ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE PALMARES, EM 16 DE AGOSTO DE 2016.
Aos 16 (dezesseis) dias do mês de agosto de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Palmares, situada na Avenida Professor Miguel Jassely, nº 13, COHAB 1, Palmares (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, Weber de Melo Ferreira e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 08/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 13 de julho de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Maria José de Souza, a Diretora de Secretaria, Bela. Cleoneide Pereira de Araújo, e os demais servidores ali lotados: José Brasiliano de Oliveira Neto, LaÃs Chaves Pinheiro Gavazza, Paulo Henrique Loureiro Pinheiro, Divanildo Soares da Silva, Luciana Araújo de Lima, Edilma Maria da Silva, Jania Maria Farias de Oliveira, Márcia Antonieta de Araújo Crisóstomo, George de Castro Morais e Rubens Souza Ferraz Júnior.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Maria José de Souza (Titular) |
Desde 11/11/2013 (Ato TRT GP nº 479/2013) |
Registra-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desfruta de autorização do egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT nº 007/2008 . A matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
Por oportuno, rememoram-se os requisitos existentes na citada norma local a serem observados pelos magistrados que dispõem dessa permissão: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
Relativamente à exigência da observação aos prazos legais, registra-se que, por ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (Página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atendo à questão.
Por oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†Na ocasião, a Diretora de Secretaria foi cientificada acerca dessa prescrição, sendo orientada no sentido de providenciar a afixação do correspondente aviso em local apropriado.
Adianta-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desta Unidade Jurisdicional, Dra. Maria José de Souza, apresenta, consoante verificação realiza nesta data, processos aguardando prolação de sentença com prazo extrapolado (vide detalhes nos quadros 3.3 e 3.4). Acredita-se
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Cleoneide Pereira de Araújo |
Técnico Judiciário |
Diretora de Secretaria |
José Brasiliano de Oliveira Neto |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
LaÃs Chaves Pinheiro Gavazza |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
George de Castro Morais |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Paulo Henrique Loureiro Pinheiro |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Divanildo Soares da Silva |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Luciana Araújo de Lima |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Edilma Maria da Silva |
Requisitada |
Assistente |
Jânia Maria Farias de Oliveira |
Requisitada |
Assistente |
Márcia Antonieta de Araújo Crisóstomo |
Requisitada |
Assistente |
Rubens Souza Ferraz Júnior |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Palmares |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Maria José de Souza |
1.728 |
427 |
262 |
155 |
Airam Clemente Torres de Araujo |
10 |
22 |
14 |
- |
Eduardo H. B. Dornelas Câmara |
- |
- |
2 |
- |
João Carlos de Andrade e Silva |
3 |
- |
- |
- |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
53 |
10 |
8 |
- |
José Augusto Segundo Neto |
246 |
77 |
12 |
7 |
Leonardo Pessoa Burgos |
1 |
- |
- |
- |
Maria Carla D. de Brito Jurema |
23 |
3 |
2 |
- |
Mariana de Carvalho Milet |
1 |
- |
1 |
- |
Total |
2.065 |
539 |
301 |
162 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Palmares |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Maria José de Souza |
78 |
Airam Clemente Torres de Araujo |
455 |
José Augusto Segundo Neto |
460 |
Maria Carla D. de Brito Jurema |
33 |
Prazo médio para julgar na unidade |
91 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 1ª VT de Palmares |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Maria José de Souza |
44 |
- |
55 |
99 |
PatrÃcia Franco Trajano |
27 |
- |
- |
27 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
- |
3 |
3 |
Total de sentenças pendentes na vara |
72 |
- |
58 |
127 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada).
Fontes: Dados coletados no PJe, em 16/08/2016 Ã s 09h30min.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Maria José de Souza: 00001017-93.2014.5.06.0291, 00104061-87.2013.5.06.0291, 0011151-19.2013.5.06.0291, 0000697-09.2015.5.06.0291, 0000923-48.2014.5.06.0291, 0000060-58.2015.5.06.0291, 0000289-18.2015.5.06.0291, 0000219-64.2016.5.06.0291, 0000145-78.2014.5.06.0291, 0000723-07.2015.5.06.0291, 0000722-22.2015.5.06.0291, 0000113-39.2015.5.06.0291, 0000592-32.2015.5.06.0291, 0000720-52.2015.5.06.0291, 0011007-45.2013.5.06.0291, 0010280-86.2013.5.06.0291, 0000031-05.2015.5.06.0292, 0000348-06.2015.5.06.0291, 0000948-27.2015.5.06.0291, 0000182-37.2016.5.06.0291, 0000880-77.2015.5.06.0291, 0000886-84.2015.5.06.0291, 0000835-73.2015.5.06.0291, 0000837-43.2015.5.06.0291, 0000098-36.2016.5.06.0291, 0000530-26.2014.5.06.0291, 0000210-05.2016.5.06.0291, 0000889-39.2015.5.06.0291, 0000893-76.2015.5.06.0291, 0000788-02.2015.5.06.0291, 0000789-84.2015.5.06.0291, 0000790-69.2015.5.06.0291, 0000038-63.2016.5.06.0291, 0000091-44.2016.5.06.0291, 0000563-16.2014.5.06.0291, 0010440-14.2013.5.06.0291, 0000372-34.2015.5.06.0291, 0000960-75.2014.5.06.0291, 0000229-45.2015.5.06.0291, 0000375-86.2015.5.06.0291, 0000249-36.2015.5.06.0291, 0000229-28.2016.5.06.0291, 0000987-58.2014.5.06.0291, 0000029-04.2016.5.06.0291, 0001006-64.2014.5.06.0291, 0000122-64.2016.5.06.0291, 0001010-67.2015.5.06.0291, 0001001-08.2015.5.06.0291, 0000808-90.2015.5.06.0291, 0000402-69.2015.5.06.0291, 0000164-50.2015.5.06.0291, 0000162-80.2015.5.06.0291, 0000102-15.2012.5.06.0291, 0002539-63.2011.5.06.0291 e 0000574-84.2010.5.06.0291.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistradaJosé Augusto Segundo Neto: 0010206-32.2013.5.06.0291, 0001048-16.2014.5.06.0291 e 0010694-84.2013.5.06.0291.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrada com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Palmares |
No prazo |
Atrasados |
Total |
José Augusto Segundo Neto |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
1 |
- |
1 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara, em 16/08/2016 Ã s 10h30m.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1ª VT Palmares |
539 |
162 |
301 |
91 |
2ª VT Palmares |
470 |
232 |
304 |
84 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Palmares |
56 |
86 |
108 |
367 |
117 |
400 |
2ª VT de Palmares |
27 |
28 |
59 |
141 |
68 |
180 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 16/08/2016. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2015 |
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016 | |
1ª VT de Palmares |
21 |
29 |
40 |
29 |
142 |
99 |
2ª VT de Palmares |
13 |
9 |
21 |
22 |
57 |
29 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e das Atas de Correições realizadas em 2015.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana em dois dias (terças e quartas-feiras), pois às terças-feiras são realizadas sessões pela manhã e à tarde. A magistrada, que dispõe de autorização do Tribunal Pleno para residir fora da jurisdição, comparece, em regra, 3 (três) dias por semana à Unidade Judiciária.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média) :
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Palmares |
2 (terças às quartas-feiras) |
11 |
29 a 32 |
16 |
8 |
2ª VT Palmares |
2 (quarta às quintas-feiras) |
6 |
20 |
8 a 12 |
6 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe em 16/08/2016.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Varas de Palmares |
2014 |
2015 |
2016 (até15/08/2016) |
1ª |
888 |
976 |
515 |
2ª |
876 |
945 |
503 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento) :
Varas de Palmares |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
718 |
8.123 |
8.841 |
1.234 |
8.116 |
9.350 |
2ª |
385 |
1.082 |
1.467 |
288 |
1.592 |
1.880 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 15/08/2016 | |
FÃsicos |
PJe | |
1ª VT Palmares |
6.806 |
2.381 |
2ª VT Palmares * |
- |
1.908 |
* A 2ª VT de Palmares funciona exclusivamente com processos eletrônicos (PJe)
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Palmares |
928 |
221 |
2.591 |
2ª VT Palmares |
229 |
42 |
620 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 30/06/2016
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da fase) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da fase) |
1ª VT Palmares |
349 |
285 |
1.029 |
2ª VT Palmares |
159 |
40 |
323 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/07/2015 a 30/06/2016
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:
Varas de Palmares |
BACENJUD * (De Jan/Jul.16) |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
*Arquiva-mento fÃsicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
113 |
31 |
823 |
715 |
2.704 |
2.730 |
1.374 |
2ª |
240 |
108 |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
Inexiste |
516** |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos contêm informes acerca dos processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
** 2ª Vara do Trabalho de Palmares sem legado de processos fÃsicos, tendo acervo composto exclusivamente por processos eletrônicos, razão pela qual, com relação à sobredita Vara do Trabalho, não foram extraÃdos dados extraÃveis dos Relatórios Gerenciais.
Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).
PerÃodo analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao perÃodo compreendido de 1º/07/2015 até 30/06/2016.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
02 |
20/07/2016 |
0118300-16.2009.5.06.0291 |
Perito |
04 |
16/06/2016 |
0097200-40.1998.5.06.0291 | |
Terceiros |
01 |
09/08/2016 |
0040700-84.2007.5.06.0291 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
04 |
04/07/2016 |
0000450-91.2016.5.06.0291 | |
Processos conclusos para despacho |
412 |
29/06/2016 |
0002185-04.2012.5.06.0291 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
82 |
23/03/2016 |
0015900-65.2002.5.06.0291 | |
Notificações a expedir |
82 |
12/07/2016 |
0000739-58.2015.5.06.0291 | |
OfÃcios a expedir |
12 |
25/04/2016 |
0002005-22.2011.5.06.0291 | |
Alvarás a expedir |
13 |
07/07/2016 |
0145300-25.2008.5.06.0291 | |
Mandados a expedir |
88 |
18/04/2016 |
0001098-42.2014.5.06.0291 | |
Praças a realizar |
00 |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
10 |
29/10/2015 |
0253800-88.2008.5.06.0291 | |
Processos convertidos pelo CLE com execução pendente de prosseguimento |
909 |
15/08/2016 |
0022800-25.2006.5.06.0291 | |
Praças a Marcar |
03 |
31/05/2016 |
0075100-95.2005.5.06.0291 | |
Processos no Setor de Cálculos |
315 |
12/08/2015 |
0010539-81.2013.5.06.0291 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
05 |
26/07/2016 |
0010786-62.2013.5.06.0291 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJ-e.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJ-e, exceto o item referente a “Cargasâ€;
2) Dados coletados no dia 16/08/2016;
3) Do quantitativo de processos fÃsicos acima mencionado que foram convertidos para o CLE (909), no sistema PJ-e, constam 185 para iniciar a execução, aguardando o prazo de 30 (trinta) dias para as partes se manifestarem, e 131 na caixa de conclusos ao Magistrado – Execução, sub-caixa “Necessita Despacho CLEâ€, para impulsionar os atos executórios.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Relativamente à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Palmares, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do egrégio Regional.
a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta , praticamente, atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Palmares |
976 |
967 |
99,08% |
2ª Vara de Palmares |
945 |
1.360 |
143,92% |
Subtotal de Palmares |
1.921 |
2.327 |
121,50% |
Total da 6ª Região |
108.554 |
99.556 |
91,71% |
b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
1ª Vara de Palmares |
883 |
855 |
96,83% |
2ª Vara de Palmares |
1.354 |
1.344 |
99,26% |
Subtotal de Palmares |
2.237 |
2.199 |
98,05% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
93.351 |
96,51% |
c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não atingida.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal + Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Palmares |
703 |
132 |
18,78% |
2ª Vara de Palmares |
519 |
130 |
19,85% |
Subtotal de Palmares |
1.222 |
262 |
19,31% |
Total da 6ª Região |
30.768 |
48.520 |
157,86% |
d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.
e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta atingida.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Palmares |
58 |
26 |
64 |
20 |
-65,52% |
2ª Vara de Palmares |
12 |
25 |
46 |
- |
-131,33% |
Subtotal de Palmares |
70 |
51 |
110 |
20 |
-71,43% |
Total da 6ª Região |
7.216 |
6.954 |
5.915 |
8.255 |
+14,40% |
Observação:
Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.
Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.
Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016
Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Meta 3 – Aumentar o Ãndice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2013.
Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:
Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
Emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. 0000468-83.2014.5.06.0291, 0000153-21.20155.06.0291, 0000417-72.2014.5.06.0291, 0000010-32.2015.5.06.0291 (recursos ordinários) e 0010288-63.2013.5.06.0291 (agravo de petição);
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000817-86.2014.5.06.0291, 0001600-06.1999.5.06.0291, 0002528-34.2011.5.06.0291 e 0216000-89.2009.5.06.0291);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se ao JuÃzo a fiel observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatado o adequado procedimento, em amostra realizada: vide processos nºs 0001749-79.2011.5.06.0291, 0001782-69.2011.5.06.0291 e 0001928-13.2011.5.06.0291;
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nºs 0077900-43.2008.5.06.0291, 00115200-84.2005.5.06.0291, 0112500-41.2008.55.06.0291 e 0249500-49.2009.5.06.0291;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza ( 23 processos – considerado o perÃodo de 1º/07/2015 a 30/06/2016), poderia, em princÃpio, ser mais significativa;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto no processo nºs 0001037-55.2012.5.06.0291, 0000539-56.2012.5.06.0291, 0011300-59.2006.5.06.0291 e 0000247-71.2012.5.06.0291.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) , encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
O resultado da análise, por amostragem, havida nas carteiras que integram a secretaria da vara indica que se mantém uma evolução positiva relativamente ao gerenciamento dos atos processuais e ao adequado/necessário controle dos prazos, tendo-se como referência o panorama encontrado por ocasião de correições anteriores. Ademais, constatado o regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
Destarte, observou-se, como regra, um bom controle dos impulsos/movimentações processuais, tanto no ambiente fÃsico quanto nos processos que tramitam no PJe, quase não existindo fólios naquela antiga conformação, diante da digitalização exitosa do legado de processos fÃsicos, fato positivo que contribui para uma boa sistematização dos serviços, propiciando acesso à Justiça de modo ágil e eficiente, sem mencionar na melhora visÃvel da atmosfera de trabalho. Breve ressalva tão somente quanto a existência de alguns processos virtuais (PJe), que, em dados momentos da marcha procedimental, deixaram de sofrer a devida movimentação dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, sendo aqui relacionados para que, no intuito de colaboração, sejam consultados e checados se, de fato, necessitam de alguma ação por parte do JuÃzo (eventual impulso e/ou atualização de dados processuais), são eles: 0000209-20-2016-5-06-0291, 0000103-58-2016-5-06-0291, 000077-60-2016-5-06-0291, 0010431-52-2013-5-06-0291, 0010884-47-2013-5-06-0291, 0000845-54-2014-5-06-0291, 0000715-64-2014-5-06-0291, 0000182-71-2015-5-06-0291 e 0000970-85-2015-5-06-0291.
Observou-se a existência de 30 (trinta) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que apenas 04 (quatro) delas dizem respeito a processos arquivados. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora da Secretaria disse que intima pessoalmente o reclamante para receber a sua carteira profissional em Secretaria, sem prejuÃzo da realização de diligência por oficial de justiça visando à entrega direta do sobredito documento ao interessado, medida que se impõe diante do fato de os acionantes nesta circunscrição judiciária serem, majoritariamente, trabalhadores rurais pobres e de pouca instrução, conforme destacado pela referida gestora.
O JuÃzo ainda não tem por costume a prolação de sentenças de forma lÃquida, haja vista a quantidade atual de processos (vide quadro 7) existentes no setor de cálculos para revisão, informação de embargos, adequações e atualizações, bem como em razão da Contadoria estar com apenas um servidor, desde de maio do corrente.
No texto do acordo, não há discriminação explÃcita quanto à s verbas salariais e indenizatórias para fins de apuração dos valores devidos à Previdência Social. A esse respeito, consigna-se no termo de conciliação apenas o percentual das verbas tributáveis e as não tributáveis (indenizatórias), sem elencar as verbas sobre as quais incidiram o encargo previdenciário (INSS) ou fiscal (IR). A exemplo dos processos nºs 0000048-10.2016.5.06.0291, 0001047-31.2014.5.06.0291.
Os Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.
Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud nesta data (16/08/2016), foram identificadas ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas, mas que aguardam decisão do JuÃzo ( total de 29 registros ). Algumas foram atendidas parcialmente (por exemplo, processos nºs 0011600-55.2005.5.06.0291, em 04/03/2015, e 0000987-63.2011.5.06.0291, em 12/04/2016). Outras apresentam bloqueios de quantias diminutas, que certamente não vão interessar à execução, como pode ser observado nas constrições efetivadas em decorrência de requisições ordenadas nos processos nº 0127000-78.2009.5.06.0291, em 26/03/2014, e 0001641-16.2012.5.06.0291, em 28/10/2014. Finalmente, foram encontradas até ordens judiciais com bloqueio do valor total da execução, caso dos processos nº 0000131-65.2012.5.06.00291, em 25/06/2015 e 3000100-48.1999.5.06.0291, em 25/04/2016. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o JuÃzo adote as providências necessárias a fim de ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem os magistrados Maria José de Souza e José Augusto Segundo Neto prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações encontrada no quadros 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que o magistrado José Augusto Segundo Neto não se achava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência dos termos da presente admoestação;
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II;
Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
Aprimorar a Secretaria, relativamente aos processos virtuais (PJe), as revisões periódicas nas caixas de alocação dos feitos eletrônicos, dando ênfase ao regular e diligente cumprimento das determinações oriundas da autoridade judiciária local;
Discriminar, de forma expressa, as verbas salariais e indenizatórios por ocasião da confecção do termo de conciliação nos acordos firmados na fase de conhecimento, visando à correta apuração e recolhimentos dos valores devidos Previdência Social, nos termos do artigo 832, § 3°, da CLT; e
Continuar envidando esforços no sentido de implementar ações no sentido da prolação de sentenças lÃquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumarÃssimo (Recomendação constante em ata anterior, 2015, pag. 13).
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Conversão para PJe, por meio da ferramenta CLE, de todos os processos em fase de execução prontos para cumprimento pela secretaria, para que os expedientes, as consultas a convênios e o julgamento de eventuais incidentes sejam feitos em meio eletrônico;
Os despachos com determinação de oficiar são exarados com força de ofÃcio, evitando a confecção de expedientes prescindÃveis;
Utilização de despachos sequenciados, possibilitando que o processo seja movimentado pela secretaria dispensando conclusões desnecessárias à magistrada;
Elaboração de minutas de despachos simples pelos servidores da secretaria;
O JuÃzo já está utilizando o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças.
13. SOLICITAÇÃO JUÃZO:
O aumento do número de servidores e funções na Vara, tendo em vista que o atual quadro é insuficiente para a demanda de trabalho, principalmente a quantidade de processos no passivo da execução.
Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o OfÃcio Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores JuÃzes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desÃgnio.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 1ª Vara do Trabalho de Palmares, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e a JuÃza Titular da 1ª Vara de Palmares, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
MARIA JOSÉ DE SOUZA
JuÃza Titular da 1ª Vara de Palmares
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 43 2016 de 16/08/2016