ATA DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NA 3ª VARA DO TRABALHO DE OLINDA - PE, EM 22 a 24 DE JULHO DE 2014
Aos 24 (vinte e quatro) dias do mês de julho de 2014, às 13 (treze) horas, compareceu à sede da Vara da 3ª Vara do Trabalho de Olinda-PE, situada na Rodovia PE-15, KM 4,8, Cidade Tabajara, Olinda-PE, a Desembargadora Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, Dra. Virgínia Malta Canavarro, acompanhada pelos servidores Cristiani Vergetti Padilha Galindo, Jerba Monteiro Barreto, Jordano Parmera Neto, Maximiliano Furtado Nepomuceno e Reginaldo Rodrigues Júnior, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 02/2014, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 28 (vinte e oito) de maio de 2014.
Ausente o Exmo. Juiz Titular, Dr. Roberto de Freire Bastos, em gozo de férias, e o Diretor de Secretaria, Caio Márcio Cavalcante Santiago Paiva, em gozo de licença médica. Presentes o Exmo. Juiz Substituto, Dr. Antonio Augusto Serra Seca Neto, a Assistente e Substituta do Diretor, Maria do Desterro Valgueiro Diniz, e os demais servidores ali lotados.
Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT, eGestão 1
O Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) é uma ferramenta que tem como objetivo fornecer à Justiça do Trabalho informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante de primeiro e segundo graus.
e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de Estatística e, ainda, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a Desembargadora Corregedora determinou que fossem registradas nesta ata as informações e recomendações que seguem.1. MAGISTRADOS :
JUIZ TITULAR / AUXILIAR / SUBSTITUTOS |
PERÍODO DE ATUAÇÃO |
ROBERTO DE FREIRE BASTOS |
05/08/2008 |
JOAQUIM EMILIANO FORTALEZA DE LIMA (AUXILIAR) |
25/04/2011 |
ANTONIO AUGUSTO SERRA SECA NETO ( SUBSTITUTO) |
03/05/2010 |
2. QUADRO FUNCIONAL:
2.1. Quadro atual de servidores:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
INÍCIO |
CAIO MARCIO CAVALCANTE SANTIAGO |
TEC. JUDICIARIO |
DIRETOR |
01/08/2008 |
MARIA DO DESTERRO VALGUEIRO DINIZ |
REQUISITADA |
ASSIST. DIRETOR |
09/05/2014 |
LUCAS LIMA COSTA MIRANDA |
ANAL. JUDICIARIO |
ASSIST. JUIZ |
07/01/2009 |
SANDRO RODRIGO DE LIMA MORAES |
TEC. JUDICIARIO |
ASSIST. JUIZ |
02/08/2008 |
JACQUELINE JARDIM FERRAZ |
TEC. JUDICIARIA |
CALCULISTA |
22/08/2008 |
MARIA DE FÁTIMA GUSMAO TAVARES DE MELO |
TEC. JUDICIARIO |
CALCULISTA |
11/04/2014 |
JOSE PEREIRA DA SILVA |
TEC. JUDICIÁRIO |
SEC. AUDIENCIA |
01/08/2008 |
MARCIA CRISTINA DA COSTA |
REQUISITADA |
SEC. AUDIENCIA |
16/10/2009 |
MILENA RAMOS GALVÃO FERREIRA SOUZA |
ANAL. JUDIARIA |
ASSISTENTE |
21/10/2013 |
ADRIANA DO REGO BARROS MALHEIROS |
TEC. JUDICIARIA |
- |
07/01/2010 |
ANA PAULA VIEIRA DE ALBUQUERQUE |
TEC. JUDICIARIA |
- |
20/01/2011 |
MARIA ANTONIETA C. DE ALBUQUERQUE TIGRE |
TEC. JUDICIARIA |
- |
18/08/2008 |
2.2. Lotação mensal no decorrer do último ano:
Lotação/Mês |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
1ª VT Olinda |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
2ª VT Olinda |
10 |
10 |
10 |
10 |
10 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
11 |
3ª VT Olinda |
12 |
12 |
11 |
12 |
12 |
11 |
11 |
11 |
10 |
11 |
12 |
12 |
Lotação ideal de acordo com a resolução nº. 63 do CSJT: 11 a 12 (a 3ª VT de Olinda tem servidor com limitação em razão de problemas de saúde ou PNE, justificando a lotação com base no limite máximo.
3. QUADRO DE ESTAGIÁRIOS:
NOME |
PERÍODO DE ATUAÇÃO |
JOSÉ VALDENITO MONTEIRO V. C. FEIJÓ DE MELO |
a partir de 26/02/2013 - permanece |
MARCOS RENATO DE ALBUQUERQUE |
a partir de 17/04/2013 - permanece |
MARIA EDUARDA MACEDO DE S. CARNEIRO BASTOS |
a partir de 18/04/2013 - permanece |
Fonte: Seção de Extensão e Qualificação de Pessoal/NDP.
4. Produtividade dos Juízes na Unidade:
4.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes Processuais* por Juiz(a):
Magistrados com atuação na 3 ª VT de Olinda |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
ROBERTO DE FREIRE BASTOS |
1.950 |
285 |
490 |
216 |
ANTONIO AUGUSTO S. S. NETO |
119 |
9 |
36 |
- |
DANILO CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
- |
- |
- |
8 |
EDGAR GURJÃO W. NETO |
- |
3 |
- |
1 |
JOAQUIM EMILIANO F. DE LIMA |
599 |
67 |
234 |
14 |
LÍDIA ALMEIDA PINHEIRO TELES |
- |
5 |
- |
1 |
RODRIGO SAMICO CARNEIRO |
80 |
21 |
12 |
6 |
Total |
2.748 |
390 |
772 |
246 |
*Incidentes Processuais: Exceção de incompetência; Embargos declaratórios; Impugnação à sentença de liquidação; Embargos no processo de execução (à execução, à penhora, à arrematação, à adjudicação); Exceção de pré-executividade.
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado). Período analisado: 01/07/2013 a 30/06/2014.
4.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito nesta unidade, contado a partir da última audiência realizada nos autos:
Magistrados com atuação na 3ª VT de Olinda |
Prazo médio para julgamento de sentenças de mérito* |
ROBERTO DE FREIRE BASTOS |
1.950 |
ANTONIO AUGUSTO S. S. NETO |
119 |
DANILO CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
- |
EDGAR GURJÃO W. NETO |
- |
JOAQUIM EMILIANO F. DE LIMA |
599 |
LÍDIA ALMEIDA PINHEIRO TELES |
- |
RODRIGO SAMICO CARNEIRO |
80 |
Total |
2.748 |
*Apuração leva em conta somente os processos físicos (inexistência de relatório adequado no PJe ou e-Gestão, até o momento) e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, ante a inexistência de integração entre o sistema de pessoal com o judicial.
Fonte: Relatório extraído da intranet / Relatórios Gerenciais /Relatório Compilado. Evento de avaliação: data da decisão proferida. Período a analisado: 01/07/2013 a 30/06/2014.
4.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com atuação na 3ª VT de Olinda |
Sentenças de mérito a julgar (em 23/07/2014) | |||
No prazo |
Fora do prazo* |
Atrasadas** |
Total | |
ROBERTO DE FREIRE BASTOS |
15 |
- |
- |
15 |
ANTONIO AUGUSTO S. S. NETO |
20 |
- |
6 |
26 |
JOAQUIM EMILIANO F. DE LIMA |
1 |
- |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na vara |
36 |
- |
6 |
42 |
*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.
**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada).
Sentenças atrasadas nos processos nº 0001398-54.2012.5.06.0103, 0001050-36.2012.5.06.0103, 0001867-03.2012.5.06.0103, 0001686-36.2011.5.06.0103, 0000230-80.2013.5.06.0103 e 0000902-54.2014.5.06.0103.
Fonte: Dados informados pelos Assistentes de Magistrado e confirmados no “Relatório de decisões em aberto/proferidas” e PJe.
4.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com atuação na 3ª VT de Olinda |
Incidentes Processuais a julgar (em 23/07/2014) | ||
No prazo |
Atrasados |
Total | |
ROBERTO DE FREIRE BASTOS |
4 |
1 |
5 |
ANTONIO AUGUSTO S. S. NETO |
13 |
- |
13 |
Total de incidentes pendentes na vara |
17 |
1 |
18 |
Sentença atrasada no processo nº 0001525-89.2012.5.06.0103.
Fonte: Dados informados pelos Assistentes de Magistrado e confirmados na vara.
4.5. Quadro comparativo da produtividade das varas de Olinda:
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (físicos) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1ª VT Olinda |
478 |
334 |
796 |
75 |
2ª VT Olinda |
369 |
205 |
814 |
46 |
3ª VT Olinda |
390 |
246 |
772 |
26 |
Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado); e dos Relatórios Gerenciais /Relatório Compilado; evento de avaliação: data da decisão proferida. Período a analisado: 01/07/2013 a 30/06/2014.
5. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS. QUADROS COMPARATIVOS:
5.1. Prazos médios em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento), considerando-se o intervalo de 01/07/2013 a 30/06/2014:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | ||
Sum. |
Ordinário |
Sum. |
Ordinário | ||
1ª VT Olinda |
43 |
77 |
132 |
64 |
248 |
2ª VT Olinda |
76 |
107 |
143 |
91 |
230 |
3ª VT Olinda |
78 |
151 |
165 |
87 |
307 |
Fonte: e-Gestão Rela tório de Prazos Médios/Fase de conhecimento
5.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar de 21/07/2014. Comparação com o prazo disponível na correição passada:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
Sumaríssimo |
Ordinário | |||||
2013 |
2014 |
2013 |
2014 |
2013 |
2014 | |
1ª VT de Olinda |
43 |
58 |
71 |
44 |
241 |
262 |
2ª VT de Olinda |
78 |
142 |
106 |
87 |
79 |
241 |
3ª VT de Olinda |
111 |
204 |
124 |
259 |
234 |
309 |
Fonte: Informações fornecidas pelo Secretário de Audiência, confirmadas no “PJe”.
5.3. Assiduidade dos magistrados:
O juiz titular, geralmente, comparece à Vara em quatro dias da semana (segundas, terças, quartas e sextas-feiras) e preside as sessões de audiências em três dias.
Atuam nas três Varas do Trabalho de Olinda dois juízes auxiliares, de forma compartilhada.
Ultimamente, o juiz titular, em gozo de férias, está sendo substituído pelo juiz auxiliar/substituto Dr. Antônio Augusto Serra Seca Neto, o qual comparece quatro dias à esta vara, semanalmente, e preside as sessões de audiência em três dias. Vale ressaltar que a pauta deste mês foi reduzida para três dias por semana, retornando aos quatro dias a partir de julho.
5.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana:
VT de Olinda |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências por semana de cada tipo | |||
Sumaríssimos |
Inicial |
Instruções |
Razões Finais | ||
1ª |
3 (3ª a 5ª-feira) |
9 a 12 |
24 |
12 |
6 |
2ª |
3 (2ª, 4ª e 5ª-feira) |
15 |
33 |
12 |
6 |
3ª |
4 (2ª a 5ª-feira) |
28 a 32 |
24 a 28 |
12 a 16 |
8 |
Fonte: Informações prestadas pelos Secretários de Audiência e confirmadas no PJe e SIAJ.
6. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
6.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas:
Unidades Judiciárias |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 (até 20/07) |
1ª VT de Olinda |
1.382 |
1.421 |
1.539 |
1.134 |
2ª VT de Olinda |
1.388 |
1.431 |
1.563 |
1.138 |
3ª VT de Olinda |
1.376 |
1.457 |
1.520 |
1.146 |
Fonte: Consolidação da Estatística. Inclui processos eletrônico desde 07/10/2013 .
6.2. Processos remanescentes* (congestionamento):
VT de Olinda |
SALDO REMANESCENTE EM 1/01/2013 |
SALDO REMANESCENTE EM 1/01/2014 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
1ª |
499 |
2.093 |
2.592 |
1.058 |
1.572 |
2.630 |
2ª |
476 |
1.999 |
2.475 |
848 |
2.166 |
3.014 |
3ª |
612 |
2.187 |
2.799 |
1.197 |
2.197 |
3.394 |
*Saldo remanescente refere-se aos processos que permanecem na Vara de um ano para o outro.
Fonte: Consolidação da Estatística e PJe .
6.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidades Judiciárias |
Processos em tramitação em 21/07/2014 | |
Físicos |
PJe | |
1ª VT de Olinda |
2811 |
1.020 |
2ª VT de Olinda |
1993 |
1.022 |
3ª VT de Olinda |
3141 |
1.073 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na vara) e PJe.
6.4. Quantidade de processos físicos nas principais fases processuais:
Unidades Judiciárias |
Quantidade de processos físicos nas principais fases* | ||
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução | |
1ª VT Olinda |
743 |
17 |
744 |
2ª VT Olinda |
1.008 |
50 |
895 |
3ª VT Olinda |
1.034 |
28 |
1.046 |
Fonte: e-Gestão (processos físicos e eletrônicos).
6.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidades Judiciárias |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1ª VT Olinda |
154 |
106 |
306 |
2ª VT Olinda |
156 |
359 |
344 |
3ª VT Olinda |
184 |
200 |
388 |
Fonte: e-Gestão (processos físicos e eletrônicos). Período avaliado: 01/07/2013 a 30/06/2014.
7. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA*:
Varas de Olinda |
Alvarás Entregues |
Despachos cumpridos pela Contadoria |
Despachos cumpridos pela Secretaria |
Despachos exarados |
Arquivamentos | |
Físicos |
PJe | |||||
1ª |
2.029 |
1.904 |
4.508 |
3.922 |
47 |
557 |
2ª |
720 |
455 |
2.304 |
2.238 |
77 |
497 |
3ª |
864 |
757 |
2.811 |
4.491 |
74 |
499 |
* Apenas é possível aferir, quanto aos processos eletrônicos, a quantidade de arquivamentos do período, ante a indisponibilidade de relatórios gerenciais no PJe quanto às demais informações.
Fonte : Relatórios Gerenciais: Movimentação de Secretaria (Alvarás e Contadoria); Relatório de prazo para cumprimento de despacho (despachos cumpridos); Relatório de prazo para proferir despacho; Prazos da Secretaria (arquivamentos). Período analisado: 01/07/2013 a 30/06/2014.
8. Quadro ATUAL da secretaria (processos físicos e pje):
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas* |
Advogados |
15 |
27/06/2014 |
0075400-34.2008.5.06.0103 |
Perito |
17 |
04/06/2014 |
0000285-65.2012.5.06.0103 | |
Terceiros |
2 |
16/07/2014 |
0036000-76.2009.5.06.0103 | |
Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar) |
253 |
01/07/2014 |
0010910-27.2013.5.06.0103 | |
Processos conclusos para despacho |
316 |
01/07/2014 |
0000967-49.2014.5.06.0103 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
72 |
18/02/2014 |
0001583-29.2011.5.06.0103 | |
Notificações a expedir |
156 |
04/07/2014 |
0010292-82.2013.5.06.0103 | |
Ofícios a expedir |
- |
- |
- | |
Alvarás a expedir |
03 |
10/07/2014 |
0119200-78.2009.5.06.0103 | |
Mandados a expedir |
- |
- |
- | |
Processos para certificar * |
5 |
02/07/2014 |
0058500-39.2009.5.06.0103 | |
Processos no Setor de Cálculos |
110 |
23/01/2014 |
0010731-93.2013.5.06.0103 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
13 |
30/06/2014 |
001039589.2013.5.06.0103 |
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT e PJe.
9. METAS FIXADAS PELO CNJ:
Metas 2013 :
1. Meta 1 : J ulgar mais processos de conhecimento do que os distribuídos em 2013.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado (%) |
1ª VT Olinda |
1.539 |
982 |
63,81 |
2ª VT Olinda |
1.563 |
1.191 |
76,20 |
3ª VT Olinda |
1.520 |
942 |
61,97 |
Total da 6ª Região |
99.971 |
90.983 |
91,01 |
2. Meta 2 (Geral): J ulgar, até 31.12.2013, pelo menos, 90% dos processos distribuídos em 2009, na Justiça do Trabalho ( meta atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional ).
3. Meta 13 : A umentar em 15% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011.
Unidades Judiciárias |
Encerradas 2011 |
Encerradas 2013 |
Resultado (%) |
1ª VT Olinda |
716 |
868 |
105,42 |
2ª VT Olinda |
979 |
502 |
44,59 |
3ª VT Olinda |
218 |
227 |
90,55 |
Total da 6ª Região |
59.382 |
44.439 |
65,07 |
Fonte: Seção de Estatística da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional.
Por oportuno, solicita-se empenho da equipe desta Vara Trabalhista objetivando a consecução das Metas estabelecidas pelo CNJ para o ano em curso ( 2014 ), que diretamente dizem respeito à atividade jurisdicional:
Metas 2014 (ainda não há dados concretos para avaliar o cumprimento destas metas) :
Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Disponíveis resultados parciais (até o mês de junho/2014):
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado (%) |
1ª VT Olinda |
771 |
832 |
107,91 |
2ª VT Olinda |
772 |
610 |
79,02 |
3ª VT Olinda |
806 |
741 |
91,94 |
Total da 6ª Região |
52.854 |
46.192 |
87,40% |
2. Meta 2 : Julgar 90% dos processos distribuídos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuídos até 31/12/2012. Esta meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância no âmbito deste Regional.
3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução em qualquer percentual quanto às execuções fiscais e em 5% quanto às execuções não fiscais e cumprimento de sentença. Ainda não há dados concretos para avaliar o cumprimento desta Meta.
4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuídas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau. Esta meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância no âmbito deste Regional, à exceção da 17ª VT do Recife.
10. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:
emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, como constatado nos processos nº s s 0001030-45.2012.5.06.0103, 0001891-31.2012.5.06.0103 e 0001031-30.2012.5.06.0103;
registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes, sendo verificado apenas alguns poucos históricos de processos desatualizados (omissão de lançamentos no sistema) nos relatórios extraídos da intranet (“Processos sem tramitação há mais de 60 dias” e “Processos aguardando cumprimento de acordo”), os quais foram entregues neste ato ao Diretor de Secretaria, para que proceda à necessária atualização, inclusive com auxílio da Secretaria de Informática, se preciso for ;
faz uso das ferramentas eletrônicas Bacenjud (434 requisições de bloqueio e 165 transferências entre 01/07/2013 e 30/06/2014), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (processos nº s 0000920-17.2010.5.06.0103, 0000988-43.2009.5.06.0103, 0000966-69.2011.5.06.0103, 0027400-66.2009.5.06.0103);
ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como foi verificado no processo nº 0000308-79.2010.5.06.0103; e
determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no pólo passivo da demanda, conforme visto nos processos nº s 0000099-42.2012.5.06.0103 e 0000134-65.2013.5.06.0103.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
11. PENDÊNCIAS DA SECRETARIA:
Os magistrados, que ora atuam neste Juízo, nem sempre prolatam sentença de forma líquida;
Verificou-se, na “Relação dos processos com o Juiz”, extraída do SIAJ, nesta data, a existência de 11 (onze) processos já devolvidos pelo magistrado Roberto de Freire Bastos sem a devida baixa da respectiva carga no sistema, a grande maioria com a sentença já proferida (01299-2011-103-06-00-5, 00734-2013-103-06-00-5, 00742-2013-103-06-00-5, 00754-2013-103-06-00-5, 00756-2013-103-06-00-5, 00757-2013-103-06-00-5, 00016-2012-103-06-00-5, 00043-2013-103-06-00-5, 01187-2012-103-06-00-5, 01861-2012-103-06-00-5, 02077-2012-103-06-00-5 e 01144-2012-103-06-00-5);
Constatou-se, nos processos nº s 0000091-65.2012.5.06.0103 (fl. 124), 0000044-28.2011.5.06.0103 (fl. 100), despachos sem identificação do juiz prolator, e, no processo nº 0177900-47.2009.5.06.0103 (fl. 442), despacho sem a assinatura do juiz prolator;
Informou a Assistente do Diretor de Secretaria (em exercício da direção da vara) que o juízo, depois de esgotados os meios coercitivos de execução, determina a suspensão do feito por 1 (um) ano, contudo não é lavrada a Certidão de Arquivamento Provisório, nos moldes prescritos no art. 67 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (anexo IV) e art. 312 do Provimento TRT-CRT-02/13; e
Foi constatado também que, embora seja emitida a Certidão de Crédito Trabalhista, não é observado, na íntegra, o procedimento prescrito pelo Ato GCGJT n.º 01 , de 1º.02.2012, o qual dispõe sobre a conversão de autos físicos de processos arquivados provisoriamente em Certidão de Crédito Trabalhista para continuidade dos atos executivos (disposições incorporadas pelos arts. 80 e 81 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral 2012), notadamente no tocante à digitalização da certidão de crédito trabalhista e peças que a acompanham, com manutenção de acervo digital em pasta própria.
12. RECOMENDAÇÕES:
Prolatarem, os magistrados Roberto de Freire Bastos e Antônio Augusto Serra Seca Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação encontrada no quadro 4.3, devendo sempre atentar ao prescrito na Recomendação nº 1/CGJT , de 9 de julho de 2013, haja vista o rígido controle exercido por esta Corregedoria Regional para evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma;
Reduzir os prazos médios para realização de audiências do rito sumaríssimo, iniciais do rito ordinário e de instrução, estabelecendo como meta, para as primeiras, o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, e, para as segundas e terceiras, patamares próximos dos 30 e 90 dias, respectivamente (Provimento TRT-CRT nº 03/2010). Recomendação constante na ata anterior e não cumprida ;
Aumentar, os magistrados que atuam no Juízo, a prolação de sentenças líquidas, principalmente as relativas aos processos que tramitam sob o rito sumaríssimo;
Aumentar a quantidade de requisições de bloqueios no sistema Bacenjud, considerando que o melhor desempenho das duas primeiras varas do trabalho desta jurisdição é diretamente proporcional a um maior número de requisições e transferências de numerário realizadas no referido sistema;
Proceder a Secretaria à imediata baixa da carga dos processos já devolvidos pelos magistrados, e ainda constantes na “Relação de processos com o Juiz”;
Proceder, sempre, à identificação dos magistrados prolatores dos despachos, assim com atentar para a necessidade de aposição da assinatura do juiz nos despachos;
Atualizar e m anter atualizado o histórico dos processos físicos no sistema informatizado, como forma de aprimorar o controle processual exercido e corrigir eventuais inconsistências nas estatísticas apresentadas pela unidade, utilizando para tanto os seguintes relatórios gerenciais extraídos da intranet: “Processos sem tramitação há mais de 60 dias” (na vara e no TRT), “Processos aguardando o cumprimento de acordo”, “Processos em tramitação”, “Documentos entregues” e Boletim Estatístico Online (Quadros II-B e VII);
Lavrar Certidões de Arquivamento Provisório, nos moldes do art. 67 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (anexo IV) e art. 312 do Provimento TRT-CRT-02/13, observando, inclusive, o teor da Recomendação CGJT n.º 002/2011, relativamente à adoção de uma estrutura mínima e sequencial de atos de execução, antes do arquivamento dos autos;
Observar o procedimento prescrito pelo Ato GCGJT n.º 01 , de 1º.02.2012, o qual dispõe sobre a conversão de autos físicos de processos arquivados provisoriamente em Certidão de Crédito Trabalhista para continuidade dos atos executivos (disposições incorporadas pelos arts. 80 e 81 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral 2012), notadamente no tocante à digitalização da referida certidão e peças que a acompanham, com manutenção de acervo digital em pasta própria;
Reduzir o prazo para o cumprimento dos despachos que determinam a realização de consultas às ferramentas eletrônicas e a confecção de planilhas pel o Setor de Cálculos (vide quadro 8 desta ata);
Atentar para a necessidade de habilitar mais um servidor para o Setor de Cálculos, pois a carteira conta com apenas uma calculista, sem qualquer auxiliar, nem mesmo para substituição do titular em suas ausências legais; e
Comunicar a esta Corregedoria, no prazo de 30 (trinta) dias, o cumprimento e/ou adoção das recomendações acima, ou apresentar razões para a sua não-adoção.
13. SOLICITAÇÕES DA DIRETORA DE SECRETARIA EM EXERCÍCIO:
A gilidade no conserto ou troca do forno de microondas da copa da Vara, tendo em vista que não há lugar para se fazer refeições perto da Vara e os servidores trazem suas marmitas para almoçarem na Vara. Registra que já entrou em contato com o setor competente, mas ainda não obteve êxito; e
Reforço no aparato de segurança do fórum, com instalação de câmeras de vigilância e aquisição de radiocomunicadores para os vigilantes e agentes de portaria.
Encerrados os trabalhos, a Desembargadora Corregedora agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada, tanto pelos juízes como por todos os servidores da unidade, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional (www.trt6.gov.br), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia a esta Vara do Trabalho e à Secretaria Administrativa, bem como à Presidência deste Regional, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Corregedora Regional e o Juiz Auxiliar, além da Assistente da Desembargadora Corregedora Regional.
VIRGÍNIA MALTA CANAVARRO
Desembargadora Corregedora do TRT da 6ª Região
ANTONIO AUGUSTO SERRA SECA NETO
Juiz Substituto
CRISTIANI VERGETTI PADILHA GALINDO
Assistente da Corregedora Regional
Ata Correição 40 2014 de 24/07/2014