ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, EM 5 DE MAIO DE 2015.
Aos 5 (cinco) dias do mês de maio de 2015, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão, situada na BR 232, Km. 50,5, Vitória de Santo Antão (PE), o Desembargador Corregedor Regional do TRT da 6ª Região, Dr. Ivan de Souza Valença Alves, acompanhado pelos servidores Antônio Castilhos Pedrosa (Secretário da Corregedoria), Aldo Cordeiro Galvão, Daniel Lopes Caseca, José Marcos de Brito, João Ivan Machado, Luiz Márcio de Sá Leite e Maximiliano Furtado Nepomuceno, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 04/2015, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 13 (treze) de abril de 2015.
Presentes a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, o Diretor de Secretaria, Bel. Ricardo de Souza Vieira, e os demais servidores ali lotados: Carla Barbosa de Oliveira, Divanir Barbosa Lupercinio dos Santos, Priscilla de Lima Pedrosa Cavalcante, Teresa Cristina da Costa Bezerra, Thiago José Feitosa Onofre, Cynara Suselly Cavalcanti de Lima, Wedson Pessoa de Melo, André Luiz Accioly de Araújo, Joaquim Dias de Amorim Neto, Jacinta Merice Belém Andrade, Rafaella Barbosa Albuquerque Veloso de Souza, Danieli Pinto Cavalcante e João Bosco do Carmo. Além das estagiárias de Direito Josinalva Silva de Paiva e Aryane Tássia de Lima Montenegro Costa. Esteve ausente, por ocasião desta visita correicional, o servidor Eduardo Sérgio Chaves Vieira, em decorrência das férias anuais.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe-JT, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, o ExcelentÃssimo Desembargador Corregedor Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
MAGISTRADA :
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo (Titular) |
D esde 11/03/2006 |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Ricardo de Souza Vieira |
Técnico Judicário |
Diretor de Secretaria |
Carla Barbosa de Oliveira |
Técnico Judicário |
Assistente de Diretor |
Divanir Barbosa Lupercinio dos Santos |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Priscilla de Lima Pedrosa Cavalcante |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Thiago José Feitosa Onofre |
Analista Judiciário |
Calculista |
Teresa Cristina da Costa Bezerra |
Requisitada |
Calculista |
Cynara Suselly Cavalcanti de Lima |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Wedson Pessoa de Melo |
Requisitado |
Secretário de audiência |
André Luiz Accioly de Araújo |
Analista Judiciário |
Assistente |
Joaquim Dias de Amorim Neto |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Jacinta Merice Belém Andrade |
Analista Judiciário |
Oficiala de Justiça |
Rafaella Barbosa A. Veloso de Souza |
Analista Judiciário |
Oficiala de Justiça |
Danieli Pinto Cavalcante |
Técnico Judiciário |
- |
Eduardo Sérgio Chaves Vieira |
Técnico Judiciário |
- |
João Bosco do Carmo |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a):
Atuação dos Magistrados na VT de Vitória de Stº Antão |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Ana Catarina Cisneiros B.de Araújo |
1.038 |
225 |
154 |
66 |
Ana Carla Santana Tavares |
- |
2 |
- |
- |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
70 |
22 |
22 |
15 |
Camila Augusta C. Vasconcellos |
- |
1 |
- |
12 |
Cristina F. C. da Cruz Gonçalves |
19 |
5 |
4 |
- |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
- |
3 |
- |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
81 |
13 |
13 |
- |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
20 |
4 |
6 |
2 |
Evellyne Ferraz Correia de Farias |
133 |
25 |
30 |
6 |
Gilberto Oliveira Freitas |
6 |
2 |
3 |
3 |
Gustavo Henrique C. Barbosa |
15 |
6 |
2 |
4 |
João Carlos de Andrade e Silva |
9 |
11 |
5 |
- |
José Adelmy da Silva Acioli |
21 |
2 |
10 |
- |
José Augusto Segundo Neto |
21 |
- |
4 |
4 |
Levi Pereira de Oliveira |
42 |
6 |
15 |
1 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
889 |
225 |
241 |
53 |
Mariana de Carvalho Milet |
17 |
1 |
8 |
1 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
18 |
2 |
4 |
1 |
PatrÃcia Pinheiro Silva |
47 |
11 |
15 |
6 |
Priscilla Teixeira da Rocha Passos |
347 |
40 |
73 |
7 |
Rafael Val Nogueira |
20 |
2 |
8 |
- |
Total |
2.813 |
608 |
617 |
181 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1º/04/2014 a 31/03/2015.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Vitória de Stº Antão |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo |
31 |
Ana Carla Santana Tavares |
11 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
13 |
Camila Augusta C. Vasconcellos |
61 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
87 |
Débora de Souza Silva Lima |
7 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
26 |
Evellyne Ferraz Correia de Farias |
123 |
Gilberto Oliveira Freitas |
25 |
Gustavo Henrique C. Barbosa |
6 |
João Carlos de Andrade e Silva |
76 |
José Adelmy da Silva Acioli |
10 |
Levi Pereira de Oliveira |
34 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
14 |
Mariana de Carvalho Milet |
27 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
12 |
PatrÃcia Pinheiro Silva |
6 |
Priscilla Teixeira da Rocha Passos |
12 |
Rafael Val Nogueira |
58 |
Prazo médio para julgar na unidade |
26 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1º/04/2014 a 31/03/2015.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Vitória de Stº Antão |
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total |
Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo |
16 |
- |
24 |
40 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
- |
8 |
8 |
Evellyne Ferraz Correia de Farias |
- |
- |
1 |
1 |
Total de sentenças pendentes na vara |
16 |
- |
33 |
49 |
* Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas: sentenças não entregues na data aprazada.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo: 0010038-09.2013.5.06.0201, 0000406-22.2014.5.06.0201, 0011255-87.2013.5.06.0201, 0000208-82.2014.5.06.0201, 0002009-33.2014.5.06.0201, 0001918-40.2014.5.06.0201, 0000694-67.2014.5.06.0201, 0010729-23.2013.5.06.0201, 0000093-61.2014.5.06.0201, 0000710-21.2014.5.06.0201, 0000711-06.2014.5.06.0201, 0000714-58.2014.5.06.0201, 0011498-31.2013.5.06.0201, 0000722-35.2014.5.06.0201, 0000162-59.2015.5.06.0201, 0011461-04.2013.5.06.0201, 0011533-88.2013.5.06.0201, 0010951-88.2013.5.06.0201, 0000433-68.2015.5.06.0201, 0000441-45.2015.5.06.0201, 0001092-14.2014.5.06.0201, 0001390-06.2014.5.06.0201, 0000520-58.2014.5.06.0201, 0011464-56.2013.5.06.0201.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0011134-59.2013.5.06.0201, 0000050-27.2014.5.06.0201, 0001926-17.2014.5.06.0201, 0010256-37.2013.5.06.0201, 0000360-33.2014.5.06.0201, 0010426-09.2013.5.06.0201, 0002074-28.2014.5.06.0201, 0000453-93.2014.5.06.0201.
Processos com sentenças atrasadas sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia de Farias: 0010441-75.2013.5.06.0201.
Fonte: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, SIAJ e PJe-JT, em 05/05/2015 à s 10h30m.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Vitória de Stº Antão |
No prazo |
Atrasados |
Total |
Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo |
- |
4 |
4 |
Total de incidentes pendentes na vara |
- |
4 |
4 |
Processos com incidentes processuais pendentes de julgamento (Embargos de Terceiros) , atrasados, sob a responsabilidade da magistrada Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo: 0000722-87.2014.5.06.0201, 0001279-22.2014.5.06.0201, 0000075-40.2014.5.06.0201, 0000076-25.2014.5.06.0201.
Fontes : Informações coletadas com os assistentes da JuÃza e no PJe-JT, em 05/05/2015 à s 10h.
4. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
4.1. Prazos em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | |
Vara de Vitória de Stº Antão |
32 |
78 |
49 |
210 |
53 |
230 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
4.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data em que foi realizada a correição. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2014 |
2015 |
2014 |
2015 |
2014 |
2015 | |
Vara de Vitória de Santo Antão |
34 |
8 |
63 |
66 |
243 |
295 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe-JT e das Atas de Correições realizadas em 2014.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações do Diretor de Secretaria, a JuÃza Titular comparece à Unidade Judicial quatro ou cinco dias por semana. As audiências, geralmente, são realizadas das segundas à s quintas-feiras e, eventualmente, também nas sextas-feiras.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
Vara de Vitória de Santo Antão |
4 ou 5 |
8 a 12 |
44 |
20 |
8 |
Fonte: Informações extraÃdas do PJe-JT, e confirmadas pelo(a) Secretário(a) de Audiências.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe-JT:
2013 |
2014 |
2015 (até 31/03/2015) |
1.747 |
1.824 |
435 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos) .
5.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
Vara de Vitória de Santo Antão |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2014 |
SALDO REMANESCENTE EM 1º/01/2015 | |||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
833 |
2.457 |
3.290 |
1.038 |
1.551 |
2.589 |
*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe-JT.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 04/05/2015 | |
FÃsicos |
PJe-JT | |
VT de Vitória de Santo Antão |
936 |
2.164 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Vitória de Santo Antão |
336 |
83 |
431 |
Fontes : e-Gestão. PerÃodo analisado: 31/03/2015
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do ajuizamento até o encerramento da liquidação) |
Execução (do ajuizamento até o encerramento da execução) |
VT de Vitória de Santo Antão |
203 |
77 |
741 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 31/03/2015
6. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA:
Sistema Bacenjud * (FÃsicos + PJe) |
Alvarás entregues fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Contadoria fÃsicos |
Despachos cumpridos pela Secretaria fÃsicos |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamentos* (FÃsicos + PJe) | |
Bloqueios |
Transf. | |||||
782 |
445 |
946 |
992 |
2.796 |
4.584 |
1.541 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem processos fÃsicos e eletrônicos. As demais informações referem-se apenas a processos fÃsicos em vista da indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe-JT.
Fontes: Sistema BACEN, e-Gestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria).
PerÃodo analisado: 1º/04/2014 a 31/03/2015.
7. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
02 |
13/04/2015 |
0002139-91.2012.5.06.0201 |
Perito |
01 |
05/03/2015 |
0000266-90.2011.5.06.0201 | |
Terceiros |
00 |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
41 |
06/04/2015 |
0000266-90.2011.5.06.0201 | |
Processos conclusos para despacho |
19 |
04/05/2015 |
0000261-63.2014.5.06.0201 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
15 |
26/03/2015 |
0000245-46.2013.5.06.0201 | |
Notificações a expedir |
0 |
- |
- | |
OfÃcios a expedir |
06 |
05/05/2015 |
0000559-21.2015.5.06.0201 | |
Alvarás a expedir |
03 |
07/04/2015 |
0010618-39.2013.5.06.0201 | |
Mandados a expedir |
0 |
- |
- | |
Praças a realizar |
0 |
- |
- | |
Processos para certificar * |
04 |
30/04/2015 |
0010700-70.2013.5.06.0201 | |
Praças a Marcar |
06 |
22/04/2015 |
0000907-44.2012.5.06.0201 | |
Processos no Setor de Cálculos |
103 |
20/03/2015 |
0000417-17.2015.5.06.0201 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
07 |
04/05/2015 |
0000791-67.2014.5.06.0201 |
Observação: das petições a juntar, 11(onze) são referentes a pedidos de desarquivamento (Arquivo Geral) e 02 (dois) a processos que estão no Tribunal.
Fontes: Informações colhidas na Secretaria da VT, no SIAJ e no PJe-JT.
8. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Metas 2014 :
1. Meta 1 : J ulgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. Meta não atingida .
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Vitória de Santo Antão |
1.824 |
1.611 |
88,32% |
Região Metropolitana |
28.652 |
27.917 |
97,43% |
Total da 6ª Região |
97.833 |
95.165 |
97,27% |
2. Meta 2 (Geral): Identificar e j ulgar, até 31.12.2014, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuÃdos até 2012, nos 1º e 2º graus, pendentes de julgamento em 31/12/2013 – a meta foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional .
3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução, em qualquer percentual, quanto às execuções fiscais; e, em 5%, quanto às execuções não fiscais. Meta atingida.
Meta 5 -2014 (Execução Não-Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (01/01 a 31/10/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada (META 5) |
VT de Vitória de Santo Antão |
55,00% |
36,41% |
52,25% |
Total da 6ª Região |
61,14% |
71,95% |
58,09% |
Meta 5 -2014 (Execução Fiscal) | |||
Unidades Judiciárias |
Taxa Média de Congestionamento (2012, 2013) |
Taxa de Congestionamento Atual (01/01 a 31/10/2014) |
Taxa de Congestionamento Desejada (META 5) |
VT de Vitória de Santo Antão |
44,36% |
0,00% |
44,36% |
Total da 6ª Região |
69,75% |
77,17% |
69,74% |
4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. A meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife, onde se encontra pendente de julgamento apenas o processo nº 0001112-77.2011.5.06.0017, que tem audiência de conciliação designada para 20/07/2015.
Fonte: Seção de EstatÃstica da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
Metas 2015
Somente em 2 de março do corrente, fomos informados pela Seção de EstatÃstica do egrégio Regional que o Departamento de Gestão Estratégica do CNJ finalmente forneceu a versão final do Glossário das Metas Nacionais de 2015 deste segmento de Justiça.
Registra-se que o Sistema de Metas está disponÃvel para lançamento de dados desde a segunda quinzena de março/2015, fixando-se como prazo final para os correspondentes registros (mês de referência janeiro/2015) o dia 28/04/2015. Permanecemos, pois, aguardando os primeiros dados referentes ao ano de 2015 da Seção de EstatÃstica.
Por oportuno, informam-se, a seguir, as Metas Nacionais do Poder Judiciário – 2015:
Meta 1 de 2015 – Julgar mais processos que os distribuÃdos – TRTs e TST
Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 2 de 2015 – Julgar processos mais antigos – TRTs e TST
Identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos:
- No Tribunal Superior do Trabalho, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2012; e
- Na Justiça do Trabalho, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2013, no 1º e no 2º graus.
Meta 5 de 2015 – Impulsionar processos à execução – TRTs e TST
Baixar em 2015 quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Meta 6 de 2015 – Priorizar o julgamento das ações coletivas – TRTs e TST
Identificar e julgar, até 31/12/2015, as ações coletivas distribuÃdas:
- Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho, até 31/12/2012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau;
Meta 7 de 2015 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos – TRTs e TST
Nos Tribunais Regionais e JuÃzes do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho, identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO
(Art. 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
registra com habitualidade , nos sistemas informatizados, todos os atos processuais relevantes;
faz regular uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (processos nºs 0000890-42.2011.5.06.0201, 0001070-24.2012.5.06.0201, 0001487-74.2012.5.06.0201, 0001876-59.2012.5.06.0201 e 0002255-97.2012.5.06.0201);
exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução , ao observar o que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede a emissão da certidão de crédito trabalhista, fazendo uso regular do modelo de certidão previsto no anexo IV da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 67), bem assim o modelo de certidão previsto no anexo V da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (artigo 78, caput ), a exemplo do constatado nos processos nºs 0001600-62.2008.5.06.0201 e 0003900-02.2008.5.06.0201;
Deixa de emitir , de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos , nos moldes como estabelece o artigo 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, haja vista que ao citar os pressupostos processuais sequer menciona em que folhas se encontram peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes ao recurso interposto, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos nºs 0011086-03.2013.5.06.0201 (RO), 0010254-67.2013.5.06.0201 (RO) e 0010127-32.2013.5.06.0201;
ordena , de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal , nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado no processo nº. 0010447-82.2013.5.06.0201;
inclui , em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução. Entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza (19 processos – considerado o perÃodo de 01/04/2014 a 31/03/2015), poderia ser mais significativa;
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada , com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto nos processos nº 0001463-46.2012.5.06.0201 e 0001465-16.2012.5.06.0201.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
Como resultado da análise, por amostragem, realizada nas carteiras que integram a secretaria da vara, constatam-se boa organização e observância no controle dos prazos , além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. As breves ressalvas são de fácil adequação pela Secretaria do JuÃzo.
Constatou-se a existência de cem (100) CTPSs sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que trinta e quatro (34) delas dizem respeito a processos arquivados, a exemplo do que se observou, por amostragem, com relação aos processos 00043-2011-201-06-00-6, 00640-2011-201-06-00-0, 00845-2006-201-06-00-9, 01390-2009-201-06-00-2, 01736-2011-201-06-00-6, 01803-2011-201-06-00-2 e 01813-2011-201-06-00-8. Acrescente-se que o Diretor da Secretaria, após consulta a ele formulada, informou que a entrega das CTPSs aos reclamantes se constitui numa questão central a ser solucionada, tendo dito que o JuÃzo, nesse sentido, publicou a Portaria de nº 001/2011, na qual elencou requisitos e providências envolvidos na anotação daqueles documentos profissionais por parte da própria Secretaria da Vara. Por outro lado, vem incumbindo aos próprios causÃdicos a tarefa de entrega dos sobreditos documentos, bastando, para tanto, que sejam eles detentores de poder de receber quantias em nome dos seus constituintes.
Foi observada quantidade pouco significativa de processos (fÃsicos) sem movimentação há mais de sessenta (60) dias. A tÃtulo de colaboração com a Secretaria da Vara, citam-se os processos para verificação: 00537-2004-201-06-00-3 (fl. 344), 00669-25-2012-2012-5-06-0201 (fls. 214/215), 0081600-84-1990-5-06-0201 (fl. 672), 0001266-91-2012-5-06-0201 (fl. 304), 0001266-91-2012-5-06-0201 (fl. 304) e 9130200-26-2003-5-06-0201 (fl. 852).
O JuÃzo não tem por costume a prolação de sentenças de forma lÃquida.
No texto dos termos de conciliação, em processos fÃsicos e eletrônicos encontrados no correspondente Setor, não se constatou qualquer referência à inclusão ou retirada do executado no cadastro do BNDT, relativamente à queles processos advindos da execução. Para exemplificar, citam-se os seguintes processos: 0000444-05.2012.5.06.0201; 0000168-37.2013.5.06.0201; 0000412-63.2013.5.06.0201; 0010252-97.2013.5.06.0201 .
Observou-se, também, que nos processos fÃsicos em que houve celebração de acordo, deixou de constar, no respectivo termo, assentamento para que fossem devolvidos documentos à s partes e/ou advogados que os tivessem anexado, conforme prescrições encontradas no Provimento TRT-CRT nº 02/2013, artigos 166 a 173. Vide, a exemplificar, os processos nºs. 0000444-05.2012.5.06.0201; 0000412-63.2013.5.06.0201.
11. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem os magistrados Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, José Augusto Segundo Neto e Evellyne Ferraz Correia de Farias, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada nos quadros 3.3 e 3.4, devendo-se, sempre, atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT, de 9 de julho de 2013, haja vista o rÃgido controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Tendo em vista que os juÃzes José Augusto Segundo Neto e Evellyne Ferraz Correia de Farias não estavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência dos termos da presente admoestação;
Observar, nos processos de rito ordinário, “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT. Recomendação constou na ata de correição ordinária 2014 (página 10) ;
Proferir sentenças na forma lÃquida, principalmente as relativas aos processos que tramitam no rito sumarÃssimo . Recomendação constou na ata de correição ordinária 2014 (página 9);
Persistir empreendendo diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
Permanecer a Secretaria na realização das revisões periódicas das gavetas de guarda de autos, de modo a manter o bom cumprimento dos prazos nos processos fÃsicos (legado) e eletrônicos (PJe-JT);
Buscar implementar pautas de conciliação que envolvam processos em fase de execução (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 66, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composiçãoâ€;
Fazer constar, nos textos dos acordos firmados em processos fÃsicos e eletrônicos, referência à inclusão ou retirada do executado de cadastro do BNDT, em caso de seu cumprimento; e
Verificar se oportuno o registro, nos termos de conciliação, de texto tratando da devolução dos documentos às partes e/ou advogados que os tenham anexado, conforme prescrições encontradas no Provimento TRT-CRT nº 02/2013, artigos 166 a 173.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Os Assistentes de Juiz, além de minutarem os despachos, fazem, também, minutas de sentenças relativas à solução de alguns incidentes processuais, tais como embargos declaratórios e exceção de pré-executividade; e
Caso seja necessária a anotação de CTPS pela Secretaria da Vara, ficam proibidas menções do fato de que o registro se deu por determinação judicial, ficando, também, proibida a utilização de carimbos ou insÃgnias identificadoras do Poder Judiciário ou do servidor que efetuou as anotações, devendo constar no campo “Assinatura do Empregador†somente a assinatura do servidor, para evitar se criar constrangimentos do obreiro perante outros empregadores, e/ou dificultar a obtenção de novo emprego.
A certidão relativa ao cumprimento da determinação é emitida em separado, em 03 (três) vias. A primeira a ser entregue ao(à ) autor(a), com cópia da sentença, ambos devidamente autenticados, quando da devolução do documento; a segunda, encaminhada à Receita Federal do Brasil, em cumprimento ao artigo 56 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho; e a terceira, anexada aos autos.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
1. Lotação do 14º servidor nesta Vara do Trabalho, em razão da existência de 01 (um) servidor com limitações, fato já comunicado à Presidência, em várias gestões, e do conhecimento da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Regional, além do grande quantitativo de processos distribuÃdos, que nos últimos 03 (três) anos teve uma média de 1.792 (um mil, setecentos e noventa e dois) processos, conforme OfÃcio TRT GP nº 09/2015, datado de 20/03/2015;
2. Lotação de mais um (01) Oficial de Justiça, em razão do acentuado número de mandados (notificação, citação e diligência) a serem cumpridos por “meirinhosâ€, face à extensa área desta jurisdição, que além do MunicÃpio de Vitória de Santo Antão, abrange outros 05 MunicÃpios (Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Chã Grande e Gravatá), bem como de incluir zona rural, além de local de difÃcil acesso, não atendido pelos Correios;
3. Retorno do Zoneamento do Juiz Substituto, para auxiliar a JuÃza Titular, face ao grande número de ações ajuizadas, vez que esta Unidade Judiciária ocupa atualmente o 6º lugar em quantitativo de ações de todo o Regional, segundo relatório de movimentação processual elaborado pelo Núcleo de EstatÃstica (OfÃcio TRT GP nº 09/2015, datado de 20/03/2015). Destarte, vale ressaltar que nesta Vara do Trabalho atualmente a pauta de audiências é de segunda a quinta-feira, acontecendo de ocorrer também no dia de sexta-feira, e diariamente são realizadas 11 (onze) audiências iniciais, 03 (três) rito sumarÃssimos, 05 (cinco) instruções e em média de 02/03 (duas/três) razões finais. A Magistrada Titular vem presidindo sozinha os 04 (quatro) dias de audiências;
4. Substituição dos 03 (três) aparelhos de ar condicionado das salas da audiência e do Diretor, por novos, em razão de os, atualmente, existentes já se encontrarem obsoletos, além do fato de, constantemente, apresentarem defeitos de refrigeração;
5. Remessa de novos mobiliários ergométricos, bem como de 15 (quinze) cadeiras de digitador;
6. Aparelho completo de som (microfone e caixas acústicas) para a sala de audiência, em razão de o existente ser obsoleto e apresentar constantemente defeito;
7. Seja dado o mesmo tratamento de ginástica laboral, com o envio de profissionais de saúde (fisioterapeutas), inclusive, se for o caso, para desenvolver treinamento com os servidores desta Unidade Judiciária;
8. Reforma dos WC’s dos servidores e do público em geral;
Construção de WC privativo para o Magistrado; e
Os novos servidores lotados na Unidade já disponham de certificado digital.
Encerrados os trabalhos, o ExcelentÃssimo Corregedor Regional, Desembargador Ivan de Souza Valença Alves, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos que integram a Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional. À Secretaria de Gestão de Pessoas, à Secretaria de Tecnologia da Informação e à Secretaria Administrativa para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata os ExcelentÃssimos Desembargador Corregedor Regional e JuÃza do Trabalho Titular da Vara de Vitória de Santo Antão, além do Secretário da Corregedoria Regional.
IVAN DE SOUZA VALENÇA ALVES
Desembargador Corregedor Regional
ANA CATARINA CISNEIROS BARBOSA DE ARAÚJO
JuÃza do Trabalho Titular da Vara de Vitória de Santo Antão
ANTÔNIO CASTILHOS PEDROSA
Secretário da Corregedoria Regional
Ata Correição 20 2015 de 05/05/2015