ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE ESCADA - PE, EM 07 DE ABRIL DE 2014

Aos 07 dias do mês de abril de 2014, às 12 (doze) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Escada - PE, situada na Rua Dr. Pedro Batista, s/n, Bairro do Maracujá, Escada (PE), a Desembargadora Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, Dra. Virgínia Malta Canavarro, acompanhada pelos servidores Rosyanne Gallindo Machado Guimarães Rodrigues (Assessora da Corregedora), Cristiani Vergetti Padilha Galindo, Jerba Monteiro Barreto, Jordano Parmera Neto, Márcia Dubeux Mattos, Maximiliano Furtado Nepomuceno, Reginaldo Rodrigues Júnior e Adriana Cristina de Moraes Magalhães, para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital nº 01/2014, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 13 (treze) de março de 2014.

Presentes o Diretor de Secretaria, Expedito José Alves dos Santos, e os demais servidores ali lotados. Ausentes o Juiz Titular, o Exmº. Dr. Rogerio Freyre Costa, em virtude de férias, e o Juiz Substituto, o Exmº. Dr. Rodrigo Samico Carneiro, em gozo de licença médica.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe-JT e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pelo Seção de Estatística e, ainda, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a Desembargadora Corregedora determinou que fossem registradas nesta ata as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS :

JUIZ TITULAR / AUXILIAR / SUBSTITUTOS

PERÃODO DE ATUAÇÃO

ROGERIO FREYRE COSTA

desde 03/10/2011

2. QUADRO FUNCIONAL:

2.1. Quadro atual de servidores:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

INÃCIO

EXPEDITO JOSÉ ALVES DOS SANTOS

TEC. JUDICIARIO

DIRETOR

22/04/2013

GENIVAL DOS SANTOS PEREIRA JUNIOR

TEC. JUDICIARIO

ASSIST. DIRETOR

08/02/1999

JOSÉ HORACIO DE MELO SALES

TEC. JUDICIARIO

ASSIST. JUIZ

31/05/2012

MANOEL LUIZ DA SILVA FILHO

TEC. JUDICIARIO

ASSIST. JUIZ

05/10/2011

MICHELE LOGRADO DE CARVALHO

ANAL. JUDICIARIA

SEC. DE AUDIENCIA

25/10/2012

SEVERINO RAMOS PAULO DA SILVA

TEC. JUDICIARIO

CALCULISTA

30/11/2012

UBIRATAN GUSMÃO ALVES

REQUISITADO

SEC. AUDIENCIA

05/10/2011

CICERA MARIA SILVA DOS SANTOS

REQUISITADA

CALCULISTA

13/02/2012

EDNA ALVES DA SILVA

REQUISITADA

ASSISTENTE

09/02/2007

2.2. Lotação mensal do último ano:

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

11

10

11

11

11

11

10

10

10

10

10

09

* Lotação ideal de acordo com a resolução nº. 63 do CSJT: 11 a 12.

3. QUADRO DE ESTAGIÃRIOS:

NOME

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Talita Luana da Silva

de 26/11/2012 a 25/11/2013

Atualmente não há estagiários

-

Informações da Seção de Extensão e Qualificação de Pessoal/NDP. 

4. Produtividade dos Juízes na Unidade:

4.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz(a) (período de 01/04/2013 a 31/03/2014)* :

Magistrados com atuação na VT de Escada

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

(***)

ROGERIO FREYRE COSTA

1.413

154

542

101

RODRIGO SAMICO CARNEIRO

169

19

70

19

MARIANA DE CARVALHO MILET

20

2

3

2

ILKA ELIANE DE SOUZA TAVARES

-

12

-

-

JOSE AUGUSTO SEGUNDO NETO

-

2

-

-

Total

1602*

189*

615**

122**

*Audiências e Sentenças de mérito – processos físicos e PJe;

**Conciliações e Incidentes processuais - processos físicos (indisponível no PJe);

***Incidentes Processuais: Exceção de incompetência; Embargos declaratórios; Impugnação à sentença de liquidação; Embargos no processo de execução (à execução, à penhora, à arrematação, à adjudicação); Exceção de pré-executividade.

Fontes: Audiências : Relatórios Gerenciais/Audiências Presididas (01/04/2013 até 31/03/2014) e PJe (30/09/2013 até 31/03/2014); Sentenças de mérito : Relatórios Gerenciais/Relatório de Decisões em Aberto/Proferidas (01/04/2013 a 31/03/2014) e PJe (30/09/2013 até 31/03/2014); Conciliações : Base de dados dos processos físicos; Incidentes Processuais : Relatórios Gerenciais/Relatório de Decisões em Aberto/Proferidas (01/04/2013 até 31/03/2014).

4.2. Prazo médio (em dias) para julgamento pelos magistrados com atuação na VT de Escada:

Magistrados com atuação na VT de Escada

Prazo médio para julgar sentenças de mérito*

ROGERIO FREYRE COSTA

17,05

RODRIGO SAMICO CARNEIRO

16,89

MARIANA DE CARVALHO MILET

0

ILKA ELIANE DE SOUZA TAVARES

124,25**

JOSE AUGUSTO SEGUNDO NETO

237**

Prazo médio para julgar na unidade

26,46

*Apuração sem considerar os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros.

**O prazo foi calculado com base nos seguintes processos: 0001261-09.2012.5.06.0221, 0000297-16.2012.5.06.0221, 0001494-06.2012.5.06.0221, 0000776-09.2012.5.06.0221, 0001531-67.2011.5.06.0221, 0001712-68.2011.5.06.0221, 0000836-79.2012.5.06.0221, 0001202-21.2012.5.06.0221 ( Ilka Eliane de Souza Tavares); e 0001216-05.2012.5.06.0221, 0000726-80.2012.5.06.0221 ( José Augusto Segundo Neto).

Fonte: I ntranet/Relatórios Gerenciais – Relatório Compilado no período de 01/04/2013 a 31/03/2014 (evento de avaliação: data da decisão proferida).

4.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com atuação na VT de Escada

Sentenças de mérito a julgar

(em 07/04/2014)

No prazo

Fora do prazo*

Atrasadas**

Total

ROGERIO FREYRE COSTA

-

-

-

-

RODRIGO SAMICO CARNEIRO

4

-

-

4

Total de sentenças pendentes na vara

4

-

-

4

*Fora do prazo: processos com decisão designada sem a observância do prazo legal de 10 (dez) dias, contados do encerramento da instrução.

**Atrasadas (sentenças não entregues na data aprazada).

Fonte: Intranet/Relatórios Gerenciais – Relatório de decisões em aberto/proferidas e PJe.

4.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com atuação na VT de Escada

Incidentes Processuais a julgar*

(em 07/04/2014)

No prazo

Atrasados

Total

ROGERIO FREYRE COSTA

-

-

-

RODRIGO SAMICO CARNEIRO

1

-

1

Total de incidentes pendentes na vara

1

-

1

* Processos físicos e PJe.

5. AUDIÊNCIAS REALIZADAS E DESIGNADAS.

5.1. Prazos em dias até a realização das audiências (a partir do ajuizamento) :

Inicial

Instrução

Decisão

Sum.

Ordinário

Sum.

Ordinário

34,09

45,61

231,79*

255,09

248,10

*O prazo alongado para o encerramento da instrução, segundo informou o Diretor de Secretaria, deve-se ao fato de haver 7 ou 8 processos aguardando a realização de perícias de insalubridade, gerando múltiplos adiamentos, em razão da não-entrega do laudo respectivo na data aprazada pelo juízo.

Fonte: Relatório Compilado .

5.2. Prazos disponíveis (em dias) para marcação de audiência, a contar da data de hoje:

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

43

59

38

Fonte: Informações fornecidas pelo Secretário de Audiência, confirmadas no “PJe†(em 07/04/2014).

5.3. Assiduidade dos magistrados:

O juiz titular, que se encontra de férias, comparece à Vara nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, três vezes por semana (terças, quartas e quintas-feiras). No último mês, durante as férias do juiz titular, o juiz substituto tem feito audiências em semanas alternadas, com autorização da Corregedoria, considerando que o referido magistrado está acumulando também a jurisdição de Barreiros.

5.4. Dias de audiências por semana e quantidade de processos em pauta por dia:

Dias de Audiências por semana

Iniciais

Sumaríssimos

Instruções

Razões Finais

Terças, Quartas e Quintas-feiras

6

5

4

2

*Informação prestada pelo Secretário de Audiência.

6. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

6.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas nesta unidade. Quadro comparativo:

2011

2012

2013

2014 *

1.497

1.478

1.128

257

*Inclui ações trabalhistas e cartas precatórias, em virtude da inexistência de relatório gerencial no PJe totalizando os tipos de ações.

Fonte: Consolidação da Estatística .

6.2. Processos remanescentes e recebidos e arquivamentos realizados:

2013

2014

Saldo Remanescente* de 2012

Arquivo**

Saldo Remanescente* de 2013

Arquivo**

(até 04/04)

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento ***

Processos demais fases**

Total

***

255

1.307

1.562

1.408

195

1.371

1.566

223

*O saldo remanescente diz respeito a todos os processos que permaneceram em tramitação na Vara de um ano para o outro.

**Apenas processos físicos, ante a indisponibilidade de extrair tais valores do PJe.

***Processos físicos + PJe

Fonte: Consolidação da Estatística .

6.3. Quantidade de processos em tramitação:

Total em tramitação na data atual

Físicos

PJe

1.764

401

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na vara) e PJe – em 04/04/2014.

6.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (processos físicos):

Quantidade de processos físicos nas principais fases*

Conhecimento

Liquidação

Execução

172

51

1030

*Informação indisponível no PJe.

Fonte: Boletim Estatístico Online de 04/04/2014 (processos físicos).

6.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais, no período de 01/04/2013 a 31/03/2014:

Conhecimento

Liquidação

Execução

96

219

264

Fonte : Relatório Gerencial / Prazos da Secretaria (processos físicos) – em 04/04/2014.

7. PRODUTIVIDADE DA SECRETARIA E GABINETE, SEGUNDO LANÇAMENTOS NO SISTEMA (considerando o período de 01/04/2013 a 31/03/2014) :

Alvarás Entregues

Despachos cumpridos pela Contadoria

Despachos cumpridos pela Secretaria

Despachos exarados pelo Gabinete

(Físicos + PJe)

853

1.143

3.420

4.234

Fonte : Relatórios Gerenciais: Movimentação de Secretaria (Alvarás e Contadoria) / Relatório de prazo para cumprimento de despacho / Relatório de prazo para proferir despacho – em 04/04/2014.

8. Quadro ATUAL da secretaria (processos físicos e pje):

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas*

Advogados

01

10/09/2013

0000242-31.2013.5.06.0221

Perito

04

12/11/2013

0000344-53.2013.5.06.0221

Terceiros

-

-

-

Documentos não lidos (agrupador PJe + petições a juntar)

-

-

-

Processos conclusos para despacho

69

03/04/2014

0000014-56.2013.5.06.0221

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

5

01/01/2014

0000779-27.2013.5.06.0221

Notificações a expedir

45

11/12/2013

001044-08.2013.5.06.0221

Ofícios a expedir

5

11/03/2014

0000002-42.2013.5.06.0221

Alvarás a expedir

11

01/04/2014

0001726-18.2012.5.06.0221

Mandados a expedir

23

17/03/2014

0010077-43.2013.5.06.0221

Processos para certificar

-

-

-

Processos no Setor de Cálculos

13

26/03/2014

001039-31.2013.5.06.0221

Processos com recurso a enviar ao TRT

02

01/04/2014

0000444-08.2013.5.06.0221

*Só p rocessos físicos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT e PJe.

9. METAS FIXADAS PELO CNJ:

1. Meta 1 : J ulgar mais processos de conhecimento do que os distribuídos em 2013.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos*

Resultado (%)

VT de Escada

1.128

1.189

105,41

Total da 6ª Região

99.971

90.983

91,01

2. Meta 2 (Geral): J ulgar, até 31.12.2013, pelo menos, 90% dos processos distribuídos em 2009, na Justiça do Trabalho ( meta atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1ª instância no âmbito deste Regional ).

3. Meta 13 : A umentar em 15% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011.

Unidades Judiciárias

Encerradas 2011

Encerradas 2013

Resultado (%)

VT de Escada

603

206

29,71

Total da 6ª Região

59.382

44.439

65,07

Fonte: Seção de Estatística da Assessoria de Gestão Estratégica deste Regional (considerando o período de janeiro a dezembro de 2013).

Por oportuno, solicita-se empenho da equipe desta Vara Trabalhista objetivando a consecução das Metas estabelecidas pelo CNJ para o ano em curso ( 2014 ), que diretamente dizem respeito à atividade jurisdicional:

1. Meta 1 : Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

2. Meta 2 : Julgar 90% dos processos distribuídos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuídos até 31/12/2012. Esta meta já foi atingida por todas as Unidades Judiciárias de 1º instância no âmbito deste Regional.

3. Meta 5 : Reduzir o congestionamento, em relação à taxa média de 2013 e 2012, na fase de cumprimento de sentença de execução em qualquer percentual quanto às execuções fiscais e em 5% quanto às execuções não fiscais e cumprimento de sentença.

4. Meta 6 : Identificar e julgar até 31/12/2014 as ações coletivas distribuídas até 31/12/2011, no primeiro grau, e até 31/12/2012, no segundo grau.

10. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 18 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

a) o relatório gerencial (intranet) intitulado “processos sem tramitação há mais de 60 dias†– totaliza, nesta data, 239 (duzentos e trinta e nove) processos. Destes, a maioria se trata de “execução reunidaâ€, de maneira que o fato de estar há sessenta dias sem tramitação não representa uma irregularidade, pois, nesses casos, a execução prossegue normalmente em relação a um processo “paiâ€;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

11. PENDÊNCIAS DA SECRETARIA:

12. RECOMENDAÇÕES:

13. Solicitações feitas pela vara:

Por fim, registrou o Diretor de Secretaria a boa atuação da Secretaria de Informática, que tem atendido a todas as suas solicitações com eficiência e sem demora.

Encerrados os trabalhos, a Desembargadora Corregedora agradeceu a fraternal acolhida, a colaboração prestada pelo Diretor de Secretaria e sua equipe, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional (www.trt6.gov.br), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia a esta Vara do Trabalho, à Secretaria Informática, à Secretaria Administrativa e à Presidência desta Corte, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Corregedora Regional e o Diretor de Secretaria, além da Assessora da Desembargadora Corregedora Regional.

VIRGÃNIA MALTA CANAVARRO

Desembargadora Corregedora do TRT da 6ª Região

ROSYANNE GALLINDO MACHADO G. RODRIGUES

Assessora Corregedora Regional

EXPEDITO JOSÉ ALVES DOS SANTOS

Diretor de Secretaria

Ata Correição 18 2014 de 07/04/2014