ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 2ª VARA DO TRABALHO DE OLINDA, EM 1º DE JUNHO DE 2016.

Ao 1º (primeiro) dia do mês de junho de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2ª Vara do Trabalho de Olinda, situada na Rodovia PE-15, Km 4,8, 2º andar, Cidade Tabajara, Olinda (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos de Brito, Luiz Márcio de Sá Leite e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 06/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 de maio de 2016.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Drª. Martha Cristina do Nascimento Cantalice, a Diretora de Secretaria, Bela. Christiane Barros Ferraz, e os demais servidores ali lotados: Carla Barbosa de Oliveira, Paloma Andrade Pereira, Rafael Fernandes Chaves, Ricardo Gouveia Araújo, Vinícius sobreira Braz da Silva, Adriano Jorge de Souza Andrade, Jakelline Brayner Pereira Roxo, Marcos Antônio Câmara de Araújo, Rafael Andrade Gusmão, Vladmir Farias de Queiroz, Rafaelle Mayanne Silva Cavalcanti, Gilka Beatriz Lima de Souza Assis, Irla Vasconcelos Figueiroa Severo e Sylvia Macedo Cavalcanti, além do estagiário de Direito Túlio Vinícius Dias Santos.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÍZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Martha Cristina do Nascimento Cantalice (Titular)

Desde maio/2001

(Ato TRT-GP nº 183/2001)

Antônio Augusto Serra Seca Neto (Auxiliar) *

Desde agosto/2014
(Portaria CRT nº 092/2014)

* Apesar de estar lotado na 1ª VT de Olinda, o Juiz do Trabalho Substituto Antônio Augusto Serra Seca Neto atua com Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 3 (três) VTs de Olinda, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Christiane Barros Ferraz

Requisitada

Diretora de Secretaria

Carla Barbosa de Oliveira

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Paloma Andrade Pereira

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Rafael Fernandes Chaves

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Ricardo Gouveia Araújo

Técnico Judiciário

Calculista

Vinícius Sobreira Braz da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Adriano Jorge de Souza Andrade

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Jakelline Brayner Pereira Roxo

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Marcos Antônio Câmara de Araújo

Requisitado

Assistente

Rafael Andrade Gusmão

Técnico Judiciário

-

Vladmir Farias de Queiroz

Técnico Judiciário

-

Rafaelle Mayanne Silva Cavalcanti

Técnico Judiciário

-

Gilka Beatriz Lima de Souza Assis

Analista Judiciário

Oficiala de Justiça

Irla Vasconcelos Figueiroa Severo

Analista Judiciário

Oficiala de Justiça

Sylvia Macedo Cavalcanti

Analista Judiciário

Oficiala de Justiça

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

2ª VT de Olinda

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Martha Cristina do N. Cantalice

2.300

438

748

287

Antônio Augusto Serra Seca Neto

888

128

268

58

Débora de Souza Silva Lima

16

1

2

-

Eduardo Henrique B. D. Câmara

8

-

25

-

Total

3.212

567

1.043

345

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Olinda

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

113

Antônio Augusto Serra Seca Neto

89

Débora de Souza Silva Lima

5

Prazo médio para julgar na unidade

98

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2ª VT de Olinda

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

54

-

-

54

Antônio Augusto Serra Seca Neto

14

-

3

17

Total de sentenças pendentes na vara

68

0

3

71

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 30 (trinta) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Antônio Augusto Serra Seca Neto: 0000304-69.2015.5.06.0102, 0000609-53.2015.5.06.0102, 0000305-54.2015.5.06.0102.

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe-JT, em 01/06/2016 às 09h45m.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2ª VT de Olinda

No prazo

Atrasados

Total

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

-

-

0

Antônio Augusto Serra Seca Neto

-

-

0

Total de incidentes pendentes na vara

0

0

0

Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara em 01/06/2016, às 10h.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1ª VT Olinda

566

500

998

92

2ª VT Olinda

567

345

1.043

98

3ª VT Olinda

514

507

916

55

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

1ª VT de Olinda

40

64

52

213

59

271

2ª VT de Olinda

64

85

102

266

114

318

3ª VT de Olinda

85

117

113

303

118

325

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição em cada unidade. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

1ª VT de Olinda

37

59

56

86

330

330

2ª VT de Olinda

51

104

45

166

299

336

3ª VT de Olinda

63

63

85

127

462

387

Fontes: Informações extraídas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2015.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas-feiras). Não obstante, a Juíza Titular, Dra. Martha Cristina do Nascimento Cantalice, em regra, comparece à Unidade Judiciária diariamente.

O Juiz Auxiliar, Dr. Antônio Augusto Serra Seca Neto, que atua de forma compartilhada nas 3 (três) Varas de Olinda, quase sempre está substituindo os Juízes Titulares, em suas férias e outros afastamentos, não existindo dia específico para seu comparecimento a cada uma das Unidades.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1ª VT Olinda

4 (segundas às quintas-feiras)

15

27

12 a 16

6 a 9

2ª VT Olinda

4 (segundas às quintas-feiras)

16

28

16

8

3ª VT Olinda

4 (segundas às quintas-feiras)

15

30

16

8

Fonte: Informações extraídas do PJe-JT (à época da realização da correição em cada Unidade).

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:

Varas de Olinda

2014

2015

2016

(até 30/05/2016)

1.524

1.910

920

1.520

1.903

920

1.567

1.926

932

Fontes: Consolidação da Estatística e PJe-JT (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Olinda

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento **

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento **

Processos demais fases

Total

701

1.323

2.024

1.073

1.257

2.330

981

1.579

2.560

1.263

1.194

2.457

1.049

3.034

4.083

1.457

1.686

3.143

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

** Pendentes de julgamento = somatório dos processos aguardando 1ª sessão de audiência + aguardando o encerramento da instrução + instrução encerrada aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 30/05/2016

Físicos

PJe

1ª VT de Olinda

521

2.736

2ª VT de Olinda

657

2.688

3ª VT de Olinda

968

2.995

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT de Olinda

1.142

11

791

2ª VT de Olinda

1.309

160

650

3ª VT de Olinda

1.583

77

723

Fontes: e-Gestão. Período analisado: 1º/05/ 2015 a 30/04/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1ª VT de Olinda

192

32

574

2ª VT de Olinda

243

190

387

3ª VT de Olinda

239

124

713

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1º/05/2015 a 30/04/2016

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas de Olinda

BACENJUD *

(De Jan/Abr.16)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

355

146

875

372

1.343

947

1.992

93

46

594

309

1.586

1.329

2.437

396

121

1.426

489

1.474

1.560

3.217

* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos informes acerca dos processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT quanto às demais informações.

Fontes: Sistema Bacenjud, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao período compreendido de 1º/05/2015 até 30/04/2016.

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

08

28/01/2016

0000213-47.2013.5.06.0102

Perito

04

17/05/2016

0000697-62.2013.5.06.0102

Terceiros

04

20/04/2016

0112200-35.2006.5.06.0102

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

23

31/05/2016

0001912-39.2014.5.06.0102

Processos conclusos para despacho

10

31/05/2016

0001823-84.2012.5.06.0102

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

157

02/05/2016

0000708-57.2014.5.06.0102

Notificações a expedir

187

13/04/2016

0002117-34.2015.5.06.0102

Ofícios a expedir

09

16/05/2016

0001592-91.2011.5.06.0102

Alvarás a expedir

07

31/05/2016

0000452-46.2016.5.06.0102

Mandados a expedir

19

24/05/2016

0000932-24.2016.5.06.0102

Praças a realizar

07

30/06/2016

0000214-32.2013.5.06.0102

Processos para certificar/diligenciar

100

31/05/2016

0001102-30.2015.5.06.0102

Praças a Marcar

0

-

-

Processos no Setor de Cálculos

196

28/01/2016

0000128-61.2013.5.06.0102

Processos com recurso a enviar ao TRT

0

-

-

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargas”;

2) A data (30/06/2016) constante do item “Praças a Realizar” corresponde ao dia em que se realizará a próxima praça;

3) Dados coletados em 1º/06/2016.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, seguem abaixo os resultados obtido pelas Varas do Trabalho de Olinda, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta não foi atingida, mas ficou acima da média dos resultados obtidos pelas varas que integram o TRT da 6ª Região.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara de Olinda

1.909

1.775

92,98%

2ª Vara de Olinda

1.903

1.814

95,32%

3ª Vara de Olinda

1.923

1.750

91,05%

Subtotal de Olinda

5.735

5.339

93,10%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª Vara de Olinda

1.474

1.466

99,46%

2ª Vara de Olinda

1.292

1.285

99,46%

3ª Vara de Olinda

1.194

1.190

99,66%

Subtotal de Olinda

3.960

3.941

99,52%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta parcialmente atingida.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara de Olinda

561

627

111,76%

2ª Vara de Olinda

334

280

83,83%

3ª Vara de Olinda

460

697

151,52%

Subtotal de Olinda

1.355

1.604

118,38%

Total da 6ª Região

30.768

48.520

157,86%

Meta 5 -2015 (Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara de Olinda

8

11

137,50%

2ª Vara de Olinda

9

9

100,00%

3ª Vara de Olinda

6

26

433,33%

Subtotal de Olinda

23

46

200,00%

Total da 6ª Região

426

390

91,98%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional.

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª Vara de Olinda

77

126

113

90

+16,88%

2ª Vara de Olinda

93

122

110

105

+12,90%

3ª Vara de Olinda

113

110

98

125

+10,62%

Subtotal de Olinda

283

358

321

320

+13,07%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Observação:

Dez maiores litigantes pendentes de julgamento na instância em 31/12/2015 (ordem decrescente) – Itaú Unibanco S.A., Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., CONTAX, CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Odebrecht e Cachool Comércio e Indústria S/A.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

Emite, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme constatado nos despachos dos processos nºs. 0000002-45.2012.5.06.0102 (RO), 0000540-55.2014.5.06.0102 (RO) e 0000801-20.2014.5.06.0102 (RO);

faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs. 0001110-41.2014.5.06.0102, 0001518-32.2014.5.06.0102, 0001841-37.2014.5.06.0102 e 0010403-69.2013.5.06.0102);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se ao Juízo a fiel observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT). Constatado o adequado procedimento, em amostra realizada: vide processos nºs. 0000736-64.2010.5.06.0102 e 0001811-07.2011.5.06.0102;

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos nºs. 0000227-36.2010.5.06.0102 e 0000668-12.2013.5.06.0102;

inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (54 processos – considerado o período de 1º/04/2015 a 31/03/2016), poderia, em princípio, ser mais significativa;

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0010257-28.2013.5.06.0102 e 0011358-03.2013.5.06.0102.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

Relativamente ao panorama observado na Secretaria da Vara, a amostragem realizada nas carteiras que a integram demonstrou um quadro de satisfatória organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.

De fato, em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, Secretaria da Vara evoluiu na gestão do acervo processual, havendo melhora sensível na movimentação tanto dos processos físicos, como na dos virtuais (PJe-JT). Fato digno de registro e elogio.

Ressalte-se, ainda, a diminuição do acervo das CTPSs, em posse da Secretaria, passando das quarenta custodiadas na correição anterior para o quantitativo de nove CTPSs (apenas duas se referem a processos já arquivados), no ato desta inspeção. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora de Secretaria disse que tanto as partes credoras quanto os causídicos por elas constituídos estão sendo devidamente instados a comparecer à Secretaria da Vara para o fim de restituição dos sobreditos documentos aos seus titulares, tendo dito ainda que, em casos de deferimento de antecipação de tutela em favor da parte autora, a Juíza determina a imediata retificação e entregada CTPS no próprio ato da audiência inicial, diminuindo-se, dessa forma o número de documentos profissionais em posse da Secretaria.

Os Assistentes de Juiz, além de elaborarem sugestões de despachos, fazem minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.

O juízo ainda não tem por prática a prolação de sentenças de forma líquida, principalmente em razão de os servidores lotados na Contadoria estarem há pouco tempo no setor (desde o último trimestre do ano de 2015).

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoável”, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT – artigo 23, II.

Como resultado à consulta realizada ao Sistema BacenJud nesta data, foram identificadas várias ordens judiciais, endereçadas a instituições financeiras, já cumpridas, mas que aguardam decisão do Juízo (total de 65 registros). Algumas foram atendidas parcialmente (p. ex., processos nºs 0010062-43.2013.5.06.0102, em 29/08/2015, e 0263400-55.2007.5.06.0102, em 29/08/2015). Outras, entretanto, apresentam bloqueios de quantias diminutas, que, certamente, não vão interessar à execução: vide constrições efetivadas em decorrência de requisições ordenadas nos processos nº 0010483-33.2013.5.06.0102, em 12/09/2015 e 0001218-12.2010.5.06.0102, em 21/09/2015. Assim, em observância ao preconizado pela referida consolidação de provimentos, orienta-se que o Juízo adote as providências necessárias a ordenar as transferências ou desbloqueios que entender pertinentes.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatar o magistrado Antônio Augusto Serra Seca Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença” – Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição”;

Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe-JT); e

Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providência”, ou mesmo “não lida”, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 23, II.

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

1)         Há um trabalho constante para fortalecer parcerias com todos que atuam no processo trabalhista:

a)        Peritos   → são cientificados do encargo por whatsapp (gera economia de material de expediente e torna mais célere o processo);

b)        Perito médico   → O magistrado ao determinar a realização de perícia médica, seja em despacho ou em audiência, já faz constar no termo: data, hora e local da realização da perícia. Assim, não há necessidade de intimação das partes e o processo se torna mais célere;

c)        Leiloeiro   → o próprio leiloeiro certifica diretamente no PJE o resultado da praça ou leilão;

d)        Advogados e partes   → quando admitida, pelo magistrado, o parcelamento do crédito exequendo nos termos da legislação processual civil, sugere-se a indicação de contas bancárias para depósito direto do crédito pelo Executado. Nesse caso, o Executado fica com a obrigação de comprovar nos autos, mensalmente, o depósito realizado. Os recolhimentos previdenciários e fiscais são realizados em guias próprias e comprovados nos autos. Assim, evita-se a emissão de alvarás periódicos e mensais;

e)        Servidores e magistrada   → Existe um grupo de whatsapp para troca de ideias e para dirimir dúvidas processuais e/ou procedimentais com participação direta da magistrada titular desta Vara;

f)         Instituições financeiras   (Banco do Brasil e Caixa Econômica) → contato rápido e imediato para solução de pendências e/ou esclarecimentos pontuais, por e-mail ou telefone.

2)         No ano de 2016, foi implantado um arquivo administrativo virtual na rede interna da Vara, onde são arquivados toda e qualquer comunicação, ofícios, recomendações, certidões administrativas, evitando o dispêndio de material (papel, toner, pastas, etc);

3)         Há um esforço para que o processo não seja arquivado com saldo em conta judicial ou recursal. Quando a parte autora ou ré, inclusive seus patronos, não atendem a intimação para vir receber o alvará já confeccionado, consulta-se o Bacenjud em busca de contas ativas de sua titularidade, preferencialmente em bancos públicos, para transferência dos valores que lhe são devidos, certificando nos autos.  

4)         São realizados todos os esforços para que os alvarás sejam entregues sem a necessidade de pré-agendamento;

5)         Quando o juiz determina a emissão de alvará, em antecipação de tutela, os assistentes comunicam a Secretaria para emissão incontinenti do alvará correspondente;

6)         A distribuição do cumprimento dos processos (PJE e físicos) acontece por dígitos, o que possibilita que cada servidor monitore o processo desde a triagem inicial até o arquivamento;

7)         A maioria dos despachos são sequenciados, tornando o processo célere ao evitar o retorno constante dos autos ao gabinete.

 

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 2ª Vara do Trabalho de Olinda, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Tecnologia da Informação, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria de Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 2ª Vara de Olinda, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

MARTHA CRISTINA DO NASCIMENTO CANTALICE

Juíza Titular da 2ª Vara de Olinda

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 33 2016 de 01/06/2016