ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SÃO LOURENÇO DA MATA, EM 6 DE SETEMBRO DE 2016.
Aos 6 (seis) dia do mês de setembro de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, situada na Rua Dr. João Severiano, 30 – São Lourenço da Mata (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 08/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 13 de julho de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, o Diretor de Secretaria, Bel. Paulo de Aguiar Júnior, e os demais servidores ali lotados: Maria Carolina Teixeira da Costa Oliveira, Antônio Sobreira de Aragão Neto, Hadrianna Paula do Amaral Cezar, Morgana Maria Mesquita de Sá, Tatiana da Rocha Cardoso, Maria de Lourdes Correia Ferreira, Zildo Soares Dias, Michela de Araújo Ferreira, Sandra Gomes dos Santos, André Lopes de Moraes, Gelta Maria Bezerra Coelho, Luciano Carlos Fernandes de Araújo Júnior, Janice Amorim Paiva e Silva, Cândida Miranda Henriques Araújo e Nalma Freire da Silva.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
Desde 09/03/2015 (Ato TRT GP nº 146/2015) |
Ana Cristina Argolo de Barros (Auxiliar) |
Desde 14/03/2015 * (Portaria TRT-GCR nº 032/2016) |
* No dia 11/03/2016, em observância ao estabelecido pela Resolução Administrativa TRT nº 03/2015 (art. 3º, “aâ€), foi expedida a Portaria TRT-GCR nº 032/2016, designando, a partir de 14/03/2016, a JuÃza do Trabalho Ana Cristina Argolo de Barros para atuar como Substituta Auxiliar, de forma compartilhada e por prazo indeterminado, nas Varas do Trabalho de Carpina e São Lourenço da Mata.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Paulo de Aguiar Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Maria Carolina T. da Costa Oliveira |
Analista Judiciário |
Assistente de Diretor |
Antônio Sobreira de Aragão Neto |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Hadrianna Paula do Amaral Cesar |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Morgana Maria Mesquita de Sá |
Requisitada |
Calculista |
Tatiana da Rocha Cardoso |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Maria de Lourdes Correia Ferreira |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Zildo Soares Dias |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Michela de Araújo Ferreira |
Requisitada |
Assistente |
Sandra Gomes dos Santos |
Requisitada |
Assistente |
André Lopes de Moraes |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Gelta Maria Bezerra Coelho |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Luciano Carlos F. de Araújo Júnior |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Nalma Freire da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
Cândida Miranda Henriques Araújo |
Técnico Judiciário |
- |
Janice Amorim Paiva e Silva |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na VT de São Lourenço |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
1.524 |
327 |
438 |
143 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
20 |
4 |
1 |
- |
Ana Cristina Argolo de Barros |
598 |
115 |
144 |
- |
Cristina F. C. da Cruz Gonçalves |
500 |
112 |
112 |
37 |
Germana Camarotti Tavares |
17 |
1 |
3 |
- |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
14 |
2 |
5 |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
85 |
19 |
18 |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
102 |
20 |
27 |
1 |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
- |
1 |
- |
- |
Priscilla Teixeira da Rocha Passos |
1 |
- |
- |
- |
Rodrigo de Mello |
15 |
4 |
4 |
1 |
Tatyana de Siqueira A.P.R. Rocha |
17 |
6 |
2 |
- |
Vitor Majela Nabuco de Menezes |
49 |
8 |
18 |
1 |
Wiviane Maria Oliveira de Souza |
22 |
6 |
6 |
- |
Total |
2.964 |
625 |
778 |
183 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe) :
Atuação dos Magistrados na VT de São Lourenço da Mata |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
15 |
Cristina F. C. da Cruz Gonçalves |
5 |
Prazo médio para julgar na unidade |
14 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de São Lourenço da Mata |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
PatrÃcia Brandão Coelho Brandão Vieira |
49 |
- |
- |
49 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
6 |
- |
- |
6 |
Total de sentenças pendentes na vara |
55 |
- |
- |
55 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 06/09/2016 à s 08h57m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de São Lourenço da Mata |
No prazo |
Atrasados |
Total |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
- |
- |
- |
Ana Cristina Argolo de Barros |
2 |
- |
2 |
Total de incidentes pendentes na vara |
2 |
- |
2 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 06/09/2016 Ã s 08h59m.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) . Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
Vara de São Lourenço da Mata |
102 |
65 |
127 |
300 |
136 |
314 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 05/09/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
Vara de São Lourenço da Mata |
113 |
146 |
57 |
52 |
223 |
335 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, em regra, a JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, comparece das segundas à s quintas-feiras à Unidade; a JuÃza Auxiliar, Dra. Ana Cristina Argolo de Barros, que atua de forma compartilhada e equânime nesta e na Vara do Trabalho de Carpina, 2 ou 3 dias por semana.
As audiências são realizadas das segundas à s quintas-feiras. A JuÃza Titular preside de 2 ou 3 sessões, e a JuÃza Auxiliar, de 1 ou 2 sessões, alternadamente.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média) :
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
Vara de São Lourenço da Mata |
4 (segundas às quintas-feiras) |
16 |
36 |
16 |
6 a 8 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe, em /09/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
2014 |
2015 |
2016 (até 02/09/2016) |
1.624 |
1.775 |
1.216 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Vara de São Lourenço da Mata |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
1.052 |
1.803 |
2.855 |
1.235 |
3.098 |
4.333 |
* O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 02/09/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
Vara de São Lourenço da Mata |
1.125 |
3.392 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
Vara de Lourenço da Mata |
1.205 |
91 |
1.243 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/07/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (do ajuizamento até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
Vara de São Lourenço da Mata |
257 |
62 |
560 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/08/2015 a 31/07/2016
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Vara de São Lourenço da Mata |
*BACEN (De Jan/Jul.16) |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamento fÃsicos + PJe* |
Bloqueio |
Transf. | |||||
475 |
215 |
1.139 |
506 |
1.879 |
1.797 |
1.366 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem processos fÃsicos e eletrônicos. As demais informações referem-se apenas a processos fÃsicos em vista da indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe.
Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).
PerÃodo analisado: 12 meses (1º/08/2015 a 31/07/2016).
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
11 |
02/08/2016 |
0000806-64.2011.5.06.0161 |
Perito |
01 |
16/08/2016 |
0002000-65.2012.5.06.0161 | |
Terceiros |
12 |
22/04/2016 |
0233200-48.2008.5.06.0161 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
465 |
09/08/2016 |
0001797-98.2015.5.06.0161 | |
Processos conclusos para despacho |
994 |
30/03/2016 |
0000176-03.2014.5.06.0161 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
40 |
23/05/2016 |
0001155-62.2014.5.06.0161 | |
Notificações a expedir |
30 |
26/08/2016 |
0001232-76.2011.5.06.0161 | |
OfÃcios a expedir |
05 |
02/09/2016 |
0010468-81.2013.5.06.0161 | |
Alvarás a expedir |
101 |
01/06/2016 |
0010941-67.2013.5.06.0161 | |
Mandados a expedir |
20 |
03/08/2016 |
0000351-65.2012.5.06.0161 | |
Praças a realizar |
00 |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
105 |
24/05/2016 |
0001723-78.2014.5.06.0161 | |
Processos fÃsicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual |
00 |
- |
- | |
Praças a Marcar |
02 |
07/07/2016 |
0000685-94.2015.5.06.0161 | |
Processos no Setor de Cálculos |
46 |
18/08/2016 |
0010039-17.2013.5.06.0161 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
08 |
31/08/2016 |
0000247-68.2015.5.06.0161 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargas†(restrito aos processos fÃsicos);
2) Dados coletados nos dias 05 e 06/09/2016.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pela Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta foi atingida .
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
Vara de São Lourenço da Mata |
1.775 |
1.784 |
100,51% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta foi atingida.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
Vara de São Lourenço da Mata |
1.425 |
1.418 |
99,51% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não chegou a ser atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
Vara de São Lourenço da Mata |
386 |
337 |
87,30% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não foi atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
Vara de São Lourenço da Mata |
39 |
47 |
41 |
45 |
+15,38% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes do estabelecido pela Consolidação dos Provimentos da CGJT, consoante constatado nos processos nºs 0001634-55.2014.5.06.0161, 0000438-50.2014.5.06.0161, 0000622-06.20145.06.0161, 0001462-16.2014.5.06.0161, 0010095-50.2013.5.06.0161, 0001424-04.2014.5.06.0161 (recursos ordinários), 0000247-68.2015.5.06.0161 e 0000248-53.2015.5.06.0161 (agravos de petição). Atendida recomendação constante da ata de correição ordinária realizada em 2015 (página 13).
faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000221-75.2012.5.06.0161, 0000351-65.2012.5.06.0161, 0001365-15.2005.5.06.0161, 0002019-71.2012.5.06.0161 e 0136500-15.2005.5.06.0161);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução . Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao JuÃzo da regular observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Para exemplificar o correto procedimento, cita-se o processo nº. 0000147-25.2014.5.06.0331. Entrementes, constatou-se que, eventualmente, a forma fixada pela Corregedoria-Geral é seguida plenamente, deixando-se de ser emitida a certidão prevista no artigo 77 da sua Consolidação de Provimentos, cujo modelo encontra-se disponibilizado no Anexo IV (vide processos nºs. 0001890-66.2012.5.06.0161 e 0033900-47.2004.5.06.0161);
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nº 0000754-63.2014.5.06.0161 e 0010616-92.2013.5.06.0161;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução . 81 processos – considerado o perÃodo de 1º/08/2015 a 31/07/2016;
Determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada , com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 0011065-50.2013.5.06.0161.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara demonstrou um quadro de conveniente e positiva organização e observância no controle dos prazos , tendo-se como referência o panorama encontrado por ocasião de correições anteriores. Ademais, constatado o regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Eventuais ressalvas encontradas são de fácil resolução pelo JuÃzo, em nada comprometendo o bom desempenho da equipe
Constata-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, sendo aconselhado, por oportuno, dar-se ênfase à conversão dos processos fÃsicos para o meio digital. A prática tem demonstrado que essa ação propicia um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de favorecer o ambiente de trabalho da Secretaria, por torná-lo mais aprazÃvel.
Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe (processos eletrônicos), a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais igualmente demonstrou satisfatória gestão do sistema e dos prazos pela Secretaria.
Observou-se a existência de 172 (cento e setenta e duas) sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, pela análise da amostragem de aproximadamente um terço (1/3) dos ditos documentos (amostragem de cinquenta e duas CTPSs, em termos mais precisos), foi encontrado um quantitativo de 20 (vinte) deles dizendo respeito a processos arquivados. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente do Diretor de Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituÃdo pelo credor trabalhista para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. JuÃzo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria, sem prejuÃzo de se lançar mão, em última instância, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.
O Item 7 da presente ata (Quadro Atual da Secretaria) demonstra a convincente situação dos trabalhos desenvolvidos nos diversos setores. Apenas chama a atenção a quantidade de feitos encontrados pendentes de despacho (994 – mais antigo de 30/03/2016) e de documentos não lidos (465 – mais antigo de 09/08/2016). A essas conjunturas se orienta maior desvelo dos responsáveis.
Foi observado que, em alguns textos de acordo celebrado em processos fÃsicos, deixou-se de registrar que os beneficiários dispunham do prazo de 30 (trinta) dias , após o vencimento da parcela, para se manifestarem acerca do não recebimento de seus créditos , sob pena de ser considerada quitada a obrigação, conforme prescreve a Recomendação TRT-CRT nº 01/2009. Para exemplificar, citam-se os processos nºs. 0000900-46.2010.5.06.0161; 0032500-32.2003.5.06.0161; e 0000383-36.2013.5.06.0161
Outrossim, ainda com relação à s conciliações judiciais (também ocorridas em alguns processos fÃsicos), em conformidade com o que dispõe o Provimento TRT-CRT nº 01/2014, oportuno que seja consignado nos textos dos acordos referência à dispensa da notificação da Procuradoria-Geral Federal, quando o valor da contribuição previdenciária apurada for igual ou inferior a R$ 20.000,00, na forma da Portaria do Ministério da Fazenda nº 582 de 11.12.2013 (vide processos nºs. 0000900-46.2010.5.06.0161; 0002007-57.2012.5.06.0161; 0001119-88.2012.5.06.0161; e 0001232-42.2012.5.06.0161.
Importante ressaltar que o juÃzo, atualmente, prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos, tanto nos processos fÃsicos quanto nos eletrônicos (PJe), a exemplo dos julgamentos proferidos nos autos dos feitos nº 0000586-90.2016.5.06.0161, 0000631-94.2016.5.06.0161, 0000553-03.2016.5.06.0161 e 0000542-71.2016.5.06.0161. Conduta positiva e que deve ser fomentada.
Os Assistentes da JuÃza, além de minutarem os despachos, auxiliam a magistrada na elaboração de minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros e exceção de pré-executividade.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 5 de setembro de 2016, aferiu-se que o JuÃzo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.
11. RECOMENDAÇÕES:
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º.;
Continuar realizando diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
Proceder à inclusão, nos textos dos acordos firmados com o pagamento de parcelas mediante depósito em conta corrente, de disposição que estabeleça “o transcurso de prazo mÃnimo de 30 (trinta) dias, após o vencimento de todas as parcelas, para que a parte credora manifeste-se sobre eventual inadimplemento da obrigaçãoâ€, consoante prescreve a Recomendação TRT-CRT nº 01/2009; e
Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT).
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Acordo com força de alvará, tanto para liberação de crédito do autor, como para liberação do seu FGTS e Seguro Desemprego;
Ata de audiência com força de crédito do autor, como para liberação do seu FGTS e Seguro Desemprego.
Acordo informa o número das contas bancárias dos seus beneficiários para depósito;
Comunicações oficiais são realizadas, prioritariamente, por ofÃcio eletrônico ou malote digital;
Execução imediata do acordo quando não cumprido. O reclamado fica ciente no momento da assinatura do acordo que, caso descumprido, o processo irá imediatamente para a execução, sem a necessidade de citação;
Informações sobre CPN/CPE eletrônicos obtidas através de pesquisa no PJe na aba processos de terceiros;
Renovação de diligências ao BACENJUD/RENAJUD sem a necessidade de novo despacho;
Despacho com vários itens, evitando-se repetidas conclusões para as JuÃzas.
Nos processos onde o reclamante, seu patrono ou a reclamada não comparecem para receber seu(s) crédito(s), esta unidade procede à pesquisa, por intermédio do sistema Bacenjud, acerca da existência de contas de sua titularidade. Caso haja êxito na consulta, procede-se à transferência para a conta localizada.
Nos Termos de Conciliação, faz-se constar a determinação de arquivamento, quando for integralmente adimplido.
Consultas ao sistema SERPRO, TRE e INFOJUD a fim de localizar as partes no processo para pagamento de créditos, bem como a utilização de e-mail;
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
1.                   Lotação de um estagiário de Ciências Contábeis e outro de Direito, já que a vara não tem nenhum estagiário;
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2.                   Lotação de mais um Oficial de Justiça, com base no caput do art. 7o. da Resolução 63 do CSJT.Â
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3.                   Reforço na segurança da Vara, com a disponibilização de mais um vigia durante o dia, além da instalação de câmaras dentro e fora da Secretaria;
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4.                   Instalação de bebedouro para o público externo;
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5.           Retirada do telefone público que fica localizado dentro da Vara.
6.     Necessidade de ampliação da capacidade de carregamento de arquivos para o PJE, uma vez que os atuais 1,5 Mb são insuficientes para inclusão da maior parte dos documentos, obrigando a Secretaria a fracioná-los;Â
7.     Implementação de medidas a eliminar a necessidade de assinatura fÃsica nos alvarás eletrônicos (contas judiciais).
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e a JuÃza Titular da Vara de São Lourenço da Mata, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
PATRÃCIA COELHO BRANDÃO VIEIRA
JuÃza Titular da Vara de São Lourenço da Mata
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 51 2016 de 06/09/2016