ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3ª VARA DO TRABALHO DE OLINDA EM 1º e 2 DE JULHO DE 2015.
Aos 1º (primeiro) e 2 (dois) dias do mês de julho de 2015, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 3ª Vara do Trabalho de Olinda, situada na Rodovia PE-15, Km 4,8, 1º andar, Cidade Tabajara, Olinda (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Daniel Lopes Caseca, Aldo Cordeiro Galvão, João Ivan Machado, José Marcos Brito, Luiz Márcio de Sá Leite e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 04/2015, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 13 de abril de 2015.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Roberto de Freire Bastos, o Diretor de Secretaria, Bel. Caio Márcio Cavalcante Santiago, e os demais servidores ali lotados: Adriana do Rego Barros Malheiros, Ana Paula Vieira de Albuquerque, Gilson Carlos de Souza, Jacqueline Jardim Ferraz, José Pereira da Silva, Lucas Lima Costa Miranda, Márcia Cristina da Costa, Maria de Fátima Gusmão Tavares de Melo e Milena Ramos Galvão Ferreira Souza, além dos estagiários Jéssica da Silva Mendes, Stacy Santos Moreira Silva e Rodolfo da Silva Bispo. Deixaram de comparecer os servidores Sandro Rodrigo de Lima Moraes, em gozo de férias, e Maria Antonieta C de Albuquerque Tigre (motivo ainda não conhecido).
Registra-se que o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Roberto de Freire Bastos, apesar de se encontrar em férias, compareceu e acompanhou todo o desenrolar dos trabalhos correicionais, que transcorreram de maneira tranquila e cordial.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Roberto de Freire Bastos |
Desde agosto/2008 (Res. Adm. TRT nº 15/2007) |
Antônio Augusto Serra Seca Neto (Auxiliar) * |
Desde agosto/2014(Portaria CRT nº 092/2014) |
* Apesar de estar lotado na 1ª VT de Olinda, o Juiz do Trabalho Substituto Antônio Augusto Serra Seca Neto atua com Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 3 (três) VTs de Olinda, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 10/2014.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Caio Márcio Cavalcante Santiago |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Jacqueline Jardim Ferraz |
Técnico Judiciário |
Assistente do Diretor |
Lucas Lima Costa Miranda |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Sandro Rodrigues de Lima Moraes |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Gilson Calos de Souza |
Analista Judiciário |
Calculista |
Maria de Fátima Gusmão T. de Melo |
Técnico Judiciário |
Calculista |
José Pereira da Silva |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Márcia Cristina da Costa |
Requisitada |
Secretário de Audiência |
Milena Ramos Galvão Ferreira Souza |
Analista Judiciário |
Assistente |
Romero Barreto Barbosa |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Ednairan de Souza Braz |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Paula Accioly da Silva Rego |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Maria Antonieta C. de Albuquerque Tigre |
Técnico Judiciário |
- |
Adriana do Rego Barros Malheiros |
Técnico Judiciário |
- |
Ana Paula Vieira de Albuquerque |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na 3ª VT de Olinda |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Roberto de Freire Bastos |
1.768 |
256 |
543 |
293 |
Ana Carla Santana Tavares |
18 |
1 |
5 |
- |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
474 |
90 |
147 |
49 |
Camila Cesar Correa |
22 |
3 |
6 |
- |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
12 |
2 |
5 |
1 |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
6 |
6 |
5 |
- |
Leonardo Pessoa Burgos |
18 |
5 |
4 |
- |
Mariana de Carvalho Milet |
24 |
5 |
8 |
5 |
Nayara Pepe Medeiros de Rezende |
14 |
5 |
1 |
- |
Paula Gouvêa Xavier |
33 |
5 |
4 |
3 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
168 |
11 |
51 |
22 |
Vanessa Zacchê de Sá |
12 |
3 |
7 |
- |
Total |
2.569 |
392 |
786 |
373 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3ª VT de Olinda |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Roberto de Freire Bastos |
21 |
Ana Carla Santana Tavares |
9 |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
22 |
Camila Cesar Correa |
4 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
10 |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
108 |
Leonardo Pessoa Burgos |
20 |
Mariana de Carvalho Milet |
44 |
Nayara Pepe Medeiros de Rezende |
14 |
Paula Gouvêa Xavier |
7 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
53 |
Vanessa Zacchê de Sá |
58 |
Prazo médio para julgar na unidade |
23 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3ª VT de Olinda |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Roberto de Freire Bastos |
29 |
- |
- |
29 |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
2 |
- |
1 |
3 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
- |
- |
10 |
10 |
Total de sentenças pendentes na vara |
31 |
- |
11 |
42 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada).
Processos com sentença atrasada sob a responsabilidade do magistrado Antônio Augusto Serra Seca Neto: 0000480-45.2015.5.06.0103.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0010778-67.2013.5.06.0103, 0001316-52.2014.5.06.0103, 0010468-61.2013.5.06.0103, 0011006-42.2013.5.06.0103, 0001492-31.2014.5.06.0103, 0011037-62.2013.5.06.0103, 0001667-25-2014.5.06.0103, 0011151-98.2013.5.06.0103, 0011060-08.2013.5.06.0103, 0010953-61.2013.5.06.0103.
Fontes: Dados coletados no PJe-JT, em 30/06/2015 Ã s 16h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3ª VT de Olinda |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Roberto de Freire Bastos |
6 |
- |
6 |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
- |
- |
- |
Total de incidentes pendentes na vara |
6 |
- |
6 |
Fontes: Dados coletados no PJe-JT e na Secretaria da Vara em 1º/07/2015 às 11h00min.
3.5. Quadro comparativo da produtividade das varas da mesma jurisdição (considerando-se os doze meses anteriores à data da correição realizada em cada unidade):
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1ª VT Olinda |
559 |
521 |
883 |
45 |
2ª VT Olinda |
452 |
242 |
811 |
60 |
3ª VT Olinda |
392 |
373 |
786 |
23 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
4.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento). Considerando-se o intervalo dos doze meses anteriores àquele da correição realizada na Unidade:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
1ª VT de Olinda |
49 |
55 |
70 |
219 |
83 |
249 |
2ª VT de Olinda |
78 |
99 |
99 |
244 |
115 |
285 |
3ª VT de Olinda |
59 |
169 |
95 |
288 |
96 |
299 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1º/06/2014 a 31/05/2015 .
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 29/06/2015. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2014 |
2015 |
2014 |
2015 |
2014 |
2015 | |
1ª VT de Olinda |
58 |
37 |
44 |
56 |
262 |
330 |
2ª VT de Olinda |
142 |
51 |
87 |
45 |
241 |
299 |
3ª VT de Olinda |
204 |
63 |
259 |
85 |
309 |
462 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2014.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) sessões de audiências por semana (segundas, terças, quartas e sextas-feiras). Não obstante, o Juiz Titular, Dr. Roberto de Freire Bastos, comparece à Unidade Judiciária diariamente. O Juiz Auxiliar, Dr. Antônio Augusto Serra Seca Neto, que atua de forma compartilhada nas 3 (três) Varas de Olinda, quase sempre está substituindo os JuÃzes Titulares, em suas férias e outros afastamentos, não existindo dia especÃfico para seu comparecimento a cada uma das Unidades.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª VT Olinda |
4 (segundas às quintas-feiras) |
15 |
25 |
12 |
6 |
2ª VT Olinda |
4 (segundas às quintas-feiras) |
15 |
35 |
12 |
6 |
3ª VT Olinda |
4 (segundas, terças, quartas e sextas-feiras) |
20 |
40 a 44 |
12 |
8 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe-JT em 29/06/2015, e confirmadas com o(a)s Assistentes da Audiência.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe-JT:
Varas de Olinda |
2013 |
2014 |
2015 (até 31/05/2015) |
1ª |
1.539 |
1.524 |
819 |
2ª |
1.563 |
1.520 |
838 |
3ª |
1.520 |
1.567 |
829 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) .
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
Varas de Olinda |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2014 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
1.058 |
1.572 |
2.630 |
701 |
1.323 |
2.024 |
2ª |
848 |
2.166 |
3.014 |
981 |
1.579 |
2.560 |
3ª |
1.197 |
2.197 |
3.394 |
1.049 |
3.034 |
4.083 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 19/06/2015 | |
FÃsicos |
PJe | |
1ª VT Olinda |
770 |
1.851 |
2ª VT Olinda |
976 |
2.346 |
3ª VT Olinda |
1.517 |
2.202 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
PerÃodo analisado: 26/06/2015.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Olinda |
1.014 |
45 |
446 |
2ª VT Olinda |
1.317 |
51 |
378 |
3ª VT Olinda |
1.483 |
46 |
368 |
Fontes: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/05/2015
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do ajuizamento até o encerramento da liquidação) |
Execução (do ajuizamento até o encerramento da execução) |
1ª VT Olinda |
188 |
43 |
336 |
2ª VT Olinda |
215 |
389 |
395 |
3ª VT Olinda |
215 |
197 |
622 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 31/05/2015
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA, CONTADORIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA*, NO PERÃODO DE 1º/06/2014 A 31/05/2015:
Varas de Olinda |
BACEN |
Alvarás Entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamento fÃsicos + PJe-JT | |
Bloqueio |
Transf. | ||||||
1ª |
890 |
403 |
1.455 |
925 |
2.491 |
2.049 |
1.293 |
2ª |
323 |
144 |
820 |
374 |
2.017 |
1.756 |
880 |
3ª |
785 |
250 |
1.117 |
623 |
2.674 |
3.181 |
1.249 |
*Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem dados de processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
14 |
29/01/2015 |
0074200-55.2009.5.06.0103 |
Perito |
12 |
07/04/2015 |
0001742-45.2011.5.06.0103 | |
Terceiros |
09 |
22/04/2015 |
0053800-20.2009.5.06.0103 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
112 |
30/03/2015 |
0115200-69.2008.5.06.0103 | |
Processos conclusos para despacho |
346 |
08/06/2015 |
0000161-77.2015.5.06.0103 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
67 |
05/02/2015 |
00109500-09.2013.5.06.0103 | |
Notificações a expedir |
53 |
29/06/2015 |
0001618-52.2012.5.06.0103 | |
OfÃcios a expedir |
05 |
10/06/2015 |
0000319-40.2012.5.06.0103 | |
Alvarás a expedir |
17 |
27/04/2015 |
0000208-90.2011.5.06.0103 | |
Mandados a expedir |
04 |
19/06/2015 |
0001576-71.2010.5.06.0103 | |
Praças a realizar |
10 |
19/06/2015 |
0000406-59.2013.5.06.0103 | |
Processos para certificar |
33 |
26/05/2015 |
0010576-90.2013.5.06.0103 | |
Praças a Marcar |
02 |
11/06/2015 |
0001754-78.2014.5.06.0103 | |
Processos no Setor de Cálculos |
57 |
12/05/2015 |
000565-36.2012.5.06.0103 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
05 |
12/06/2015 |
0010938-92.2013.5.06.0103 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.
Observações:
1) Processos FÃsicos e PJe-JT, exceto o item referente a “Cargasâ€;
2) O processo nº 0115200-69.2008.5.06.0103 constante do item “Documentos não lidosâ€, se encontra arquivado, havendo pedido de desarquivamento a ser apreciado.
3) Ao processo nº 0074200-55.2009.5.06.0103 foi expedida notificação em 09/06/2015, objetivando sua devolução, sob pena de busca e apreensão. Como, até a data de 02/07/2015, correspondentes autos não foram restituÃdos, orienta-se que a Secretaria certifique a respeito, fazendo os fólios conclusos à autoridade judiciária, para os devidos fins.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Metas 2014:
1. Meta 1 : J ulgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta não atingida.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Olinda |
1.524 |
1.730 |
113,52% |
2ª Vara de Olinda |
1.520 |
1.346 |
88,55% |
3ª Vara de Olinda |
1.567 |
1.473 |
94,00% |
Região Metropolitana |
28.652 |
27.917 |
97,43% |
Total da 6ª Região |
97.833 |
95.165 |
97,27% |
2. Meta 2 (Geral): Identificar e j ulgar, até 31.12.2014, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuÃdos até 2012, nos 1º e 2º graus, pendentes de julgamento em 31/12/2013 – a meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional.
3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução, em qualquer percentual, quanto às execuções fiscais; e, em 5%, quanto às execuções não fiscais. Meta parcialmente atingida.
Meta 5 -2014 (Execução Não-Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (1º/01 a 31/12/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada ( META 5) |
1ª Vara de Olinda |
46,75% |
58,68% |
44,41% |
2ª Vara de Olinda |
46,68% |
68,92% |
44,35% |
3ª Vara de Olinda |
72,14% |
83,64% |
68,53% |
Total da 6ª Região |
61,14% |
67,76% |
58,09% |
Meta 5 -2014 (Execução Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (1º/01 a 31/12/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada (META 5) |
1ª Vara de Olinda |
56,44% |
0,00% |
56,43% |
2ª Vara de Olinda |
71,85% |
39,29% |
71,84% |
3ª Vara de Olinda |
71,61% |
62,86% |
71,60% |
Total da 6ª Região |
69,75% |
50,81% |
69,74% |
4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife, onde se encontra pendente de julgamento apenas o processo nº 0001112-77.2011.5.06.0017, que tem audiência de conciliação designada para 20/07/2015.
Fonte: Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica-TRT6.
Metas 2015:
Os dados informados a seguir encontram-se atualizados até 30 de abril de 2015 e servem para acompanhamento do desempenho das Unidades Judiciárias envolvidas.
Relativamente à Meta 2, os números estão sendo contabilizados por intermédio de planilha Excel, com dados informados pelo e-Gestão (números referentes à s Metas 1 e 5 são colhidos diretamente do Sistema e-Gestão), tendo em vista dificuldades encontradas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa deste Regional no desenvolvimento de relatórios dentro do citado Sistema.
A referida Unidade Administrativa esclareceu, ainda, que os valores constantes das tabelas a seguir estão sujeitos a eventuais retificações em decorrência de novas remessas/atualizações do próprio e-Gestão.
1. Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos em 2015 (até 30/04) |
Resolvidos |
Resultado |
1ª Vara de Olinda |
618 |
578 |
93,53% |
2ª Vara de Olinda |
625 |
498 |
79,68% |
3ª Vara de Olinda |
641 |
522 |
81,44% |
Total da 6ª Região |
34.387 |
30.684 |
89,23% |
2. Meta 2 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus da Justiça do Trabalho. Meta já atingida pela Unidade Judiciária.
Unidades Judiciárias |
DistribuÃdos em 2013 |
DistribuÃdos em 2013 e resolvidos até 30/04/2015 |
Resultado (em 30/04/2015) |
1ª VT de Olinda |
1.474 |
1.473 |
99,93% |
2ª VT de Olinda |
1.292 |
1.205 |
93,27% |
3ª VT de Olinda |
1.194 |
1.091 |
91,37% |
Varas de Olinda |
3.960 |
3.769 |
95,18% |
Total da 6ª Região |
96.727 |
89.772 |
92,81% |
3. Meta 5 : Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 5 -2015 (Execução Não-Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Olinda |
33 |
89 |
269,70% |
2ª Vara de Olinda |
168 |
55 |
32,74% |
3ª Vara de Olinda |
56 |
90 |
160,71% |
Varas de Olinda |
257 |
234 |
91,05% |
Total da 6ª Região |
12.113 |
13.269 |
109,55% |
Meta 5 -2015 (Execução Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Execuções novas em 2015 |
Execuções baixadas em 2015 |
Resultado |
1ª Vara de Olinda |
0 |
0 |
- |
2ª Vara de Olinda |
3 |
1 |
33,33% |
3ª Vara de Olinda |
0 |
7 |
700,00% |
Varas de Olinda |
3 |
8 |
266,67% |
Total da 6ª Região |
86 |
71 |
82,56% |
4. Meta 6 : Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas, nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau.
A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional
5. Meta 7 : Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Segundo informação colhida do Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa, a Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, considerando os “Dados Básicos do Sistema e-Gestãoâ€, já identificou os dez maiores litigantes, tomando como referência a quantidade de processos pendentes de julgamento em 31/12/2014.
Os três maiores são ITAU UNIBANCO S.A., CONTAX S.A. e BOMPRECO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA. No momento, a STI desenvolve programa para viabilizar o acompanhamento dos processos envolvidos e possibilitar a tomada de decisões/providências com o objetivo de reduzir o correspondente acervo.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO
(Consolidação dos Provimentos da CGJT – Artigo 18):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
Registra com regularidade, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
Emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs 0001447-27.52014.5.06.0103 (RO); 0010480-75.2013.5.06.0103 (RO) e 0000491-11.2014.5.06.0103 (RO).
faz o adequado uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (vide processos nºs 0000018-59.2013.5.06.0103, 0000288-83.2013.5.06.0103, 0000359-56.2011.5.06.0103 e 0001965-22.2011.5.06.0103);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Entretanto, nem sempre observa, na Ãntegra, o que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede a emissão da certidão de crédito trabalhista (suspensão da execução por prazo não superior a 1 ano, além da renovação dos mecanismos eletrônicos disponÃveis para localização de bens), segundo prescrições insertas nos artigos 2º, 3º e 4º da citada recomendação (vide processo nº 0000100-90.2013.5.06.0103, a exemplificar). Ademais, o modelo de certidão previsto no anexo IV da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 67) também não é totalmente seguido, na medida em deixam de ser registradas todas as informações que ele prescreve, como, por exemplo, a data em que cada ferramenta eletrônica de pesquisa foi utilizada (processo nº 0000070-89.2012.5.06.0103);
ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº 0000410-33.2012.5.06.0103;
inclui na pauta processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (22 processos – considerado o perÃodo de 1º/06/2014 a 30/05/2015), em princÃpio, poderia ser mais significativa;
determina a citação dos sócios , nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto nos processos nºs. 0000648-52.2012.5.06.0103 e 0001583-92.2012.5.06.0103.
Quanto aos aspectos de assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos , informações correspondentes se encontram registradas nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
Como resultado da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a secretaria da vara, constatam-se regular organização e observância dos prazos, além do satisfatório cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. As breves ressalvas (a seguir reportadas) são de fácil adequação pela Secretaria. Primordial renovar-se orientação no sentido de se manter um eficaz acompanhamento dos processos em carteira, tanto ao cumprimento das ordens judiciais quanto à certificação de atos praticados e/ou prazos expirados.
Foi observada a existência de alguns processos (fÃsicos) sem movimentação há mais de sessenta (60) dias, conforme exame realizado por amostragem, cujos números são a seguir relacionados a tÃtulo de colaboração: 0000161-48-2013-5-06-0103, 0000276-69-2013-5-06-0103, 0000314-81-2013-5-06-0103, 0042300-54-2009-5-06-0103, 0001031-64-2011-5-06-0103. Relativamente aos processos eletrônicos, após consulta no ambiente do PJe-JT (processos digitais), verificou-se, também por amostragem, a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais (na maioria, atos tendentes ao arquivamento) pela Secretaria da Vara. Para exemplificar, citam-se os seguintes processos: 0001457-71-2014-5-06-0103, 0000472-05-2014-5-06-0103, 0001278-40-2014-5-06-0103, 0000218-32-2014-5-06-0103, 0000521-46-2014-5-06-0103, 0010408-88-2013-5-06-0103 e 0010556-02-2013-5-06-0103.
Constatou-se a existência de 52 (cinquenta e duas) CTPSs custodiadas na Secretaria da Vara, sendo que apenas duas (02) delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento, a saber: 01736-2011-103-06-00-0 e 01808-2011-103-06-00-0. Afere-se, pois, satisfatório acompanhamento quanto a esse aspecto, apenas se orientando que a Secretaria continue a buscar meios que possibilitem a devolução de tais documentos de identificação aos seus titulares.
No texto dos termos de conciliação, em processos fÃsicos, não se constatou registro acerca da retirada do executado do cadastro do BNDT, relativamente à queles processos advindos da execução, por na hipótese de integral cumprimento das avenças pelo devedor. Para exemplificar, citam-se os processos 0000423-03.2010.5.06.0103 e 0001689-25.2010.5.06.0103.
Relativamente à utilização do Sistema BACENJUD, convém reiterar solicitação direcionada a este JuÃzo por intermédio do OfÃcio TRT-CRT n.º 214/2010, de 22.09.2010, no sentido de que os magistrados adotem as providências necessárias visando à baixa do Sistema dos valores que interessem, ou não, à execução. Em consulta realizada dia 29 de junho do corrente no Sistema BACENJUD, foram identificadas 126 (cento e vinte e seis) ordens judiciais com bloqueio “pendente de providência pelo juÃzoâ€. A maior parte delas refere-se a requisições ocorridas em 2011/2013, algumas com quantias suficientes a quitar (parcial ou totalmente) a execução, a exemplo daquela ocorrida no processo nº 0000465-52.2010.5.06.0103 (Protocolamento de ordem de bloqueio em 12/07/2011), outras ainda não lidas, como nos processos nºs 0000185-81.2010.5.06.0103 (Protocolamento de ordem de bloqueio em 06/11/2012) e 0000257-34.2011.5.06.0103 (Protocolamento de ordem de bloqueio em 25/01/2013). Além de outras com bloqueios de valores irrisórios, que, provavelmente, não seriam úteis à execução – a esse respeito, vide os bloqueios ocorridos nos feitos nºs. 0034600-27.2009.5.06.0103 (Protocolamento de ordem de bloqueio em 24/05/2011) e 0000147-35.2011.5.06.0103 (Protocolamento de ordem de bloqueio em 22/09/2011).
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem os magistrados Antônio Augusto Serra Seca Neto e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 3.3, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional. Tendo em vista que a juÃza Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz não estava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência dos termos da presente admoestação;
Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
Verificar, periodicamente, no BACENJUD, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel para evitar a permanência de resÃduos no Sistema.
Aperfeiçoar a Secretaria, relativamente a processos fÃsicos e virtuais (PJe-JT), as revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos e caixas de alocação dos feitos eletrônicos, dando ênfase ao controle dos prazos, em especial à queles mais curtos e aos que dizem respeito a autos com cargas a advogados e peritos;
Fazer constar, nos textos dos acordos firmados (em processos fÃsicos), alusão à retirada do executado de cadastro do BNDT, em caso de seu cumprimento;
Conservar-se o JuÃzo utilizando, exclusivamente, os sistemas Bacenjud, Renajud e Infojud para transmissão de ordens judiciais ao Banco Central do Brasil, Departamento Nacional de Trânsito e Receita Federal do Brasil, respectivamente, conforme Recomendação nº 51, de 23 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Os Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem minutas de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios e embargos à execução (matérias exclusivamente de direito).
As sentenças são prolatadas de forma lÃquida, em ambos os ritos, tanto nos processos fÃsicos como nos processos eletrônicos (PJe-JT).
Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.
Liberação dos valores diretamente nos acordos, atas de audiência e despachos, os quais já possuem força de alvará.
O pagamento dos acordos se dá preferencialmente por intermédio de depósito em conta.
Recolhimentos das custas e contribuições previdenciárias diretamente nos alvarás das partes, a fim de agilizar a finalização do processo.
Lançamento do resultado 34 (encerramento da execução nos processos fÃsicos) quando a execução se encontra quitada e já decorrido prazo para embargos/ agravo de petição, a fim de contribuir para o lançamento do e-Gestão.
Na hipótese de a ré demorar para “assinar†a CTPS do trabalhador, o registro/retificação do contrato de trabalho se dá pela Secretaria, com entrega do referido documento pelo Oficial de Justiça, evitando que o obreiro precise se deslocar até a vara.
Valorização do trabalho por dÃgito no PJe-JT, inclusive quanto aos despachos menos complexos, a fim de promover competência polivalente dos trabalhadores.
13. SOLICITAÇÃO DO JUÃZO:
Instalação do WI FI (ou extensor de sinal) para utilização de internet pela equipe da 3ª Vara do Trabalho de Olinda. Pleito já foi formalizado junto à Secretaria de Tecnologia da Informação (Chamado R4070 – em aberto )
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a 3ª Vara do Trabalho de Olinda, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e o Juiz Titular da 3ª Vara de Olinda, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
ROBERTO DE FREIRE BASTOS
Juiz Titular da 3ª Vara de Olinda
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 36 2015 de 02/07/2015