ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 2ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 13 E 14 DE SETEMBRO DE 2016.

Aos 13 (treze) e 14 (catorze) dias do mês de setembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de agosto de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Primeiramente, o Excelentíssimo Corregedor Regional determinou o registro de que, no ano de 2015, em virtude de fatos relacionados às instalações físicas envolvendo as unidades judiciárias e administrativas então instaladas no antigo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Edifício da SUDENE), as Varas do Trabalho do Recife foram compelidas a se transferir para o Fórum onde funcionavam as Varas do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), compartilhando o espaço disponível. Essa mudança, ocorrida em agosto de 2015 (e mantida até fevereiro de 2016), dificultou, sensivelmente, a rotina e a disposição dos trabalhos desenvolvidos nesses juízos e, por consequência, afetou o seu regular desempenho.

Feito esse registro inicial, prossegue-se a edição da corrente ata.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Andréa Cláudia de Souza, a Diretora de Secretaria, Bela. Mércia Israel de Oliveira Pavão, e os demais servidores ali lotados: Camilla Menezes Barros, Marcos Soares de Lima Sá Rego, Verônica Patrícia Souza Correa, Ana Paula da Costa Barros Monte, Luiz Carlos de Lima Miranda, Nazaré Barros Barboza Diniz, Sandra Maria do Socorro Porto Dias da Paixão, Dayenn Dantas de Lucena, Tamira Muniz Malvezzi, Ivan Oliveira da Silva e Ricardo Henrique Japiassu Correia Lima, além dos estagiários de Direito Pedro Henrique Carvalho de Lucena e Roberta Pereira da Silva. Deixou de comparecer, nesta oportunidade, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto Auxiliar, Dr. Gilberto Oliveira Freitas, uma vez que se encontra em gozo de suas férias regulares.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÍZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Andréa Cláudia de Souza (Titular)

Desde 19/02/2015

(Ato TRT GP nº 108/2015)

Gilberto Oliveira Freitas (Auxiliar)

Férias de 05/09 a 04/10/2016
Desde 18/12/2015
(Portaria TRT GCR nº 270/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Mércia Israel de Oliveira Pavão

Técnico Judiciário

Diretora de Secretaria

Camilla Menezes Barros

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Marcos Soares de Lima Sá Rego

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Verônica Patrícia Souza Correa

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

Ana Paula da Costa Barros Monte

Requisitada

Calculista

Luiz Carlos de Lima Miranda

Analista Judiciário

Calculista

Nazaré Barros Barboza Diniz

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Sandra Maria do Socorro P D Paixão

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Dayenn Dantas de Lucena

Técnico Judiciário

Assistente

Tamira Muniz Malvezzi

Técnico Judiciário

Assistente

Ivan Oliveira da Silva

Técnico Judiciário

-

Ricardo Henrique Japiassu C Lima

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

2ª VT do Recife

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Andrea Claudia de Souza

1.217

361

227

364

Ana Carolina Bulhões Carneiro

4

5

-

1

Débora de Souza Silva Lima

9

1

1

-

Eduardo H.B. Dornelas Câmara

22

2

31

1

Genison Cirilo Cabral

4

-

4

-

Germana Camarotti Tavares

7

2

-

-

Gilberto Oliveira Freitas

760

196

111

86

Gustavo Henrique C. Barbosa

8

-

-

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

2

23

-

7

Levi Pereira de Oliveira

50

12

13

8

Mariana de Carvalho Milet

294

110

74

35

Marília Leal Montenegro Spinelli

4

-

1

12

Marta de Fátima Leal Chaves

42

4

1

3

Matheus de Lima Sampaio

-

1

-

-

Matheus Ribeiro Rezende

5

3

-

-

Necy L.P. Albuquerque Azevedo

-

1

-

-

Rafael Val Nogueira

1

-

4

-

Renata Conceição Nóbrega Santos

11

6

-

10

Saulo Bosco Souza de Medeiros

6

4

-

-

Sérgio Paulo de Andrade Lima

1

2

-

1

Tatyana S.A.P. Rodrigues Rocha

-

3

-

-

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

-

16

-

1

Vanessa Zacche de Sá

16

1

-

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

-

4

-

2

Total

2.461

758

466

533

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Andrea Claudia de Souza

2

Eduardo H.B. Dornelas Câmara

1

Levi Pereira de Oliveira

12

Marta de Fátma Leal Chaves

5

Necy L.P. Albuquerque de Azevedo

13

Prazo médio para julgar na unidade

4

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na 2ª VT do Recife

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Andrea Claudia de Souza

49

-

15

64

Gilberto Oliveira Freitas

9

-

-

9

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

-

-

1

1

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

-

1

1

Mariana de Carvalho Millet

-

-

2

2

Total de sentenças pendentes na vara

58

-

19

77

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Andrea Claudia de Souza: 0000652-96.2015.5.06.0002, 0001046-40.2014.5.06.0002, 0001646-28.2014.5.06.0002, 0000657-21.2015.5.06.0002, 0000621-76.2015.5.06.0002, 0000101-82.2016.5.06.0002, 0000098-30.2016.5.06.0002, 0000794-66.2016.5.06.0002, 0001215-27.2014.5.06.0002, 0000137-61.2015.5.06.0002, 0000151-11.2016.5.06.0002, 0000629-19.2016.5.06.0002, 0000944-81.2015.5.06.0002, 0000150-26.2016.5.06.0002, 0001200-24.2015.5.06.0002.

Processo com sentença atrasada sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa: 0000019-85.2015.5.06.0002.

Processo com sentença atrasada sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliana de Souza Tavares: 0010036-54.2013.5.06.0002.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da Mariana de Carvalho Millet: 0000719-95.2014.5.06.0002, 00001023-60.2015.5.06.0002.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas”, SIAJ e PJe em 13/09/2016.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2ª VT do Recife

No prazo

Atrasados

Total

Andrea Claudia de Souza

13

2

15

Gilberto Oliveira Freitas

11

2

13

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

2

2

Total de incidentes pendentes na vara

24

6

30

Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento, em atraso, sob a responsabilidade da magistrada Andrea Claudia de Souza: 0010252-15.2013.5.06.0002, 0000168-18.2014.5.06.0002.

Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento, em atraso, sob a responsabilidade do magistrado Gilberto Oliveira Freitas: 0000539-28.2014.5.06.0019, 0000132-39.2015.5.06.002.

Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento, em atraso, sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0010358-74.2013.5.06.0002, 0000988-37.2014.5.06.0002.

Fonte: Dados extraídos em “Relatório de decisões em aberto/proferidas” e PJe, confirmados pela assistente da juíza no dia da correição, em 13/09/2016.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2ª VT Recife

758

533

466

4

3ª VT Recife

637

448

518

76

4ª VT Recife

776

526

479

49

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/02/2014 a 31/01/2015.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo de doze meses anteriores à data da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

2ª VT do Recife

77

102

117

368

118

380

3ª VT do Recife

73

198

109

430

138

471

4ª VT do Recife

80

115

105

331

121

374

Fontes: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

2ª VT do Recife

65

84

81

133

247

386

3ª VT do Recife

52

96

168

204

352

378

4ª VT do Recife

65

75

107

88

294

379

Fontes: Informações extraídas do PJe (em 12/09/2016) e da Ata da Correição realizada em 2015.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informações prestadas pela Assistente de Audiência, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras, e cada magistrado preside de 2 a 3 sessões por semana, alternadamente. A Juíza Titular tem por costume comparecer diariamente à Vara; o Substituto, em média, 3 dias por semana.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média), apurada na data em que foi realizada a correição na Unidade:

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

30 a 35

24

15

3ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10

34

23

10

4ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

34

22

10

Fonte: Informações prestadas pelo Secretário de Audiências e confirmadas no PJe.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Varas de Recife

2014

2015

2015

(até 12/09/2016)

1.613

1.639

1.271

1.597

1.602

1.258

1.612

1.641

1.250

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Recife

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.172

2.127

3.299

1.499

2.786

4.285

1.432

2.575

4.007

1.865

2.572

4.437

1.202

2.886

4.088

1.440

3.759

5.199

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 12/09/2016

Físicos

PJe

1ª VT DO RECIFE

1.163

2.803

2ª VT DO RECIFE

1.208

3.152

3ª VT DO RECIFE

1.390

3.266

4ª VT DO RECIFE

1.964

3.282

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT DO RECIFE

1.392

92

827

2ª VT DO RECIFE

1.475

128

1.064

3ª VT DO RECIFE

1.884

119

867

4ª VT DO RECIFE

1.487

219

1.245

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 1º/08/ 2015 a 31/07/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1ª VT DO RECIFE

286

211

429

2ª VT DO RECIFE

299

147

563

3ª VT DO RECIFE

367

208

415

4ª VT DO RECIFE

299

242

617

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas do Recife

BACENJUD *

(Jan a Ago 2016)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento* físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

619

279

664

307

1.765

1.475

1.860

318

120

1.083

493

1.955

1.907

2.187

418

170

1.068

508

3.147

2.754

1.782

11ª

118

58

1.023

545

4.130

2.955

2.202

12ª

83

30

3.902

3.062

4.179

4.090

2.047

13ª

53

9

3.070

2.160

2.671

3.214

2.280

14ª

124

16

716

948

2.891

4.595

2.201

15ª

110

45

832

361

3.263

2.785

2.597

16ª

173

61

684

695

3.592

2.814

2732

17ª

328

125

885

830

4.032

4.221

1.144

18ª

371

125

1.063

799

2.782

3.593

1.876

19ª

169

78

636

481

2.704

1.654

1.063

20ª

507

185

1.000

515

4.196

4.086

1.331

21ª

308

82

621

798

2.853

3.093

1.418

22ª

549

219

964

601

2.060

1.384

1.013

23ª

98

32

306

418

3.209

3.389

1.194

* Apenas os dados do Sistema "BACENJUD" e de "Arquivamento" indicam dados acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT quanto às demais informações.

Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima referem-se ao período dos 12 meses anteriores àquele em que foi realizada a correição na Unidade Judiciária (11ª a 13ª VTs do Recife: de 1º/04/2015 até 31/03/2016; 14ª a 16ª VTs do Recife: de 1º/05/2015 até 30/04/2016; 17ª a 19ª VTs do Recife: de 1º/06/2015 até 31/05/2016; e 20ª, 21ª, 22ª e 23ª VTs do Recife: 1º/07/2015 até 30/06/2016; 2ª, 3ª e 4ª VT’s do Recife: de 1º/08/2015 a 31/07/2016).

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

14

03/03/2016

0000962-73.2013.5.06.0002

Perito

17

25/05/2016

0001472-23.2012.5.06.0002

Terceiros

19

16/05/2013

0000458-04.2012.5.06.0002

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

16

12/09/2016

0000004-53.2014.5.06.0002

Processos conclusos para despacho

286

07/08/2016

0000188-38.2016.5.06.0002

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

47

26/08/2016

0001458-34.2015.5.06.0002

Notificações a expedir

277

30/08/2016

0000375-80.2015.5.06.0002

Ofícios a expedir

31

17/08/2016

0000551-93.2014.5.06.0002

Alvarás a expedir

26

26/08/2016

0000932-38.2013.5.06.0002

Mandados a expedir

14

01/09/2016

0000055-64.2014.5.06.0002

Praças a realizar

06

23/09/2016

0000980-89.2016.5.06.0002

Processos para certificar/diligenciar

14

01/09/2016

0029700-18.2006.5.06.0002

Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual

300

26/08/2016

0000171-07.2013.5.06.0002

Praças a Marcar

02

05/09/2016

0099800-90.2009.5.06.0002

Processos no Setor de Cálculos

87

09/08/2016

0010778-79.2013.5.06.0002

Processos com recurso a enviar ao TRT

11

05/09/2016

0000952-29.2013.5.06.0002

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe, exceto o item referente a “Cargas” (restrito aos processos físicos);

2) Dados coletados nos dias 12 e 13/09/2016;

3) A data 23/09/2016 constante do item “Praças a Realizar” corresponde ao dia em que se realizará a próxima praça.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho do Recife, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

Importante ressaltar que, durante o período compreendido entre julho/2015 e fevereiro/2016, as Varas do Trabalho do Recife suportaram circunstâncias adversas relativamente às suas instalações próprias, necessitando, inclusive, deixar o espaço físico onde instaladas para se mudar para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes, onde passaram a compartilhar o espaço com as varas locais. Esse conjunto de fatos, evidentemente, afetou o regular e ordinário desenrolar-se de suas as atividades rotineiras, e, por consequência, o desempenho à consecução das Metas - CNJ 2015.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Apesar de a Meta não haver sido atingida, o resultado ficou bem acima da média obtida pelas Varas da Capital.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara do Recife

1.692

1.638

96,81%

2ª Vara do Recife

1.620

1.478

91,23%

3ª Vara do Recife

1.643

1.335

81,25%

4ª Vara do Recife

1.641

1.718

104,69%

5ª Vara do Recife

1.629

1.608

98,71%

6ª Vara do Recife

1.621

1.361

83,96%

7ª Vara do Recife

1.642

1.538

93,67%

8ª Vara do Recife

1.614

1.268

78,56%

9ª Vara do Recife

1.618

1.352

83,56%

10ª Vara do Recife

1.654

1.289

77,93%

11ª Vara do Recife

1.635

1.203

73,58%

12ª Vara do Recife

1.613

1.447

89,71%

13ª Vara do Recife

1.646

1.164

70,72%

14ª Vara do Recife

1.625

1.335

82,15%

15ª Vara do Recife

1.634

1.365

83,54%

16ª Vara do Recife

1.605

1.228

76,51%

17ª Vara do Recife

1.629

1.434

88,03%

18ª Vara do Recife

1.634

1.151

70,44%

19ª Vara do Recife

1.607

1.516

94,34%

20ª Vara do Recife

1.629

1.236

75,87%

21ª Vara do Recife

1.639

1.247

76,08%

22ª Vara do Recife

1.611

1.395

86,59%

23ª Vara do Recife

1.606

1.047

65,19%

Subtotal da Capital

37.487

31.353

83,64%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª Vara do Recife

1.397

1.300

93,06%

2ª Vara do Recife

1391

1343

96,55%

3ª Vara do Recife

1592

1478

92,83%

4ª Vara do Recife

1619

1616

99,81%

5ª Vara do Recife

1617

1528

94,50%

6ª Vara do Recife

1606

1566

97,51%

7ª Vara do Recife

1407

1387

98,58%

8ª Vara do Recife

1584

1541

97,29%

9ª Vara do Recife

1407

1401

99,57%

10ª Vara do Recife

1603

1408

87,84%

11ª Vara do Recife

1604

1425

88,84%

12ª Vara do Recife

1557

1491

95,76%

13ª Vara do Recife

1572

1455

92,56%

14ª Vara do Recife

1544

1467

95,01%

15ª Vara do Recife

1595

1466

91,91%

16ª Vara do Recife

1573

1371

87,16%

17ª Vara do Recife

1553

1426

91,82%

18ª Vara do Recife

1555

1496

96,21%

19ª Vara do Recife

1571

1373

87,40%

20ª Vara do Recife

1555

1327

85,34%

21ª Vara do Recife

1387

1221

88,03%

22ª Vara do Recife

1584

1578

99,62%

23ª Vara do Recife

1567

1344

85,77%

Subtotal da Capital

35.440

33.008

93,14%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

573

1442

251,66%

2ª Vara do Recife

566

1127

199,12%

3ª Vara do Recife

501

1333

266,07%

4ª Vara do Recife

654

1029

157,34%

5ª Vara do Recife

522

1400

268,20%

6ª Vara do Recife

417

639

153,24%

7ª Vara do Recife

428

838

195,79%

8ª Vara do Recife

389

1151

295,87%

9ª Vara do Recife

356

1034

290,45%

10ª Vara do Recife

493

1206

244,62%

11ª Vara do Recife

442

882

199,55%

12ª Vara do Recife

561

729

129,95%

13ª Vara do Recife

243

869

357,61%

14ª Vara do Recife

483

872

180,54%

15ª Vara do Recife

584

1400

239,73%

16ª Vara do Recife

329

1052

319,76%

17ª Vara do Recife

341

655

192,08%

18ª Vara do Recife

659

1252

189,98%

19ª Vara do Recife

405

1665

411,11%

20ª Vara do Recife

350

1100

314,29%

21ª Vara do Recife

422

813

192,65%

22ª Vara do Recife

463

1443

311,66%

23ª Vara do Recife

435

1501

345,06%

Subtotal da Capital

10.666

25.332

237,50%

Total da 6ª Região

31.194

48.910

156,79%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

238

213

244

207

-13,03%

2ª Vara do Recife

226

187

197

216

-4,42%

3ª Vara do Recife

273

211

145

339

+24,18%

4ª Vara do Recife

222

191

256

157

-29,28%

5ª Vara do Recife

231

204

179

256

+10,82%

6ª Vara do Recife

233

210

147

296

+27,04%

7ª Vara do Recife

237

214

194

257

+8,44%

8ª Vara do Recife

192

178

159

211

+9,90%

9ª Vara do Recife

215

174

172

217

+0,93%

10ª Vara do Recife

245

184

136

293

+19,59%

11ª Vara do Recife

234

192

138

288

+23,07%

12ª Vara do Recife

249

174

122

301

+20,88%

13ª Vara do Recife

247

205

144

308

+24,70%

14ª Vara do Recife

232

199

153

278

+19,83%

15ª Vara do Recife

272

198

151

319

+17,28%

16ª Vara do Recife

296

183

138

341

+15,20%

17ª Vara do Recife

240

170

165

245

+2,08%

18ª Vara do Recife

212

173

124

261

+23,11%

19ª Vara do Recife

234

181

134

281

+20,08%

20ª Vara do Recife

272

223

96

399

+46,69%

21ª Vara do Recife

226

200

134

292

+29,20%

22ª Vara do Recife

204

185

165

224

+9,80%

23ª Vara do Recife

271

203

87

387

+42,80%

Subtotal da Capital

5.501

4.452

3.580

6.373

+ 15,85%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Observação:

Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes, inclusive no PJe;

Emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. nºs 0000520-73.2014.5.06.0002, 0000305-97.2014.5.06.0002, 0001344-32.2014.5.06.0002, 0000457-84.20014.5.06.0002 (recursos ordinários). Assim, resta atendida recomendação constante da ata de correição ordinária anual (página 14), ocorrida em 2015;

faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000201-37.2016.5.06.0002, 0000300-12.2013.5.06.0002, 0000332-46.2015.5.06.0002, 0001453-25.2014.5.06.0002 e 0001458-34.2015.5.06.0002);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (observem-se os artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processos nº 0000713-25.2013.5.06.0002 e 0085500-85.1993.5.06.0002, p.ex.);

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 0000554-48.2014.5.06.0002;

inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (20 processos – considerado o período de 1º/08/2015 a 31/07/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa; e

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0000326-73.2014.5.06.0002 e 0000337-73.2012.5.06.0002.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara revelou um panorama de satisfatória organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Eventuais ressalvas ou vagar ao cumprimento de determinação judicial mostram-se justificáveis ante as circunstâncias que as unidades judiciárias de 1ª instância do Recife enfrentaram durante segundo semestre de 2015, ocasião em que se viram forçadas a deixar suas instalações próprias para se acomodarem com outras varas no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes. Certamente que esforço e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos.

De fato, em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, a Secretaria da Vara evoluiu na gestão do acervo processual, havendo melhora sensível na movimentação tanto dos processos físicos, como na dos virtuais (PJe). Fato digno de registro e reconhecimento.

Constata-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, devendo ser fomentada a manutenção do foco para agilizar a conversão dos processos físicos para o meio digital, propiciando-se, destarte, um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além favorecer um ambiente de trabalho mais aprazível na secretaria.

Observou-se a existência de 39 (trinta e nove) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que apenas 3 (três) delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Assistente da Diretora de Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituído pelo credor trabalhista para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. Juízo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria.

Ressalta-se que o juízo, atualmente, prolata, com habitualidade, sentenças de forma líquida em ambos os ritos, tanto nos processos físicos quanto nos eletrônicos (PJe), a exemplo dos julgamentos proferidos nos autos dos feitos nº 0000766-98.2016., 0001623-18.2014.5.06.0002 e 0000981-45.2014.5.06.0002. Observa-se o atendimento de mais uma recomendação constante da ata de correição ordinária, realizada no exercício de 2015 (página 14). Conduta elogiável e que deve ser fomentada.

Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.

Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud em 13/09/2016, foram identificadas ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas há tempo razoável, mas que ainda aguardam decisão do Juízo (total de 54 registros). Algumas foram atendidas integralmente, como nos processos nº 0000736-05.2012.5.06.0002 (constrição ocorrida em 12/02/2015) e 0001443-02.2014.5.06.0002 (constrição ocorrida em 07/05/2015); outras, parcialmente, caso dos processos 0000007-42.2013.5.06.0002 (constrição ocorrida em 04/08/2014) e 0000770-77.2012.5.06.0002 (constrição ocorrida em 23/09/2014). Identificados, também, bloqueios de quantias diminutas, que, possivelmente, não vão interessar à execução: vide constrição efetivada em decorrência da requisição ordenada nos processos nºs 0001179-19.2013.5.06.0002, em 21/02/2014, e 0000723-69.2013.5.06.0002, em 10/10/2014. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, instrui-se que o Juízo adote as providências necessárias a ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatarem os magistrados Andrea Cláudia de Souza, Gilberto Oliveira de Freitas, Ilka Eliane de Souza Tavares, Mariana de Carvalho Millet e Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada nos quadros 3.3 e 3.4, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que os magistrados Ilka Eliane de Souza Tavares, Mariana de Carvalho Millet e Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”;

Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT);

Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providência”, ou mesmo “não lida”, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II.

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

Os assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem , também, minutas de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, exceção de pré-executividade, análise de antecipação de tutela, informações em mandado de segurança, etc.; e

90% das sentenças de mérito são prolatadas de forma líquida;

Decisão de Tutela Antecipada com força de alvará quando a matéria tratar-se de levantamento do FGTS e habilitação no programa do Seguro Desemprego;

Levantamento dos depósitos recursais de processos do Arquivo Geral que estão com a execução extinta, sem a necessidade do desarquivamento dos autos, observando-se as empresas solventes e/ou instituições financeiras;

Saneamento dos processos de pauta 30 dias antes da data designada, para que os autos estejam aptos à audiência.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 2ª Vara do Trabalho do Recife, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas, à Secretaria de Tecnologia da Informação e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 2ª Vara do Recife, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

ANDRÉA CLÁUDIA DE SOUZA

Juíza Titular da 2ª Vara do Recife

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 52 2016 de 14/09/2016