ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE LIMOEIRO-PE, EM 14 DE OUTUBRO DE 2014
Aos 14 (catorze) dias do mês de outubro de 2014, à s 12 (doze) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Limoeiro-PE, situada na Rua Severino Vasconcelos Aragão, 114 – Bairro José Fernandes Salsa, Limoeiro (PE), a Desembargadora Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, Dra. VirgÃnia Malta Canavarro, acompanhada pelos servidores Rosyanne Gallindo Machado Guimarães Rodrigues (Assessora da Corregedora), Cristiani Vergetti Padilha Galindo, Márcia Mattos Dubeux Mattos, Jordano Parmera Neto, Maximiliano Furtado Nepomuceno e Reginaldo Rodrigues Júnior, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 05/2014, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 11 (onze) de setembro de 2014.
Presente o Exmo. Juiz Auxiliar, Dr. Lucas de Araújo Cavalcanti, o Diretor de Secretaria, Paulo Cesar de Albuquerque Fernandes, e os demais servidores ali lotados.
Com base nos dados extraÃdos do e-Gestão 1
O Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) é uma ferramenta que tem como objetivo fornecer à Justiça do Trabalho informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante de primeiro e segundo graus. Ocorre que, no presente momento, não é possÃvel extrair do e-Gestão todos os dados de sistema, mas apenas parte deles, porque a ferramenta em questão ainda está em fase de aprimoramento.
, SIAJ, PJe-JT e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica e, ainda, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a Desembargadora Corregedora determinou que fossem registradas nesta ata as informações e recomendações que seguem.MAGISTRADOS :
JUIZ TITULAR / AUXILIAR / SUBSTITUTOS |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
PAULO DIAS DE ALCÂNTARA |
de 06/12/2005 a 19/03/2014 |
MARIA DAS GRAÇAS DE ARRUDA FRANCA (TITULAR) |
desde 12/05/2014 |
LUCAS DE ARAUJO CAVALCANTI (SUBSTITUTO) |
desde 13/10/2014 |
2. QUADRO FUNCIONAL:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
INÃCIO NA UNIDADE |
PAULO CESAR DE ALBUQUERQUE FERNANDES |
TEC. JUDICIARIO |
DIRETOR |
14/05/2014 |
MARIA HELENA BARBOSA AGUIAR |
TEC. JUDICIARIA |
ASSIST. DIRETOR |
14/07/2014 |
ELIZABETH CORREIA DE ANDRADE |
TEC. JUDICIARIO |
ASSIST. JUIZ |
25/11/2013 |
RICARDO JOSE CAVALCANTI ALVES |
TEC. JUDICIARIO |
CALCULISTA |
16/02/1998 |
3. LOTAÇÃO MENSAL NO DECORRER DO ÚLTIMO ANO:
Lotação/Mês |
Out |
Nov |
Dez |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
VT LIMOEIRO-PE |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
4 |
4 |
5 |
5 |
4 |
4 |
4 |
Lotação ideal de acordo com a resolução nº. 63 do CSJT: 5.
4. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
4.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes Processuais por Juiz(a):
Magistrados com atuação na VT de Limoeiro |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
DANILO CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
71 |
6 |
36 |
1 |
EDGAR GURJÃO WANDERLEY NETO |
90 |
11 |
30 |
2 |
EDSON LUÃS BRYK |
206 |
20 |
99 |
12 |
JOSÉ AUGUSTO SEGUNDO SETO |
40 |
6 |
9 |
- |
LÃDIA ALMEIDA PINHEIRO TELES |
12 |
2 |
7 |
- |
MARIA DAS GRAÇAS DE ARRUDA FRANÇA |
80 |
10 |
32 |
3 |
PAULO DIAS ALCÂNTARA |
73 |
8 |
43 |
1 |
RODRIGO SAMICO CARNEIRO |
26 |
4 |
9 |
1 |
SÉRGIO PAULO DE ANDRADE |
32 |
2 |
15 |
- |
Total |
630 |
69 |
280 |
20 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado e Incidentes processuais julgados por magistrado). PerÃodo analisado: 01/09/2013 a 31/08/2014.
4.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito nesta unidade, contado a partir da última audiência realizada nos autos:
Magistrados com atuação na VT de Limoeiro |
Prazo médio para julgamento de sentenças de mérito |
DANILO CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
28 |
EDGAR GURJÃO WANDERLEY NETO |
12 |
EDSON LUÃS BRYK |
48 |
JOSÉ AUGUSTO SEGUNDO SETO |
118 |
LÃDIA ALMEIDA PINHEIRO TELES |
28 |
MARIA DAS GRAÇAS DE ARRUDA FRANÇA |
10 |
PAULO DIAS ALCÂNTARA |
10 |
RODRIGO SAMICO CARNEIRO |
12 |
SÉRGIO PAULO DE ANDRADE |
13 |
Prazo médio da unidade |
43 |
*Apuração leva em conta somente os processos fÃsicos com instrução realizada (inexistência de relatório adequado no PJe ou e-Gestão, até o momento) e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fonte: Relatórios Gerenciais /Relatório Compilado; evento de avaliação: data da decisão proferida. PerÃodo a analisado: 01/10/2013 a 30/09/2014.
4.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com atuação na VT de Limoeiro |
Sentenças de mérito pendentes de julgamento | |||
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total | |
MARIA DAS GRAÇAS DE A. FRANÇA |
4 |
- |
- |
4 |
Total de sentenças pendentes na vara |
4 |
- |
- |
4 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada):
Fonte: Relatório de decisões em aberto/proferidas e PJe. Em 13/10/2014 às 16h.
4.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com atuação na VT de Limoeiro |
Incidentes Processuais pendentes de julgamento | ||
No prazo |
Atrasados |
Total | |
MARIA DAS GRAÇAS DE A. FRANÇA |
- |
- |
- |
LUCAS DE ARAÚJO CAVALCANTI |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na vara |
1 |
- |
1 |
Fonte: Dados informados pelo Assistente do Juiz e confirmados no SIAJ e PJe. Em 14/10/2014.
5. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS:
5.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento), considerando-se o intervalo de 01/09/2013 a 31/08/2014 :
Inicial |
Instrução |
Decisão | ||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
25 |
26 |
55 |
50 |
128 |
Fonte: e-Gestão Rela tório de Prazos Médios/Fase de conhecimento.
5.2. Prazos disponÃveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data atual. Comparação com o prazo disponÃvel na correição passada:
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | ||||
2013 |
2014 |
2013 |
2014 |
2013 |
2014 |
9 |
32 |
9 |
32 |
16 |
11 |
Fonte: Informação colhida no SIAJ e PJE, em 09/10/2014, e confirmadas com o Diretor de Secretaria.
5.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informação colhida na Secretaria (Diretor), em regra, a JuÃza Titular Maria das Graças de Arruda França, atualmente convocada para substituição no Tribunal (08/10 a 07/11/2014), comparece à Vara de Limoeiro e ao Termo Judiciário de Surubim, cidade onde reside, de 2 (duas) a 3 (três) vezes por semana em cada Unidade. Em relação a pauta de audiências, até agosto de 2014 eram realizadas 2 (duas) sessões por semana na VT de Limoeiro e 1 (uma) no Termo Judiciário de Surubim. A partir de setembro/2014, em razão do alongamento da pauta do Termo, a situação se inverteu e está sendo realizada 1 (uma) sessão de audiência por semana na VT de Limoeiro (terças-feiras) e 2 (duas) sessões no Termo Judiciário de Surubim (quartas e quintas-feiras).
Fonte: Informações prestadas pelo Diretor de Secretaria.
5.4. Distribuição das audiências por dia/semana:
Nº de dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões finais | |
1 |
4 |
7 |
3 |
3 |
Fonte: Informações extraÃdas do sistema e confirmadas com o Diretor de Secretaria.
6. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
6.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas:
2011 |
2012 |
2013 |
2014* (até 31/08) |
509 |
460 |
415 |
323 |
Fonte: Consolidação da EstatÃstica . Inclui processos fÃsicos e PJe (desde 26/05/2014).
6.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
SALDO REMANESCENTE EM 01/01/2013 |
SALDO REMANESCENTE EM 01/01/2014 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
70 |
679 |
749 |
55 |
625 |
680 |
*Saldo remanescente refere-se aos processos que permanecem na Vara de um ano para o outro.
Fonte: Consolidação da EstatÃstica e PJe .
6.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 09/10/2014 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT Limoeiro |
518 |
189 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
6.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT Limoeiro |
67 |
12 |
380 |
Fontes: Para as fases de conhecimento e execução: relatórios do eGestão; para a fase de liquidação (fÃsico: Boletim EstatÃstico; PJe: eGestão). Em 31/08/2014.
6.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT Limoeiro |
65 |
76 |
202 |
Fonte: eGestão. PerÃodo analisado: 01/09/2013 a 31/08/2014.
7. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA*:
Sistema Bacenjud |
Alvarás entregues |
Despachos cumpridos pela Contadoria |
Despachos cumpridos pela Secretaria |
Despachos exarados fÃsicos |
Arquivamentos | |
Bloqueios |
Transf. | |||||
143 |
56 |
133 |
60 |
683 |
1.193 |
532 |
* Apenas os dados do Sistema Bacenjud e arquivamentos incluem processos fÃsicos e eletrônicos, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto à s demais informações.
Fontes : Sistema BACEN, eGestão e Relatórios Gerenciais (Movimentação de Secretaria; Prazo para cumprimento de despacho; Prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria). PerÃodo analisado: 01/10/2013 a 30/09/2014.
8. Quadro ATUAL da secretaria:
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas* |
Advogados |
- |
- |
- |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
40 |
08/10/2014 |
0000082-76.2014.5.06.0251 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
8 |
16/09/2014 |
0010106-66.2014.5.06.0251 | |
Notificações a expedir |
9 |
06/10/2014 |
0038800-89.2007.5.06.0251 | |
OfÃcios a expedir |
11 |
07/10/2014 |
0000621-47.2011.5.06.0251 | |
Alvarás a expedir |
2 |
10/10/2014 |
0000073-51.2013.5.06.0251 | |
Mandados a expedir |
2 |
09/10/2014 |
0024800-16.2009.5.06.0251 | |
Processos para certificar * |
1 |
30/09/2014 |
0035000-78.1992.5.06.0251 | |
Processos no Setor de Cálculos |
1 |
10/10/2014 |
0062400-47.2004.5.06.0251 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
3 |
06/10/2014 |
0010031-27.2014.5.06.0251 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT e PJe.
9. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Metas 2013 :
1. Meta 1 : J ulgar mais processos de conhecimento do que os distribuÃdos em 2013.
Unidade Judiciária |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado (%) |
Vara de Limoeiro |
415 |
431 |
103,86 |
Total da 6ª Região |
99.971 |
90.983 |
91,01 |
2. Meta 2 (Geral): J ulgar, até 31.12.2013, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos em 2009, na Justiça do Trabalho ( meta atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional ).
3. Meta 13 : A umentar em 15% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011.
Unidade Judiciária |
Encerradas 2011 |
Encerradas 2013 |
Resultado (%) |
VT Limoeiro |
468 |
167 |
31,03 |
Total da 6ª Região |
59.382 |
44.439 |
65,07 |
Fonte: Seção de EstatÃstica da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional (considerando o perÃodo de janeiro a dezembro de 2013).
Por oportuno, solicita-se empenho da equipe desta Vara, objetivando a consecução das Metas estabelecidas pelo CNJ para o ano em curso ( 2014 ), que diretamente dizem respeito à atividade jurisdicional:
Metas 2014:
1. Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente. DisponÃveis resultados parciais até 31/08/2014:
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado (%) |
Vara de Limoeiro |
239 |
231 |
96,65 |
Subtotal da Mata Norte |
6.730 |
5.950 |
88,41 |
Total da 6ª Região |
59.217 |
52.583 |
88,80 |
2. Meta 2 : Julgar 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuÃdos até 31/12/2012. Esta meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância no âmbito deste Regional.
3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução em qualquer percentual quanto às execuções fiscais e em 5% quanto às execuções não fiscais e cumprimento de sentença. Ainda não há dados concretos para avaliar o cumprimento desta Meta.
4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. Esta meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância no âmbito deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife.
10. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, como constatado nos processos nº 0000097-45.2014.5.06.0251 e 0000445-44.2013.5.06.0251;
registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes ;
faz uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 7 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (processos nº ss 0000490-38.2012.5.06.00251, 0000478-58.2011.5.06.0251, 0038600-14.2009.5.06.0251, 0000020-36.2014.5.06.0251, 0000043-50.2012.5.06.0251, 0000622-32.2011.5.06.0251 e 0001900-39.2009.5.06.0251);
exaure todas as iniciativas a fim de tornar exitosa a execução;
inclui poucos processos de execução na pauta para tentativa de conciliação (33 processos no perÃodo de 01/10/2013 a 30/09/2014); e
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto no processo nº 0000490-38.2012.5.06.0251.
Segundo informou o Diretor de Secretaria, o entendimento da JuÃza Titular é no sentido de ordenar a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado. Contudo, não foram localizados exemplos desse procedimento nos feitos inspecionados, considerando os pouquÃssimos processos em tramitação nessa fase processual.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
11. PENDÊNCIAS:
Segundo informação prestada pela Assistente do JuÃzo, as custas são dispensadas quando o valor for inferior a R$ 1.000,00 e as contribuições previdenciárias, quando o valor for inferior a R$ 120,00. Contudo, o despacho não é fundamentado nas Portarias nº 75/2012 (MF) e nº 1293/2005 (MPS); e
Depositadas na Secretaria, foram encontradas 38 (trinta e oito) CTPSs, sendo 20 relativas a processos ativos, 9 encontradas em um envelope denominado “notificados sem sucesso†e 9 CTPSs em outro envelope, relativas a processos em que já foram expedidas, sem êxito, intimações por Oficial de Justiça. Na ocasião, o Diretor de Secretaria informou que ainda não teve oportunidade de dar a devida atenção a estas carteiras profissionais, pois tomou posse nesta Vara em 15/maio/2014.
12. RECOMENDAÇÕES:
Reduzir o prazo médio de audiência no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Até que seja atingido o patamar indicado, recomenda-se ao juÃzo aumentar o número de audiências de sumarÃssimo em pauta;
Incluir mais processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 10 desta ata), consoante disposto no art. 66, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição†(sem o negrito no original);
Ao dispensar as custas processuais e as contribuições previdenciárias, fundamentar o despacho nas Portarias MF nº 75/2012 e MPS nº 1293/2005;
Registrar no SIAJ o lembrete de que há CPTS depositada na Secretaria (“F5†e “083 – OUTROS (REF. PROCESSOâ€)) e devolver aos trabalhadores seus documentos profissionais; e
Comunicar a esta Corregedoria, no prazo de 30 (trinta) dias, o cumprimento e/ou adoção da recomendação acima, ou apresentar razões para a sua não-adoção.
13. SOLICITAÇÕES DO DIRETOR:
Reformar o piso em toda a Secretaria e efetuar o deslocamento dos condicionadores de ar (que atualmente jogam o ar quente na sala de espera da audiência); e
Ajustar o patrimônio da Secretaria da Vara, considerando a inexistência de vários dos bens tombados na unidade, conforme levantamento realizado e ofÃcio já enviado ao Serviço de Material (OFI-000179/14), em 23/05/2014.
Encerrados os trabalhos, a Desembargadora Corregedora parabenizou o JuÃzo pelo alcance da Meta 1 de 2013, estabelecida pelo CNJ (item 9 desta ata) e agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada por todos, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional (www.trt6.gov.br), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia a esta Vara, à Secretaria Administrativa, bem como à Presidência deste Regional, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Corregedora Regional, o Juiz Substituto, além da Assessora da Desembargadora Corregedora Regional.
VIRGÃNIA MALTA CANAVARRO
Desembargadora Corregedora do TRT da 6ª Região
LUCAS DE ARAUJO CAVALCANTI
Juiz Substituto
ROSYANNE GALLINDO MACHADO G. RODRIGUES
Assessora da Corregedora Regional
Ata Correição 69 2014 de 14/10/2014