ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 3ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 14 E 15 DE SETEMBRO DE 2016.

Aos 14 (catorze) e 15 (quinze) dias do mês de setembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de agosto de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Primeiramente, o Excelentíssimo Corregedor Regional determinou o registro de que, no ano de 2015, em virtude de fatos relacionados às instalações físicas envolvendo as unidades judiciárias e administrativas então instaladas no antigo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Edifício da SUDENE), as Varas do Trabalho do Recife foram compelidas a se transferir para o Fórum onde funcionavam as Varas do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), compartilhando o espaço disponível. Essa mudança, ocorrida em agosto de 2015 (e mantida até fevereiro de 2016), dificultou, sensivelmente, a rotina e a disposição dos trabalhos desenvolvidos nesses juízos e, por consequência, afetou o seu regular desempenho.

Feito esse registro inicial, prossegue-se a edição da corrente ata.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, o Diretor de Secretaria, Bel. Márcio André Rodrigues Costa Faria, e os demais servidores ali lotados: Carlos Alberto Falcão Maia, José Silvestre dos Santos, Mísia Rita dos Santos Lins, José Antônio Farinha Filho, Camila Vanderley Lima, Dayse Maria Ramos Vilaça, Mônica Cristina do Rego Barros Fontes, Nelson Francisco da Rocha, Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier, Renata Perlingeiro de Mello Pereira, Fernanda Von Schmalz Torres e Lucinéia Rodrigues de Oliveira, além da estagiária de Direito Laís Gabriele Ízis de Santana. Deixou de comparecer, nesta oportunidade, a servidora Mayra Malta Canavarro, uma vez que se encontra afastada de suas funções em razão de licença médica.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÍZA TITULAR/JUÍZA SUBSTITUTA

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Aline Pimentel Gonçalves (Titular)

Desde 17/02/2012

(Ato TRT GP nº 74/2012)

Maysa Costa de Carvalho Alves (Auxiliar)

Desde 15/07/2016
(Portaria TRT GCR nº 112/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Márcio André Costa Faria

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Carlos Alberto Falcão Maia

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

José Silvestre dos Santos

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Mísia Rita dos Santos Lins

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

José Antônio Farinha Filho

Técnico Judiciário

Calculista

Mayra Malta Canavarro

Técnico Judiciário

Calculista

Camila Vanderley Lima

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Dayse Maria Ramos Vilaça

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Mônica Cristina do R Barros Fontes

Técnico Judiciário

Assistente

Nelson Francisco da Rocha

Técnico Judiciário

Assistente

Fernanda Von Schmalz Torres

Analista Judiciário

-

Lucinéia Rodrigues de Oliveira

Analista Judiciário

-

Renata Perlingeiro de Mello Pereira

Técnico Judiciário

-

Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

3ª VT do Recife

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Aline Pimentel Gonçalves

1.067

248

199

217

Adriana Satou Lessa Ferreira

19

-

2

-

Airam Clemente Torres de Araujo

33

-

12

-

Ana Carolina Bulhões Calheiros

18

2

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

22

-

2

-

Arthur Ferreira Soares

6

-

1

-

Bruno Lima de Oliveira

21

8

6

4

Camila César Correa

10

2

1

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

4

1

3

3

Claudia Chistina S.R.L. Mendonça

57

8

11

14

Danielle Lira Pimentel Acioli

766

196

133

139

Edson Luis Bryk

2

46

-

3

Eduardo H.B. Dornelas Câmara

29

1

43

1

Evellyne Ferraz Correia

39

-

4

-

Gilberto Oliveira Freitas

2

1

-

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

60

-

5

-

Joaquim Emiliano F. de Lima

20

3

5

-

José Augusto Segundo Neto

18

2

6

2

Juliana Ranzani

19

3

5

-

Katharina V.N.C. Oliveira e Silva

-

2

-

-

Leandro Fernandez Teixeira

39

15

7

7

Lídia Almeida Pinheiro Teles

19

-

4

-

Lucas de Araujo Cavalcanti

26

6

7

3

Luis Guilherme Silva Robazzi

9

15

3

5

Mariana de Carvalho Millet

-

7

-

6

Marília Leal Montenegro Spinelli

17

5

3

4

Marta de Fátima Leal Chaves

8

2

5

-

Matheus Ribeiro Rezende

18

3

3

4

Maysa Costa de Carvaho Alves

-

-

-

1

Necy L.P. de Albuquerque Azevedo

13

3

1

-

Paloma Daniele B. S. Borges

203

39

32

24

Patrícia Franco Trajano

-

1

-

-

Rafael Val Nogueira

21

1

6

-

Roberta Vance Harrop

23

-

2

5

Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha

-

3

-

1

Thayse Sousa Bezerra de Carvaho

6

1

2

-

Victor Magela Nabuco de Menezes

19

9

2

3

Wiviane Maria Oliveira de Souza

11

4

3

3

Total

2.644

637

518

448

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 3ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Aline Pimentel Gonçalves

46

Camila César Correa

40

Edson Luis Bryk

152

Katharina V.N.C. Oliveira e Silva

26

Mariana de Carvalho Millet

117

Wiviane Maia Oliveira de Souza

13

Prazo médio para julgar na unidade

76

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na 3ª VT do Recife

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Aline Pimentel Gonçalves

27

-

24

51

Airam Clemente Torres de Araújo

-

-

4

4

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

-

3

3

Claudia Christina S.R.L. Mendonça

29

-

-

29

Edson Luis Bryk

-

-

13

13

Evellyne Ferraz Correia

-

-

13

13

José Augusto Segundo Neto

-

-

1

1

Lídia Almeida Pinheiro Teles

-

-

9

9

Leandro Fernandez Teixeira

2

-

-

2

Maysa Costa de Carvalho Alves

18

-

-

18

Roberta Vance Harrop

-

-

9

9

Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha

1

-

-

1

Total de sentenças pendentes na vara

77

-

76

153

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Aline Pimentel Gonçalves: 0000466-70.2015.5.06.0003, 0000351-49.2015.5.06.0003, 0001004-85.2014.5.06.0003, 0000854-70.2015.5.06.0003, 0000649-41.2015.5.06.0003, 0000274-40.2015.5.06.0003, 0001021-24.2014.5.06.0003, 0000297-20.2014.5.06.0003, 0000983-12.2014.5.06.0003, 0001051-59.2014.5.06.0003, 0001119-72.2015.5.06.0003, 0000553-26.2015.5.06.0003, 0000687-87.2014.5.06.0003, 0001242-07.2014.5.06.0003, 0000711-18.2014.5.06.0003, 0001167-31.2015.5.06.0003, 0001572-04.2014.5.06.0003, 0000668-47.2015.5.06.0003, 0000407-82.2015.5.06.0003, 0000777-95.2014.5.06.0003, 0001304-47.2014.5.06.0003, 0001049-89.2014.5.06.0003, 0000125-44.2015.5.06.0003, 0001309-69.2014.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0001561-72.2014.5.06.0003, 0001293-18.2014.5.06.0003, 0001291-48.2014.5.06.0003, 0000504-48.2016.5.06.0003, 0000268-04.2013.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000641-98.2014.5.06.0003, 0000906-03.2014.5.06.0003, 0001458-31.2015.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Edson Luis Bryk: 0001394-55.2014.5.06.0003, 0000658-37.2014.5.06.0003, 0000635-91.2014.5.06.0003, 0000261-41.2015.5.06.0003, 0000893-04.2014.5.06.0003, 0000797-86.2014.5.06.0003, 0010040-88.2013.5.06.0003, 0000950-22.2014.5.06.0003, 0000485-76.2015.5.06.0003, 0010084-10.2013.5.06.0003, 0000895-71.2014.5.06.0003, 0001216-43.2013.5.06.0003, 0001419-05.2013.5.06.0003, 0001189-60.2013.5.06.0003, 0000257-72.2013.5.06.0003, 0000620-59.2013.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Correia: 0000273-21.216.5.06.0003, 0001332-78.2015.5.06.0003, 0001546-69.2015.5.06.0003, 0010232-21.2013.5.06.0003, 0010284-17.2013.5.06.0003, 0000375-14.2014.5.06.0003, 0000335-61.2016.5.06.0003, 0001102-36.2015.5.06.0003, 0001533-07.2014.5.06.0003, 0000868-88.2014.5.06.0003, 0001736-66.2014.5.06.0003, 0000696-49.2014.5.06.0003, 0000179-44.2014.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0000067-12.2013.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Lídia Almeida Pinheiro Teles: 0001400-28.2015.5.06.0003, 0001407-20.2015.5.06.0003, 0000475-95.2016.5.06.0003, 0000481-05.2016.5.06.0003, 0001465-20.2015.5.06.0004, 0001287-11.2014.5.06.0003, 0000575-21-2014.5.06.0003, 0001600-69.2014.5.06.0003, 0001724-18.2015.5.06.0003.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000235-77.2014.5.06.0003, 0001551-91.2015.5.06.0003, 0001436-07.2014.5.06.0003, 0001484-63.2014.5.06.0003, 0001155-51.2014.5.06.0003, 0000089-36.2014.5.06.0003, 0000245-53.2016.5.06.0003, 0000803-93.2014.5.06.0003, 0000747-60.2014.5.06.0003.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas”, SIAJ e PJe em 14/09/2016.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3ª VT do Recife

No prazo

Atrasados

Total

Aline Pimentel Gonçalves

3

-

3

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

-

1

Edson Luis Bryk

2

-

2

Maysa Costa de Carvalho alves

4

-

4

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

2

-

2

Total de incidentes pendentes na vara

12

-

12

Fonte: Dados extraídos em “Relatório de decisões em aberto/proferidas” e PJe, confirmados pela assistente da juíza no dia da correição, em 13/09/2016.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2ª VT Recife

758

533

466

4

3ª VT Recife

637

448

518

76

4ª VT Recife

776

526

479

49

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo de doze meses anteriores à data da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

2ª VT do Recife

77

102

117

368

118

380

3ª VT do Recife

73

198

109

430

138

471

4ª VT do Recife

80

115

105

331

121

374

Fontes: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

2ª VT do Recife

65

84

81

133

247

386

3ª VT do Recife

52

96

168

204

352

378

4ª VT do Recife

65

75

107

88

294

379

Fontes: Informações extraídas do PJe (em 12/09/2016) e da Ata da Correição realizada em 2015.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. A Juíza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, e a Juíza Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, presidem de 2 a 3 sessões de audiência por semana, alternadamente, e comparecem à Unidade Judiciária diariamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média), apurada na data em que foi realizada a correição na Unidade:

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

30 a 35

24

15

3ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10

34

23

10

4ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

34

22

10

Fonte: Informações prestadas pelo Secretário de Audiências e confirmadas no PJe.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Varas de Recife

2014

2015

2015

(até 12/09/2016)

1.613

1.639

1.271

1.597

1.602

1.258

1.612

1.641

1.250

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Recife

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.172

2.127

3.299

1.499

2.786

4.285

1.432

2.575

4.007

1.865

2.572

4.437

1.202

2.886

4.088

1.440

3.759

5.199

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 12/09/2016

Físicos

PJe

1ª VT DO RECIFE

1.163

2.803

2ª VT DO RECIFE

1.208

3.152

3ª VT DO RECIFE

1.390

3.266

4ª VT DO RECIFE

1.964

3.282

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT DO RECIFE

1.392

92

827

2ª VT DO RECIFE

1.475

128

1.064

3ª VT DO RECIFE

1.884

119

867

4ª VT DO RECIFE

1.487

219

1.245

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 1º/08/ 2015 a 31/07/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1ª VT DO RECIFE

286

211

429

2ª VT DO RECIFE

299

147

563

3ª VT DO RECIFE

367

208

415

4ª VT DO RECIFE

299

242

617

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas do Recife

BACENJUD *

(Jan a Ago 2016)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento* físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

619

279

664

307

1.765

1.475

1.860

318

120

1.083

493

1.955

1.907

2.187

418

170

1.068

508

3.147

2.754

1.782

11ª

118

58

1.023

545

4.130

2.955

2.202

12ª

83

30

3.902

3.062

4.179

4.090

2.047

13ª

53

9

3.070

2.160

2.671

3.214

2.280

14ª

124

16

716

948

2.891

4.595

2.201

15ª

110

45

832

361

3.263

2.785

2.597

16ª

173

61

684

695

3.592

2.814

2732

17ª

328

125

885

830

4.032

4.221

1.144

18ª

371

125

1.063

799

2.782

3.593

1.876

19ª

169

78

636

481

2.704

1.654

1.063

20ª

507

185

1.000

515

4.196

4.086

1.331

21ª

308

82

621

798

2.853

3.093

1.418

22ª

549

219

964

601

2.060

1.384

1.013

23ª

98

32

306

418

3.209

3.389

1.194

* Apenas os dados do Sistema "BACENJUD" e de "Arquivamento" indicam dados acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT quanto às demais informações.

Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima referem-se ao período dos 12 meses anteriores àquele em que foi realizada a correição na Unidade Judiciária (11ª a 13ª VTs do Recife: de 1º/04/2015 até 31/03/2016; 14ª a 16ª VTs do Recife: de 1º/05/2015 até 30/04/2016; 17ª a 19ª VTs do Recife: de 1º/06/2015 até 31/05/2016; e 20ª, 21ª, 22ª e 23ª VTs do Recife: 1º/07/2015 até 30/06/2016; 2ª, 3ª e 4ª VT’s do Recife: de 1º/08/2015 a 31/07/2016).

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

11

12/07/2016

0141900-38.2001.5.06.0003

Perito

24

18/01/2016

0000979-09.2013.5.06.0003

Terceiros

01

17/08/2016

0154700-06.1998.5.06.0003

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

190

09/09/2016

0000142-80.2015.5.06.0003

Processos conclusos para despacho

211

26/08/2016

0127500-14.2004.5.06.0003

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

35

11/01/2016

0140700-35.1997.5.06.0003

Notificações a expedir

119

08/08/2016

0010005-26.2016.5.06.0003

Ofícios a expedir

30

01/06/2016

0000883-23.2015.5.06.0003

Alvarás a expedir

87

18/10/2015

0000810-85.2014.5.06.0003

Mandados a expedir

33

26/08/2016

0071900-66.2008.5.06.0003

Praças a realizar

01

17/05/2016

0010068-56.2013.5.06.0003

Processos para certificar/diligenciar

04

30/04/2016

0000882-38.2015.5.06.0003

Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual

133

27/06/2016

0000501-98.2013.5.06.0003

Praças a Marcar

08

15/06/2016

0000793-83.2013.5.06.0003

Processos no Setor de Cálculos

144

18/07/2016

0000017-49.2014.5.06.0003

Processos com recurso a enviar ao TRT

00

-

-

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);

2) Dados coletados nos dias 13 e 14/09/2016.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho do Recife, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

Importante ressaltar que, durante o período compreendido entre julho/2015 e fevereiro/2016, as Varas do Trabalho do Recife suportaram circunstâncias adversas relativamente às suas instalações próprias, necessitando, inclusive, deixar o espaço físico onde instaladas para se mudar para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes, onde passaram a compartilhar o espaço com as varas locais. Esse conjunto de fatos, evidentemente, afetou o regular e ordinário desenrolar-se de suas as atividades rotineiras, e, por consequência, o desempenho à consecução das Metas - CNJ 2015.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não atingida.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara do Recife

1.692

1.638

96,81%

2ª Vara do Recife

1.620

1.478

91,23%

3ª Vara do Recife

1.643

1.335

81,25%

4ª Vara do Recife

1.641

1.718

104,69%

5ª Vara do Recife

1.629

1.608

98,71%

6ª Vara do Recife

1.621

1.361

83,96%

7ª Vara do Recife

1.642

1.538

93,67%

8ª Vara do Recife

1.614

1.268

78,56%

9ª Vara do Recife

1.618

1.352

83,56%

10ª Vara do Recife

1.654

1.289

77,93%

11ª Vara do Recife

1.635

1.203

73,58%

12ª Vara do Recife

1.613

1.447

89,71%

13ª Vara do Recife

1.646

1.164

70,72%

14ª Vara do Recife

1.625

1.335

82,15%

15ª Vara do Recife

1.634

1.365

83,54%

16ª Vara do Recife

1.605

1.228

76,51%

17ª Vara do Recife

1.629

1.434

88,03%

18ª Vara do Recife

1.634

1.151

70,44%

19ª Vara do Recife

1.607

1.516

94,34%

20ª Vara do Recife

1.629

1.236

75,87%

21ª Vara do Recife

1.639

1.247

76,08%

22ª Vara do Recife

1.611

1.395

86,59%

23ª Vara do Recife

1.606

1.047

65,19%

Subtotal da Capital

37.487

31.353

83,64%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª Vara do Recife

1.397

1.300

93,06%

2ª Vara do Recife

1391

1343

96,55%

3ª Vara do Recife

1592

1478

92,83%

4ª Vara do Recife

1619

1616

99,81%

5ª Vara do Recife

1617

1528

94,50%

6ª Vara do Recife

1606

1566

97,51%

7ª Vara do Recife

1407

1387

98,58%

8ª Vara do Recife

1584

1541

97,29%

9ª Vara do Recife

1407

1401

99,57%

10ª Vara do Recife

1603

1408

87,84%

11ª Vara do Recife

1604

1425

88,84%

12ª Vara do Recife

1557

1491

95,76%

13ª Vara do Recife

1572

1455

92,56%

14ª Vara do Recife

1544

1467

95,01%

15ª Vara do Recife

1595

1466

91,91%

16ª Vara do Recife

1573

1371

87,16%

17ª Vara do Recife

1553

1426

91,82%

18ª Vara do Recife

1555

1496

96,21%

19ª Vara do Recife

1571

1373

87,40%

20ª Vara do Recife

1555

1327

85,34%

21ª Vara do Recife

1387

1221

88,03%

22ª Vara do Recife

1584

1578

99,62%

23ª Vara do Recife

1567

1344

85,77%

Subtotal da Capital

35.440

33.008

93,14%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

573

1442

251,66%

2ª Vara do Recife

566

1127

199,12%

3ª Vara do Recife

501

1333

266,07%

4ª Vara do Recife

654

1029

157,34%

5ª Vara do Recife

522

1400

268,20%

6ª Vara do Recife

417

639

153,24%

7ª Vara do Recife

428

838

195,79%

8ª Vara do Recife

389

1151

295,87%

9ª Vara do Recife

356

1034

290,45%

10ª Vara do Recife

493

1206

244,62%

11ª Vara do Recife

442

882

199,55%

12ª Vara do Recife

561

729

129,95%

13ª Vara do Recife

243

869

357,61%

14ª Vara do Recife

483

872

180,54%

15ª Vara do Recife

584

1400

239,73%

16ª Vara do Recife

329

1052

319,76%

17ª Vara do Recife

341

655

192,08%

18ª Vara do Recife

659

1252

189,98%

19ª Vara do Recife

405

1665

411,11%

20ª Vara do Recife

350

1100

314,29%

21ª Vara do Recife

422

813

192,65%

22ª Vara do Recife

463

1443

311,66%

23ª Vara do Recife

435

1501

345,06%

Subtotal da Capital

10.666

25.332

237,50%

Total da 6ª Região

31.194

48.910

156,79%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

238

213

244

207

-13,03%

2ª Vara do Recife

226

187

197

216

-4,42%

3ª Vara do Recife

273

211

145

339

+24,18%

4ª Vara do Recife

222

191

256

157

-29,28%

5ª Vara do Recife

231

204

179

256

+10,82%

6ª Vara do Recife

233

210

147

296

+27,04%

7ª Vara do Recife

237

214

194

257

+8,44%

8ª Vara do Recife

192

178

159

211

+9,90%

9ª Vara do Recife

215

174

172

217

+0,93%

10ª Vara do Recife

245

184

136

293

+19,59%

11ª Vara do Recife

234

192

138

288

+23,07%

12ª Vara do Recife

249

174

122

301

+20,88%

13ª Vara do Recife

247

205

144

308

+24,70%

14ª Vara do Recife

232

199

153

278

+19,83%

15ª Vara do Recife

272

198

151

319

+17,28%

16ª Vara do Recife

296

183

138

341

+15,20%

17ª Vara do Recife

240

170

165

245

+2,08%

18ª Vara do Recife

212

173

124

261

+23,11%

19ª Vara do Recife

234

181

134

281

+20,08%

20ª Vara do Recife

272

223

96

399

+46,69%

21ª Vara do Recife

226

200

134

292

+29,20%

22ª Vara do Recife

204

185

165

224

+9,80%

23ª Vara do Recife

271

203

87

387

+42,80%

Subtotal da Capital

5.501

4.452

3.580

6.373

+ 15,85%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Observação:

Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

Emite, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. 0001247-29.2014.5.06.0003, 0010125-74.2013.5.06.0003, 0000301-57.2014.5.06.0003 (recursos ordinários), 0001779-03.2014.5.06.0003 e 0000763-53.2010.5.06.0003 (agravos de petição);

faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000904-96.2015.5.06.0003, 0001269-87.2014.5.06.0003, 0001462-68.2015.56.06.0003, 0001670-52.2015.5.06.0003 e 0001798-09.2014.5.06.0003);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nº 0001449-11.2011.5.06.0003 e 0127700-50.2006.5.06.0003, p.ex.);

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 0010304-08.2013.5.06.0003;

inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (21 processos – considerado o período de 1º/08/2015 a 31/07/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 0000746-41.2015.5.06.0003.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara revelou que permanece o quadro de adequada organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.

Eventuais ressalvas ou vagar ao cumprimento de determinação judicial mostram-se justificáveis ante as circunstâncias que as unidades judiciárias de 1ª instância do Recife enfrentaram durante segundo semestre de 2015, ocasião em que se viram forçadas a deixar suas instalações próprias para se acomodarem com outras varas no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes. Certamente que esforço e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos.

De fato, em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, a Secretaria da Vara manteve o bom grau de desvelo na gestão do seu acervo processual, tanto com relação aos processos físicos, como com relação aos processos virtuais (PJe). Fato digno de registro e reconhecimento.

Em concordância com o já consignado, observa-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, devendo ser fomentada a manutenção do foco para agilizar a conversão dos processos físicos para o meio digital, por intermédio da ferramenta CLE, propiciando-se, destarte, um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além favorecer um ambiente de trabalho mais aprazível na secretaria.

Observou-se a existência de 41 (quarenta e uma) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que apenas 3 (três) delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente do Diretor de Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituído pelo credor trabalhista para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. Juízo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria, sem prejuízo de se lançar mão, em última instância, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça, expediente utilizado somente para o caso em que foi constatada a inexistência de entrega domiciliar de correspondência no Endereço da parte reclamante.

Com relação às conciliações judiciais, cuja carteira encontra-se bem administrada, em conformidade com o que dispõe o Provimento TRT-CRT nº 01/2014, oportuno que seja consignado em todos os textos dos acordos, celebrados em processos físicos e eletrônicos, referência à dispensa da notificação da Procuradoria-Geral Federal, quando o valor da contribuição previdenciária apurada for igual ou inferior a R$ 20.000,00, na forma da Portaria do Ministério da Fazenda nº 582 de 11.12.2013. Por exemplo, nos processos a seguir, deixou-se de fazer a aludida referência: 0001145-75.2012.5.06.0003; 0001046-71.2013.5.06.0003; 0000360-79.2013.5.06.0003; e 0000567-78.2013.5.06.0003.

Os Assistentes da Juíza, além de minutarem os despachos, auxiliam a magistrada na elaboração de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e informações em mandado de segurança.

As Juízas Titular e Substituta Auxiliar prolatam, com habitualidade, sentenças de forma líquida, tanto nos processos que tramitam no rito sumaríssimo como no ordinário, nos feitos físicos e eletrônicos (PJe), 0000075-81.2016.5.06.0003, 0000936-67.2016.5.06.0003 e 0000921-98.2016.5.06.0003. Conduta elogiável e que deve ser fomentada.

Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.

Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 14 de setembro de 2016, constatou que o Juízo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatarem os magistrados Aline Pimentel Gonçalves, Airam Clemente Torres de Araujo, Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luis Bryk, Evellyne Ferraz Correia, José Augusto Segundo Neto, Lídia Almeida Pinheiro Teles e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que os magistrados Edson Luis Bryk, Airam Clemente Torres de Araujo, Armando da Cunha Rabelo Neto, José Augusto Segundo Neto, Evellyne Ferraz Correia, Lídia Almeida Pinheiro Teles e Roberta Vance Harrop não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”; e

Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT).

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

1) Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquidas, o Juízo determinação a transformação dos depósitos recursais em judiciais, bem como a liquidação do processo pelo Setor de Cálculos da Vara, dispensando as partes para apresentar artigos;  

 2) Os alvarás são confeccionados e revisados antes das notificações expedidas aos credores, sendo desnecessário o agendamento para receber alvarás;

3) O Setor de Acordo e Pagamento elabora os cálculos das contribuições previdenciárias nos acordos realizados, descentralizando do Setor de Cálculos a tarefa; e

4) Rodízio de servidores ao atendimento das partes e dos advogados, durante o expediente ao público.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

1) Substituição de aproximadamente 65 (sessenta e cinco) placas de porcelana, vez que estão rachadas ou trincadas;

 

2) Criação de Núcleo permanente de apoio a 1ª Instância, para auxiliar as Unidades no cumprimento das metas de produtividade, levando em consideração a elevada média mensal de distribuição;

3) Lotação (reposição) de mais 01 (um) estagiário do curso de Direito na Unidade;

4) Disponibilização de mais 01(uma) impressora Multifuncional para a Secretaria da Vara, vez que na SUDENE existiam 03 (três) por Unidade Judicial;

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 3ª Vara do Trabalho do Recife, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas, à Secretaria de Tecnologia da Informação e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 3ª Vara do Recife, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

ALINE PIMENTEL GONÇALVES

Juíza Titular da 3ª Vara do Recife

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 53 2016 de 15/09/2016