ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA, EM 15 DE MARÇO DE 2016.

Aos 15 (quinze) dias do mês de março de 2016, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1ª Vara do Trabalho de Paulista, situada na Travessa do Sabugi, s/n, térreo, Nobre, Paulista (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, José Marcos de Brito, João Ivan Machado e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 02/2016, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 11 (onze) de fevereiro de 2016. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto, Auxiliar das Varas do Trabalho de Paulista, Dr. Gênison Cirilo Cabral, o Diretor de Secretaria, Bel. José Alberto Alves Viana, e os demais servidores ali lotados: Carlos Henrique de Sousa Lima, Márcia Lúcia Cristina Dantas Diniz, Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues, Roberto Gonçalves de Albuquerque, Sandra Carvalho Plácido, Flávio Ricardo Ribeiro Bispo, Rosângela Gomes Pinheiro, Ana Paula B. de Mello C. Fernandes, Marcelo Carlos de Albuquerque Gusmão, Sílvia Christina Uchoa C. V. Leite, Fernanda dos Santos Araújo, Ernestina Luíza Alves Muniz Motta e Flávia Marinho Brayner, além da estagiária de Direito Natália Araújo Lopes. Deixaram de comparecer as servidoras Adriana Martins Borba Carneiro Leão, por se encontrar em licença para tratamento de saúde, e Carolina Monteiro dos Santos Guimarães, em gozo de licença maternidade.

A despeito de achar-se em gozo de férias, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. Marcílio Florêncio Mota, compareceu para acompanhar os trabalhos correicionais, inclusive participando da reunião de encerramento com o Excelentíssimo Corregedor Regional.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Marcílio Florêncio Mota (Titular)

Desde abril/2004

(Ato TRT-GP nº 130/2004)

Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar) *

Desde agosto/2011
(Portaria GCR nº 135/2011)

* O Juiz do Trabalho Substituto Gênison Cirilo Cabral atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 2 (duas) VTs de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

José Alberto Alves Viana

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Adriana Martins Borba Carneiro Leão

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Carlos Henrique de Sousa Lima

Auxiliar Judiciário

Assistente de Juiz

Márcia Lúcia Cristina Dantas Diniz

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues

Técnico Judiciário

Calculista

Roberto Gonçalves de Albuquerque

Técnico Judiciário

Calculista

Carolina Monteiro dos Santos Guimarães

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Sandra Carvalho Plácido

Requisitado

Secretário de Audiência

Flávio Ricardo Ribeiro Bispo

Técnico Judiciário

Assistente

Rosângela Gomes Pinheiro

Requisitada

Assistente

Ana Paula B. de Mello C. Fernandes

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Marcelo Carlos de Albuquerque Gusmão

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Sílvia Christina Uchoa C. V. Leite

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Fernanda dos Santos Araújo

Analista Judiciário

-

Ernestina Luíza Alves Muniz Motta

Analista Judiciário

-

Flávia Marinho Brayner

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

1ª VT de Paulista

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Marcílio Florêncio Mota

2.116

418

486

271

Cristina Figueira C. da C. Gonçalves

6

1

-

1

Gênison Cirilo Cabral

464

147

157

67

Levi Pereira de Oliveira

5

2

-

2

Maria Carla Dourado de B. Jurema

16

2

3

2

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

16

6

2

5

Total

2.623

576

648

348

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/02/2015 a 31/01/2016.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Paulista

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Marcílio Florêncio Mota

32

Cristina Figueira C. da C. Gonçalves

19

Gênison Cirilo Cabral

30

Levi Pereira de Oliveira

10

Maria Carla Dourado de B. Jurema

12

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

6

Prazo médio para julgar na unidade

32

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/02/2015 a 31/01/2016.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1ª VT de Paulista

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Marcílio Florêncio Mota

12

-

21

33

Gênison Cirilo Cabral

-

-

-

-

Total de sentenças pendentes na vara

12

0

21

33

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Marcílio Florêncio Mota: 0001102-70.2015.5.06.0121, 0001619-75.2015.5.06.0121, 0001110-47.2015.5.06.0121, 0001101-85.2015.5.06.0121, 0001051-59.2015.5.06.0121, 0001340-89.2015.5.06.0121, 0001339-07.2015.5.06.0121, 0001331-30.2015.5.06.0121, 0001657-87.2015.5.06.0121, 0001665-64.2015.5.06.0121, 0001075-87.2015.5.06.0121, 0001466-42.2015.5.06.0121, 0001708-98.2015.5.06.0121, 0001403-17.2015.5.06.0121, 0000908-70.2015.5.06.0121, 0001058-51.2015.5.06.0121, 0000902-63.2015.5.06.0121, 0001319-16.2015.5.06.0121, 0001469-84.2015.5.06.0121, 0000602-15.2015.5.06.0121, 0001672-56.2015.5.06.0121.

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe-JT, em 15/03/2016 às 09h20m.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1ª VT de Paulista

No prazo

Atrasados

Total

Marcílio Florêncio Mota

-

-

0

Gênison Cirilo Cabral

-

-

0

Total de incidentes pendentes na vara

0

0

0

Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara em 15/03/2016, às 10h.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1ª VT Paulista

576

348

648

32

2ª VT Paulista

482

316

650

24

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1º/02/2015 a 31/01/2016.

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

1ª VT de Paulista

47

66

70

142

77

147

2ª VT de Paulista

42

91

55

194

70

201

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1º/02/2015 a 31/01/2016.

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiências, a contar de 09/03/2016. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2015

2016

2015

2016

2015

2016

1ª VT de Paulista

32

48

64

74

52

148

2ª VT de Paulista

28

47

77

110

84

121

Fontes: Informações extraídas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2015.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas ou sextas-feiras). A alternação da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas Unidades da jurisdição, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada. Logo, na semana em que são realizadas cinco sessões de audiência em uma das Varas, na outra são realizadas quatro (alternadamente). De modo que todos os juízes que atuam na jurisdição fazem sempre 3 (três) dias de audiência por semana. Não obstante, há a presença diária de magistrado nas Unidades Judiciárias.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1ª VT Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

15 a 25

30 a 50

14

6 a 8

2ª VT Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

16 a 20

28 a 35

16 a 20

8

Fonte: Informações extraídas do PJe-JT, em 15/03/2016.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:

Varas de Paulista

2014

2015

2016

(até 08/03/2016)

1ª

1.420

1.617

388

2ª

1.408

1.595

373

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Paulista

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2016

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1ª

406

2.695

3.101

65

3.438

3.503

2ª

491

2.542

3.033

22

3.233

3.255

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 1º/03/2016

Físicos

PJe

1ª VT Paulista

1.259

2.598

2ª VT Paulista

1.044

2.561

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT Paulista

685

173

1.381

2ª VT Paulista

795

109

980

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 31/01/2016

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do inicio até o encerramento da execução)

1ª VT Paulista

122

208

1.006

2ª VT Paulista

157

66

723

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1°/02/2015 a 31/01/2016.

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE:

Varas de Paulista

BACEN

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

1ª

581

224

785

532

1.690

2.331

2.487

2ª

800

359

695

270

1.834

2.116

2.006

Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem processos físicos e eletrônicos. As demais informações referem-se apenas a processos físicos em vista da indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT.

Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).

Período analisado: 1º/02/2015 a 31/01/2016.

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

12

17/02/2016

0001481-50.2011.5.06.0121

Perito

01

09/03/2016

0001663-36.2011.5.06.0121

Terceiros

01

20/08/2014

0104000-11.2008.5.06.0121

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

69

23/02/2016

0001756-91.2014.5.06.0121

Processos conclusos para despacho

124

02/12/2015

0000844-31.2013.5.06.0121

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

62

23/02/2016

0001632-25.2014.5.06.0121

Notificações a expedir

165

17/02/2016

0000718-49.2011.5.06.0121

Ofícios a expedir

10

01/03/2016

0001635-63.2014.5.06.0121

Alvarás a expedir

139

19/11/2015

0000831-85.2014.5.06.0121

Mandados a expedir

19

12/03/2016

0001825-26.2014.5.06.0121

Praças a realizar

24

16/03/2016

0000594-61.2014.5.06.0121

Processos para certificar/diligenciar

09

03/12/2015

0001022-77.2013.5.06.0121

Praças a Marcar

00

-

-

Processos no Setor de Cálculos

310

03/11/2015

0000051-24.2015.5.06.0121

Processos com recurso a enviar ao TRT

21

07/03/2016

0000552-38.2015.5.06.0121

Fontes: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargasâ€;

2) O processos nº 0104000-11.2008.5.06.0121 encontram-se em poder da Procuradoria da Fazenda Nacional (autora) desde 20/08/2014. Diligências para devolução estão sendo adotadas pela Secretaria.

3) Dados deste quadro 7 coletados em 11/03/2016.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Relativamente às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2015, fomos informados pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do egrégio Regional que, no memento, os correspondentes dados ainda estão sendo revisados para posterior divulgação, prevista para ocorrer neste mês de março. Entretanto, os números atinentes à Meta 1 encontram-se aferidos e disponíveis para conhecimento dos interessados. A seguir, expõe-se o resultado obtido.

Meta 1 CNJ - 2015 : – Julgar mais processos que os distribuídos – TRTs e TST.

Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Solucionados

Resultado

1ª VT de Paulista

1.617

1.548

95,73%

2ª VT de Paulista

1.595

1.548

97,05%

Total da 6ª Região

108.540

99.558

91,72%

Observa-se, portanto, que a 1ª Vara do Trabalho de Paulista, apesar de não haver atingido a meta proposta, ficou próxima ao objetivo e acima da média obtida pelas Unidades Judiciárias de primeira instância que integram o Regional, devendo ser reconhecido o esforço de todos que aqui exercem suas atividades com a necessária dedicação.

Para o ano em curso (2016), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ ainda não liberou o Glossário das Metas. Segundo o Núcleo de Estatística e Pesquisa, o Departamento de Gestão Estratégica do CNJ deverá fornecer a versão final do Glossário das Metas Nacionais de 2016 até 31 de março. Entretanto, transcreve-se rol das metas a serem alcançadas no ano pelo Judiciário brasileiro, aprovadas pelos presidentes ou representantes dos tribunais do país, durante o IX Encontro Nacional do Poder Judiciário (Brasília/DF – 24 e 25/11/2015).

São os seguintes os objetivos dirigidos às unidades judiciárias trabalhistas de 1º grau (frisa-se, entretanto, que o texto final ainda está para ser confirmado pelo CNJ):

Meta 1 – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2 – Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Meta 3 – Aumentar o índice de conciliação, na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Meta 5 – Baixar, em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 6 – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2013.

Meta 7 – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT – 2016):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, conforme aferido nos processos nºs 0000411-56.2015.5.06.0121 (RO), 0001457-51.2013.5.06.0121 (RO) e 0001089-71.2015.5.06.0121 (AI);

faz regular uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (processos nºs 0000271-27.2012.5.06.0121, 000809-76.2010.5.06.0121 e 0001647-82.2011.5.06.0121) ;

exaure as iniciativas do juízo, objetivando tornar exitosa a execução. Entretanto, a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, que dispõe sobre o procedimento que antecede a emissão da certidão de crédito trabalhista, nem sempre é integralmente seguida. Demais, orienta-se que os modelos de certidão previstos nos anexos IV e V da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigos 87, caput, e 88 e seus incisos) sejam adotados pela Secretaria do Juízo. Esses formulários referem-se à “Certidão de Remessa ao Arquivo Provisório de Autos de Processo em Execução†e à “Certidão de Crédito Trabalhista†– Consultados os processos nºs 0000825-93.2011.5.06.0121, 0000854-46.2011.5.06.0121 e 0142900-63.2008.5.06.0121;

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação da sentença, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao do referido depósito, como foi verificado nos processos nº 0001102-75.2012.5.06.0121 e 0001308-60.2010.5.06.0121;

inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, porém a quantidade de audiências dessa natureza (77 processos – considerado o período de 1º/02/2015 a 31/01/2016), em princípio, poderia ser mais significativa;

consoante já observado em correição ordinária passada, o Juízo não costuma determinar a prévia citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada. Em fundamentada decisão (CPC, art. 798), o Juízo determina imediata consulta aos sistemas BacenJud e RenaJud em busca de bens dos sócios para satisfazer o crédito exequendo (vide processo nº 0001070-07.2011.5.06.0121);.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

Em regra, constata-se um bom gerenciamento dos atos processuais por parte da secretaria, sendo observada a diminuição do quantitativo de processos físicos, relativamente ao aferido durante a última correição ordinária ocorrida em 2015.

Como resultado da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a secretaria da vara, adequada organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.

Observou-se a existência de 80 (oitenta) CTPS´s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto.

Relativamente aos feitos que tramitam em ambiente PJe-JT, a sintética verificação realizada nas caixas de alocação dos processos virtuais demonstrou também uma satisfatória gestão do sistema e dos prazos pela Secretaria.

A regularidade da utilização do Sistema BacenJud deve ser controlada pelo Corregedor Regional, inclusive orientando os magistrados sobre a “transferência de valores bloqueados ou de desbloqueios em tempo razoávelâ€, em conformidade com o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – CGJT (artigo 23, II).

Em consulta realizada ao Sistema BacenJud nesta data, foram identificadas algumas ordens judiciais (total de 21) endereçadas a instituições financeiras já respondidas. Constata-se, entretanto, que são requisições atuais, as mais remotas ocorreram há menos de 30 dias. Portanto, o Juízo tem agido adequadamente quanto ao aproveitamento dessa ferramenta eletrônica.

No momento, o Juízo não vem prolatando sentenças líquidas com habitualidade. Essa prática tem ocorrido em vista de a Secretaria dispor apenas de 1 (um) servidor lotado na Contadoria, estando esta unidade no aguardo de outro a ser removido da Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão para suprir a necessidade alegada.

Os Assistentes de Juiz, além de minutarem despachos, preparam minutas relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução/impugnação aos cálculos, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise dos pedidos de antecipação de tutela.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatar o magistrado Marcílio Florêncio Mota, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional;

Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

Empreender esforços no sentido de implementar ações visando à prolação de sentenças líquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

Determinar, na hipótese de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, a citação dos sócios por meio de decisão fundamentada, consoante estabelece o artigo 26, inciso V, alínea “gâ€, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – 2016 (Recomendação renovada – vide ata correição de 2015, página 13);

Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

Proceder à transferência, após análise e sempre que disponível, de valores do depósito recursal para a conta do depósito judicial. Providência deve ser adotada seguindo-se à baixa e ao recebimento de processos remetidos pelo Tribunal – Recomendação emitida conforme deliberação plenária de 16 de fevereiro de 2016.

12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Despachos sequenciados com o objetivo de agilizar a tramitação processual, sem necessidade, em muitos casos, de retorno dos autos ao gabinete para prática de ato subsequente;

A Secretaria adota a prática de ligar para os advogados, com a antecedência possível, para informá-los sobre adiamento imprevisto das audiências (em caso de licença-médica, por exemplo);

Nos mandados expedidos para intimar o autor para receber a CTPS, o Oficial de Justiça entrega pessoalmente o referido documento quando localiza o trabalhador;

A Secretaria da Vara auxilia na minuta de despachos e na prática de atos ordinatórios, a exemplo das carteiras de Acordo/Pagamento, Setor de Audiências, Diretor de Secretaria/Assistente de Diretor e Setor de Execução (após a devolução de mandados);

Disponibilização de sala para realização de perícias, visando acelerar o procedimento para conclusão e entrega do laudo pericial;

Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

Atos Ordinatórios são praticados por vários servidores, buscando impulsionar o andamento processual;

O pagamento dos acordos se dá preferencialmente por intermédio de depósito em conta, evitando a emissão de alvarás para recebimento dos valores decorrentes da conciliação;

A Vara utiliza os sistemas e convênios (BACENJUD, RENAJUD, INFOJUD, SERPRO, JUCEPE, SIEL, consulta a depósitos judiciais e recursais), com pelo menos três servidores habilitados para consultas nos referidos sistemas;

As declarações do Imposto de Renda (INFOJUD) não são impressas, sendo analisadas pela Assistente do Diretor que informa a existência ou não de bens do executado passíveis de expropriação, transmitindo ao Juízo os dados colhidos, evitando a intimação dos advogados para manifestação;

Consulta “on line†sobre andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos físicos, em sua grande maioria, sem pedido de informação ao Juízo Deprecado;

Comunicações com peritos utilizando-se de e-mail ou telefone, para informações e acompanhamento dos processos; e

Busca da excelência no atendimento às partes pelos servidores e magistrados.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

Treinamento para servidores nos sistemas e-Gestão e PJe-JT, especialmente no tocante às ações que repercutem nos dados estatísticos desta Unidade; e

Melhoria da infraestrutura tecnológica, evitando que haja constantes paralisações/ travamentos do sistema PJe-JT, o que vem prejudicando o melhor desempenho da Secretaria nesse ambiente virtual.

Por fim, em decorrência de restrições impostas pela Lei nº 13.242/2015, que dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016, conclamam-se todos que integram esta unidade judiciária a que busquem reduzir as contas de consumo com energia elétrica, telefone, água, além de material de expediente em geral, uma vez que nos foi compelida uma diminuição em torno de 30% do orçamento previsto para custeio em 2016. A propósito, a Presidência do egrégio Regional expediu o Ofício Circular TRT-GP nº 11/2016, endereçado aos Senhores Juízes do TRT6, por intermédio do qual foi solicitada a colaboração ao referido desígnio.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos magistrados e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional (www.trt6.gov.br), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Corregedor Regional e Juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Paulista, além do Secretário da Corregedoria Regional.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

MARCÃLIO FLORÊNCIO MOTA

Juiz Titular da 1ª VT de Paulista

ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA

Secretário da Corregedoria Regional

Ata Correição 12 2016 de 22/03/2016