ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 2ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA EM 07 E 08 DE JULHO DE 2015.

Aos 07 (sete) e 08 (oito) dias do mês de julho de 2015, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2ª Vara do Trabalho de Paulista, situada na Travessa do Sabugí, s/n, 1º andar, Nobre, Paulista (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Maximiliano Furtado Nepomuceno (Secretário da Corregedoria em exercício), Aldo Cordeiro Galvão, Daniel Lopes Caseca, João Ivan Machado e Luiz Márcio de Sá Leite, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 05/2015, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 18 de maio de 2015.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Maria Consolata Rêgo Batista, o Excelentíssimo Juiz Substituto, Auxiliar das Varas do Trabalho de Paulista, Dr. Gênison Cirilo Cabral, o Diretor de Secretaria, Bel. Victoriano Marcilla Verdier Junior, e os demais servidores ali lotados: Cybellle Lustosa de Paula, Luciana Rodrigues Amorim, Maria de Nazaré da Silva Cavalcanti Ferreira, Andrea Maria Rios Lapa, Paulo Henrique Mendes, Claudenildo Ventura dos Santos, Eduardo Henrique Leca de Oliveira, Irani Araújo de Vasconcelos Motta, Leonardo de Medeiros Acioli Lins, Peetchuran Juvêncio Ramalho, José Barbosa da Silva e Valdemir da Cunha Lima, além dos estagiários de Direito Melyssa Uchoa Mota e Diogo Feliciano A. da Silva. Ausente a servidora Ynayara Rosa da Silva (licença de luto).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o Excelentíssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÍZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÍODO DE ATUAÇÃO

Maria Consolata Rêgo Batista (Titular)

Desde julho/2002

(Ato TRT-GP nº 225/2002)

Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar) *

              • Desde agosto/2011
              • (Portaria GCR nº 135/2011)

* O Juiz do Trabalho Substituto Gênison Cirilo Cabral atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 2 (duas) VTs de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Victoriano Marcilla Verdier Junior

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Cybelle Lustosa de Paula

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Luciana Rodrigues Amorim

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Maria de Nazaré da Silva C. Ferreira

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

Andrea Maria Rios Lapa

Técnico Judiciário

Calculista

Paulo Henrique Mendes

Técnico Judiciário

Calculista

Claudenildo Ventura dos Santos

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Eduardo Henrique Leca de Oliveira

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Ynayara Rosa da Silva

Técnico Judiciário

Assistente

Irani Araújo de Vasconcelos Motta

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Leonardo de Medeiros Acioli Lins

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Peetchuran Juvêncio Ramalho

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

José Barbosa da Silva

Técnico Judiciário

-

Valdemir da Cunha Lima

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):

Atuação dos Magistrados na

2ª VT de Paulista

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Maria Consolata Rêgo Batista

1.112

219

302

111

Ana Cristina Argolo de Barros

13

-

3

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

13

-

4

-

Danielle Lira Pimentel Acioli

13

2

6

1

Evellyne Ferraz Correia de Farias

13

1

6

-

Gênison Cirilo Cabral

1.214

279

334

128

Gilberto Oliveira Freitas

52

8

16

-

Matheus Ribeiro Rezende

8

2

1

1

Maysa Costa de Carvalho Alves

16

2

2

-

Paula Gouvêa Xavier

44

6

13

-

Roberta Vance Harrop

4

-

1

-

Total

2.502

519

688

242

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas Pje):

Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Paulista

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Maria Consolata Rêgo Batista

18

Evellyne Ferraz Correia de Farias

118

Gênison Cirilo Cabral

11

Gilberto Oliveira Freitas

3

Matheus Ribeiro Rezende

65

Maysa Costa de Carvalho Alves

29

Paula Gouvêa Xavier

16

Prazo médio para julgar na unidade

14

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2ª VT de Paulista

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

Maria Consolata Rêgo Batista

5

-

-

5

Gênison Cirilo Cabral

7

-

2

9

Total de sentenças pendentes na vara

12

-

2

14

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada).

Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado Gênison Cirilo Cabral: 0001534-23.2014.5.06.0122, 0001585-34.2014.5.06.0122.

Fontes: Dados coletados no PJe-JT, em 07/07/2015 às 12h30min.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2ª VT de Paulista

No prazo

Atrasados

Total

Maria Consolata Rêgo Batista

4

-

4

Gênison Cirilo Cabral

9

-

9

Priscilla Teixeira da Rocha Passos

2

-

2

Total de incidentes pendentes na vara

15

-

15

Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara em 07/07/2015 às 12h.

3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):

Unidades Judiciárias

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1ª VT Paulista

597

291

643

35

2ª VT Paulista

519

242

688

14

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .

4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:

4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

1ª VT de Paulista

41

50

60

136

73

154

2ª VT de Paulista

67

101

86

199

92

206

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .

4.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 03/07/2015. Comparação com o prazo disponível na correição passada:

Unidades Judiciárias

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2014

2015

2014

2015

2014

2015

1ª VT de Paulista

22

32

43

64

64

52

2ª VT de Paulista

94

28

100

77

79

84

Fontes: Informações extraídas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2014.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas ou sextas-feiras). A alternação da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas Unidades da jurisdição, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada. Logo, na semana em que são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência em uma das Varas, na outra são realizadas 4 (quatro), de forma alternada. De modo que todos os juízes que atuam na jurisdição fazem sempre 3 (três) dias de audiência por semana. Não obstante, há a presença diária de magistrado nas Unidades Judiciárias.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidades Judiciárias

Dias de audiências por semana

Total de audiências por semana de cada tipo

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1ª VT Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

20 a 25

40 a 50

07 a 08

08

2ª VT Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

16 a 20

32 a 40

16 a 20

08 a 10

Fonte: Informações extraídas do PJe-JT em 06/07/2015, e confirmadas com o(a)s Assistentes da Audiência.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe-JT:

Varas de Paulista

2013

2014

2015

(até 31/05/2015)

1.678

1.420

661

1.676

1.408

661

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) .

5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):

Varas de Paulista

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2014

SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

585

2.165

2.750

406

2.695

3.101

661

2.154

2.815

491

2.542

3.033

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 03/07/2015

Físicos

PJe

1ª VT Paulista

1.490

2.201

2ª VT Paulista

1.190

2.541

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1ª VT Paulista

549

162

1.094

2ª VT Paulista

610

74

721

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 31/05/2015

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do ajuizamento até o encerramento da liquidação)

Execução (do ajuizamento até o encerramento da execução)

1ª VT Paulista

126

333

607

2ª VT Paulista

163

61

728

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 31/05/2015

6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA, CONTADORIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA*, NO PERÍODO DE 1º/06/2014 A 31/05/2015:

Varas de Paulista

BACEN

Alvarás Entregues físicos

Despachos cumpridos pela Contadoria físicos

Despachos cumpridos pela Secretaria físicos

Despachos exarados físicos

Arquivamento físicos + PJe-JT

Bloqueio

Transf.

436

161

1.166

655

2.648

3.470

2.850

546

251

1.154

403

2.422

2.596

3.533

*Apenas os dados do Sistema Bacenjud e de arquivamentos incluem dados de processos físicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.

Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).

7. Quadro ATUAL da secretaria:

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

12

10/04/2015

0000132-72.2012.5.06.0122

Perito

02

12/06/2015

0001026.48.2012.5.06.0122

Terceiros

01

08/06/2015

0192900-98.2007.5.06.0122

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

03

02/07/2015

0009200-22.2007.5.06.0122

Processos conclusos para despacho

391

27/05/2015

0001049-28.2011.5.06.0122

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

42

02/07/2015

0000527-64.2012.5.06.0122

Notificações a expedir

73

30/06/2015

0000180-94.2013.5.06.0122

Ofícios a expedir

15

25/06/2015

0000275-56.2015.5.06.0122

Alvarás a expedir

34

09/04/2015

0000025-57.2014.5.06.0122

Mandados a expedir

94

03/07/2015

0000428-26.2014.5.06.0122

Praças a realizar

15

06/05/2015

0001523-62.2012.5.06.0122

Processos para certificar

39

13/05/2015

0001907-88.2013.5.06.0122

Praças a Marcar

04

29/06/2015

0000649-09.2014.5.06.0122

Processos no Setor de Cálculos

303

03/12/2014

0000627-48.2014.5.06.0122

Processos com recurso a enviar ao TRT

00

-

-

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.

Observações:

1) Processos Físicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargas”;

2) Em relação ao processo nº 0000132-72.2012.5.06.0122, citado como sendo o mais antigo com carga em aberto a advogado, pendente de devolução há 76 dias, registra-se que já foram tomadas as medidas cabíveis, tendo o Diretor de Secretaria, através de contato telefônico, solicitado ao causídico a devolução dos autos, o que já ocorreu;

3) O acúmulo de processos na Contadoria nos últimos meses se justifica em razão dos seguintes fatores: 1º) em decorrência dos constantes afastamentos da Auxiliar de Cálculos (licença para acompanhamento do cônjuge, em decorrência de problemas de saúde do mesmo; designação para substituir o Assistente de Audiências, que esteve ausente por motivo de férias e licença de luto; licença de luto, pelo falecimento do cônjuge) do Setor; 2º) a servidora titular da carteira (Calculista), na ausência da Auxiliar de Cálculos, também substitui o Assistente de Audiências; 3º) todas as liquidações são feitas apenas pela Calculista.

8. METAS FIXADAS PELO CNJ:

Metas 2014:

1. Meta 1 : J ulgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Meta atingida.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1ª Vara de Paulista

1.420

1.609

113,31%

2ª Vara de Paulista

1.408

1.676

119,03%

Região Metropolitana

28.652

27.917

97,43%

Total da 6ª Região

97.857

95.183

97,27%

2. Meta 2 (Geral): Identificar e j ulgar, até 31.12.2014, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuídos até 2012, nos 1º e 2º graus, pendentes de julgamento em 31/12/2013 – a meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional.

3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução, em qualquer percentual, quanto às execuções fiscais; e, em 5%, quanto às execuções não fiscais. Meta atingida em relação às execuções fiscais.

Meta 5 -2014 (Execução Não-Fiscal)

Unidades Judiciárias

Taxa Média de Congestionamento

(2012, 2013)

Taxa de Congestionamento Atual

(1º/01 a 31/12/2014)

Taxa de Congestionamento

Desejada ( META 5)

1ª Vara de Paulista

65,36%

79,54%

62,09%

2ª Vara de Paulista

62,03%

75,44%

58,93%

Total da 6ª Região

61,14%

67,76%

58,09%

Meta 5 -2014 (Execução Fiscal)

Unidades Judiciárias

Taxa Média de Congestionamento

(2012, 2013)

Taxa de Congestionamento Atual

(1º/01 a 31/12/2014)

Taxa de Congestionamento

Desejada (META 5)

1ª Vara de Paulista

84,50%

74,58%

84,49%

2ª Vara de Paulista

77,50%

62,00%

77,49%

Total da 6ª Região

69,75%

50,81%

69,74%

4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuídas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife, onde se encontra pendente de julgamento apenas o processo nº 0001112-77.2011.5.06.0017, que tem audiência de conciliação designada para 20/07/2015.

Fonte: Núcleo de Estatística e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica-TRT6.

Metas 2015:

Os dados informados a seguir encontram-se atualizados até 30 de abril de 2015 e servem para acompanhamento do desempenho das Unidades Judiciárias envolvidas.

Relativamente à Meta 2, os números estão sendo contabilizados por intermédio de planilha Excel, com dados informados pelo e-Gestão (números referentes às Metas 1 e 5 são colhidos diretamente do Sistema e-Gestão), tendo em vista dificuldades encontradas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa deste Regional no desenvolvimento de relatórios dentro do citado Sistema.

A referida Unidade Administrativa esclareceu, ainda, que os valores constantes das tabelas a seguir estão sujeitos a eventuais retificações em decorrência de novas remessas/atualizações do próprio e-Gestão.

1. Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos em 2015 (até 30/04)

Resolvidos

Resultado

1ª Vara de Paulista

484

475

98,14%

2ª Vara de Paulista

487

457

93,84%

Total da 6ª Região

34.387

30.684

89,23%

2. Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta já atingida pela Unidade Judiciária.

Unidades Judiciárias

Distribuídos em 2013

Distribuídos em 2013 e resolvidos até 30/04/2015

Resultado

(em 30/04/2015)

1ª VT de Paulista

1.657

1.648

111%

2ª VT de Paulista

1.553

1.538

110%

Varas de Paulista

3.210

3.186

110,28%

Total da 6ª Região

96.727

89.772

103%

3. Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal)

Unidades Judiciárias

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara de Paulista

257

137

53,31%

2ª Vara de Paulista

61

105

172,13%

Varas de Paulista

318

242

76,10%

Total da 6ª Região

12.113

13.269

109,55%

Meta 5 -2015 (Execução Fiscal)

Unidades Judiciárias

Execuções novas em 2015

Execuções baixadas em 2015

Resultado

1ª Vara de Paulista

0

2

100,00%

2ª Vara de Paulista

0

2

100,00%

Varas de Paulista

0

4

100,00%

Total da 6ª Região

86

71

82,56%

4. Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuídas, nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.

A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional

5. Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e Juízes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Segundo informação colhida do Núcleo de Estatística e Pesquisa, a Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, considerando os “Dados Básicos do Sistema e-Gestão”, já identificou os dez maiores litigantes, tomando como referência a quantidade de processos pendentes de julgamento em 31/12/2014.

Os três maiores são ITAU UNIBANCO S.A., CONTAX S.A. e BOMPRECO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA. No momento, a STI desenvolve programa para viabilizar o acompanhamento dos processos envolvidos e possibilitar a tomada de decisões/providências com o objetivo de reduzir o correspondente acervo.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO

(Consolidação dos Provimentos da CGJT – Artigo 18):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

Registra com regularidade, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs 0001473-65.2014.5.06.0122 (RO); 0001251-97.2014.5.06.0122 (RO) e 000974-81.2014.5.06.0122 (RO);

faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000527-64.2012.5.06.0122; 0000600-31.2015.5.06.0122);

exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, ao observar o que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede a emissão da certidão de crédito trabalhista, fazendo uso regular do modelo de certidão previsto no anexo IV da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 67), bem assim o modelo de certidão previsto no anexo V da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 78, caput ), a exemplo do constatado nos processos nºs 0000527-64.2012.5.06.0122 e 0000600-31.2015.5.06.0122;

ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº. 0001473-65.2014.5.06.0122; e

inclui em pauta, com regularidade, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução: 107 processos – considerado o período de 1º.06.2014 a 31.05.2015.

determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 0001008-90.2013.5.06.0122.

Quanto aos aspectos de assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos, informações correspondentes se encontram registradas nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

Como resultado da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a secretaria da vara, constatam-se regular organização e observância dos prazos, além do satisfatório cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. As breves ressalvas encontradas são de fácil resolução pela Secretaria da Vara.

Constatou-se, a existência de 113 (cento e treze) CTPSs custodiadas na Secretaria da Vara, sendo que dezenove (19) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento, quais sejam: 0001072-03-2013-5-06-0122, 01248-2009-122-06-00-7, 01263-

2007-122-06-00-3, 01286-2007-122-06-00-8, 01331-2001-122-06-00-9, 01464-2008-122-06-00-1, 001586-2003-122-06-00-3, 01604-2011-122-06-00-7, 01820-2011-122-06-00-2, 0001879-23-2013-5-06-0122, 0000273-23-2013-5-06-0122, 00524-2004-122-06-00-5, 00684-2010-122-06-00-2, 00699-2011-122-06-00-1, 0000719-26-2014-5-06-0122, 0001797-55-2014-5-06-0122, 00816-2011-122-06-00-7 e 00915-2012-122-06-00-0.

No texto dos termos de conciliação, em processos físicos, nem sempre há registro acerca da retirada do executado do cadastro do BNDT, relativamente àqueles processos advindos da execução, na hipótese de integral cumprimento das avenças pelo devedor. Para exemplificar, citam-se os processos nºs 0000895-73.2012.5.06.0122, 0080400-94.2004.5.06.0122, 0134300-16.2009.5.06.0122, e 0000142-19.2012.5.06.0122.

11. RECOMENDAÇÕES:

Prolatar o magistrado Gênison Cirilo Cabral, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional;

Conservar-se o Juízo buscando a redução dos prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

Intensificar a Secretaria a busca por meios que possibilitem a devolução dos documentos de identificação profissional (CTPSs) aos seus titulares, principalmente aqueles relativos a processos já arquivados ou em via de arquivamento;

Fazer constar, nos textos dos acordos firmados (em processos físicos), alusão à retirada do executado de cadastro do BNDT, em caso de seu cumprimento; e

Conservar-se o Juízo utilizando, exclusivamente, os sistemas Bacenjud, Renajud e Infojud para transmissão de ordens judiciais ao Banco Central do Brasil, Departamento Nacional de Trânsito e Receita Federal do Brasil, respectivamente, conforme Recomendação nº 51, de 23 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

12. BOAS PRÁTICAS RELATADAS PELO JUÍZO:

O juízo prolata sentenças de forma líquida, principalmente nos processos que tramitam no rito sumaríssimo, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos (PJ-e).

Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

As Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças de mérito (somente relatório) e das relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.

São realizados todos os esforços para que os alvarás sejam entregues sem a necessidade de pré-agendamento;

As certidões de habilitação de crédito (recuperação judicial) são expedidas e, na sequência, arquivadas eletronicamente;

O registro de restrição de transferência de propriedade dos veículos é realizado de imediato, antes da penhora física dos mesmos;

Na triagem dos processos novos (Pje-JT) é verificado se os documentos estão na posição vertical, o que facilita a leitura. Caso não estejam, a parte é intimada para juntar novamente o documento;

Transferência dos depósitos recursais para conta judicial à disposição do Juízo, nos processos devolvidos pela 2ª Instância, pendentes de cálculos de liquidação.

Os servidores da Secretaria revisam os processos e elaboram os despachos de baixa complexidade, desafogando as assistentes dos juízes;

Termos de conciliação possuem força de alvará ou autorização de pagamento diretamente nas contas do beneficiário;

As partes já entram na Sala de Audiência com a minuta de acordo preenchida e, após a conferência, o termo de acordo é confeccionado. As minutas são arquivadas em Secretaria durante dois anos

Da intimação para a audiência de tentativa de conciliação em execução, consta que: em não havendo composição, a execução terá prosseguimento, destacando-se que os atos praticados em audiência NÃO serão objeto de nova intimação a qualquer das partes que ali deixar de comparecer, vez que eventuais decisões preferidas na mencionada sessão (homologação de cálculo, julgamento de embargos, etc.) serão consideradas publicadas em audiência nos termos da Súmula 197 do TST.

Permanência dos magistrados na Unidade Jurisdicional durante todo o expediente.

Os embargos de declaração, quando modificam os cálculos, só podem ser publicados com as respectivas planilhas;

A notificação dos advogados, habitualmente presentes na Unidade, é feita no próprio balcão da Secretaria;

Nos casos de descumprimento de acordos, a parte devedora é considerada citada e ocorre a imediata utilização do Bacenjud.

Acesso dos servidores aos sistemas da Caixa Econômica Federal para consulta de conta judicial, depósito recursal e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Controle da pauta de audiências, com aproveitamento de horários vagos surgidos em decorrência de conciliação prévia.

Utilização freqüente, pelos peritos médicos, da Sala de Perícias, visando acelerar o procedimento para conclusão e entrega do laudo pericial e possibilitando, em muitos casos, a solução de mais de uma reclamação trabalhista. Ressalta-se que, na referida sala, quando solicitado pelos “experts”, são realizadas também perícias designadas pelas Varas de Igarassu e Olinda.

A contadoria faz a triagem dos processos que chegam para liquidação, identificando aqueles cuja complexidade dos cálculos necessitem de perícia contábil, a fim de proporcionar uma maior celeridade processual.

O Diretor de Secretaria e o encarregado do Setor de Acordos e Pagamentos mantêm um relacionamento direto com a Caixa Econômica Federal (agência Paulista) e o Banco do Brasil (agência Paulista), objetivando uma maior agilidade no cumprimento dos alvarás de transferência de crédito para outros Juízos e naqueles que autorizam o pagamento aos beneficiários ali descritos (partes, advogados, peritos).

Sala de Conciliação existente em paralelo com a de Audiência para atender as partes que desejarem encerrar os processos de forma amigável. Os servidores, intermediam as conciliações com auxílio direto do magistrado. A sala tem por objetivo atender, em paralelo, as pautas extras adotadas de conciliação em processos de execução e de conciliação prévia, em processos com potencial para solução amigável pelos históricos das empresas.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÍZO:

Solicitações e informações relacionadas às instalações do Fórum:

A Exma. Dra. Maria Consolata Rêgo Batista, na qualidade de Diretora do Fórum, incumbiu ao Diretor de Secretaria fornecer as informações e solicitações que seguem, relativas às obras que ainda estão sendo realizadas no Fórum:

“ T endo o Fórum de Paulista sido inaugurado em 30.01.2015, várias visitas foram feitas pela equipe de engenharia deste Regional para finalização dos serviços, contudo, até esta data (07.07.2015) ainda existem pendências. São elas:

Vazamentos ocasionados pelas chuvas que já haviam ocorridos anteriormente, tendo o sido solicitado o reparo, os quais apesar de feitos, não se mostraram eficientes uma vez que nas últimas chuvas, dias 03 e 04 de julho, apresentaram problemas estruturais bem maiores. Apesar da Construtora, nas últimas 48 horas, ter realizado serviço de colocação de manta protetora contra infiltração de água, não há a certeza da eficácia dos serviços, pois num passado não muito distante também foi executado um conserto semelhante sem, todavia, obtenção do resultado esperado.

Ressalte-se ainda que, noticiou o Sr. Wilson, fiscal encarregado pelo TRT de acompanhar a execução dos trabalhos feitos pela construtora, que o problema de infiltração apenas seria solucionado quando da aplicação de uma MANTA ASFÁLTICA, pois do contrário, a água voltaria a penetrar na construção causando novas goteiras.

Vários ajustes foram feitos nas maçanetas das portas, no entanto, as mesmas permanecem com defeitos.

Existe uma sala de conciliação que já deveria está funcionando desde a inauguração, mas que por problemas diversos (complementação de mobília, instalação elétrica) ainda não está sendo utilizada. Mesmo após a conclusão dos problemas acima citados, a sala continua desativada, pois pende da instalação de equipamentos de informática, tendo este Diretor mantido contato com o colega Itamar que se comprometeu em finalizar o trabalho, todavia ainda não compareceu.

Conclusão do muro que delimita o espaço do Fórum, a fim de evitar invasão da área e diminuir a vulnerabilidade da segurança, haja vista que qualquer bandido poderá adentrar o prédio com a maior facilidade. Importante salientar que houve uma tentativa de invasão da área cedida pela Prefeitura de Paulista ao tribunal, tendo este Diretor comunicado o fato à Administração do TRT por meio de seu Diretor Administrativo João André Pegado.

Instalação dos bebedouros que, apesar de constarem no projeto, até agora não foram disponibilizados. Tal ausência causa um grande transtorno para os jurisdicionados, que muitas vezes são pessoas humildes sem condições de comprar sequer uma água mineral. Importante que fossem instalados o mais breve possível.

Construção de um espaço ou guarita para os vigilantes da SOSERVI que trabalham no Fórum, para que possam ter uma melhor visualização da área, sem exposição às intempéries. “

Solicitações relacionadas à Secretaria da Vara:

1ª VT de Paulista recebeu: - 2ª VT de Paulista recebeu:

* Em 2012-1.416 processos *Em 2012 – 1.414 processos

* Em 2013-1.673 processos *Em 2013 – 1.571 processos

* Em 2014-1.431 processos *Em 2014 – 1.419 processos

Média = 1.507 processos Média = 1.468 processos

Diferença = 39 processos

Quadro de funcionários após aplicação da RESOLUÇÃO:

1ª VT de Paulista: 13 a 14 2ª VT de Paulista: 11 a 12.

Encerrados os trabalhos, o Excelentíssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 2ª Vara do Trabalho de Paulista, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria Administrativa, à Secretaria de Gestão de Pessoas, e à Secretaria de Tecnologia da Informação para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os Excelentíssimos Desembargador Corregedor Regional e a Juíza Titular da 2ª Vara de Paulista, além do Secretário da Corregedoria Regional em exercício.

IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES

Desembargador Corregedor Regional

MARIA CONSOLATA RÊGO BATISTA

Juíza Titular da 2ª Vara de Paulista

MAXIMILIANO FURTADO NEPOMUCENO

Secretário da Corregedoria Regional em exercício

Ata Correição 39 2015 de 08/07/2015