ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE IGARASSU, EM 18 DE ABRIL DE 2016.

Aos 18 (dezoito) dias do mês de abril de 2016, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Igarassu, situada na situada na BR-101 Norte, KM 26, Igarassu (PE), o Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos Brito, Luiz Márcio de Sá Leite e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 04/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 29 (vinte e nove) de março de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr . Ibrahim Alves da Silva Filho , o Diretor de Secretaria, Bel. Sérgio Luiz dos Santos Filho, e os demais servidores ali lotados: Dayse Maria Soares Machado, Luciano Vitor Ribeiro de Lima, Vanessa Fernandes Rodrigues de Araújo, Roberto Victor Leal de Souza, Talita Áurea Galvão Bayer Manta, Adja Márcia do Nascimento, Martha Maria de Souza Lamenha, Eduardo Teixeira de Araújo Bezerra, Fernando César Lima de Andrade, Jaildo Ferreira de Araújo, Nelson Pessoa da Silva, Taciana Valença Pinheiro Camello e George Eddy Pereira Cavalcanti.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Ibrahim Alves da Silva Filho (Titular)

D esde 19/08/2010

(Ato TRT-GP nº 489/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Sérgio Luiz dos Santos Filho

Analista Judiciário

Diretor

Dayse Maria Soares Machado

Técnico Judicário

Assistente de Diretor

Luciano Vitor Ribeiro de Lima

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Vanessa Fernandes Rodrigues de Araújo

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Roberto Victor Leal de Souza

Analista Judiciário

Calculista

Talita Áurea Galvão Bayer Manta

Técnico Judiciário

Calculista

Adja Márcia do Nascimento

Requisitada

Secretário de Audiência

Martha Maria de Souza Lamenha

Técnico Judiciário

Secretário de audiência

Eduardo Teixeira de Araújo Bezerra

Técnico Judiciário

Assistente

Fernando César Lima de Andrade

Técnico Judiciário

Assistente

Jaildo Ferreira de Araújo

Requisitado

Assistente

Nelson Pessoa da Silva

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Taciana Valença Pinheiro Camello

Analista Judiciário

Oficial de Jusitça

George Eddy Pereira Cavalcanti

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

1ª VT de Igarassu

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Ibrahim Alves da Silva Filho

866

170

301

110

Ana Cristina Argolo de Barros

73

12

20

3

Bruno Lima de Oliveira

210

51

47

17

Camila Cesar Correa

34

2

3

-

Cássia Barata de Moraes S. Arteiro

5

3

1

-

Danielle Lira Pimentel Acioli

28

6

5

-

Débora de Souza Silva Lima

12

5

4

-

Edson Luis Bryk

84

1

35

1

Fernando Rodrigues Carvalho

32

8

8

1

Germana Camarotti Tavares

40

6

12

2

Gilberto Oliveira Freitas

4

3

-

2

Gustavo Henrique C. Barbosa

60

28

31

3

Ilka Eliane de Souza Tavares

53

-

18

2

Levi Pereira de Oliveira

33

2

8

2

Lucas de Araújo Cavalcanti

11

4

2

-

Mariana de Carvalho Milet

41

8

13

1

Marília Leal Montenegro Spinelli

22

2

7

-

Matheus Ribeiro Rezende

44

7

13

3

Maysa Costa de Carvalho Alves

11

-

-

-

Miriam Souto Maior de Morais

7

-

-

-

Pedro Léo Bargetzi Filho

19

3

5

-

Priscilla Teixeira da Rocha Passos

163

26

50

10

Renata Conceição Nóbrega Santos

71

10

22

15

Roberta Vance Harrop

215

43

76

5

Saulo Bosco Souza de Medeiros

23

6

9

3

Sérgio Paulo de Andrade Lima

23

4

12

1

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

-

3

9

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

-

7

6

2

Total

2.184

420

717

184

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Igarassu

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Ibrahim Alves da Silva Filho

36

Ana Cristina Argolo de Barros

10

Camila Cesar Correa

4

Débora de Souza Silva Lima

6

Edson Luis Bryk

29

Germana Camarotti Tavares

21

Gilberto Oliveira Freitas

2

Gustavo Henrique C. Barbosa

134

Levi Pereira de Oliveira

9

Lucas de Araújo Cavalcanti

11

Mariana de Carvalho Milet

5

Marília Leal Montenegro Spinelli

14

Matheus Ribeiro Rezende

12

Pedro Léo Bargetzi Filho

19

Priscilla Teixeira da Rocha Passos

8

Renata Conceição Nóbrega Santos

10

Roberta Vance Harrop

25

Saulo Bosco Souza de Medeiros

14

Sérgio Paulo de Andrade Lima

29

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

3

Prazo médio para julgar na unidade

34

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1ª VT de Igarassu

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Ibrahim Alves da Silva Filho

21

-

-

21

Evellyne Ferraz Correia

-

-

1

1

Gustavo Henrique C. Barbosa

-

-

2

2

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

-

13

13

Miriam Souto Maior de Morais

-

-

3

3

Total de sentenças pendentes na vara

21

0

19

40

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000326-21.2014.5.06.0181.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cysneiros Barbosa: 0000533-83.2015.5.06.0181 e 0000390-94.2015.5.06.0181.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0001457-94.2015.5.06.0181, 0000980-71.2015.5.06.0181, 0000214-18.2015.5.06.0181, 0001255-54.2014.5.06.0181, 0001144-70.2014.5.06.0181, 0001254-69.2014.5.06.0181, 0001379-03.2015.5.06.0181, 0001071-64.2015.5.06.0181, 0001070-79.2015.5.06.0181, 0000315-55.2015.5.06.0181, 0000653-63.2014.5.06.0181, 0001103-69.2015.5.06.0181 e 0001380-85.2015.5.06.0181.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Miriam Souto Maior de Morais: 0000320-77.2015.5.06.0181, 0000975-49.2015.5.06.0181 e 0001439-10.2014.5.06.0181.

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe-JT, em 18/04/2016 às 10h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Igarassu

No prazo

Atrasados

Total

Ibrahim Alves da Silva Filho

3

-

3

Renata Conceição Nóbrega Santos

1

-

1

Total de incidentes pendentes na vara

4

0

4

Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara em 18/04/2016, às 10h30m.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1ª VT Igarassu

420

184

717

34

2ª VT Igarassu

446

224

681

24

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

1ª VT de Igarassu

66

41

96

183

96

176

2ª VT de Igarassu

29

41

51

118

56

127

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1º/04/2015 a 31/03/2016.

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiências, a contar de 18/04/2016. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

1ª VT de Igarassu

77

30

43

44

90

207

2ª VT de Igarassu

21

17

36

30

105

160

Fontes: Informações extraídas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2015.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das terças às quintas-feiras. Não obstante, o Juiz Titular comparece à Unidade Judiciária diariamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1ª VT Igarassu

3 (terças às quintas-feiras)

12

36

12

3

2ª VT Igarassu

3 (terças às quintas-feiras)

12

30

12

6

Fonte: Informações extraídas do PJe-JT, em 18/04/2016, levando-se em consideração a pauta dos meses de abril e maio/2016.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:

Varas de Igarassu

2014

2015

2016

(até 17/04/2016)

1.432

1.566

404

1.434

1.571

390

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) .

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Igarassu

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

543

978

1.521

735

1.076

1.811

333

696

1.029

521

872

1.393

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 15/04/2016

Físicos

PJe

1ª VT Igarassu

114

2.134

2ª VT Igarassu

-

1.802

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT Igarassu

764

53

1.199

2ª VT Igarassu

567

111

355

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 31/03/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do inicio até o encerramento da execução)

1ª VT Igarassu

154

36

352

2ª VT Igarassu

107

88

267

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1°/04/2015 a 31/03/2016.

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas de Igarassu

BACEN *

(De Jan/Dez.15)

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

498

230

114

16

3.042

90

1.889

** 2ª

344

174

Inexiste

Inexiste

Inexiste

Inexiste

1.224 **

* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos incluem processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.

** 2ª Vara do Trabalho de Igarassu não possui legado de processos físicos, tendo acervo composto exclusivamente por processos eletrônicos, razão pela qual, com relação à sobredita Vara do Trabalho, não foram extraídos dados dos Relatórios Gerenciais.

Fontes: Sistema BACEN, eGestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho e Prazo para proferir despacho).

Período analisado: Salvo com relação aos dados do Bacenjud, os informes acima são alusivos ao período compreendido de 1º/04/2015 até 31/03/2016.

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas (1)

Advogados

-

-

-

Perito

-

-

-

Terceiros

-

-

-

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

170

04/04/2016

0000187-98.2016.5.06.0181

Processos conclusos para despacho

227

16/02/2016

0000162-56.2014.5.06.0181

Consultas convênios a realizar (Bacen, Jucepe, Infojud, Renajud/Detran e Outros)

95

02/02/2016

0002146-80.2011.5.06.0181

Notificações a expedir

63

02/02/2016

0000546-82.2015.5.06.0181

Ofícios a expedir

10

12/11/2015

0000230-06.2014.5.06.0181

Alvarás a expedir

09

21/12/2015

0001320-20.2012.5.06.0181

Mandados a expedir (2)

80

11/01/2016

0204000-33.2008.5.06.0181

Praças a realizar

-

-

-

Processos para certificar/diligenciar

253

17/02/2016

0000502-63.2015.5.06.0181

Praças a Marcar

01

15/12/2015

0000843-60.2013.5.06.0181

Processos no Setor de Cálculos

77

21/03/2016

0001075-04.2015.5.06.0181

Processos com recurso a enviar ao TRT

06

28/03/2016

0001433-03.2014.5.06.0181

Fontes: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.

Observações:

1. Processos Físicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargas”;

2. O quantitativo de processos alusivos ao item “Mandados a Expedir” conforme acima mencionado, inclui também as tarefas relativas às Cartas Precatórias (CPE, CPN, CPI), às quais são realizadas por Mandados.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015 , seguem abaixo os resultados obtidos pelas Varas do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, cujos dados foram compendiados e fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional.

a) Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta, por pouco, não foi atingida.

Unidade Judiciária

Recebidos em 2015

Resolvidos

Resultado

1ª VT de Igarassu

1.566

1.536

98,08%

2ª VT de Igarassu

1.571

1.458

92,81%

Total da 6ª Região

108.554

99.556

91,71%

b) Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta atingida.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 31/12/2015

Resultado

(em 30/06/2015)

1ª VT de Igarassu

1.184

1.179

99,58%

2ª VT de Igarassu

1.510

1.510

100,00%

Total da 6ª Região

96.727

93.351

96,51%

c) Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta não atingida.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª VT de Igarassu

893

365

40,87%

2ª VT de Igarassu

354

179

50,56%

Total da 6ª Região

30.768

48.520

157,86%

Meta 5 -2015 (Execução Fiscal)

Unidade Judiciária

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª VT de Igarassu

21

1

4,76%

2ª VT de Igarassu

6

-

0,00%

Total da 6ª Região

426

390

91,98%

d) Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional

e) Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. Meta não atingida.

Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%)

Unidade Judiciária

Pendentes em 31/12/14

Recebidos em 2015

Julgados em 2015

Pendentes em 2015

Resultado

1ª VT de Igarassu

8

22

18

12

+ 50,00%

2ª VT de Igarassu

3

24

10

17

+ 466,67%

Total da 6ª Região

7.216

6.954

5.915

8.255

+14,40%

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica – TRT6.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ liberou, no último mês de março, o Glossário das Metas. São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau.

Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar em 2016 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO:

Em observância ao que determina o prescrito pelo artigo 26 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – 2016, após as necessárias análises de autos e sistemas, conclui-se que o Juízo:

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

Verificação realizada no Sistema BacenJud, constatou que o Juízo bem utiliza a ferramenta eletrônica, acompanhando os bloqueios realizados, aproveitando os valores que interessam à execução e determinando o desbloqueio daqueles quem não importam aos exequentes. Prática correta e que deve ser mantida.

O Diretor de Secretaria informou que, desde o início do aludido cadastramento, ocorrido em setembro de 2014, já foram virtualizados 686 processos físicos. Hoje, consoante registrado no quadro 5.3, existem 114 processos ainda em tramitação neste Juízo, a grande maioria deles aguardando o trânsito em julgado (espera decisão de recursos interpostos).

11. RECOMENDAÇÕES:

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

O Diretor de Secretaria solicitou que fossem renovadas as informações sobre boas práticas existentes na unidade já referidas na ata de correição ordinária de 2015, além de acrescentar mais uma ao final (item 32).

1) Sala de Conciliação funcionando em paralelo com a audiência – a vara conta com dois secretários de audiência treinados, inclusive, para atender as partes que desejarem a conciliação. Revezam-se na realização de audiências, e quando não estão realizando as audiências, intermedeiam as conciliações com auxílio direto do magistrado;

2) Banco de dados de empresas complicadas – a vara utiliza há anos uma sistemática de centralização das informações de empresas com problemas de localização de patrimônio. É utilizada planilha para cadastro de informações e um drive centralizado para salvamento dos documentos consultados via convênios do TRT, discriminados por nome da empresa/sócio. Nesse cadastro são registradas informações processuais de empresas acerca das diligências executórias de ofício sem sucesso e empresas que estão com endereço incerto ou não sabido. E no drive são salvos os documentos objeto de consulta. Esse cadastro elimina o retrabalho na medida em que atesta o insucesso das diligências, o que pode ser certificado em outros processos da mesma empresa, evitando-se a consulta infrutífera aos convênios e a tentativa de citação com endereços defasados. E o salvamento de documentos por empresa/sócio elimina o retrabalho da consulta a convênios, ensejando a necessidade apenas de acrescentar documentos ainda não solicitados em outra oportunidade;

3) Citação de pessoas jurídicas - É adotada a prática da Citação/Intimação das Pessoas Jurídicas por meio de seus representantes legais através dos endereços consultados na JUCEPE;

4) Termo de conciliação - O termo de conciliação amarra todo o procedimento de cumprimento do acordo fora da Secretaria, eliminando-se atendimento de balcão. A Vara agora está estudando a adoção do termo de conciliação on-line através da ferramenta Google Forms, a fim de que possibilitar que as partes já preencham a minuta de acordo em casa, antes mesmo de vir à audiência, o que facilitará o atendimento no momento de fechamento do termo de acordo;

5) Alvarás nos termos – os alvarás há muito são feitos também em termos de audiência e de conciliação;

6) Advertência de citação e BNDT no termo de conciliação - Os termos de conciliação já contêm a advertência da citação executória e BNDT, o que jamais foi questionado em sede de embargos à execução nesta Vara, e promove celeridade na execução do acordo descumprido;

7) Participação dos servidores nas decisões administrativas - A Direção sempre busca a participação dos servidores nas modificações da logística, estudando o impacto que a alteração promoverá em todos os setores antes de deliberar;

8) Triagem das entradas - As petições iniciais são efetivamente triadas, evitando-se o encaminhamento para audiência de processos com vícios insanáveis. Todas as petições apresentadas ao Juízo são triadas no setor de protocolo, evitando-se mais de 80% das conclusões para o gabinete;

9) Cumprimento integral dos despachos - Os servidores cumprem o despacho na íntegra, evitando-se particionar o cumprimento, e por isso todos são treinados para fazer tudo no processo e utilizar todos os sistemas informatizados (DEJT, EDOC, BACENJUD, CAIXA, BB, RENAJUD, INFOJUD, AUD, INFOAUD, SIAJ, PJE, CADASTROS PÚBLICOS DE INFORMAÇÕES DA RECEITA,

10) Digitalização das Liquidações e Execuções para o PJE (Função CLE) – a Vara iniciou estudos para adoção da ferramenta do PJE em maio/2014, e várias reuniões foram realizadas para elucidação dos prós e contras da adoção da ferramenta. O primeiro teste foi feito em agosto/2014, e diante da viabilidade de uso da ferramenta, iniciou-se em 01/09/2014 o procedimento de migração dos processos físicos, o que findou em janeiro/2015. Conforme registro em relatório de inspeção, com alguns acréscimos posteriores, foram migrados aproximadamente 680 processos físicos para o PJE. Para isso, foi necessário um trabalho intenso de aprimoramento da execução para baixar o passivo físico de 5600 processos assumido pela atual gestão em agosto de 2010, para aproximadamente 1.200 processos no início da digitalização. A aceleração das execuções e consecutivo arquivamento são requisito essencial antes do trabalho de migração.

11) Uso massivo das ferramentas eletrônicas - A sistemática de uso das ferramentas administrativas do Google (GMAIL, AGENDA ELETRÔNICA, DRIVE, HANGOUTS), adotada pelo diretor da Vara desde antes da implantação do PJE em setembro/2012, tem permitido total controle das atividades desempenhadas no PJE-JT em tempo real. O uso de todas as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo TRT, além das ferramentas do tipo OpenSource, mesmo que ainda não utilizadas pelo TRT, tem permitido o aprimoramento contínuo de rotinas. Ex: a adoção do Google foi feita antes mesmo do TRT pensar em contratar os serviços; a utilização de aplicativos associados ao Google-Docs, como o Form Publisher e o YAMN, na tentativa atual de se disponibilizar a possibilidade de preenchimento de minuta de acordo on-line pelas partes; o WhatsApp funcional, etc. O uso dos documentos compartilhados via Google Drive, inclusive para edição de planilhas e minutas de sentença, e disseminação dos modelos desta vara para outras unidades judiciais, tem facilitado sobremaneira a atualização e unificação de rotinas. O Diretor de Secretaria cuida para atualização contínua dos “Favoritos” da Internet para uso por toda a Secretaria, bem como dos textos da Audiência e modelos do PJE, de modo a ter apenas um único banco de dados nesse sentido com atualização contínua. A vara utiliza CALENDÁRIO ELETRÔNICO INTEGRADO, construído dentro da Agenda Eletrônica do Google, onde são disponibilizados aos servidores os eventos de interesses de todos, as supensões e prorrogações de prazo, ausências, afastamentos e designações de Juízes, o que facilita a análise da tempestividade das manifestações das partes. Uso permanente do malote digital, inclusive para órgãos fora da Justiça do Trabalho;

12) Configuração e edição de textos do AUD - A edição da raiz de textos do AUD (em torno de 900 textos) apresentou ganho de qualidade e agilidade na realização das audiências;

13) Servidores fazendo de tudo no processo - A descentralização das carteiras no PJE tem fomentado a imersão cada vez maior dos servidores no conhecimento da dinâmica do processo judicial. Todos os servidores de secretaria são instados e orientados a fazer desde a triagem inicial até mesmo despachos, rateios, alvarás, etc., passando por ofícios, intimações, mandados, dando andamento completo aos processos. A especialização ficou apenas nas carteiras da assistência do Juiz (no tocante à minuta de sentenças), da contadoria (elaboração de liquidação) e audiência (realização da audiência e das conciliações). De resto, todos os servidores cuidam da sua numeração de processos no PJE desde o início até seu arquivamento definitivo.

14) Perícias designadas na primeira audiência - Na audiência inicial, quando detectada a necessidade de perícia, o Juiz já a designa, o que acelerou a tramitação processual na fase de conhecimento, em que pese alguns problemas enfrentados com os atrasos dos próprios peritos. O reflexo disso foi, por exemplo, que no dia 01/01/2014 só tínhamos em torno de 20 processos pendentes de julgamento. Iniciamos o ano de 2014 praticamente zerados para prolação de sentença. Atualmente, estamos apenas com um processo de ano anterior a 2014 pendente de julgamento, e não por atraso da fase de conhecimento, mas pela necessidade de aguardo do trânsito em julgado de outra ação.

15) Medidas para desafogar o atendimento de balcão - No atendimento de balcão, a certificação de distribuição é quase sempre feita na hora. Em raras exceções, a certidão é providenciada em 48 horas. O atendimento de balcão foi deveras mitigado quando a Vara passou a adotar o acordo feito no INFOAUD. Diminuiu o tempo de espera das partes na realização do acordo, e evitou-se assim o fluxo de pessoas no balcão da Secretaria solicitando informações processuais. E depois da migração de processos para o PJE o atendimento foi reduzido drasticamente em 80% do fluxo que ainda havia. Os alvarás são feitos previamente à intimação para seu recebimento. Nas intimações são indicados o dia e hora para comparecimento, e a informação do telefone da Vara para que o interessado ligue antes de se dirigir à Vara para se certificar de que o Juiz estará presente para assinatura da via física quando necessário. A adoção da prática de disponibilização da planilha de contribuição previdenciária e Imposto de Renda em 20 dias a contar da formalização da conciliação também implicou na abreviação do tempo de atendimento às partes no acordo, e os pouquíssimos casos de questionamento dos respectivos valores foram resolvidos mediante simples certificação. A indicação às partes com o inteiro teor dos despachos nas publicações de despachos e decisões foram importantíssimas ainda no processo físico para eliminação do atendimento de balcão. Todos os termos e atos dos processos desta Vara são bastante explicativos quanto ao acesso à informação e aos sistemas informatizados públicos para que se evite a necessidade do interessado procurar a Secretaria para esclarecimentos. Ex: os alvarás já indicam o procedimento a ser adotado pelo beneficiário; os termos de conciliação elencam todas as informações necessárias ao seu cumprimento e advertências pelo descumprimento; as planilhas de cálculo de contribuição previdenciária e IR indicam os sites para preenchimento das guias e respectivos códigos de preenchimento. As declarações de comparecimento já tem modelo pronto no PJE, o que agiliza sua emissão e entrega aos interessados;

16) Alvará eletrônico sem assinatura física - Em entendimento direto com as Agências bancárias de Igarassu, foi definitivamente eliminada a necessidade de assinatura física dos alvarás do PJE;

17) Otimização da contadoria - A eliminação da necessidade de atualização de cálculos, mediante advertência aos devedores em sede de mandado de citação quanto à obrigação dos mesmos em proceder à atualização, reduziu em 99% a necessidade de intervenção da contadoria nessa tarefa. É indicado sempre ao devedor o uso do sistema único de cálculo trabalhista disponível no site do TST;

18) Medidas para evitar peticionamento - A interação direta com os advogados no sentido de evitar o peticionamento para cumprimento do que já foi determinado também surtiu bastante efeito no volume de peticionamento.

19) Fomento à conciliação – Além da sala de conciliação funcionando em paralelo com a audiência, o Juiz Titular está preparando um modelo de “Proposta do Juízo” para a conciliação, que será utilizado antes da Instrução, na tentativa de liberar a pauta de audiências;

20) Incentivo à aquisição de conhecimento – além do fomento a que todos façam de tudo nos processos, a liberação contínua de servidores para freqüência aos cursos disponibilizados pelo TRT também tem agregado valor à tramitação processual;

21) Busca pelo atendimento de excelência - As partes que comparecem mesmo sem agendamento para recebimento do alvará, porque se antecipam à própria intimação a esse fim, são atendidas no ato, e estando o Juiz presente, o alvará é feito e entregue, evitando-se o retorno do atendimento. De qualquer modo, a orientação a todos os jurisdicionados é de que a impressão dos documentos do PJE seja feita pelos advogados, e caso a parte precise comparecer em Juízo pela dificuldade de contato ou deslocamento até o endereço de seu patrono, que o faça apenas depois de intimada acerca do alvará já pronto no sistema. Todo jurisdicionado é atendido dentro da possibilidade da Secretaria para que tudo seja resolvido no ato (certificação, conclusão, despacho, alvará);

22) Centralização e atualização dos modelos - a criação e atualização de modelos do PJE é feita unicamente pela Direção, que atesta o impacto daquele modelo na logística da Secretaria e modifica os demais modelos que demandem atualização pela adoção de um novo modelo. As sugestões de modelo são feitas pelos servidores, mas somente ingressam no PJE após passarem pela Direção;

23) Centralização de informações e arquivologia digital - A centralização de todas as informações processuais na rede interna da Vara (Drive U), revelou-se de fundamental importância à segurança das informações buscadas pelos servidores e passadas aos jurisdicionados. Arquivamento digital (e agora também em Google Drive), de todos os atos normativos do CSJT/TST/TRT (GP/GCR/SGEP...)/1ªVT que interessam diretamente a esta unidade para consulta imediata pelos servidores; de petições avulsas após exauridas as diligências; de CCTs, CHCs, Certidões de Feitos; de informações de créditos em processos arquivados, uma vez que o credor não compareceu; dos DEJTs publicados para consulta imediata acaso necessária; salvamento de todos os despachos proferidos em processo físico por número do processo, o que facilita a consulta imediata ao teor do despacho mesmo não estando de posse do processo; também o salvamento integrado de todas as planilhas da contadoria e das informações de processos autuados e distribuídos por esta Vara no PJE, com registro do tombamento e da vara de destino para informação imediata aos interessados;

24) Eliminação de atos desnecessários - a certificação de pendências foi totalmente eliminada, uma vez que os servidores verificam as pendências sempre que cumprem o despacho e já cumprem de imediato o que estiver faltando. A verificação final de pendências antes do arquivamento é feita pela Direção de Secretaria, que inclusive verifica os lançamentos para evitar problemas estatísticos. A certificação se tornou exceção, máxime no PJE;

25) Enxugamento estatístico - a limpeza contínua das informações estatísticas também otimiza o trabalho quer no processo físico quer no eletrônico;

26) Relacionamento com bancos - o envio de alvarás via email funcional às agências bancárias de Igarassu, até porque o validador é o código de barra do documento;

27) Adoção da planilhas de controle digital – para a pauta (facilita a consulta de horários no momento da sessão), arquivo de processos físicos, férias e freqüência dos servidores e oficiais de justiça, registros de precatórios e requisições de pequeno valor até seu arquivamento;

28) Uso de mecanismos de cooperação judiciária - como foi o caso de uma Carta Precatória Executória para a 8ª Vara Federal de Arapiraca-AL, nos autos do processo 01847-1994-181-06-00-0;

29) Eliminação da emissão de atos ordinatórios - os atos autorizados em portaria já são diretamente cumpridos pelos servidores;

30) E-Gestão - edição da cartilha de lançamentos necessários ao E-GESTÃO para consulta direta pelos servidores, o que já foi objeto de divulgação direta nos emails funcionais dos diretores de Vara.

31) Restrição on-line de veículos – a Vara já registra imediatamente a restrição à transferência de propriedade antes mesmo da penhora física.

32)   Adoção do instrumento formal do alvará dentro da tarefa "Minutar Despacho", permitindo que o documento alvará apareça no GIM do Magistrado para assinatura e a íntegra seja publicada automaticamente no DEJT, eliminando a necessidade de edital para ciência ao beneficiário da ordem.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

Atendendo solicitação do zeloso Diretor de Secretaria, o Excelentíssimo Corregedor Regional autorizou que fosse registrado na presente ata as seguintes ponderações, esclarecimentos e justificativas deste MM. Juízo Trabalhista.

“1) no ano de 2015 esta vara passou pela troca de 5 servidores em seu quadro. Saíram 5 servidores devidamente qualificados e preparados para a logística de trabalho desta vara, ocupantes de funções estratégicas (assistência, contadoria e audiência), o que gerou retardo na prolação dos despachos/decisões e no cumprimento dos prazos processuais pela secretaria. A necessidade de adaptação e treinamento para os novatos também tomou tempo precioso dos servidores aqui lotados, que por sua vez também precisaram se preparar para assumir outras funções. Estamos atualmente trabalhando com um prazo para cumprimento/despacho de 60 dias enquanto os servidores novos são ambientados ao nosso  modus operandi ;

2) o aumento do número de processos em tramitação se deveu, além da dificuldade acima apontada, ao aumento do número de processos ajuizados em 2015 em comparação com os anos anteriores;

3) a análise e adequação dos relatórios/lançamentos para o E-Gestão também foi prejudicada. Além disso, a direção de secretaria observou que um grande quantitativo de pendências estatísticas do E-Gestão se referem a período anterior à assunção desta gestão, e já haviam sido eliminadas do SIAJ e do boletim estatístico on-line da Intranet por ocasião da adoção do PJe. Diante dessa constatação, inafastável a apreciação de tais situações pela Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável pela migração de dados e ajuste dos sistemas às tabelas de movimentações do CNJ, uma vez que já haviam sido resolvidas e informadas oportunamente, não sendo viável a análise dos milhares de registros um a um em flagrante retrabalho e desviando a direção e os servidores da tarefa diuturna nos processos atuais;

4) desde o início do ano corrente, o sistema PJe esteve instável, o que só veio a melhorar no mês de março, impactando diretamente na produtividade;

5) desde o mês de novembro do ano findo, o sistema PJe tem apresentado problemas na publicação em lote dos editais para o DEJT, ocupando tempo precioso dos servidores, que precisam publica um a um os processos;

6) a entrada em vigor do Novo CPC demandou a revisão dos 389 modelos usados por esta secretaria no PJe, bem como dos textos do sistema de Audiências (AUD); 

7) o fim do convênio com a REDE SERPRO trouxe um complicador à eficiência da execução.

8) voto de louvor ao empenho dos servidores desta vara em cumprir as metas estabelecidas pela direção de secretaria, apesar de todas as vicissitudes enfrentadas, bem como pela motivação no aperfeiçoamento e aquisição de novos conhecimentos.”

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral , uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo magistrado e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Tecnologia da Informação e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Corregedor Regional e Juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Igarassu, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

IBRAHIM ALVES DA SILVA FILHO

Juiz Titular da 1ª VT de Igarassu

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 23 2016 de 18/04/2016