-94.2015.5.06.0251 | |
Notificações a expedir |
08 |
19/09/2016 |
0000952-53.2016.5.06.0251 | |
OfÃcios a expedir |
13 |
30/08/2016 |
0018100-57.1999.5.06.0321 | |
Alvarás a expedir |
21 |
05/09/2016 |
0000164-62.2012.5.06.0321 | |
Mandados a expedir |
11 |
15/08/2016 |
0000150-55.2016.5.06.0251 | |
Praças a realizar |
00 |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
05 |
13/09/2016 |
0000086-97.2014.5.06.0321 | |
Processos fÃsicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
01 |
19/09/2016 |
0000257-70.2014.5.06.0251 | |
Praças a Marcar |
10 |
19/09/2016 |
0000932-96.2015.5.06.0251 | |
Processos no Setor de Cálculos |
74 |
07/08/2016 |
0010436-63.2014.5.06.0251 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
00 |
- |
- |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas†(restrito aos processos fÃsicos);
2) Dados coletados em 21 e 22/09/2016;
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pela Vara do Trabalho de Limoeiro, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta não foi atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
Vara de Limoeiro |
1.291 |
1.128 |
87,37% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta foi atingida.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
Vara de Limoeiro |
415 |
415 |
100,00% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
Vara de Limoeiro |
331 |
204 |
61,63% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
Vara de Limoeiro |
20 |
26 |
44 |
2 |
- 95,65% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
Emite pronunciamento de forma explÃcita e circunstanciada acerca da admissibilidade dos recursos , como constatado nos processos nºs. 0001291-46.2015.5.06.0251, 0000531-97.2015.5.06.0251, 000538-89.2015.5.06.0251, 0000504-17.2015.5.06.0251 (recursos ordinários e 0001067-11.2015.5.06.0251 (agravo de petição);
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000442-40.2016.5.06.0251, 0000613-94.2016.5.06.0251, 0010052-03.2014.5.06.0251, 0000057-59.2015.5.06.0251, 0000144-48.2016.5.06.0251 e 0000419-94.2016.5.06.0251);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se ao JuÃzo a fiel observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatado o adequado procedimento, em amostra realizada: vide processo nº 0010281-60.2014.5.06.0251;
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processos nºs 0001060-19.2015.5.06.0251 e 0010191-52.2014.5.06.0251;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução . Em conformidade com relatório fornecido pelo Sistema e-Gestão, a quantidade de audiências dessa natureza realizadas no perÃodo de 1º/08/2015 a 31/07/2016 foi de 42 processos. Quantitativo considerado satisfatório;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs 0010421-94.2014.5.06.0251 e 0010510-20.2014.5.06.0251.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A verificação realizada, por amostragem, nas carteiras que integram a secretaria da vara demonstrou uma satisfatória sistematização dos serviços e a adequada observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
Após análise dos autos acondicionados nas gavetas de prazo, não foi observada a existência de processos (fÃsicos) sem movimentação há mais de sessenta (60) dias, do que se depreende que a Secretaria da Vara guarda o regular acompanhamento dos prazos processuais.
Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe, a sintética pesquisa realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou acertada gestão do sistema e dos lapsos temporais pela Secretaria.
Constata-se, entretanto, que poucos processos fÃsicos foram objeto de conversão para o meio digital (ferramenta eletrônica CLE), sendo aconselhado à Secretaria da Vara que assim o faça dentro das suas possibilidades, uma vez que a prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, por torná-lo mais aprazÃvel.
Observou-se a existência de 37 (trinta e sete) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que apenas 10 (dez) delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora da Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituÃdo pelo credor trabalhista para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. JuÃzo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria, sem prejuÃzo de se lançar mão, em última instância, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.
Ressalta-se que a JuÃza Titular, com habitualidade, prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos, tanto nos processos fÃsicos quanto nos eletrônicos (PJe), a exemplo do ocorrido nos autos dos processos nºs 0000201-66.2016.5.06.0251 e 0000588-81.2016.5.06.0251. Fato elogiável e que deve ser fomentado.
Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.
Noticia-se que o JuÃzo utiliza-se do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA, para fins de liquidação de sentenças, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.
O Assistente da JuÃza, além de confeccionar os despachos, auxilia a magistrada na elaboração de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e informações em mandado de segurança.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud em 21 de setembro de 2016, foram identificadas ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas, mas que aguardam decisão do JuÃzo ( total de 23 registros ). Algumas foram atendidas parcialmente (por exemplo, processos nºs 0000121-96.2010.5.06.0321, em 26/04/2016, e 0000132-05.2014.5.06.0251 , em 26/08/2015, estando este último já arquivado). Outras apresentam bloqueios de quantias diminutas, que certamente não vão interessar à execução, como pode ser observado nas constrições efetivadas em decorrência de requisições ordenadas nos processos nº 0000191-79.2011.5.06.0321, em 08/09/2015, e 0043500-74.2008.5.06.0251, em 01/07/2016. Finalmente, foi encontrada até ordem judicial com bloqueio do valor total da execução, caso do processo nº 0000194-11.2015.5.06.0251, em 03/05/2016, e 0000778-57.2013.5.06.0022, em 04/08/2015. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o JuÃzo adote as providências necessárias a fim de ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatar a magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que a magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares não se achava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência dos termos da presente admoestação;
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT.
Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II.; e
Continuar realizando diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento; e
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
A Diretora de Secretaria solicitou que fossem renovadas as informações sobre boas práticas existentes na unidade (referidas na ata de correição de 2015 e citadas abaixo), além de acrescentar outras duas (últimos itens):
O acesso ao Sistema de Informação Eleitoral – SIE, para localização de endereço dos Jurisdicionados;
A liberação de crédito dos exequentes, por meio de Alvará de Transferência, para ativo financeiro de titularidade do beneficiário.
O Setor de Acordo e Pagamento elabora os cálculos das contribuições previdenciárias nos acordos realizados, descentralizando do Setor de Cálculos da tarefa.
Os alvarás são confeccionados e revisados antes das notificações expedidas aos credores, sendo desnecessário o agendamento para receber alvarás;
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Nesta ocasião, a Diretora de Secretaria apresentou os seguintes pleitos:
Verificar a possibilidade de encaminhamento de estagiário de Direito para auxiliar na Secretaria, além de praticar seus conhecimentos sobre Direito/Processo Trabalhista;
Reavaliação da área de jurisdição da Vara do Trabalho de Limoeiro, em especial quanto ao municÃpio de Taquaritinga do Norte, cujos limites ficam bem mais próximos das Varas de Caruaru;
Melhorar o sinal de WI-FI disponibilizado na secretaria da vara, muito fraco e atualmente de pouca utilidade; e
Substituição dos aparelhos de ar condicionado do tipo janela por outros mais modernos e econômicos, tipo “splitâ€.
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral, uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a Vara do Trabalho de Limoeiro, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Diretoria-Geral e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz do Trabalho Substituto, ora atuando na Vara de Limoeiro, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
EDSON LUÃS BRYK
Juiz do Trabalho Substituto
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 57 2016 de 22/09/2016