ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SÃO LOURENÇO DA MATA EM 29 DE SETEMBRO DE 2015.
Aos 29 (vinte e nove) dias do mês de setembro de 2015, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, situada na Rua Dr. João Severiano, 30 – São Lourenço da Mata (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, João Ivan Machado, José Marcos de Brito, Luiz Márcio de Sá Leite e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 09/2015, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 21 de agosto de 2015.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Auxiliar, Dra. Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, o Diretor de Secretaria, Bel. Paulo de Aguiar Júnior, e os demais servidores ali lotados: Antônio Sobreira de Aragão Neto, Maria Carolina Teixeira da Costa Oliveira, Rosilene Silva, Morgana Maria Mesquita de Sá, Tatiana da Rocha Cardoso, Maria de Lourdes Correia Ferreira, Fernanda Macedo da Fonte, Michela de Araújo Ferreira, Sandra Gomes dos Santos, Gelta Maria Bezerra Coelho, Hélio Roberto Pereira da Silva, Luciano Carlos Fernandes de Araújo Júnior e Nalma Freire da Silva. Deixou de participar dos trabalhos correicionais o Técnico Judiciário Rafael de Sá Leitão Câmara de Araújo, em licença para participar de curso de formação (aprovado em concurso de Delegado de PolÃcia Civil)
Registra-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, apesar de se encontrar em férias, compareceu à Unidade Judiciária para acompanhar os trabalhos correicionais/reunião de encerramento, que transcorreram de maneira tranquila e cordial.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
Férias: 08/09 a 07/10/2015 Desde 09/03/2015 (Ato TRT GP nº 146/2015) |
Cristina F. Callou da Cruz Gonçalves (Auxiliar) |
Desde 1º/08/2011 * (Portaria TRT-GCR nº 123/2011 ) |
* No dia 23/07/2014, em observância ao estabelecido pela Resolução Administrativa TRT nº 10/2014, foi expedida a Portaria TRT-GCR nº 089/2014, designando, desde o referido momento, a JuÃza do Trabalho Cristina F. Callou da Cruz Gonçalves para atuar como Substituta Auxiliar, de forma compartilhada e por prazo indeterminado, nas Varas do Trabalho de Carpina e São Lourenço da Mata.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Paulo de Aguiar Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Maria Carolina T. da Costa Oliveira |
Analista Judiciário |
Assistente de Diretor |
Antônio Sobreira de Aragão Neto |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Rosilene Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Morgana Maria Mesquita de Sá |
Requisitada |
Calculista |
Tatiana da Rocha Cardoso |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Maria de Lourdes Correia Ferreira |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Rafael de Sá Leitão Câmara de Araújo |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Fernanda Macedo da Fonte |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Michela de Araújo Ferreira |
Requisitada |
Assistente |
Sandra Gomes dos Santos |
Requisitada |
Assistente |
Gelta Maria Bezerra Coelho |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Luciano Carlos F. de Araújo Júnior |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Hélio Roberto Pereira da Silva |
Analista Judiciário |
- |
Nalma Freire da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na VT de São Lourenço |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
804 |
144 |
211 |
39 |
Ana Carla Santana Tavares |
15 |
1 |
9 |
- |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
18 |
2 |
4 |
4 |
Camila Cesar Correa |
49 |
8 |
5 |
- |
Cristina F. C. da Cruz Gonçalves |
923 |
236 |
240 |
133 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
34 |
4 |
8 |
1 |
Gilberto Oliveira Freitas |
23 |
3 |
9 |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
1 |
4 |
1 |
- |
João Carlos de Andrade e Silva |
- |
5 |
- |
- |
Leonardo Pessoa Burgos |
16 |
4 |
- |
- |
Levi Pereira de Oliveira |
16 |
3 |
2 |
- |
LÃdia Almeida Pinheiro Teles |
17 |
5 |
- |
- |
Maria Carla Dourado de B. Jurema |
14 |
1 |
- |
- |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
18 |
4 |
2 |
- |
Pedro Léo Bargetzi Filho |
18 |
4 |
2 |
- |
Priscilla Teixeira da Rocha Passos |
179 |
25 |
50 |
45 |
Rafael Val Nogueira |
34 |
9 |
6 |
9 |
Sérgio Paulo de Andrade Lima |
18 |
- |
3 |
- |
VirgÃnia Lúcia de Sá Bahia |
229 |
85 |
47 |
49 |
Total |
2.426 |
547 |
599 |
280 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/09/2014 a 31/08/2015.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe-JT):
Atuação dos Magistrados na VT de São Lourenço |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
13 |
Ana Carla Santana Tavares |
15 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
0 |
Camila Cesar Correa |
16 |
Cristina Figueira C. da Cruz Gonçalves |
25 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
60 |
Gilberto Oliveira Freitas |
2 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
149 |
João Carlos de Andrade e Silva |
7 |
Leonardo Pessoa Burgos |
22 |
Levi Pereira de Oliveira |
10 |
LÃdia Almeida Pinheiro Teles |
76 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
13 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
39 |
Pedro Léo Bargetzi Filho |
13 |
Priscilla Teixeira da Rocha Passos |
17 |
Rafael Val Nogueira |
21 |
VirgÃnia Lúcia de Sá Bahia |
31 |
Prazo médio para julgar na unidade |
23 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1º/09/2014 a 31/08/2015.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de São Lourenço |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
9 |
- |
- |
9 |
Cristina Figueira C. da Cruz Gonçalves |
7 |
- |
- |
7 |
Total de sentenças pendentes na vara |
16 |
- |
- |
16 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe-JT, em 29/09/2015 à s 10h00m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de São Lourenço |
No prazo |
Atrasados |
Total |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
7 |
- |
7 |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
7 |
- |
7 |
Total de incidentes pendentes na vara |
14 |
- |
14 |
Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara, em 29/09/2015 Ã s 09h40m.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
VT São Lourenço |
94 |
71 |
105 |
261 |
115 |
278 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/09/2014 a 31/08/2015.
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 28/09/2015. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2014 |
2015 |
2014 |
2015 |
2014 |
2015 | |
VT São Lourenço |
93 |
113 |
80 |
57 |
280 |
223 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2014.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, em regra, a JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, comparece das segundas à s quintas-feiras à Unidade; a JuÃza Auxiliar, Dra. Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, que atua de forma compartilhada e equânime nesta e na Vara do Trabalho de Carpina, 2 ou 3 dias por semana.
As audiências são realizadas das segundas à s quintas-feiras. A JuÃza Titular preside de 2 ou 3 sessões, e a JuÃza Auxiliar, de 1 ou 2 sessões, alternadamente.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT São Lourenço |
4 (segundas às quintas-feiras) |
16 |
36 |
16 |
6 a 8 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe-JT, em 28/09/2015.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe-JT:
2013 |
2014 |
2015 (até 31/08/2015) |
1.421 |
1.624 |
1.304 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) .
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
Vara de São Lourenço |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2014 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
723 |
3.369 |
4.092 |
1.052 |
1.803 |
2.855 |
* O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 28/09/2015 | |
FÃsicos |
PJe-JT | |
VT São Lourenço |
1.441 |
2.753 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT São Lourenço |
1.268 |
175 |
645 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1º/09/2014 a 31/08/2015
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
VT São Lourenço |
195 |
284 |
465 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/08/2015.
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA, CONTADORIA E GABINETE:
BACEN |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamento fÃsicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | |||||
918 |
360 |
566 |
297 |
2.643 |
3.480 |
1.141 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos incluem dados de processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).
PerÃodo: 1º/09/2014 a 31/08/2015
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
28 |
09/09/2015 |
0001949-88.2011.5.06.0161 |
Perito |
03 |
30/07/2015 |
0167200-32.2009.5.06.0161 | |
Terceiros |
00 |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
599 |
31/08/2015 |
0000774-202015.5.06.0161 | |
Processos conclusos para despacho |
294 |
17/06/2015 |
0010616-92.2013.5.06.0161 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN/SERPRO/CCS) |
61 |
11/08/2015 |
0011136-52.2013.5.06.0161 | |
Notificações a expedir |
178 |
09/09/2015 |
0030200-58.2007.5.06.0161 | |
OfÃcios a expedir |
36 |
31/07/2015 |
0178800-55.2006.5.06.0161 | |
Alvarás a expedir |
55 |
12/08/2015 |
0000472-25.2014.5.06.0161 | |
Mandados a expedir |
48 |
24/08/2015 |
0060200-70.2009.5.06.0161 | |
Praças a realizar |
04 |
24/08/2015 |
0000020-83.2012.5.06.0161 | |
Processos para certificar |
102 |
09/04/2015 |
0000290-39.2014.5.06.0161 | |
Praças a Marcar |
10 |
17/03/2015 |
0000500-27.2013.5.06.0161 | |
Processos no Setor de Cálculos |
61 |
28/04/2015 |
0019700-30.2007.5.06.0161 | |
Processos c/recurso a enviar ao TRT, Justiça Estadual e/ou Out.Órgãos |
15 |
11/09/2015 |
0000901-60.2012.5.06.0161 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.
Observação: Processos FÃsicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargasâ€.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Metas 2014 :
1. Meta 1 : J ulgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta não atingida .
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de São Lourenço |
1.624 |
1.508 |
92,86% |
Subtotal da Região Metropolitana |
28.652 |
27.917 |
97,43% |
Total da 6ª Região |
97.833 |
95.165 |
97,27% |
2. Meta 2 (Geral): Identificar e j ulgar, até 31.12.2014, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuÃdos até 2012, nos 1º e 2º graus, pendentes de julgamento em 31/12/2013 – a meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional .
3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução, em qualquer percentual, quanto às execuções fiscais; e, em 5%, quanto às execuções não fiscais. Meta parcialmente atingida.
Meta 5 -2014 (Execução Não-Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (1º/01 a 31/12/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada (META 5) |
VT de São Lourenço |
63,54% |
70,26% |
60,36% |
Total da 6ª Região |
61,14% |
67,76% |
58,09% |
Meta 5 -2014 (Execução Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (1º/01 a 31/12/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada (META 5) |
VT de São Lourenço |
83,42% |
69,57% |
83,41% |
Total da 6ª Região |
69,75% |
50,81% |
69,74% |
4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife, onde se encontra pendente de julgamento apenas o processo nº 0001112-77.2011.5.06.0017, que estava com audiência de julgamento designada para 02/10/2015.
Fonte: Seção de EstatÃstica da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
Metas 2015 :
Os dados informados a seguir encontram-se atualizados até 30 de junho de 2015 e servem para acompanhamento do desempenho das Unidades Judiciárias envolvidas.
Relativamente à Meta 2, os números estão sendo contabilizados por intermédio de planilha Excel, com dados informados pelo e-Gestão (números referentes à s Metas 1 e 5 são colhidos diretamente do Sistema e-Gestão), tendo em vista dificuldades encontradas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa deste Regional no desenvolvimento de relatórios dentro do citado Sistema.
A referida Unidade Administrativa esclareceu, ainda, que os valores constantes das tabelas a seguir estão sujeitos a eventuais retificações em decorrência de novas remessas/atualizações do próprio e-Gestão.
1. Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Recebidos em 2015 (até 30/06) |
Resolvidos |
Resultado |
VT de São Lourenço |
927 |
883 |
95,25% |
Total da 6ª Região |
54.552 |
47.951 |
87,90% |
2. Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta já atingida pela Unidade Judiciária.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 30/06/2015 |
Resultado (em 30/06/2015) |
VT de São Lourenço |
1.425 |
1.393 |
94,51% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
91.420 |
94,51% |
3. Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. Meta estava sendo atingida, parcialmente, em 30 de junho de 2015.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
VT de São Lourenço |
139 |
242 |
174,10% |
Total da 6ª Região |
19.975 |
20.000 |
100,14% |
Meta 5 -2015 (Execução Fiscal) | |||
Unidade Judiciária |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
VT de São Lourenço |
2 |
0 |
0.00% |
Total da 6ª Região |
135 |
120 |
89,55% |
4. Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional
5. Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Segundo informação colhida do Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa, a Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, considerando os “Dados Básicos do Sistema e-Gestãoâ€, já identificou os dez maiores litigantes, tomando como referência a quantidade de processos pendentes de julgamento em 31/12/2014.
Os três maiores são ITAU UNIBANCO S.A., CONTAX S.A. e BOMPRECO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA. No momento, a STI desenvolve programa para viabilizar o acompanhamento dos processos envolvidos e possibilitar a tomada de decisões/providências com o objetivo de reduzir o correspondente acervo.
Para fins de ilustração e conhecimento, noticia-se na tabela abaixo o resultado desta Unidade Judiciária, com dados obtidos até 30 de junho de 2015.
Meta 7 (Maiores Litigantes – Reduzir em 1,5%) | |||||
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/14 |
Recebidos em 2015 |
Julgados em 2015 |
Pendentes em 28/02/15 |
Resultado |
VT de São Lourenço |
39 |
14 |
12 |
41 |
+5,13% |
Total da 6ª Região |
7.265 |
522 |
429 |
7.358 |
+ 1,28% |
Fonte: Seção de EstatÃstica da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO
(Consolidação dos Provimentos da CGJT – Artigo 18):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade , no sistema informatizado, os atos processuais relevantes ;
Deixa de emitir pronunciamento de forma explÃcita e circunstanciada acerca da admissibilidade dos recursos, consoante constatado nos processos eletrônicos cadastrados sob nºs 0000869-84.2014.5.06.0161(RO), 0000612-59.2014.5.06.0161 (RO), 0011065-50.2013.5.06.0161(RO) e 0010344-98.2013.5.06.0161 (RO).
faz regular uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000003-13.2013.5.06.0161, 0000222-60.2012.5.06.0161, 0000554-90.2013.5.06.0161 e 0001621-247.2012.5.06.0161);
adota iniciativas objetivando tornar exitosa a execução, ao observar o que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede a emissão da certidão de crédito trabalhista, servindo-se do modelo de certidão previsto no anexo IV da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 67), bem assim do modelo de certidão previsto no anexo V da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 78, caput ), a exemplo do constatado nos processos nºs. 0000034-67.2012.5.06.0161 e 0000222-26.2013.5.06.0161;
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal , nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº. 0000500-52.2012.5.06.0161;
inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (28 processos – considerado o perÃodo de 1º.09.2014 a 31.08.2015, segundo relatório extraÃdo do e-Gestão), em princÃpio, poderia ser mais significativa;
determina a citação dos sócios , nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0001260-44.2011.5.06.0161 e 0001908-87.2012.5.06.0161.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos), encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
Como resultado da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a secretaria da vara, considerando-se a intensa movimentação processual ora existente, constatam-se a satisfatória organização e observância dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. As breves ressalvas (a seguir reportadas) são de fácil adequação pela Secretaria.
Constatou-se, a existência de 149 (cento e quarenta e nove) CTPSs custodiadas na Secretaria da Vara, tendo sido verificado, após exame por amostragem, que, dentre elas, trinta e cinco (35) dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento, a saber, os processos 00006-2012-161-06-00-4, 00108-2012-161-06-00-0, 00281-2010-161-06-00-6, 00301-2008-161-06-00-4, 00312-1997-161-06-00-4, 00361-2006-161-06-00-5, 00938-2001-161-06-00-4, 0943-2004-161-06-00-0, 01064-2009-161-06-00-0, 01288-209-161-06-00-1, 01469-2011-161-06-00-2, 01545-2009-161-06-00-5, 01568-2009-161-06-00-0, 01702-2007-161-06-00-0, 01772-2002-161-06-00-4, 01916-2009-161-06-00-9, 01962-2010-161-06-00-1, 01970-2011-161-06-00-9, 02179-2007-161-06-00-0, 02763-2009-161-06-00-7, 00686-2005-161-06-00-7, 01339-1996--161-06-00-0, 01305-1999--161-06-00-0, 00464-2001-161-06-00-0, 00042-2008-161-06-00-1, 01365-2001-161-06-00-5, 01230-2002-161-06-00-0, 01727-2002-161-06-00-0, 00734-1998-161-06-00-7, 00772-2000-161-06-00-5, 00773-1999-161-06-00-5, 01030-1997-161-06-00-0, 00463-2001-161-06-00-6, 00353-2002-161-06-00-5 e 00433-2003-161-06-00-1. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo de CTPSs, o Diretor disse que estão sendo envidados esforços no sentido de intimar e/ou localizar os reclamantes para receber os seus documentos profissionais em Secretaria, tendo destacado que o MunicÃpio de São Lourenço da Mata se trata de área mista que congrega áreas rurais e urbanas, o que dificulta sobremaneira a verificação do paradeiro dos titulares dos multi-citados documentos.
Por ocasião das pesquisas realizadas na Secretaria da Vara, verificou-se a existência de fólios em mau estado de conservação, a exemplo dos processos nºs. 00993-1995-161-06-00-5, 00451-2003-161-06-00-3, 0112-2008-161-06-00-9, 01044-2000-161-06-00-0 e 00772-93-2003-5-06-0161. Oportuno que as correspondentes capas sejam substituÃdas. Verificou-se, ainda, após exame por amostragem, a falta de certidão de publicação ou do informe da divulgação da comunicação judicial no DEJT, nos seguintes feitos, a saber: 0001104-56-2011-5-06-0161 (pág. 539), 0001105-41-2011-5-06-0161 (fl. 122), 0180600-84-2007-5-06-0161 (fl. 192) e 013700-57-2005-5-06-0161.
Constatada, ainda, a apropriada movimentação dos processos fÃsicos , não tendo sido constatada a execução dos atos processuais para além dos prazos fixados legalmente (ressalva ao cumprimento de alguns mandados por oficial de justiça – vide parágrafo seguinte). Não obstante, após consulta ao ambiente PJe-JT (processos digitais), verificou-se, por amostragem, a inexistência de movimentação e/ou de atualização de dados processuais, pela Secretaria da Vara, há mais de sessenta (60) dias, com relação aos seguintes processos alocados na pasta denominada “Controle Manual Prazos Pós-Sentençaâ€, são eles: 0000278-2014-5-06-0161, 0000284-32-2014-5-06-0161, 0000459-26-2014-5-06-0161, 0000805-74-2014-5-06-0161, 0000808-29-2014-5-06-0161, 0000882-83-2014-5-06-0161, 0001035-19-2014-5-06-0161, 0001076-83-2014-5-06-0161, 0001161-69-2014-5-06-0161, 0001163-39-2014-5-06-0161, 0001270-83-2014-5-06-0161 e 0001278-60-2014-5-06-0161.
Averiguação perfunctória realizada no acervo de mandados à espera de cumprimento evidenciou alguns mandados com prazo de cumprimento extrapolado. A exemplificar, citam-se três ordens judiciais ainda pendentes de implementação, às quais solicitam-se supervisão da Secretaria e diligência do(s) correspondente(s) Oficial(is) de Justiça : 0010234-02.2013.5.06.0161, disponibilizado ao OJ em 04/11/2014; 0000348-42.2014.5.06.0161, disponibilizado ao OJ em 05/03/2015; e 0000584-96.2011.5.06.0161, disponibilizado ao OJ em 13/08/2015.
O juÃzo ainda não tem por prática a prolação de sentenças de forma lÃquida.
Da análise do Quadro 7, que apresenta resumo da atual conjuntura de movimentação processual na Secretaria e no Gabinete da JuÃza (Página 7), conclui-se que, apesar de não serem observados atrasos relevantes, é substancial a quantidade de processos aguardando a pratica de atos, principalmente nas situações “Documentos não lidosâ€, “Processos conclusos para despachoâ€, “Notificações a expedirâ€, “Processos para certificar†e “Processos no setor de cálculosâ€, que ora demandam maior diligência do JuÃzo.
11. RECOMENDAÇÕES:
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
Continuar as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
Aprimorar a Secretaria, relativamente aos processos virtuais (PJe-JT), as revisões periódicas nas caixas de alocação dos feitos eletrônicos, dando-se ênfase ao controle dos prazos dos atos dos processos armazenados na caixa intitulada “Controle Manual Prazos Pós-Sentençaâ€. Solicita-se, também, conferência da Secretaria (e diligência dos Senhores Oficiais de Justiça) ao cumprimento dos mandados pendentes de efetivação (e com prazo vencido), em especial à queles citados na página 12 da presente ata;
Buscar implantar pautas de conciliação que envolvam processos em fase de execução (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 66, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
Incorporar definitivamente aos procedimentos do JuÃzo o exame da admissibilidade dos recursos, inclusive no que tange aos agravos de petição e de instrumento, mediante pronunciamento explÃcito e circunstanciado do magistrado, consoante artigo 18 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral do TST e Recomendação CRT nº 01/2008.
Implementar ações no sentido da prolação de sentenças lÃquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumarÃssimo – inteligência do inciso III do artigo 12 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho.
Conservar-se o JuÃzo utilizando, exclusivamente, os sistemas Bacenjud, Renajud e Infojud para transmissão de ordens judiciais ao Banco Central do Brasil, Departamento Nacional de Trânsito e Receita Federal do Brasil, respectivamente, conforme Recomendação nº 51, de 23 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
1. Acordo com força de alvará, tanto para liberação de crédito do autor, como para liberação do seu FGTS e Seguro Desemprego;
2. Acordo informa o número das contas bancárias dos seus beneficiários para depósito;
3. Comunicações oficiais são realizadas, prioritariamente, por ofÃcio eletrônico ou malote digital;
4. Os Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
5. Execução imediata do acordo quando não cumprido. O reclamado fica ciente no momento da assinatura do acordo que, caso descumprido, o processo irá imediatamente para a execução, sem a necessidade de citação;
6. Informações sobre CPN/CPE eletrônicos obtidas através de pesquisa no PJe-JT na aba processos de terceiros;
7. Renovação de diligências ao BACENJUD/RENAJUD sem a necessidade de novo despacho;
8. Despacho com vários itens evitando-se repetidas conclusões para as JuÃzas.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Lotação de 02 estagiários, sendo 01 do curso de Direito e 01 de Ciências Contábeis, já que a vara não tem nenhum estagiário;
Lotação de mais 01 funcionário para atuar na Secretaria da Vara, em face do grande volume de processos recebidos anualmente;Â
Lotação de mais 01 Oficial de Justiça, com base no caput do art. 7o. da Resolução 63 do CSJT. Informo que o 3o. Oficial de Justiça, de nome Betina, foi removida desta unidade em meados de 2012 não tendo, até a presente data, sido nomeado outro oficial para a sua posição;
Conserto do telhado;
Troca do piso de toda a Vara;
Melhora na iluminação;
Instalação de câmaras de segurança dentro e fora da Secretaria;
Instalação de bebedouro para o público externo; e
Desinstalação do telefone público que fica localizado dentro da Vara.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e a JuÃza Titular da Vara de São Lourenço da Mata, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
PATRÃCIA COELHO BRANDÃO VIEIRA
JuÃza Titular da Vara de São Lourenço da Mata
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 64 2015 de 29/09/2015