ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 23ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 23 E 24 DE AGOSTO DE 2016.

Aos 23 (vinte e três) e 24 (vinte e quatro) dias do mês de agosto de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 23ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 8 de agosto de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Primeiramente, o Excelentíssimo Corregedor Regional determinou o registro de que, no ano de 2015, restou desaconselhável a realização de correição ordinária nesta Vara do Trabalho, em virtude de fatos relacionados às instalações físicas envolvendo as unidades judiciárias e administrativas então instaladas no antigo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Edifício da SUDENE), que findaram por compelir a relocação de todas elas para outro fórum, localizado na Região Metropolitana do Recife. Essa mudança, ocorrida em agosto de 2015, dificultou, sensivelmente, a rotina e a disposição dos trabalhos desenvolvidos nesses juízos, inviabilizando o regular trabalho correicional. Para formalizar e difundir o referido adiamento, foi publicado o Edital de Correições Ordinárias nº 011/2015, divulgado do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho de 6 de outubro de 2015.

Feito esse registro inicial, prossegue-se a edição da corrente ata.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Juliana Lyra Barbosa, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Miriam Souto Maior de Morais, a Diretora de Secretaria, Bela. Marísia Alexandra de Oliveira Bahé, e os demais servidores ali lotados: Luciana Von Sohsten, Michelle de Morais Machado, Ivanúsio Pereira, Márcia Oliveira Castro, Jussara Silva Nunes, Milena Silva Bezerra, Maria do Carmo Albuquerque Pires e Aysha Vassalo Rocha, além dos estagiários de Direito Rodolfo da Silva Bispo e Hélder Pinto Câmara. Deixaram de comparecer, nesta oportunidade, as servidoras Juliana Angelika Cavalcanti Melo e Mariana de Barros Correia Harten, uma vez que se encontram em gozo de suas férias regulares, de igual maneira que os servidores Clóvis Borba Carvalho Neto e Alveny Nascimento Neri, ambos afastado de suas funções em virtude de licença médica.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÍZA TITULAR/JUÍZA SUBSTITUTA

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Juliana Lyra Barbosa (Titular)

Desde 30/05/2016

(Ato TRT GP nº 237/2016)

Mirian Souto Maior de Morais (Auxiliar)

Desde 1º/04/2013
(Portaria TRT GCR nº 039/2013)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Marísia Alexandra de Oliveira Bahé

Técnico Judiciário

Diretora de Secretaria

Luciana Von Sohsten

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Juliana Angelika Cavalcanti Melo

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Michelle de Morais Machado

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Ivanúsio Pereira

Analista Judiciário

Calculista

Márcia Oliveira Castro

Técnico Judiciário

Calculista

Jussara Silva Nunes

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Milena Silva Bezerra

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Maria do Carmo Albuquerque Pires

Técnico Judiciário

Assistente

Mariana de Barros Correia Harten

Analista Judiciário

-

Alveny Nascimento Neri

Técnico Judiciário

-

Aysha Vassalo Rocha

Técnico Judiciário

-

Clóvis Borba Carvalho Neto

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

23ª VT de Recife

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Juliana Lyra Barbosa

146

1

35

41

Airam Clemente Torres de Araújo

-

-

1

-

Anna Cristina Argolo de Barros

-

1

4

-

Armando Cunha Rabelo Neto

28

-

2

-

Bruno Lima de Oliveira

91

27

19

9

Camila Cesar Correa

8

1

2

-

Daisy Anderson Tenório

441

158

131

222

Danielle Lira Pimentel Acioli

27

-

-

-

Danilo Cavalcanti de Oliveira

28

1

-

-

Edgar Gurjão Wanderley Neto

1

-

1

-

Edson Luis Bryck

13

-

1

-

Eduardo H. P. Dornellas Câmara

34

6

45

1

Evellyne Ferraz Correia

26

1

8

-

Juliana Ranzani

10

2

2

-

Levi Pereira de Oliveira

11

3

-

-

Marta de Fátima Leal Chaves

32

6

4

-

Miriam Souto Maior de Morais

786

165

167

Núbia Prazeres Pinheiro Bogea

1

-

-

-

Pedro Leo Bargetzi Filho

11

2

2

-

Rafael Val Nogueira

-

-

6

-

Roberta Vance Harrop

11

-

3

-

Rodrigo de Mello

99

17

25

-

Wiviane Maria Oliveira de Souza

11

-

2

1

Total

1.815

391

460

274

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 23ª VT de Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Daisy Anderson Tenório

23

Marta de Fátima Leal Chaves

9

Miriam de Souto Maior de Morais

26

Rafael Val de Nogueira

6

Pedro Leo Bargetzi Filho

2

Prazo médio para julgar na unidade

40

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

23ª VT de Recife

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Juliana Lyra Barbosa

36

-

-

35

Armando Cunha Rabelo Neto

1

-

-

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

5

-

-

5

Edson Luis Bryck

-

-

4

4

Evellyne Ferraz Correia

-

-

7

7

Miriam Souto Maior de Morais

40

-

71

111

Patrícia Franco Trajano

9

-

-

9

Roberta Vance Harrop

-

-

3

3

Total de sentenças pendentes na vara

90

-

85

175

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Edson Luis Bryk: 00001165-98.2015.5.06.0023, 0001705-49.2015.5.06.0023, 0000162-11.2015.5.06.0023, 0000051-66.2011.5.06.0023.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001575-93.2014.5.06.0023, 0000697-71.2014.5.06.0023, 0001014-69.2014.5.06.0023, 0001024-16.2014.5.06.0023, 0000905-55.2014.5.06.0023, 0000480-91.2015.5.06.0023, 0001776-85.2014.5.06.0023.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Miriam Souto Maior de Morais: 0000191-95.2014.5.06.0023, 0001677-18.2014.5.06.0023, 0001600-09.2014.5.06.0023, 0000262-97.2014.5.06.0023, 0001657-27.2014.5.06.0023, 0000280-21.2014.5.06.0023, 0001711-90.2014.5.06.0023, 0000384-13.2014.5.06.0023, 0000044-69.2014.5.06.0023, 0001504-91.2014.5.06.0023, 0000532-24.2014.5.06.0023, 0000620-62.2014.5.06.0023, 0000571-71.2014.5.06.0023, 0000650-97.2014.5.06.0023, 0000099-20.2014.5.06.0023, 0000264-67.2014.5.06.0023, 0000757-44.2014.5.06.0023, 0000677-80.2014.5.06.0023, 0000814-84.2014.5.06.0023, 0000396-90.2015.5.06.0023, 0000154-68.2014.5.06.0023, 0000779-05.2014.5.06.0023, 0000012-64.2014.5.06.0023, 0001557-38.2015.5.06.0023, 0000780-87.2014.5.06.0023, 0000805-03.2014.5.06.0023, 0001687-28.2015.5.06.0023, 0000847-52.2014.5.06.0023, 0000861-36.2014.5.06.0023, 0001648-65.2014.5.06.0023, 0000927-79.2015.5.06.0023, 0000182-36.2014.5.06.0023, 0001060-58.2014.5.06.0023, 0000994-78.2014.5.06.0023, 0000753-58.2014.5.06.0006, 0000972-20.2014.5.06.0023, 0001037-15.2014.5.06.0023, 0000982-64.2014.5.06.0023, 0000543-53.2014.5.06.0023, 0000589-42.2014.5.06.0023, 0001376-37.2015.5.06.0023, 0000959-84.2015.5.06.0023, 0001285-81.2014.5.06.0022, 0001003-40.2014.5.06.0023, 0000950-59.2014.5.06.0023, 0010066-26.2013.5.06.0023, 0000084-80.2016.5.06.0023, 0001064-95.2014.5.06.0023, 0001089-74.2015.5.06.0023, 0001085-71.2014.5.06.0023, 0000015-19.2014.5.06.0023, 0001687-62.2014.5.06.0023, 0001096-03.2014.5.06.0023, 0001105-62.2014.5.06.0023, 0001345-51.2014.5.06.0023, 0001196-55.2014.5.06.0023, 0000037-77.2014.5.06.0023, 0000402-97.2015.5.06.0023, 0001162-17.2013.5.06.0023, 0000357-98.2012.5.06.0023, 0001210-73.2013.5.06.0023, 0000665-37.2012.5.06.0023, 0001439-04.2011.5.06.0023, 0001287-82.2013.5.06.0023, 0000340-28.2013.5.06.0223, 0000433-88.2013.5.06.0023, 0000344-65.2013.5.06.0023, 0000663-67.2012.5.06.0023, 0000784-61.2013.5.06.0023, 0000926-65.2013.5.06.0023, 0001116-62.2012.5.06.0023.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000898-63.2014.5.06.0023, 0000051-61.2014.5.06.0023, 0001723-70.2015.5.06.0023.

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 23/08/2016 às 10h53m.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 23ª VT de Recife

No prazo

Atrasados

Total

Juliana Lyra Barbosa

5

-

5

Miriam Souto Maior de Morais

14

-

14

Total de incidentes pendentes na vara

19

-

19

Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 23/08/2016, às11h32.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

11ª VT Recife

484

403

453

63

12ª VT Recife

637

507

531

74

13ª VT Recife

414

410

485

56

14ª VT Recife

460

488

384

44

15ª VT Recife

558

401

575

65

16ª VT Recife

325

409

461

68

17ª VT Recife

535

454

495

28

18ª VT Recife

312

352

487

95

19ª VT Recife

726

482

596

26

20ª VT Recife

512

457

549

18

21ª VT Recife

565

470

411

89

22ª VT Recife

540

391

499

28

23ª VT Recife

391

274

460

40

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016 (em relação a 22ª e 23ª de Recife).

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

11ª VT de Recife

70

147

98

421

109

449

12ª VT de Recife

81

238

118

436

143

481

13ª VT de Recife

96

204

116

394

122

417

14ª VT de Recife

275

282

269

443

269

455

15ª VT de Recife

115

142

137

403

148

435

16ª VT de Recife

118

228

121

434

122

476

17ª VT de Recife

110

150

139

461

152

502

18ª VT de Recife

85

155

129

371

146

399

19ª VT de Recife

62

192

85

447

100

507

20ª VT de Recife

76

272

111

541

111

573

21ª VT de Recife

168

179

194

469

214

501

22ª de VT Recife

50

130

70

363

77

378

23ª de VT Recife

169

270

211

513

213

539

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016 (em relação a 22ª e 23ª VT’s de Recife).

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2014*

2016

2014*

2016

2014*

2016

11ª VT de Recife

52

120

70

93

277

496

12ª VT de Recife

52

84

249

202

341

364

13ª VT de Recife

67

115

206

259

409

342

14ª VT de Recife

271

354

271

334

276

312

15ª VT de Recife

60

101

210

101

330

397

16ª VT de Recife

33

188

223

175

406

473

17ª VT de Recife

189

113

166

144

495

392

18ª VT de Recife

28

273

126

219

305

367

19ª VT de Recife

63

38

245

136

404

535

20ª VT de Recife

47

29

278

309

527

518

21ª VT de Recife

174

186

168

225

453

458

22ª VT de Recife

15

32

131

101

357

381

23ª VT de Recife

139

205

263

258

460

431

* Restou inviável a realização de correição ordinária nesta unidade judiciária em 2015 (vide Edital de Correições Ordinárias nº 011/2015, divulgado do DEJT de 6 de outubro de 2015).

Fontes: Informações extraídas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2014.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informação colhida na Secretaria (Diretora), são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas às sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre a Juíza Titular, Dra. Juliana Lyra Barbosa e a Juíza Substituta Auxiliar Dra. Miriam Souto Maior de Morais, com alternância no número de sessões presididas a cada semana (duas ou três vezes por semana cada magistrada).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

11ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

16

30

20

8

12ª VT Recife

4 (segundas às quintas-feiras)

12 a 16

16 a 20

16

8

13ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

16

32

16 a 20

8

14ª VT Recife

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

12

21 a 28

16

4 a 6

15ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

35

20

4 a 6

16ª VT Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

12

35

20

8

17ª VT

Recife

4 ou 5 (segundas às sextas-feiras)

10

25

18 a 22

10

18ª VT

Recife

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

8 a 10

16 a 20

12 a 16

6 a 8

19ª VT

Recife

4 (segundas às quintas-feiras)

16

32

14 a 16

6 a 8

20ª VT Recife

4 ou 5 (segunda às quintas ou sextas-feiras)

20

31

14 a 17

5 a 7

21ª VT Recife

5 (segunda às sextas-feiras)

12 a 14

32

14 a 16

5 a 8

22ª VT Recife

4(segunda às quintas-feiras)

16

**

16

**

23ª VT Recife

5(segunda às sextas-feiras)

16

35

22

12

Fonte: Informações extraídas do PJe (à época da realização da correição em cada Unidade).

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Varas de Recife

2014

2015

2016

(até 19/08/2016)*

11ª

1.538

1.633

1.148

12ª

1.549

1.610

1.138

13ª

1.573

1.649

1.176

14ª

1.536

1.625

1.171

15ª

1.568

1.634

1.154

16ª

1.549

1.605

1.137

17ª

1.585

1.629

1.156

18ª

1.610

1.634

1.162

19ª

1.547

1.607

1.148

20ª

1.595

1.629

1.079

21ª

1.555

1.639

1.111

22ª

1.575

1.611

1.174

23ª

1.577

1.395

1.153

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Recife

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2014

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento **

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento **

Processos demais fases

Total

11ª

1.199

3.412

4.611

2.031

3.217

5.248

12ª

1.233

5.074

6.307

1.943

4.229

6.172

13ª

1.159

4.936

6.095

1.945

4.172

6.117

14ª

1.397

3.390

4.787

2.132

3.162

5.294

15ª

1.270

2.709

3.979

1.903

2.884

4.787

16ª

1.337

2.278

3.615

2.112

2.089

4.201

17ª

1.207

3.125

4.330

1.919

3.127

5.136

18ª

1.101

2.978

4.079

1.817

3.137

4.954

19ª

1.079

2.921

4.000

1.809

2.414

4.223

20ª

1.418

2.671

4.089

2.264

2.570

4.834

21ª

1.375

1.941

3.316

2.147

2.644

4.791

22ª

823

3.123

3.946

1.443

3.560

5.003

23ª

1.486

2.137

3.623

2.385

2.811

5.196

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

** Pendentes de julgamento = somatório dos processos aguardando 1ª sessão de audiência + aguardando o encerramento da instrução + instrução encerrada aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 19/08/2016

Físicos

PJe

11ª VT DO RECIFE

2.455

3.211

12ª VT DO RECIFE

3.236

3.292

13ª VT DO RECIFE

3.027

3.592

14ª VT DO RECIFE

2.006

3.378

15ª VT DO RECIFE

2.031

3.286

16ª VT DO RECIFE

1.601

2.996

17ª VT DO RECIFE

2.092

3.469

18ª VT DO RECIFE

1.999

3.165

19ª VT DO RECIFE

1.442

3.091

20ª VT DO RECIFE

1.699

3.226

21ª VT DO RECIFE

1.587

3.568

22ª VT DO RECIFE

1.915

3.478

23ª VT DO RECIFE

1.856

3.936

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

11ª VT DO RECIFE

2.067

81

808

12ª VT DO RECIFE

1.931

70

950

13ª VT DO RECIFE

2.020

36

767

14ª VT DO RECIFE

2.168

113

947

15ª VT DO RECIFE

1.948

135

900

16ª VT DO RECIFE

2.205

37

503

17ª VT DO RECIFE

2.056

79

1.030

18ª VT DO RECIFE

1.995

89

995

19ª VT DO RECIFE

1.803

25

812

20ª VT DO RECIFE

2.327

167

765

21ª VT DO RECIFE

2.248

33

942

22ª VT DO RECIFE

1.524

186

1.231

23ª VT DO RECIFE

2.495

116

1.048

Fontes: e-Gestão.

Data tomada por base: 30/06/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(do ajuizamento até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

11ª VT DO RECIFE

334

124

459

12ª VT DO RECIFE

359

96

768

13ª VT DO RECIFE

320

219

666

14ª VT DO RECIFE

404

275

516

15ª VT DO RECIFE

351

206

578

16ª VT DO RECIFE

358

72

396

17ª VT DO RECIFE

376

197

430

18ª VT DO RECIFE

324

130

713

19ª VT DO RECIFE

378

70

510

20ª VT DO RECIFE

420

376

879

21ª VT DO RECIFE

404

100

518

22ª VT DO RECIFE

270

342

475

23ª VT DO RECIFE

431

348

447

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas do Recife

BACENJUD *

(Jan a Jul 2016)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento* físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

11ª

118

58

1.023

545

4.130

2.955

2.202

12ª

83

30

3.902

3.062

4.179

4.090

2.047

13ª

53

9

3.070

2.160

2.671

3.214

2.280

14ª

124

16

716

948

2.891

4.595

2.201

15ª

110

45

832

361

3.263

2.785

2.597

16ª

173

61

684

695

3.592

2.814

2732

17ª

328

125

885

830

4.032

4.221

1.144

18ª

371

125

1.063

799

2.782

3.593

1.876

19ª

169

78

636

481

2.704

1.654

1.063

20ª

507

185

1.000

515

4.196

4.086

1.331

21ª

308

82

621

798

2.853

3.093

1.418

22ª

549

219

964

601

2.060

1.384

1.013

23ª

98

32

306

418

3.209

3.389

1.194

* Apenas os dados do Sistema "BACENJUD" e de "Arquivamento" indicam dados acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.

Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima referem-se ao período dos 12 meses anteriores àquele em que foi realizada a correição na Unidade Judiciária (11ª a 13ª VTs do Recife: de 1º/04/2015 até 31/03/2016; 14ª a 16ª VTs do Recife: de 1º/05/2015 até 30/04/2016; 17ª a 19ª VTs do Recife: de 1º/06/2015 até 31/05/2016; e 20ª, 21ª, 22ª e 23ª VTs do Recife: 1º/07/2015 até 30/06/2016).

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

25

18/06/2015

0000736-39.2012.5.06.0023

Perito

10

06/05/2016

0000277-37.2012.5.06.0023

Terceiros

02

28/01/2016

0096900-42.2007.5.06.0023

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

527

22/07/2016

0000900-84.2014.5.06.0023

Processos conclusos para despacho

515

15/04/2016

0000887-39.2011.5.06.0023

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

85

12/05/2016

0010113-97.2013.5.06.0023

Notificações a expedir

221

06/07/2016

0000332-51.2013.5.06.0023

Ofícios a expedir

05

12/05/2016

0000761-47.2015.5.06.0023

Alvarás a expedir

08

08/08/2016

0057100-41.2006.5.06.0023

Mandados a expedir

80

04/08/2016

0001773-04.2012.5.06.0023

Praças a realizar

00

-

-

Processos para certificar/diligenciar

51

16/03/2016

0000782-57.2014.5.06.0023

Processos físicos convertidos pelo CLE, para ambiente virtual

344

12/04/2016

0000943-72.2011.5.06.0023

Praças a Marcar

03

14/06/2016

0001490-49.2010.5.06.0023

Processos no Setor de Cálculos

20

01/08/2016

0000891-08.2013.5.06.0023

Processos com recurso a enviar ao TRT

08

16/06/2016

0000804-52.2013.5.06.0023

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargas”;

2) Dados coletados em 23 e 24/08/2016;

3) Dos 344 processos físicos que foram convertidos pela ferramenta CLE, para o ambiente virtual, 10%, em média, desse total, teve a execução iniciada, fato este que se justifica em razão de ter ocorrido digitalizações incompletas dos processos ou por inércia das partes quanto à juntada de documentos obrigatórios necessários ao prosseguimento das execuções. A Secretaria está envidando esforços no sentido de corrigir as falhas ocorridas nas digitalizações, visando a impulsionar os atos executórios.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho do Recife, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

Importante ressaltar que, durante o período compreendido entre julho/2015 e fevereiro/2016, as Varas do Trabalho do Recife suportaram circunstâncias adversas relativamente às suas instalações próprias, necessitando, inclusive, deixar o espaço físico onde instaladas para se mudar para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes, onde passaram a compartilhar o espaço com as varas locais. Esse conjunto de fatos, evidentemente, afetou o regular e ordinário desenrolar-se de suas as atividades rotineiras, e, por consequência, o desempenho à consecução das Metas - CNJ 2015.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não foi atingida.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara do Recife

1.692

1.638

96,81%

2ª Vara do Recife

1.620

1.478

91,23%

3ª Vara do Recife

1.643

1.335

81,25%

4ª Vara do Recife

1.641

1.718

104,69%

5ª Vara do Recife

1.629

1.608

98,71%

6ª Vara do Recife

1.621

1.361

83,96%

7ª Vara do Recife

1.642

1.538

93,67%

8ª Vara do Recife

1.614

1.268

78,56%

9ª Vara do Recife

1.618

1.352

83,56%

10ª Vara do Recife

1.654

1.289

77,93%

11ª Vara do Recife

1.635

1.203

73,58%

12ª Vara do Recife

1.613

1.447

89,71%

13ª Vara do Recife

1.646

1.164

70,72%

14ª Vara do Recife

1.625

1.335

82,15%

15ª Vara do Recife

1.634

1.365

83,54%

16ª Vara do Recife

1.605

1.228

76,51%

17ª Vara do Recife

1.629

1.434

88,03%

18ª Vara do Recife

1.634

1.151

70,44%

19ª Vara do Recife

1.607

1.516

94,34%

20ª Vara do Recife

1.629

1.236

75,87%

21ª Vara do Recife

1.639

1.247

76,08%

22ª Vara do Recife

1.611

1.395

86,59%

23ª Vara do Recife

1.606

1.047

65,19%

Subtotal da Capital

37.487

31.353

83,64%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta não atingida.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª Vara do Recife

1.397

1.300

93,06%

2ª Vara do Recife

1391

1343

96,55%

3ª Vara do Recife

1592

1478

92,83%

4ª Vara do Recife

1619

1616

99,81%

5ª Vara do Recife

1617

1528

94,50%

6ª Vara do Recife

1606

1566

97,51%

7ª Vara do Recife

1407

1387

98,58%

8ª Vara do Recife

1584

1541

97,29%

9ª Vara do Recife

1407

1401

99,57%

10ª Vara do Recife

1603

1408

87,84%

11ª Vara do Recife

1604

1425

88,84%

12ª Vara do Recife

1557

1491

95,76%

13ª Vara do Recife

1572

1455

92,56%

14ª Vara do Recife

1544

1467

95,01%

15ª Vara do Recife

1595

1466

91,91%

16ª Vara do Recife

1573

1371

87,16%

17ª Vara do Recife

1553

1426

91,82%

18ª Vara do Recife

1555

1496

96,21%

19ª Vara do Recife

1571

1373

87,40%

20ª Vara do Recife

1555

1327

85,34%

21ª Vara do Recife

1387

1221

88,03%

22ª Vara do Recife

1584

1578

99,62%

23ª Vara do Recife

1567

1344

85,77%

Subtotal da Capital

35.440

33.008

93,14%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta atingida.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

573

1442

251,66%

2ª Vara do Recife

566

1127

199,12%

2ª Vara do Recife

501

1333

266,07%

4ª Vara do Recife

654

1029

157,34%

5ª Vara do Recife

522

1400

268,20%

6ª Vara do Recife

417

639

153,24%

7ª Vara do Recife

428

838

195,79%

8ª Vara do Recife

389

1151

295,87%

9ª Vara do Recife

356

1034

290,45%

10ª Vara do Recife

493

1206

244,62%

11ª Vara do Recife

442

882

199,55%

12ª Vara do Recife

561

729

129,95%

13ª Vara do Recife

243

869

357,61%

14ª Vara do Recife

483

872

180,54%

15ª Vara do Recife

584

1400

239,73%

16ª Vara do Recife

329

1052

319,76%

17ª Vara do Recife

341

655

192,08%

18ª Vara do Recife

659

1252

189,98%

19ª Vara do Recife

405

1665

411,11%

20ª Vara do Recife

350

1100

314,29%

21ª Vara do Recife

422

813

192,65%

22ª Vara do Recife

463

1443

311,66%

23ª Vara do Recife

435

1501

345,06%

Subtotal da Capital

10.666

25.332

237,50%

Total da 6ª Região

31.194

48.910

156,79%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª Vara do Recife

238

213

244

207

-13,03%

2ª Vara do Recife

226

187

197

216

-4,42%

3ª Vara do Recife

273

211

145

339

+24,18%

4ª Vara do Recife

222

191

256

157

-29,28%

5ª Vara do Recife

231

204

179

256

+10,82%

6ª Vara do Recife

233

210

147

296

+27,04%

7ª Vara do Recife

237

214

194

257

+8,44%

8ª Vara do Recife

192

178

159

211

+9,90%

9ª Vara do Recife

215

174

172

217

+0,93%

10ª Vara do Recife

245

184

136

293

+19,59%

11ª Vara do Recife

234

192

138

288

+23,07%

12ª Vara do Recife

249

174

122

301

+20,88%

13ª Vara do Recife

247

205

144

308

+24,70%

14ª Vara do Recife

232

199

153

278

+19,83%

15ª Vara do Recife

272

198

151

319

+17,28%

16ª Vara do Recife

296

183

138

341

+15,20%

17ª Vara do Recife

240

170

165

245

+2,08%

18ª Vara do Recife

212

173

124

261

+23,11%

19ª Vara do Recife

234

181

134

281

+20,08%

20ª Vara do Recife

272

223

96

399

+46,69%

21ª Vara do Recife

226

200

134

292

+29,20%

22ª Vara do Recife

204

185

165

224

+9,80%

23ª Vara do Recife

271

203

87

387

+42,80%

Subtotal da Capital

5.501

4.452

3.580

6.373

+ 15,85%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Observação:

Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

Emite, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. 0000658-74.2014.5.06.0023 (RO), 00000058-83.2014.5.06.0023 (RO) e 0000765-21.2014.5.06.00223 (RO);

faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000363-08.2012.5.06.0023, 0001750-58.2012.5.06.0023, 0114700-49.2008.5.06.0023 e 0168800-51.2008.5.06.0023);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatou-se que, atualmente, o procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral é seguido parcialmente, deixando-se de emitir a certidão prevista no artigo 77 da referida Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, cujo modelo se encontra disponibilizado em seu Anexo IV (vide processo nº 0000153-54.2012.5.06.0023, p.ex.);

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nº 0000331-66.2013.5.06.0023 e 0001759-20.2012.5.06.0023;

inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (4 processos – considerado o período de 1º/06/2015 a 31/05/2016) poderia, em princípio, ser mais significativa;

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 0055300-41.2007.5.06.0023.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

A apuração realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara confirmou um quadro de satisfatória organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Eventuais ressalvas ou vagar ao cumprimento de determinação judicial mostram-se justificáveis ante as circunstâncias que as unidades judiciárias de 1ª instância do Recife enfrentaram durante segundo semestre de 2015, ocasião em que se viram forçadas a deixar suas instalações próprias para se acomodarem com outras varas no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes. Certamente que esforço e compromisso da equipe houve e serão mantidos, sempre objetivando a consecução de resultados cada vez mais positivos.

Constata-se, como regra, um bom gerenciamento dos atos processuais nos autos que ainda tramitam fisicamente, sendo sugerida a manutenção do foco para agilizar a conversão dos processos físicos para o meio digital, propiciando-se, destarte, um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além favorecer um ambiente de trabalho mais aprazível na secretaria.

Sobre essa questão (conversão de autos via CLE), a Diretora de Secretaria e as Assistentes de Juiz informaram que esta Unidade tem enfrentado dificuldades para impulsionar os processos convertidos para o meio eletrônico (pela Central de Execuções), uma vez que, na grande maioria dos processos, deixaram de ser digitalizados documentos essenciais, tais como, petição inicial, comprovantes de pagamento, guias de depósitos recursais... Além disso, em diversos processos, as partes foram vinculadas a endereços desatualizados ou mesmo advogados que deixaram de ser vinculados às partes reclamadas que defendem. Como consequência, somente requisitando-se o desarquivamento dos autos físicos para possibilitar a adoção de medidas saneadoras (novas digitalizações, por exemplo) objetivando o regular andamento dos feitos.

Pesquisa empreendida no acervo (processos físicos) demonstrou a existência de alguns processos sem a devida movimentação há mais de sessenta (60) dias, ora referidos a título de colaboração, para que a sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do Juízo (falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais): com a Secretaria: 0000051-03-2010-5-06-0023, 0000091-82-2010-5-06-0023, 0000455-83-2012-5-06-0023, 0000615-11-2012-5-06-0023, 0000782-91-2013-5-06-0023, 0000864-59-2012-5-06-0023, 0001227-80-2011-5-06-0023, 0001336-60-2012-5-06-0023 e 0001354-81-2012-5-06-0023. Relativamente aos processos digitais (PJe), apontam-se os seguintes em semelhante a pesquisa demonstrou a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, pela Secretaria da Vara, há mais de sessenta (60) dias, nos processos nº 0001651-20-2014-5-06-0023, 0001226-56-2015-5-06-0023, 0000604-74-2015-5-06-0023, 0000842-30-2014-5-06-0023, 0000466-10-2015-5-06-0023, 0000329-62-2014-5-06-0023, 0039800-61-2009-5-06-0023 e 0000910-48-2012-5-06-0023.

Ademais, observou-se a existência de 67 (sessenta e sete) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que 20 (vinte) delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora de Secretaria disse que inicialmente procede à intimação do advogado constituído pelo credor trabalhista para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente; somente em caso de falha dessa primeira medida, é que o MM. Juízo determina a instigação direta da própria parte (pela via postal) para que o receba em Secretaria, sem prejuízo de se lançar mão, excepcionalmente, da realização de diligência visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça.

Com relação às conciliações judiciais, cuja carteira encontra-se bem administrada, em conformidade com o que dispõe o Provimento TRT-CRT nº 01/2014, oportuno que seja consignado nos textos dos acordos, celebrados (também) em processos físicos, referência à dispensa da notificação da Procuradoria-Geral Federal, quando o valor da contribuição previdenciária apurada for igual ou inferior a R$ 20.000,00, na forma da Portaria do Ministério da Fazenda nº 582 de 11.12.2013. Por exemplo, nos processos a seguir, deixou-se de fazer a aludida referência: 0000919-73.2013.5.06.0023, 0001347-55.2013.5.06.0023 e 0000869-47.2013.5.06.0023.

As Assistentes da Juíza, além de elaborarem despachos, fazem minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela; bem como preparam informações para mandados de segurança.

As Juízas Titular e Substituta Auxiliar prolatam, com habitualidade, sentenças de forma líquida, tanto nos processos que tramitam no rito sumaríssimo como no ordinário, nos feitos físicos e eletrônicos (PJe).

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.

Mediante verificação realizada no Sistema BacenJud em 23 de agosto de 2016, constatou que o Juízo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatarem os magistrados Edson Luis Bryk, Evellyne Ferraz Correia, Miriam Souto maior de Morais e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional; Tendo em vista que os magistrados Edson Luis Bryk, Evellyne Ferraz Correia e Roberta Vance Harrop não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicações para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição ”;

Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT); e

Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a aprimorar o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe).

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

1) Nos processos onde o reclamante, seu patrono ou a reclamada não comparecem para receber seu(s) crédito(s), esta unidade procede à pesquisa, através do sistema Bacenjud, acerca da existência de contas de sua titularidade. Caso haja êxito na consulta, procede-se à transferência para a conta localizada.

2) Nos termos de conciliação já consta a determinação de início da execução, sem citação, com utilização das ferramentas eletrônicas (BACEN, RENAJUD, BNDT) e demais atos executórios.

3) Nas decisões de Antecipação de Tutela e nos Termos de Conciliação faz-se constar os mesmos têm força de alvará (depósito judicial, FGTS e Seguro Desemprego). 

4) Nos Termos de Conciliação faz-se constar a determinação de arquivamento, quando for integralmente adimplido.

5) Despacho sequenciado na execução, evitando-se a conclusão dos autos ao gabinete.

6) As Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela; bem como preparam minutas de acordo.

7) A Secretaria faz consulta  on line  dos andamentos das cartas precatórias, evitando-se, assim, o envio de ofícios às varas deprecadas.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

1 - A agência 3228 da Caixa Econômica Federal (TRT/Recife) exige a assinatura física do juiz nos alvarás emitidos no sistema PJe. Tal procedimento tem ocasionado diversos transtornos para esta unidade jurisdicional, dentre os quais podemos destacar:

 

1.1.     Risco de pagamentos de alvarás em duplicidade e aumento de procedimentos:  A fim de evitar que o mesmo alvará seja impresso, assinado fisicamente e pago pela instituição financeira mais de uma vez ,  faz-se necessário certificar nos autos e, às vezes, digitalizar uma via assinada pela parte, confirmando a entrega da via assinada. Considerando que são emitidos diversos alvarás por dia, esse procedimento, além de aumentar o fluxo de pessoas na Secretaria da Vara, torna mais lento o atendimento.

 

1.2.     Alto custo com papel e toner :  Os advogados, em regra, não imprimem os alvarás para entrega aos reclamantes, orientando-os a comparecer à Secretaria da Vara para que, na oportunidade, o juiz possa assinar fisicamente o referido documento.

 

Ressalta-se que diversas agências da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, a exemplo do PAB de Jaboatão, há tempo, realizam o pagamento dos alvarás apenas com a assinatura eletrônica do juiz.

Para garantir a segurança dos pagamentos, as Varas de Jaboatão geram um número para identificação de cada alvará . Esse número é formado pelo número do processo seguido da data de sua expedição e um dígito que identifica o beneficiário. Por exemplo: Processo 1000/2010, alvarás emitidos em 23/08/2016 para reclamante, advogado e perito, custas e INSS:

 

Reclamante:  Alvará nº 1000201023082016- 1 ;

Advogado...:  Alvará nº 1000201023082016- 2 ;

Perito..........:  Alvará nº 1000201023082016- 3 ;

Custas.........:  Alvará nº 1000201023082016- 4 ;

INSS............:   Alvará nº   1000201023082016- 5

Obs. 1.: o número do dígito do beneficiário pode variar de acordo com o número de reclamantes, advogados, peritos e demais parcelas a serem pagas;

 

Obs. 2.: A objetivo de numerar cada alvará é proporcionar um controle pelo sistema interno da CEF, que evita que um mesmo beneficiário receba o mesmo crédito em duplicidade;

Assim, solicita-se ao Tribunal que verifique junto à agência 3228 da Caixa Econômica Federal a possibilidade de que seja adotado o mesmo procedimento admitido pelo PAB de Jaboatão dos Guararapes.

2 - A agência dos Correios (Recife) responsável pela postagem das correspondências expedidas pelas Varas do Trabalho de Recife exige que todos os expedientes sejam postados dentro de envelopes.

O custo para confecção desses envelopes reduziria consideravelmente, caso as notificações expedidas no PJe fossem dobradas e devidamente lacradas nas laterais com a utilização de etiquetas adesivas (as mesmas utilizadas para identificação das capas dos processos físicos).  Registre-se que, em pouco mais de 02 (dois) meses, somente esta unidade jurisdicional solicitou ao setor de materiais cerca de 1.500 envelopes.

Cumpre ressaltar que, no bojo dos modelos de notificação do PJe, já consta o número do contrato com os correios, bem como informações acerca do remetente e destinatário da correspondência. Além do mais, o uso das etiquetas adesivas dispensa a utilização de grampos para fechamento da correspondência.

Importante frisar, ainda, que para a postagem das notificações em envelopes o servidor necessita recortar e colar no envelope as informações referentes ao remetente e destinatário, demandando mais tempo para realização da tarefa e execução de movimentos repetitivos.

 

Assim, solicita-se que a Administração do Tribunal (o gestor do contrato correspondente) verifique junto aos Correios a possibilidade de ser adotado esse procedimento (encaminhamento de notificações, dispensando-se o envelope, dobradas e lacradas com etiqueta).

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 23ª Vara do Trabalho do Recife, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional e à Diretoria-Geral, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 23ª Vara do Recife, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

JULIANA LYRA BARBOSA

Juíza Titular da 23ª Vara do Recife

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 47 2016 de 24/08/2016