ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE NAZARÉ DA MATA, EM 20 DE SETEMBRO DE 2016.
Aos 20 (vinte) dias do mês de setembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata, situada na Praça Fernando Ferreira nº 23 – 1º andar, Centro, Nazaré da Mata (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, Daniel Lopes Caseca e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de agosto de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Robson Tavares Dutra, o Diretor de Secretaria, Bel. Francisco das Chagas Sousa, e os demais servidores ali lotados: Josué Dias de Oliveira Filho, Maria Sione Nunes Moreira, Maria Goreth Nogueira Moraes, Charles Silva Lins, Vanessa Coutinho D’Ângelo, Gentil Carlos da Silva, JosenÃcio Apolônio de Medeiros, Antônio José Francisco, Josildo José Leandro, Solange Nunes Silva, Admilson Pereira de Figueiredo Júnior, Evany Bento de Lima, Ana Carolina Ramos de Almeida e Ana LetÃcia Ferreira Soares, além do Agente de Segurança AmarÃlio Viana de Sena e do estagiário de Direito, o acadêmico José Carlos da Silva.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Robson Tavares Dutra (Titular) |
Desde 26/07/2003 (Ato TRT GP nº 317/2003) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Francisco das Chagas Sousa |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Josué Dias de Oliveira Filho |
Analista Judiciário |
Assistente de Diretor |
Maria Sione Nunes Moreira |
Requisitada |
Assistente de Juiz |
Maria Goreth Nogueira Moraes |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Charles Silva Lins |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Vanessa Coutinho D’Ângelo |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Gentil Carlos da Silva |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
JosenÃcio Apolônio de Medeiros |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Antônio José Francisco |
Requisitado |
Assistente |
Josildo José Leandro |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Solange Nunes Silva |
Requisitada |
Assistente |
Admilson Pereira de Figueiredo Júnior |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Evany Bento de Lima |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Ana Carolina Ramos de Almeida |
Técnico Judiciário |
- |
Ana LetÃcia Ferreira Soares |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Nazaré da Mata |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Robson Tavares Dutra |
2.363 |
213 |
1.117 |
141 |
Ana Carla Santana Tavares |
1 |
- |
- |
- |
Camila César Correia |
- |
1 |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
5 |
26 |
- |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
- |
1 |
- |
- |
Paloma Daniele B. S. Costa |
197 |
6 |
74 |
1 |
Rodrigo de Mello |
295 |
26 |
153 |
3 |
Total |
2.961 |
273 |
1.344 |
145 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Nazaré da Mata |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Robson Tavares Dutra |
23 |
Edson Luis Bryk |
110 |
Prazo médio para julgar na unidade |
37 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrado com sentenças pendentes na 1ª VT de Nazaré da Mata |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Robson Tavares Dutra |
41 |
- |
41 |
82 |
Total de sentenças pendentes na vara |
41 |
- |
41 |
82 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Robson Tavares Dutra: 0000442-07.2015.5.06.0241, 0000293-74.2016.5.06.0241, 0000219-72.2016.5.06.0241, 0000320-57.2016.5.06.0241, 0000321-42.2016.5.06.0241, 0000298-96.2016.5.06.0241, 0002417-53.2014.5.06.0241, 0002580-78.2014.5.06.0241, 0002464-72.2014.5.06.0241, 0002944-50.2014.5.06.0241, 0003220-81.2014.5.06.0241, 0000854-35.2015.5.06.0241, 0000853-50.2015.5.06.0241, 0000801-54.2015.5.06.0241, 0000189-19.2015.5.06.0241, 0000290-22.2016.5.06.0241, 0000556-09.2016.5.06.0241, 0000595-06.2016.5.06.0241, 0000562-16.2016.5.06.0241, 0010843-36.2013.5.06.0241, 0000688-37.2014.5.06.0241, 0001128-33.2014.5.06.0241, 0001429-77.2014.5.06.0241, 0000082-72.2015.5.06.0241, 0000361-24.2016.5.06.0241, 0000362-09.2016.5.06.0241, 0000620-19.2016.5.06.0241, 0000031-27.2016.5.06.0241, 0000032-12.2016.5.06.0241, 0011730-20.2013.5.06.0241, 0000544-92.2016.5.06.0241, 0000622-86.2016.5.06.0241, 0002717-60.2014.5.06.0241, 0000516-27.2016.5.06.0241, 0000894-80.2016.5.06.0241, 0000695-58.2016.5.06.0241, 0011014-90.2013.5.06.0241, 0000916-75.2015.5.06.0241, 0001126-63.2014.5.06.0241, 0000851-17.2014.5.06.0241, 0002634-44.2014.5.06.0241.
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 20/09/2016 Ã s 10h56min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrada com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Nazaré da Mata |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Robson Tavares Dutra |
- |
2 |
2 |
Paloma Daniele B. S. Costa |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
1 |
2 |
3 |
Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento em atraso sob a responsabilidade do magistrado Robson Tavares Dutra: 0000476-79.2015.5.06.0241 e 0000917-94.2014.5.06.0241.
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 20/09/2016 Ã s 09h30m.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
1ª VT Nazaré da Mata |
273 |
145 |
1.344 |
37 |
2ª VT Nazaré da Mata |
163 |
71 |
1.372 |
6 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Nazaré da Mata |
17 |
21 |
57 |
186 |
67 |
206 |
2ª VT de Nazaré da Mata |
13 |
18 |
18 |
36 |
21 |
36 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 19/09/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT de Nazaré da Mata |
6 |
1 |
6 |
30 |
209 |
29 |
2ª VT de Nazaré da Mata |
6 |
1 |
6 |
15 |
56 |
35 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, atualmente são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana (segundas às quartas-feiras). O magistrado comparece, em regra, de 4 (quatro) ou 5 (cinco) dias por semana à Unidade Judiciária.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Nazaré da Mata |
3 (segundas às quartas-feiras) |
* |
27 a 30 |
12 a 17 |
12 |
2ª VT Nazaré da Mata |
3 (terças às quintas-feiras) |
* |
22 |
7 a 9 |
2 a 6 |
*Não foi possÃvel estabelecer uma quantidade média de audiências devido à inexistência, no momento atual, de ações no Rito SumarÃssimo na pauta no mês de setembro e nos meses subsequentes (2016).
Fonte: Informações extraÃdas do PJe, em 20/09/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Varas de Nazaré da Mata |
2014 |
2015 |
2016 (até 19/09/2016) |
1ª |
3.104 |
1.218 |
1.232 |
2ª |
* |
2.113 |
1.221 |
*A 2ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata começou a funcionar em 23 de janeiro de 2015.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
Varas de Nazaré da Mata |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
1.442 |
2.808 |
4.250 |
859 |
3.163 |
4.022 |
2ª |
* |
* |
* |
115 |
663 |
778 |
*A 2ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata começou a funcionar em 23 de janeiro de 2015.
**O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 19/09/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
1ª VT Nazaré da Mata |
1.613 |
1.890 |
2ª VT Nazaré da Mata |
- |
702 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Nazaré da Mata |
669 |
92 |
689 |
2ª VT Nazaré da Mata |
104 |
00 |
200 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
1ª VT Nazaré |
190 |
228 |
529 |
2ª VT Nazaré |
34 |
06 |
83 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 31/07/2016.
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas de Nazaré da Mata |
BACENJUD * (De Jan/Ago.16) |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
*Arquivamento fÃsicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
240 |
82 |
341 |
603 |
2.063 |
3.003 |
2.490 |
2ª |
171 |
67 |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
1.778** |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos contêm informes acerca dos processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
** 2ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata sem legado de processos fÃsicos, tendo acervo composto exclusivamente por processos eletrônicos, razão pela qual, com relação à sobredita Vara do Trabalho, não foram extraÃdos dados extraÃveis dos Relatórios Gerenciais.
Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
PerÃodo analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao perÃodo compreendido de 1º/08/2015 até 31/07/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
22 |
13/06/2016 |
0000979-08.2012.5.06.0241 |
Perito |
04 |
08/08/2016 |
0002346-04.2011.5.06.0241 | |
Terceiros |
00 |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
80 |
11/08/2016 |
0002251-37.2012.5.06.0241 | |
Processos conclusos para despacho |
1.024 |
26/07/2016 |
0000688-03.2015.5.06.0241 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
05 |
06/09/2016 |
0000116-20.2016.5.06.0241 | |
Notificações a expedir |
75 |
29/06/2016 |
0049900-47.2002.5.06.0241 | |
OfÃcios a expedir |
15 |
29/07/2016 |
0000005-39.2010.5.06.0241 | |
Alvarás a expedir |
17 |
06/09/2016 |
0001108-13.2012.5.06.0241 | |
Mandados a expedir |
41 |
31/08/2016 |
0001473-96.2014.5.06.0241 | |
Praças a realizar |
01 |
22/09/2016 |
0142900-53.1992.5.06.0241 | |
Processos para certificar/diligenciar |
14 |
17/07/2016 |
0011613-29.2013.5.06.0241 | |
Processos fÃsicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
01 |
15/09/2016 |
0000220-10.2013.5.06.0241 | |
Praças a Marcar |
00 |
- |
- | |
Processos no Setor de Cálculos |
78 |
18/07/2016 |
0056900-88.2008.5.06.0241 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
03 |
19/09/2016 |
0001096-28.2014.5.06.0241 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas†(restrito aos processos fÃsicos);
2) Dados coletados em 20/09/2016;
3) A data constante do item “Praças a Realizar†(22/09/2016) corresponde ao dia em que se realizará a próxima praça.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Nazaré da Mata, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Nazaré |
1.218 |
2.221 |
182,35% |
2ª Vara de Nazaré |
2.113 |
2.009 |
95,08% |
Subtotal de Nazaré |
3.331 |
4.230 |
126,99% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara de Nazaré |
2.882 |
2.749 |
95,39% |
2ª Vara de Nazaré * |
- |
- |
- |
Subtotal de Nazaré |
2.882 |
2.749 |
95,39% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
* Não aplicável – a 2ª VT de Nazaré da Mata foi instalada em 2015.
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Nazaré |
311 |
363 |
116,72% |
2ª Vara de Nazaré |
188 |
76 |
40,43% |
Subtotal de Nazaré |
499 |
439 |
87,97% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Nazaré |
48 |
6 |
34 |
20 |
-62,96% |
2ª Vara de Nazaré |
- |
8 |
6 |
2 |
+25,00% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
Emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. 0011022-67.2013.5.06.0241, 0011055-57.2013.5.06.0241, 0011088-47.2013.5.06.0241 e 0002523-60.2014.5.06.0241 (recursos ordinários, processos em ambiente PJe);
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000113-29.2014.5.06.0241, 0002876-03.2014.5.06.0241, 0010779-26.2013.5.06.0241 e 0011613-29.5.06.0241);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao JuÃzo da regular observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nºs 0001612-19.2012.5.06.0241 e 0002225-73.2011.5.0.0241.
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal , nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 0001108-13.2012.5.06.0241;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Em conformidade com relatório fornecido pelo Sistema e-Gestão, a quantidade de audiências dessa natureza realizadas no perÃodo de 1º/08/2015 a 31/07/2016 foi de 65 processos;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs 0002357-96.2012.5.06.0241 e 0001133-60.2011.5.06.0241.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
O resultado da análise, por amostragem, havida nas carteiras que integram a secretaria da vara indica que se mantém uma evolução positiva relativamente ao gerenciamento dos atos processuais e ao adequado/necessário controle dos prazos , tendo-se como referência o panorama encontrado por ocasião de correições anteriores. Ademais, constatado o regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Consigna-se que boa parte das recomendações dirigidas à secretaria na ata de correição ordinária ocorrida em 2015 foi devidamente atendida.
Constata-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, sendo aconselhado, por oportuno, dar-se ênfase à conversão dos processos fÃsicos para o meio digital . A prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, por torná-lo mais aprazÃvel.
Nesse Ãnterim, pesquisa empreendida no acervo (processos fÃsicos) demonstrou a existência de alguns processos sem a devida movimentação há mais de sessenta (60) dias, ora referidos a tÃtulo de colaboração, para que a sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do JuÃzo (falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais): com a Secretaria: 0001508-27-2012-5-06-0241, 0151800-63-2008-5-06-0241, 0001771-59-2012-5-06-0241, 0001321-53-2011-5-06-0241, 0043900-41-1996-5-06-0241, 0046000-27-2000-5-06-0241 e 0129800-60-1994-5-06-0241.
Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe (processos originariamente eletrônicos, em quase sua totalidade), a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou satisfatória gestão do sistema e dos prazos pela Secretaria.
O Item 7 da presente ata (Quadro Atual da Secretaria) demonstra a adequada situação dos trabalhos desenvolvidos nos diversos setores. Pequena reserva apenas à quantidade de feitos encontrados pendentes de despacho (1.024 – mais antigo de 26/07/2016). A essa conjuntura se orienta maior desvelo dos responsáveis.
Ademais, observou-se a existência de 16 (dezesseis) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que apenas 2 (duas) delas dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor da Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado para que o seu constituinte se faça presente à Secretaria e receba a sua CTPS; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. JuÃzo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria, sem prejuÃzo de se lançar mão, em última instância, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.
O JuÃzo ainda não tem por costume a prolação de sentenças lÃquidas, mesmo para os processos sujeitos ao rito sumarÃssimo. Sobre esse aspecto, inclusive, foi consignada recomendação na ata de correição ordinária ocorrida em 2015.
Informa-se que, após o trânsito em julgado das sentenças proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, imprimir celeridade processual. Ademais, já se utilizado programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças.
As Assistentes do Juiz, além de minutarem os despachos, auxiliam o magistrado na elaboração de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e informações em mandado de segurança.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 20 de setembro de 2016, aferiu-se que o JuÃzo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatar o magistrado Robson Tavares Dutra, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações encontradas nos quadros 3.3 e 3.4, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional;
Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver à s partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos fÃsicos (legado), que devem, na medida do possÃvel, serem convertidos ao ambiente digital, por intermédio da ferramenta eletrônica CLE;
Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT); e
Continuar envidando esforços no sentido de implementar ações no sentido da prolação de sentenças lÃquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumarÃssimo (Recomendação constante em ata anterior, 2015, pag. 14, letra “iâ€).
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
O Diretor de Secretaria solicitou que fossem renovadas as informações sobre boas práticas existentes na unidade (referidas na ata de correição de 2015 e citadas abaixo), além de informar que está fomentando a prática de atos ordinatórios por servidores da própria secretaria no intuito de colaborar com as colegas lotadas no gabinete do juiz (Assistente de Gabinete) e minutas de despachos por aqueles que reúnem habilidade para tal:
Prevalência da citação postal em relação à CPE. Temos obtido excelentes resultados na celeridade do feito;
Ata de acordo com efeitos diversos: a) alvarás liberatórios – parte e advogado; b) configurado inadimplemento, inÃcio imediato da execução; c) arquivamento imediato subsequente ao adimplemento, não havendo pendências;
Processos fÃsicos, vencimento de prazo indicado na capa;
Certidões e despachos com múltiplos e sequenciados andamentos, independente de novas conclusões, implicando celeridade processual; e
Execução de convênio BACENJUD, com a juntada da conta depósito judicial – 042 CEF, logo em seguida, concluindo o processo ao Juiz, com despachos sequenciados, até a intimação da parte ré da penhora efetuada.
13. SOLICITAÇÃO JUÃZO:
Informou o Diretor de Secretaria que as questões de ordem administrativas pendentes de realização já foram comunicadas à Secretaria correspondente, estando apenas no aguardo da devida manutenção. Assim, não vislumbra a conveniência de, neste momento, apresentar novas solicitações.
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 1ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz Titular da 1ª Vara de Nazaré da Mata, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
ROBSON TAVARES DUTRA
Juiz Titular da 1ª Vara de Nazaré da Mata
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 55 2016 de 26/09/2016